Recuperar arquivos do cartão CF após a pasta desaparecer, alguma ideia?

Uma pasta desapareceu de repente do meu cartão CF depois que eu o movi entre dispositivos, e ela tinha fotos importantes de que preciso para o trabalho. O cartão ainda mostra espaço usado, mas os arquivos sumiram e tenho medo de piorar a situação. Preciso de ajuda com maneiras seguras de recuperar arquivos perdidos do cartão CF e descobrir o que pode ter causado o desaparecimento da pasta.

Já me deparei com isso algumas vezes com cartões CF, e a primeira coisa em que as pessoas erram é tentar reparos aleatórios antes de tirar os arquivos. Eu pararia de tratar o cartão como armazenamento normal agora mesmo. Mentalidade de somente leitura a partir daqui.

Então, nada de novas fotos. Nada de formatação. Nada de ferramentas de reparo. Nada de salvar qualquer coisa de volta nele. Um cartão CF muitas vezes parece vazio quando os arquivos ainda estão na própria memória. O que costuma falhar primeiro geralmente são as informações do sistema de arquivos, não os dados das fotos. Depois que você grava dados novos sobre blocos antigos, suas chances caem rápido.

Verifique primeiro as coisas simples

Antes de executar a recuperação, eu faria uma verificação básica de hardware:

1. Use um leitor de cartão CF de verdade, não o cabo da câmera.

2. Tente uma porta USB diferente.

3. Se tiver um, tente outro leitor também.

4. Veja se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.

Você não precisa que o cartão abra normalmente. Se o sistema o detectar e mostrar algo próximo da capacidade correta, o software de recuperação geralmente ainda tem uma chance.

O que eu faria em seguida

Se você não tiver um backup, eu pularia as tentativas de reparo e iria direto para um software de recuperação. Minha primeira escolha para cartões CF é o Disk Drill.

Por que tendo a seguir esse caminho:

• É fácil de usar sem muita tentativa e erro

• Compatível com FAT32 e exFAT, que aparecem com frequência em mídias de câmera

• Lida bem com fotos RAW e arquivos de vídeo maiores

• O recurso de visualização ajuda você a verificar se os arquivos são reais antes de restaurar uma pilha de lixo

Já usei ferramentas em que você recupera 400 arquivos misteriosos e metade deles está corrompida. A visualização prévia economiza tempo.

Etapas que eu seguiria

1. Retire o cartão CF e deixe-o fora. Não o coloque de volta na câmera até terminar de recuperar os arquivos.
  2. Conecte-o por meio de um leitor de cartões. A conexão direta pelo leitor tende a funcionar melhor do que usar a câmera como intermediária.
  3. Abra o Disk Drill e selecione o cartão CF. Confira duas vezes o nome e o tamanho do dispositivo para não escanear sua unidade principal por engano.
  4. Crie primeiro um backup byte a byte se o cartão estiver instável. Se ele desconectar, travar ou apresentar leituras estranhas, crie uma imagem e trabalhe a partir dela.
  5. Execute a varredura completa.
  6. Deixe terminar. Interromper antes do fim pode fazer você perder arquivos excluídos, entradas perdidas e dados reconstruídos.
  7. Visualize os arquivos antes da recuperação. Abra algumas fotos ou clipes para saber se os resultados são utilizáveis.
  8. Recupere para outra unidade. Use a unidade do seu computador ou um disco externo. Não grave os arquivos recuperados de volta no cartão CF. Fiz isso uma vez, anos atrás, péssima ideia.

Outras ferramentas que as pessoas costumam mencionar

O PhotoRec merece ser mencionado porque é gratuito e recupera dados de sistemas de arquivos danificados melhor do que você esperaria. A desvantagem é a bagunça. Os nomes dos arquivos geralmente desaparecem, a estrutura de pastas some, e organizar os resultados fica irritante bem rápido.

O UFS Explorer também é uma opção sólida, embora eu só recomendaria se você estiver confortável com ferramentas mais técnicas. Não é difícil em teoria, mas parece menos tolerante.

Para um trabalho normal de recuperação de cartão CF, eu ainda começaria com Disk Drill. Menos chances de seguir pelo caminho errado.

Uma coisa que não se deve fazer

Se o Windows ou o macOS exibir um aviso para formatar, ignore-o por enquanto. Essa mensagem significa que o sistema não consegue ler o cartão corretamente. Isso não significa que formatar seja seguro. Recupere primeiro, faça backup de tudo em outro lugar e depois lide com a formatação.

O espaço usado ainda aparecer é um bom sinal. Muitas vezes isso significa que a entrada do diretório foi corrompida, não os dados da foto.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de gravar no cartão. Eu acrescentaria uma coisa antes: faça uma imagem do cartão CF antes de escaneá-lo. Se o cartão estiver começando a falhar, uma passada limpa é melhor do que verificações repetidas. No Linux ou Mac, o ddrescue é ótimo para isso. No Windows, use qualquer ferramenta de imagem de disco em que você confie. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão, se você tiver espaço.

Verifique também se há arquivos ocultos antes da recuperação. No Windows, abra o CMD no cartão e execute:
attrib -h -r -s /s /d .
Já vi pastas desaparecerem de câmeras depois que os atributos foram alterados.

Se a pasta ficou com links cruzados ou a tabela FAT/exFAT foi corrompida, o CHKDSK é a ferramenta à qual as pessoas recorrem às pressas. Eu não faria isso primeiro. Às vezes ele renomeia cadeias recuperadas para arquivos .CHK e piora a bagunça. Recupere primeiro, repare depois.

Se você quiser a rota mais rápida, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão CF porque mostra tanto partições perdidas quanto assinaturas de arquivos, e a visualização ajuda a eliminar RAWs corrompidos antes da exportação. Salve os arquivos recuperados no seu computador, não de volta no cartão.

Se o software não encontrar nada útil e essas forem fotos de trabalho pagas, pare por aí e envie para um laboratório. Cada leitura extra importa em mídias flash antigas.

Além disso, se você quiser um passo a passo visual, este guia passo a passo para recuperar arquivos de um cartão SD cobre o mesmo fluxo e o processo é suficientemente parecido para cartões CF também.

O espaço usado ainda aparecendo é a parte de que eu realmente gosto aqui. Isso geralmente significa que a área de dados ainda está lá e a bagunça tem mais a ver com indexação do que com exclusão real. Então sim, @mikeappsreviewer e @mike34 têm razão sobre não usar o cartão normalmente, mas eu faria uma verificação extra antes de qualquer varredura pesada.

Tente montar o cartão CF em outro sistema operacional, se puder. O Windows pode agir como se a pasta tivesse sumido, enquanto o macOS ou o Linux às vezes ainda conseguem ler o diretório o suficiente para deixar você copiar as coisas manualmente. Já tive cartões que pareciam vazios em uma máquina e totalmente normais em outra. Estranho, mas acontece.

Além disso, se estes forem RAWs da Canon ou Nikon, veja se os arquivos estão sendo ocultados pelo Explorer ou Finder por causa de extensões ruins ou nomes de pasta danificados. Um gerenciador de arquivos como Total Commander ou FreeCommander às vezes consegue mostrar coisas que a visualização padrão esconde. Não é mágica, só é menos útil demais.

Um ponto em que eu discordo um pouco do conselho usual: eu não começaria com correções de atributos, a menos que você já tenha confirmado que o cartão está estável. Qualquer ação de gravação por linha de comando, mesmo pequena, ainda é uma gravação. Se isso for material de trabalho, eu preferiria inspecionar primeiro, depois recuperar, e só depois experimentar.

Se você quiser o caminho prático, o Disk Drill ainda é uma opção sólida para recuperação de cartão CF porque consegue encontrar tanto registros de arquivos perdidos quanto dados de fotos baseados em assinatura. A visualização importa muito em trabalho com clientes, especialmente se você precisa saber se os RAWs abrem antes de restaurar 20GB de lixo. Se o cartão começar a desconectar, pare de mexer nele e considere um laboratório profissional.

Observação: este guia é para mídia SD, mas o processo é basicamente o mesmo e fácil de seguir:
como recuperar vídeos apagados de um cartão SD passo a passo

O principal é não deixar a câmera consertar o cartão. As câmeras são realmente boas em dificultar a recuperação.

Estou com @mike34, @nachtdromer e @mikeappsreviewer na grande regra: pare de usar o cartão. Mas eu acrescentaria uma coisa que eles só abordaram indiretamente: verifique os sintomas de saúde do cartão antes de fazer uma varredura longa.

Se o cartão CF estiver anormalmente lento, desaparecer no meio da leitura ou fizer o leitor reconectar, isso aponta mais para problema de hardware do que para simples dano na tabela de arquivos. Nesse caso, até mesmo um bom aplicativo de recuperação fica em segundo plano em relação a clonar o cartão primeiro. Se ele ler normalmente e a capacidade parecer correta, há mais chances de que isso seja apenas uma entrada de diretório corrompida.

Uma coisa com a qual eu não teria pressa é o CHKDSK ou qualquer aviso de correção. As pessoas tratam isso como primeiros socorros, mas em mídia removível isso pode transformar uma bagunça recuperável em uma bagunça reorganizada.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha razoável aqui.

Prós

• visualizações fáceis para RAW/JPEG/vídeo
  • pode encontrar tanto registros excluídos quanto arquivos extraídos por varredura profunda
  • menos intimidador do que algumas ferramentas forenses

Contras

• varreduras profundas podem retornar muitos arquivos renomeados
  • não é a opção mais barata se você só precisar de uma recuperação
  • a recuperação por assinatura pode perder a estrutura original de pastas

Se preservar nomes e pastas originais for mais importante do que facilidade de uso, às vezes o UFS Explorer ou o R-Studio conseguem escavar de forma um pouco mais cirúrgica, embora sejam menos amigáveis.

Minha ordem seria:

1. Testar a estabilidade de leitura
  2. Criar uma imagem do cartão, se possível
  3. Fazer a varredura da imagem
  4. Recuperar para outra unidade
  5. Só então pensar em reparos ou reformatar

Se o Disk Drill mostrar visualizações que realmente abrem, isso é um sinal muito bom. Se as visualizações estiverem corrompidas e o cartão estiver instável, pare e considere um laboratório antes que a NAND piore.