Excluí acidentalmente vídeos importantes do meu cartão SD ao liberar espaço, e agora estou tentando descobrir a melhor forma de recuperá-los. O cartão tinha gravações pessoais que eu realmente preciso recuperar, e estou preocupado em piorar a situação usando o método de recuperação errado. Estou procurando conselhos sobre ferramentas ou etapas seguras de recuperação de vídeos de cartão SD que realmente funcionem.
Se você apagou um vídeo de um cartão SD, não presuma que ele morreu. Já vi isso acontecer dos dois jeitos. Muitas vezes, o ponteiro do arquivo é removido primeiro, enquanto os dados do vídeo ficam ali até que novas gravações sejam feitas por cima deles.
Então, o primeiro passo é chato, mas importante. Pare de usar o cartão. Não grave mais clipes. Não tire fotos. Não o formate. Cada gravação torna a recuperação mais difícil.
Se o seu computador ainda reconhece o cartão SD, eu começaria com o Disk Drill e o modo Advanced Camera Recovery. Ele foi criado para gravações de câmeras, drones, dashcams e equipamentos parecidos, nos quais os vídeos muitas vezes acabam divididos em fragmentos. Ferramentas de varredura padrão tendem a recuperar pedaços aleatórios e deixar você com arquivos corrompidos. Esse modo tenta juntar esses fragmentos novamente em um vídeo reproduzível.
Para tentar a recuperação com o Disk Drill:
- Baixe o Disk Drill no site oficial da CleverFiles e instale-o no seu PC com Windows ou Mac.
- Coloque o cartão SD em um leitor de cartões e conecte-o diretamente ao seu computador. Já tive mais sorte fazendo isso do que conectando a câmera via USB.
- Abra o Disk Drill e encontre o cartão SD na lista de dispositivos.
- Clique em Search for lost data.
- Quando ele perguntar o tipo de varredura, escolha Advanced Camera Recovery.
- Deixe-o rodar. Em cartões maiores, ou cartões com muitas gravações antigas, isso pode levar um tempo.
- Assim que os resultados começarem a aparecer, abra Review found items. Você não precisa esperar a varredura completa terminar.
- Filtre por arquivos de vídeo ou pesquise por extensão ou nome do arquivo, se você se lembrar de algo útil.
- Visualize o que encontrar quando possível. Se a visualização funcionar, suas chances geralmente são melhores.
- Selecione os arquivos que deseja e clique em Recover.
- Salve-os em outro lugar, não de volta no mesmo cartão SD. Gravar arquivos recuperados no cartão pode arruinar outros dados ainda recuperáveis.
- Após a recuperação, teste os vídeos e verifique se eles reproduzem.
Uma etapa que muita gente pula, e eu acho que faz diferença, é criar primeiro uma imagem de backup byte a byte do cartão SD. Isso dá a você uma cópia exata do cartão, para que possa trabalhar a partir da cópia e deixar o original intacto. Eu faria isso se a gravação for importante ou se o cartão estiver se comportando de forma estranha.
Uma observação prática. O Disk Drill para Windows oferece recuperação gratuita de até 100 MB. No Mac, você pode escanear e visualizar os arquivos recuperáveis antes de pagar. Então, você tem uma forma de verificar se o vídeo ausente está lá antes de gastar dinheiro.
Eu não usaria software primeiro se o cartão tiver problemas maiores. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido. Sinais de alerta:
- O cartão SD está rachado, torto ou mostra dano visível.
- Ele não aparece no Gerenciamento de Disco ou no Utilitário de Disco.
- Ele perde a conexão ou trava durante a varredura.
- Sua câmera relata falha de hardware em vez de um problema no sistema de arquivos.
- A gravação está relacionada ao trabalho, a questões legais ou é algo que você não pode refazer.
- O cartão foi atingido por água, impacto ou um problema de energia.
Se o cartão ainda monta e parece fisicamente em boas condições, um software de recuperação geralmente é a primeira coisa que eu tentaria. A rapidez importa aqui. Deixe o cartão em paz, evite gravar qualquer coisa nele e recupere os dados antes que novos dados atrapalhem.
Pare de usar o cartão SD primeiro. Essa parte do @mikeappsreviewer está certíssima. Se você continuar gravando, seus vídeos excluídos serão sobrescritos e as taxas de recuperação caem rápido.
Onde eu discordo um pouco é no seguinte. Eu começaria fazendo uma imagem do cartão antes de executar qualquer aplicativo de recuperação. No Windows, use USB Image Tool ou HDD Raw Copy Tool. No Mac, use dd ou o Utilitário de Disco se o cartão estiver estável. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão. Se uma varredura travar no meio, você ainda terá sua fonte intacta. As pessoas pulam isso e depois se arrependem.
Se a exclusão aconteceu recentemente e o cartão não foi formatado, suas chances são boas. Se foi uma formatação completa ou a câmera continuou fotografando depois da exclusão, as chances pioram rápido.
Para software, o Disk Drill é uma escolha sólida, mas eu também conferiria os resultados com o PhotoRec se o Disk Drill não encontrar clipes ou localizar arquivos sem nome. O PhotoRec é feio, mas recupera dados brutos muito bem. Você perde a estrutura de pastas, mas para recuperação de vídeo de cartões SD, o conteúdo do arquivo importa mais do que nomes de arquivo organizados.
Alguns pontos práticos:
- Use um leitor de cartões, não o cabo da câmera.
- Recupere os arquivos para o seu computador ou unidade externa.
- Visualize os vídeos recuperados antes de salvar todos eles.
- Se os arquivos forem recuperados mas não reproduzirem, tente o VLC primeiro. Ele lida melhor com arquivos MP4 e MOV danificados do que o player padrão.
- Se o vídeo tiver o tamanho certo mas não abrir, passe-o pelo untrunc ou por uma ferramenta de reparo de vídeo. Já consertei clipes de drone assim.
Se o cartão desconectar, mostrar 0 bytes ou pedir para ser formatado toda vez, pare. O software fica arriscado nesse ponto. Um laboratório é a opção mais segura.
Se você quiser um resumo rápido em vídeo no YouTube sobre recomendações de software de recuperação de cartão SD, este short é bom: melhores ferramentas de recuperação de vídeo de cartão SD no YouTube.
Versão curta: faça primeiro uma imagem do cartão, depois faça a varredura. Disk Drill primeiro, PhotoRec depois. Teste os vídeos recuperados imediatamente.
Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @vrijheidsvogel realmente enfatizaram o suficiente: verifique se os vídeos foram excluídos normalmente ou se o cartão foi realmente formatado pela câmera. Isso muda bastante as chances.
Se foi só exclusão, a recuperação costuma ser bem sólida. Se a câmera fez uma formatação rápida, ainda é possível. Se foi uma formatação profunda/completa ou você continuou gravando depois, aí… não é muito bom.
Além disso, antes de partir para ferramentas de recuperação, mova a pequena trava de bloqueio no adaptador SD, se você tiver um. Não é infalível, mas pode ajudar a evitar gravações acidentais enquanto você está mexendo. É um detalhe pequeno, mas vale a pena fazer.
Discordo um pouco da abordagem de sempre tentar várias ferramentas logo de cara. Às vezes as pessoas entram em pânico, executam 4 aplicativos diferentes e forçam o cartão com leituras repetidas se ele já estiver instável. Eu escolheria primeiro uma ferramenta séria, e o Disk Drill honestamente é um ponto de partida sensato para recuperar vídeos excluídos de cartões SD porque lida bem com mídia e permite ver o que está lá antes de ir longe demais. Se isso falhar, aí passe para uma segunda opção.
Outra coisa que as pessoas esquecem: alguns arquivos de vídeo recuperados estão bons, mas a miniatura ou os metadados estão corrompidos, então à primeira vista parecem inutilizados. Copie-os para fora e teste no VLC, não apenas no Finder ou na pré-visualização do Windows. Já vi clipes corrompidos reproduzirem perfeitamente depois de serem abertos do jeito certo. Meio irritante, mas isso acontece o tempo todo.
Se o cartão começar a fazer cliques, desaparecer ou mostrar a capacidade errada, pare de mexer com software. É aí que o faça-você-mesmo vira território de piorar a situação.
Se você quiser mais exemplos de pessoas lidando com perda de vídeo em cartão SD, este tópico é relevante: como recuperar vídeos após formatar acidentalmente um cartão SD.
Versão curta:
- Pare de usar o cartão
- Trave-o, se possível
- Use um leitor de cartões
- Tente o Disk Drill primeiro
- Teste os arquivos recuperados no VLC
- Se o cartão agir de forma estranha, procure um laboratório profissional
Esse provavelmente é o caminho mais seguro sem complicar demais.
A principal coisa que eu acrescentaria ao que @vrijheidsvogel, @stellacadente e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique se o TRIM está em ação. Em alguns cartões e dispositivos mais novos, blocos apagados podem ser eliminados mais cedo do que as pessoas esperam. Nem sempre, mas se o cartão veio de um celular mais novo, câmera de ação ou configuração parecida com armazenamento interno, as chances de recuperação podem cair mesmo se você parou rapidamente. Em um cartão SD comum de câmera, normalmente você tem uma chance melhor.
Eu também não gastaria muito tempo organizando os resultados da varredura pelos nomes originais. Para recuperação de vídeo, carimbos de data e hora, tamanho do arquivo e se o clipe realmente pode ser visualizado são mais úteis do que o nome do arquivo.
Minha opinião sobre o Disk Drill:
Prós:
- muito fácil de usar
- bom para encontrar formatos de vídeo comuns
- a visualização ajuda a evitar salvar arquivos inúteis
- boa primeira tentativa para vídeos apagados de cartão SD
Contras:
- o limite de recuperação gratuita no Windows é pequeno
- varreduras profundas podem retornar muita bagunça
- às vezes encontra fragmentos que parecem promissores, mas não reproduzem por completo
Se o Disk Drill encontrar os clipes, recupere primeiro apenas os mais importantes para outra unidade e teste-os por completo, não só os primeiros segundos. Alguns vídeos danificados começam bem e param na metade.
Uma pequena discordância com o conselho de varrer imediatamente: se a filmagem for insubstituível, eu gastaria 5 minutos extras verificando primeiro a integridade do cartão e a estabilidade da conexão. Um leitor ruim ou uma porta USB frouxa pode tornar a recuperação mais complicada do que precisa ser. Às vezes o problema é o leitor, não o cartão.
Além disso, se os vídeos foram gravados em uma marca específica de câmera, observe o formato usado. GoPro, DJI, Canon, Sony, câmeras veiculares e drones podem armazenar clipes de formas estranhas, e isso afeta quais arquivos recuperados são utilizáveis.