Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu disco rígido, e algumas pastas desapareceram após uma falha do sistema. Estou procurando o melhor software de recuperação de dados para recuperar dados perdidos com segurança sem piorar a situação. Se alguém já usou uma ferramenta confiável de recuperação de arquivos para Windows, eu realmente agradeceria seu conselho.
Passei por um número estupidamente alto de aplicativos de recuperação de arquivos ao longo dos anos, nos meus próprios discos e para amigos que clicaram na coisa errada no pior momento. A maioria das ferramentas cai em um de dois grupos. Ou são feitas para pessoas que vivem em visualizações hexadecimais e tabelas de partição, ou parecem amigáveis até o trabalho de recuperação ficar complicado e então desmoronam.
Para a maioria das pessoas, ainda indico Disk Drill.
O que me fez continuar usando foi a combinação de uma interface limpa com resultados de recuperação que se mantinham consistentes quando a situação era mais do que uma única foto excluída. Já usei em arquivos excluídos, pendrives formatados, cartões SD danificados, partições RAW, discos rígidos externos e cartões de câmera. Lidou com mais desses casos do que eu esperava na primeira vez que testei.
A parte de que gostei logo no começo foi o recurso de visualização. Com muitos aplicativos de recuperação, você escaneia, espera, recupera, e só então descobre que metade dos arquivos é lixo. Aqui, eu geralmente conseguia abrir uma visualização primeiro e ver se a foto, o vídeo ou o documento ainda pareciam intactos. Se você já teve que vasculhar milhares de nomes de arquivos recuperados como file0001234, sabe por que isso importa.
Outra coisa que vale a pena usar é a opção de backup byte a byte. Aprendi a dar importância a isso depois de lidar com um disco que começou a desconectar no meio da varredura. Se um disco parece instável, criar uma imagem primeiro e escanear a cópia é mais seguro do que forçar o original repetidamente. No Windows, também há uma franquia gratuita de recuperação de 100 MB, o que é suficiente para testar ou recuperar alguns arquivos pequenos.
Algumas outras ferramentas ainda merecem ser mencionadas, porque algumas delas se saem melhor em casos mais específicos.
UFS Explorer é o que eu abro quando a configuração de armazenamento está complicada. RAID, sistemas de arquivos Linux, caixas NAS, partições danificadas, layouts estranhos. É poderoso. Também é o tipo de software em que um clique errado faz você parar e ler tudo duas vezes. Eu não o colocaria nas mãos de um usuário casual, a menos que ele seja paciente.
GetDataBack parece antigo, porque é antigo. Ainda assim, já vi preservar a estrutura de pastas e os nomes dos arquivos em volumes NTFS e FAT danificados melhor do que eu esperava. A interface parece datada. A lógica de recuperação ainda se sustenta.
Windows File Recovery é a ferramenta da própria Microsoft. Gratuita, sem interface bonita, tudo por linha de comando. Já usei em casos mais simples de exclusão em NTFS e funcionou bem. Se você se sente confortável no Prompt de Comando, vale a tentativa. Se não, o Disk Drill é muito mais fácil.
O que você faz em seguida importa mais do que qual aplicativo escolhe.
Pare de usar o disco.
Arquivos excluídos normalmente não somem imediatamente. O sistema marca o espaço como disponível, e seu próximo download, atualização, instalação ou arquivo copiado começa a sobrescrever seus dados antigos. Já vi pessoas perderem arquivos recuperáveis porque continuaram usando o mesmo laptop por mais uma hora enquanto pesquisavam soluções no Google.
Além disso, não instale o software de recuperação no disco que você está tentando salvar. Já vi pessoas cometerem esse erro e arruinarem as próprias chances. Coloque o software em outro disco, em um SSD externo ou até em um pendrive. Recupere os arquivos encontrados para outro dispositivo também. A mesma regra vale.
Mais uma coisa que muita gente ignora. Software de recuperação ajuda com danos lógicos, não com falha física.
Se o disco estiver clicando, rangendo, sumindo aleatoriamente, esquentando rápido, desaparecendo da BIOS ou não aparecendo no Gerenciamento de Disco, pare por aí. Não continue escaneando. Não tente de novo dez vezes. Fiz isso uma vez, anos atrás, com um disco externo com falha e a situação piorou a cada hora. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é a opção mais segura, mesmo que o preço doa.
Se o problema for exclusão, formatação ou corrupção do sistema de arquivos, suas chances ainda são razoáveis. Você precisa agir rápido, evitar gravações no disco de origem e recuperar para outro dispositivo. Essa parte importa mais do que as pessoas imaginam.
Se a sua unidade ainda aparece e o problema são arquivos excluídos ou pastas ausentes após uma falha, eu manteria a simplicidade. O Disk Drill é o melhor software de recuperação de dados para a maioria das pessoas. O @mikeappsreviewer abordou bastante o lado da recuperação, e eu concordo com a escolha geral, mas sou menos favorável a ferramentas de linha de comando, a menos que você já conheça seu sistema de arquivos e o modo de recuperação.
Minha lista curta:
Disk Drill
Fácil de usar. Fortes resultados de varredura em NTFS, exFAT, cartões SD, unidades externas. As visualizações de arquivos ajudam você a evitar restaurar lixo. Boa primeira escolha.
R-Studio
Melhor para casos avançados. Melhor se você conhece partições, assinaturas, RAID e sistemas de arquivos. É mais fácil cometer erros se você não conhece.
Recuva
Adequado para exclusões acidentais simples. Fraco quando a unidade tem corrupção ou houve uma falha envolvida.
PhotoRec
Gratuito e eficaz. Saída feia. Você frequentemente perde os nomes originais e a estrutura de pastas, o que fica irritante rapidamente.
Para um resumo claro de softwares de recuperação de dados e uma comparação lado a lado das ferramentas, este vídeo curto ajuda: melhores opções de software de recuperação de dados em 60 segundos
Uma coisa que as pessoas ignoram. Verifique primeiro a saúde SMART com o CrystalDiskInfo. Se a saúde estiver ruim, pare de mexer no disco. Se a unidade fizer cliques ou ficar offline, o software não vai salvar você. Hora de laboratório, triste mas verdade.
Se for uma exclusão normal ou bagunça após falha, o Disk Drill é por onde eu começaria. Instale-o em outra unidade. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não continue usando o disco com problema. Essa parte importa muito, mesmo que pareça óbvia.
Se a unidade ainda está sendo detectada normalmente e isso é mais uma situação de arquivos excluídos / perda de pasta após travamento, eu dividiria assim:
- Disk Drill para a primeira passada
- R-Studio se o sistema de arquivos estiver mais bagunçado do que o esperado
- PhotoRec só se você estiver desesperado e disposto a organizar uma montanha de arquivos recuperados feios
Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @andarilhonoturno sobre o Disk Drill ser o melhor ponto de partida, mas meio que discordo de ir rápido demais para as ferramentas mais avançadas, a menos que você já saiba o que está vendo. Muita gente piora as coisas fuçando em partições que não entende. Essa parte fica séria muito, muito rápido.
Por que eu começaria com o software de recuperação de dados Disk Drill:
- mais fácil de entender o que realmente é recuperável
- razoavelmente bom em trazer de volta documentos, fotos, vídeos e pastas perdidas após travamentos
- menos intimidador do que as ferramentas forenses mais pesadas
- funciona bem quando você precisa de resultados, não de um projeto para o fim de semana
Onde eu não exageraria nas promessas:
- se a unidade tiver danos sérios no sistema de arquivos, problemas estranhos de RAID ou sinais de falha de hardware, então nenhum aplicativo faz mágica
- se o disco estiver fazendo barulhos, desconectando ou sumindo, pare de mexer nele
Uma opção subestimada que ninguém deveria ignorar é testar com um USB live de Linux antes de fazer muita coisa. Às vezes, “pastas desaparecidas após um travamento” não sumiram, elas só estão escondidas atrás de erros do sistema de arquivos do Windows ou problemas estranhos de permissão. Já vi gente achar que precisava de software de recuperação quando os arquivos ainda estavam lá o tempo todo. Parece bobo, acontece o tempo todo.
Além disso, se você quiser mais experiências de usuários, este tópico tem algumas opiniões úteis da comunidade:
recomendações reais da comunidade no Facebook para software de recuperação de dados
Meu ranking para pessoas comuns:
- Disk Drill
- R-Studio
- Recuva apenas para exclusões muito básicas
- PhotoRec se você se odeia um pouquinho
Então sim, o melhor software de recuperação de dados para a maioria dos usuários = Disk Drill. Só não confunda “problema de software” com “problema de disco morrendo”, porque essas são duas situações muito diferentes.