Perdi acidentalmente arquivos da minha unidade flash USB, e ela está formatada como exFAT. Preciso de um software confiável de recuperação de unidade USB que realmente funcione com unidades flash exFAT, porque os documentos e fotos nela são importantes. Estou procurando recomendações de ferramentas seguras de recuperação de dados que possam restaurar arquivos excluídos de uma unidade USB exFAT.
Já passei por mais aplicativos de recuperação de USB do que gostaria de contar. Alguns eu testei por hábito. A maioria veio de estragar um pendrive na pior hora possível. Já lidei com pastas excluídas, unidades que formatei por engano, sistemas de arquivos quebrados e pendrives que ainda apareciam no Windows, mas pareciam vazios. Toda vez, eu acabava instalando outra ferramenta e verificando se ela conseguia recuperar algo de verdade ou se era só captura de tela e nenhuma substância.
Depois de tentativas e erros suficientes, um padrão ficou claro. Muitas dessas ferramentas funcionam bem quando o trabalho é fácil. Excluir alguns arquivos, escanear, restaurar, pronto. As coisas mudam rápido quando a unidade USB foi formatada, a tabela de partição está danificada ou o sistema de arquivos vira RAW. É aí que a diferença aparece.
Se você quer uma única recomendação para a maioria das pessoas, eu escolheria o Disk Drill.
O que continuou levando ele ao topo para mim foi a versatilidade. Eu o usei em casos simples de exclusão, em pendrives formatados, em partições perdidas e em unidades com sistemas de arquivos corrompidos. Ele se saiu melhor do que a maioria em todos esses cenários. Também reconhece uma longa lista de tipos de arquivo, e o recurso de visualização prévia economiza tempo. Se você escaneia um pendrive e a pré-visualização abre os arquivos de que precisa, você já sabe que a varredura encontrou algo útil. Sem adivinhação.
Uma parte à qual eu sempre voltava era a opção de backup byte a byte. Pendrives falham de maneiras confusas. Já tive alguns que desconectaram no meio de uma varredura. Outros ficavam mais lentos cada vez que eu os conectava. Criar uma imagem primeiro me deu margem de segurança. Você trabalha com a cópia, não com a unidade instável. Se o seu pendrive está se comportando de forma estranha, faça isso primeiro. Isso importa.
Se você quer uma opção gratuita, o Recuva ainda merece ser mencionado. Já o usei em unidades USB saudáveis nas quais os arquivos tinham sido excluídos recentemente, e nesses casos ele fez o trabalho. O layout é simples. As varreduras são rápidas. Você não vai passar meia hora tentando descobrir onde ficam os botões.
Ainda assim, eu não confiaria no Recuva quando as coisas ficam feias. Se a unidade foi formatada, se as partições foram comprometidas, se o volume aparece como RAW ou se a corrupção é mais profunda do que uma exclusão normal, ele começa a perder força. Nesses casos, o Disk Drill normalmente se saiu melhor para mim.
Algumas coisas que aprendi da maneira mais difícil antes de executar um software de recuperação:
-
Pare de gravar na unidade USB imediatamente. Arquivos excluídos costumam continuar lá até que novos dados sejam gravados por cima deles. Se você continuar copiando coisas para ela, suas chances caem rápido. Verifique também o Gerenciamento de Disco. Se a unidade aparecer lá com aproximadamente a capacidade correta, a recuperação por software ainda faz sentido. Se o Windows mostrar o tamanho errado ou não detectá-la de forma alguma, talvez você esteja lidando com um problema de hardware.
-
Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não os coloque de volta no mesmo pendrive. Eu fiz isso uma vez, anos atrás. Péssima ideia. Você corre o risco de sobrescrever exatamente os dados que está tentando salvar.
-
O software de recuperação tem limites. Já vi pessoas perderem horas testando cinco aplicativos diferentes e não chegarem a lugar nenhum, para depois admitir que não tinham backup. A regra de backup 3-2-1 ainda supera todas as ferramentas de recuperação que já usei. Mantenha três cópias dos seus dados, armazene-as em dois tipos de mídia e mantenha uma cópia fora do local. Regra chata, sim. Ainda assim, é a única coisa que salva você quando a unidade já era.
Se for especificamente uma unidade flash USB exFAT, eu olharia para ferramentas que realmente entendam bem os metadados do exFAT, e não apenas recuperação genérica de arquivos apagados. É aí que eu me afasto um pouco de @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque. Eles não estão errados sobre o Disk Drill, mas para exFAT eu também colocaria o R-Studio e o UFS Explorer na lista curta se a estrutura de pastas importar, e não apenas a extração bruta de arquivos.
O Disk Drill ainda é provavelmente a recomendação mais fácil porque lida bem com recuperação de USB exFAT, faz pré-visualização dos arquivos e não parece ter sido projetado em 2009. Se você quer algo mais simples do que as ferramentas mais forenses, é uma escolha sólida para arquivos apagados, formatação acidental e volumes exFAT corrompidos.
O R-Studio é mais forte quando a unidade flash tem danos lógicos mais sérios, mas é menos amigável para iniciantes. O UFS Explorer também, meio poderoso, meio nerd.
Uma coisa da qual eu discordo um pouco: o PhotoRec não é meu último recurso só porque é ruim. É um último recurso porque muitas vezes ignora nomes de arquivos e pastas, mas para fotos em exFAT às vezes consegue puxar coisas que outros aplicativos não encontram.
Além disso, se o USB estiver fisicamente instável, não fique conectando e desconectando repetidamente. É assim que um problema recuperável vira uma unidade morta.
Para uma discussão real sobre Disk Drill para recuperação de USB, veja discussão no Reddit sobre o Disk Drill para recuperação de arquivos importantes em USB.
Versão curta:
- Fácil/melhor equilíbrio: Disk Drill
- Mais avançado: R-Studio
- Recuperação bruta de fotos: PhotoRec
- Evite aplicativos lixo de recuperação gratuita com resultados de varredura falsos, muitos deles são suspeitos pra caramba
Se o USB ainda monta normalmente e o exFAT não está mostrando uma capacidade total completamente sem sentido, eu focaria menos em qual app é mais famoso e mais em saber se ele consegue preservar os metadados do exFAT de forma decente.
Concordo em parte com @sonhadordobosque, @sognonotturno e @mikeappsreviewer, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de partir direto para ferramentas de recuperação bruta, a menos que a verificação normal claramente falhe. No exFAT, depois que você perde nomes e pastas, organizar a recuperação pode virar um pesadelo à parte.
Minha visão:
Disk Drill
Prós
- Bom suporte a exFAT em casos normais do mundo real
- Sistema de visualização limpo, útil para verificar documentos e fotos antes da recuperação
- Lida melhor com arquivos excluídos, casos de formatação rápida e alguns volumes corrompidos do que ferramentas gratuitas básicas
- Pode criar um backup em nível de byte, o que importa se a unidade flash estiver instável
Contras
- Não é a opção mais barata se você precisar de recuperação completa
- Verificações profundas podem retornar muitos fragmentos de arquivos e duplicatas
- Se o USB tiver uma falha séria no controlador, o software não vai te salvar
Eu o colocaria na categoria de melhor equilíbrio para a maioria das pessoas.
Se a estrutura de pastas importa muito, eu também consideraria o R-Studio antes de perder tempo com ferramentas mais fracas. Se você só se importa em recuperar fotos, não importa o quão bagunçado fique o resultado, o PhotoRec ainda tem seu lugar. Discordo um pouco de quem o descarta rápido demais. Ele é feio, mas às vezes o feio funciona.
Mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique o comportamento parecido com SMART do pendrive observando leituras lentas, desconexões ou o Windows travando quando você o abre. Se isso acontecer, não continue refazendo a varredura. Faça primeiro uma imagem da unidade, se possível, e depois recupere a partir da imagem.
Então sim, para um pendrive exFAT especificamente, o Disk Drill é uma primeira escolha sólida, não porque seja mágico, mas porque normalmente atinge o ponto ideal entre ser utilizável, capaz e não excessivamente forense.