Apaguei acidentalmente fotos importantes da minha câmera Canon antes de fazer backup delas e estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperá-las. As imagens são realmente importantes e preciso de ajuda para descobrir se ainda podem ser restauradas do cartão de memória sem piorar a situação.
Há uma boa chance de que suas fotos ainda estejam lá. A primeira coisa que eu faria é parar de usar o cartão SD agora mesmo. Nada de mais fotos, nada de vídeo, nada de testes. Quando fotos da Canon são apagadas, os arquivos geralmente permanecem no cartão até que novos dados sejam gravados por cima deles. Então a principal questão é simples: o que aconteceu depois da exclusão.
Se você apagou as fotos e guardou a câmera imediatamente, eu ficaria bem esperançoso. Se você continuou fotografando e adicionou mais 200 imagens ou alguns clipes em 4K, as chances caem rápido. Você ainda pode conseguir recuperar alguns arquivos, mas alguns podem sair corrompidos, parciais ou simplesmente sumirem.
Esta é a ordem que eu seguiria.
Tire o cartão SD da câmera. Use um leitor de cartões. Eu não conectaria o corpo da Canon e faria a recuperação por ele se tivesse outra opção. Se o seu computador mostrar uma mensagem para formatar, ignore. Não execute o CHKDSK. Não clique em Primeiros Socorros. Não aperte algum botão misterioso de reparo só porque o sistema operacional ficou alarmado. Essas etapas servem para consertar um cartão, não para proteger fotos apagadas.
Depois disso, escaneie o cartão com um software de recuperação. Minha lista curta:
- Disk Drill O que eu tentaria primeiro. Ele lida bem com formatos comuns de foto e arquivos RAW, a visualização ajuda, e o processo é mais fácil de acompanhar se você não faz esse tipo de coisa com frequência.
- Recuva Bom para recuperação simples de fotos apagadas no Windows. Já vi funcionar em casos mais antigos. Parece datado, e formatos mais novos ou cartões mais bagunçados parecem atrapalhá-lo com mais frequência.
- Data Rescue Usável. Eu não gostei muito do fluxo, mas não é inútil.
- UFS Explorer Ferramenta mais séria. Combina melhor com casos complicados. Também é mais fácil fazer besteira com ela se você for iniciante.
Uma parte que as pessoas erram o tempo todo: salve os arquivos recuperados em outro lugar. Coloque-os no seu computador ou em outra unidade externa. Não grave de volta no mesmo cartão SD da Canon. Se fizer isso, você corre o risco de sobrescrever o que ainda não recuperou.
Eu também verificaria os lugares mais óbvios antes de passar uma hora escaneando. Lixeira. Lixo do Mac. Time Machine. Histórico de Arquivos. Qualquer backup em nuvem que você use. Canon image.canon. Se as fotos foram importadas antes e alguma sincronização rodou em segundo plano, seus arquivos talvez já existam em algum lugar mais seguro.
Então sim, eu acho que a recuperação é possível. Pare de usar o cartão. Escaneie-o com uma ferramenta decente. Veja a prévia do que encontrar. Restaure os arquivos bons em outra unidade. Depois de tudo isso, eu deixaria esse cartão SD de lado por um tempo. Ele já deu trabalho suficiente.
Sim, fotos excluídas da Canon geralmente podem ser recuperadas se o cartão não tiver sido preenchido com novos dados. Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: pare de fotografar com esse cartão. Onde eu divergo um pouco é que eu faria primeiro uma imagem completa do cartão SD se as fotos forem muito importantes. Trabalhe a partir da cópia, não do original. Se o cartão estiver instável, uma leitura ruim depois pode piorar suas opções.
Algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- Se você usou proteger na câmera, verifique se excluiu pela reprodução ou se formatou o cartão. Uma exclusão rápida é mais fácil de recuperar do que uma formatação completa.
- Arquivos RAW da Canon, como CR2 ou CR3, precisam de uma ferramenta com bom suporte a RAW. O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de fotos de cartões SD de câmeras porque visualiza muitos formatos de imagem antes da recuperação.
- Se as visualizações parecerem cinzas, cortadas ou com meia imagem, alguns setores foram sobrescritos. Salve assim mesmo. Às vezes outro aplicativo consegue abri-las melhor.
Além disso, evite ferramentas gratuitas baratas se o cartão tiver fotos importantes. Muitas mostram os arquivos, depois falham na recuperação ou renomeiam tudo de forma caótica. Já passei por isso, é horrível.
Se você quiser mais opiniões, vale a pena dar uma olhada neste tópico sobre software de recuperação de fotos para cartões SD de câmera:
melhor software de recuperação de fotos para cartões SD da Canon, conselhos reais de usuários
Se o cartão foi formatado mais de uma vez, ou se a câmera começou a apresentar erros no cartão, eu agiria rápido e manteria o cartão intocado. Essa parte é muito importante.
Sim, talvez. Mas a resposta é menos recuperação de câmera Canon e mais o que aconteceu no cartão SD após a exclusão?
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @sterrenkijker, mas estou um pouco menos convencido de que você sempre precisa fazer uma imagem completa do cartão primeiro. Se o cartão estiver saudável e for lido normalmente, isso pode só adicionar tempo e confundir pessoas que já entraram em pânico e apagaram as fotos. Se o cartão estiver se comportando de forma estranha, então claro, clone-o primeiro. Se não, eu focaria em conseguir uma leitura limpa e recuperar tudo o mais rápido possível.
Algumas coisas que não são mencionadas o suficiente:
- A Canon às vezes cria arquivos sidecar e de banco de dados que fazem o cartão parecer normal mesmo depois que as imagens foram excluídas. Não presuma que pastas vazias significam que as fotos se foram para sempre.
- Se você fotografou em RAW+JPEG, talvez recupere apenas uma versão no início. Verifique as duas.
- Se os arquivos voltarem com nomes genéricos, isso é normal. Os dados da imagem importam mais do que o nome do arquivo.
Além disso, se você usou Formatar cartão na câmera, não entre em pânico imediatamente. Uma formatação rápida muitas vezes ainda pode ser recuperada. Uma formatação de baixo nível é bem mais complicada.
Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de fotos de cartão SD da Canon porque geralmente encontra arquivos CR2/CR3 e JPGs comuns melhor do que muitas ferramentas baratas e ruins. Salve tudo no seu computador, não de volta no cartão SD. Essa parte as pessoas ainda conseguem errar de algum jeito.
Também encontrei isto se você quiser uma explicação visual simples:
guia fácil de recuperação de arquivos de cartão SD
Se o cartão tiver fotos novas nele agora, a recuperação ainda é possível, só que provavelmente incompleta.
Sim, muitas vezes é recuperável, mas vou contestar uma coisa: as pessoas partem direto para o software quando a primeira verificação mais inteligente é saber se os arquivos só foram ocultados do índice da câmera. Coloque o cartão em um leitor e veja se a pasta DCIM ainda tem arquivos com tamanho de dados antes de presumir exclusão total.
Se nada aparecer, então a recuperação é o próximo passo. @sterrenkijker tem razão sobre ser cauteloso com o cartão, e @suenodelbosque/@mikeappsreviewer têm razão que continuar fotografando é o que normalmente acaba com as chances de recuperação.
Minha opinião:
- Exclusão de uma única imagem: melhores chances
- Formatação rápida na câmera: chances ainda razoáveis
- Formatação de baixo nível ou muitas novas fotos: muito pior
- Erros no cartão/falhas de leitura: considere recuperação profissional, não faça por conta própria
Sobre o software, o Disk Drill é uma escolha razoável porque normalmente lida bem com JPG da Canon e também com CR2/CR3.
Prós:
- pré-visualização fácil
- bom suporte a RAW
- mais simples do que muitas ferramentas avançadas
Contras:
- não é a opção mais barata
- os resultados da varredura podem parecer excessivos
- varreduras profundas levam tempo
Uma dica extra: se os RAWs recuperados parecerem corrompidos, tente abri-los no Canon Digital Photo Professional antes de descartá-los. O software da Canon às vezes lê arquivos CR danificados melhor do que visualizadores genéricos.