Apaguei acidentalmente fotos importantes do meu cartão SD enquanto movia arquivos da minha câmera, e agora não consigo encontrá-las em lugar nenhum. Essas fotos são muito importantes, e preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar fotos apagadas de um cartão SD antes que qualquer coisa seja sobrescrita.
Se você apagou fotos de um cartão SD, a primeira coisa que eu faria seria parar de usar o cartão. Imediatamente. Nada de mais fotos, nada de vídeo, nada de novas tentativas na câmera. Cada nova gravação coloca seus arquivos antigos em risco.
Muita gente acha que apagar significa que os dados somem na hora. Eu também pensava assim. Na maioria dos cartões SD, normalmente funciona mais ou menos assim: o cartão remove a listagem do arquivo, mas os dados da foto muitas vezes continuam lá até que outra coisa seja gravada por cima. Se nada tiver sobrescrito esses blocos ainda, suas chances continuam razoáveis.
Uma coisa que eu não faria logo no início é executar avisos de reparo. Se o Windows mostrar uma mensagem pedindo para corrigir ou formatar o cartão, eu deixaria isso de lado por enquanto. O CHKDSK e ferramentas de reparo parecidas alteram o sistema de arquivos. Às vezes ajudam. Às vezes pioram a recuperação. Se o seu objetivo é recuperar as fotos, eu evitaria dar ao sistema permissão para limpar as coisas antes de fazer a varredura.
Para software de recuperação, eu usaria o Disk Drill. Já testei várias dessas ferramentas ao longo do tempo, e esta costuma funcionar bem com cartões SD sem tornar o processo irritante.
Por que eu continuo voltando a ele para cartões de memória:
Onde ele tende a ajudar
Ele é útil para mais do que simples exclusões. Já vi funcionar em cartões que estavam:
- formatados por engano
- aparecendo como RAW
- sem uma partição
- parecendo vazios mesmo com espaço ainda ocupado
- apresentando corrupção após uso em uma câmera ou celular
Etapas básicas de recuperação
O processo é bem simples:
- Coloque o cartão SD no computador usando um leitor de cartões.
- Abra o Disk Drill.
- Encontre o cartão SD na lista de unidades.
- Inicie a varredura.
- Deixe a varredura terminar completamente.
- Verifique a seção Imagens ou filtre por tipo de arquivo.
- Visualize os arquivos.
- Restaure-os em outro lugar, não de volta no mesmo cartão SD.
Essa última parte importa. Salve os arquivos recuperados no disco do computador ou em uma unidade externa. Não grave de volta no cartão que você está tentando salvar.
O suporte a formatos de arquivo importa mais do que as pessoas pensam
Se o seu cartão SD veio de uma câmera, há uma boa chance de você estar lidando com formatos RAW ou arquivos de vídeo grandes, não apenas JPGs. É aqui que aplicativos de recuperação mais fracos desmoronam. O Disk Drill oferece suporte a formatos como JPG, PNG, CR2, CR3, NEF, ARW, RAF, DNG e mais. Se você fotografa com uma DSLR ou câmera mirrorless, isso importa.
Já vi ferramentas baratas recuperarem as prévias em JPEG e ignorarem os arquivos RAW originais. É frustrante quando você acha que as fotos voltaram, e depois percebe que recuperou apenas as versões pequenas.
Visualizar arquivos economiza tempo
O recurso de visualização ajuda bastante. Em vez de restaurar uma montanha de lixo e separar tudo depois, você pode verificar o que parece intacto antes da recuperação. Eu prefiro fazer assim porque arquivos danificados tendem a se revelar cedo.
Se o cartão parecer instável, crie uma imagem primeiro
Se o cartão SD continuar desconectando, apresentar erros de leitura ou parecer muito corrompido, eu criaria uma imagem de backup byte a byte antes de fazer qualquer outra coisa. Isso dá a você uma cópia completa do cartão em seu estado atual. Depois, você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente.
Essa etapa vale a pena quando o cartão parece suspeito. Eu já pulei isso antes. Má ideia.
Outros lugares para verificar antes de entrar em pânico
Eu também olharia em alguns lugares sem graça que as pessoas esquecem:
- sincronização do Google Fotos ou iCloud
- backups antigos em unidades externas
- o armazenamento interno da câmera, se houver
- cópias importadas no seu PC ou Mac
- Time Machine ou Histórico de Arquivos do Windows
Já vi gente recuperar fotos perdidas das férias em uma pasta de importação antiga que tinha esquecido que existia.
Quando o software não é suficiente
Se o cartão tiver dano físico, o software de recuperação normalmente não vai levar você muito longe. Nesse ponto, serviços profissionais de recuperação são o próximo passo. Eles são caros, então eu os trataria como a opção paga de último recurso, a menos que o cartão esteja claramente falhando no nível de hardware.
Se você lembrar de apenas uma parte, que seja esta: pare de usar o cartão SD no momento em que notar que as fotos sumiram. Essa única atitude faz mais pelas chances de recuperação do que a maioria das pessoas imagina.
Primeira coisa, não coloque o cartão SD de volta na câmera. Não copie nada para ele. Se suas fotos foram excluídas durante uma transferência, há uma boa chance de que as entradas dos arquivos tenham sido removidas, mas os dados das imagens ainda estejam lá.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte, pare de usar o cartão rapidamente. Onde eu discordo um pouco é no seguinte. Antes de executar uma varredura completa de recuperação, verifique a pasta para a qual você moveu os arquivos. Muitos casos de fotos excluídas são, na verdade, transferências com falha, arquivos ocultos ou fotos em uma pasta temporária de importação no computador.
Minha ordem seria:
- Verifique a lixeira do PC e a pasta de importação de fotos.
- Pesquise por tipo de arquivo, JPG, PNG, CR2, NEF, ARW, DNG.
- Se nada aparecer, conecte o cartão SD com um leitor.
- Escaneie-o com o Disk Drill.
- Recupere os arquivos para o computador, não de volta para o cartão.
Por que o Disk Drill. Ele tende a encontrar tanto entradas excluídas quanto dados de fotos baseados em assinatura. Isso importa se o índice do cartão estiver danificado. Em cartões de câmera, a recuperação por assinatura geralmente consegue trazer imagens de volta mesmo após uma formatação rápida. As taxas de recuperação caem muito se novos dados foram gravados, então o tempo importa bastante.
Mais uma coisa que as pessoas ignoram. Se o cartão estiver lendo devagar, desconectando ou apresentando erros, faça uma imagem primeiro e escaneie a imagem. Menos risco, menos tentativas de leitura. Pequeno passo, grande diferença.
Também veja este guia curto se quiser um passo a passo visual rápido:
assista a este vídeo rápido sobre recuperação de fotos de cartão SD
Se o cartão estiver torto, rachado ou nem for detectado, o software não vai ajudar muito. Nesse ponto, um laboratório de recuperação é o próximo passo.
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @byteguru sobre a regra principal: pare de usar o cartão. Mas eu acrescentaria uma coisa que eles não enfatizaram o suficiente: se isso aconteceu durante uma movimentação, as fotos ausentes podem na verdade já estar no computador, só que não onde você esperava. As tarefas de ‘mover’ no Windows Explorer falham de maneiras bobas o tempo todo. Pesquise no PC inteiro por *.jpg, *.jpeg, *.png, *.cr2, *.cr3, *.nef, *.arw, *.dng e classifique por data.
Além disso, não continue recolocando o cartão na câmera para “verificar”. As câmeras às vezes gravam pequenos arquivos de banco de dados nos bastidores, o que não é o que você quer agora.
Se os arquivos realmente sumiram do cartão, sim, Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos de cartão SD. Eu o usaria principalmente porque ele lida tanto com a recuperação normal de arquivos excluídos quanto com varreduras profundas por assinatura, o que ajuda quando o índice do cartão foi bagunçado. Uma coisa da qual eu discordo um pouco: nem todo caso precisa de uma imagem de disco primeiro. Se o cartão estiver sendo lido normalmente e de forma estável, eu o escanearia imediatamente. Se estiver instável, aí sim faça a imagem primeiro.
Mais duas verificações que as pessoas esquecem:
- sincronização em nuvem do seu telefone/computador
- a pasta de importação do app da sua câmera, especialmente no Fotos do Mac ou no Fotos do Windows
E se os arquivos recuperados voltarem com nomes estranhos, não entre em pânico. Isso é mais ou menos normal. O conteúdo importa mais do que os nomes dos arquivos.
Para mais discussões sobre recuperação de fotos de cartão SD, vale a pena dar uma olhada neste tópico: melhores maneiras de recuperar fotos JPG e CR3 excluídas de um cartão SD
Se o cartão estiver fisicamente danificado ou não for detectado de jeito nenhum, o software provavelmente não vai mais resolver e um laboratório de recuperação é a única opção real.
Eu faria uma coisa um pouco diferente de @byteguru, @sonhadordobosque e @mikeappsreviewer. Antes de qualquer aplicativo de recuperação, verifique se as fotos foram movidas para algum local oculto ou temporário estranho pelo sistema operacional. No Windows, trabalhos de cópia com falha ou operações de mover interrompidas às vezes deixam arquivos em AppData, no cache da biblioteca Imagens ou na última pasta de importação usada, em vez do destino óbvio.
Se elas realmente sumiram, use Disk Drill, mas com uma regra: recupere pela estrutura de pastas primeiro, se disponível, não apenas por assinaturas brutas de arquivo. Fotos recuperadas por varredura bruta costumam perder nomes originais, datas e agrupamento de fotos em sequência, o que é um transtorno se forem fotos de evento ou de cliente.
Vantagens rápidas do Disk Drill:
- Bom suporte para fotos e RAW
- A pré-visualização é útil
- A varredura profunda pode encontrar arquivos após exclusão ou formatação rápida
Desvantagens:
- Varreduras profundas podem retornar muito lixo
- Nomes de arquivos/estrutura de pastas nem sempre são preservados
- A recuperação completa geralmente significa pagar
Uma pequena discordância com o conselho habitual: criar uma imagem primeiro é ótimo para cartões instáveis, mas se o cartão estiver saudável e totalmente legível, uma varredura imediata somente leitura costuma ser aceitável e mais rápida.
Além disso, se isso foi em um microSD usado em um telefone ou câmera mais recente, as chances de recuperação podem ser piores do que as pessoas esperam, porque alguns dispositivos lidam com exclusão e limpeza de forma mais agressiva.
Se nada for exibido corretamente na pré-visualização do Disk Drill, pare de experimentar ferramentas aleatórias. Esse é o momento em que você aceita uma perda parcial ou vai para um laboratório de recuperação.