O armazenamento cheio deixa o iPhone mais lento mesmo nos modelos mais novos?

Meu iPhone mais recente está quase sem armazenamento, e notei que os apps estão abrindo mais devagar, a digitação está com atraso e há travamentos ocasionais. Estou tentando descobrir se o pouco armazenamento no iPhone ainda pode afetar o desempenho nos modelos mais novos ou se outra coisa pode estar causando a lentidão.

Um iPhone lento geralmente não precisa de uma restauração de fábrica. Na maioria das vezes, o problema é pouco armazenamento utilizável, limitação de desempenho pela bateria ou alguma configuração em segundo plano consumindo recursos.

Espaço livre importa mais do que as pessoas pensam

Ter algum armazenamento sobrando não é a mesma coisa que ter armazenamento suficiente. O iOS precisa de espaço extra para arquivos temporários, dados de apps, atualizações, indexação e funcionamento geral do sistema. Um bom objetivo é manter cerca de 10 a 20 por cento do armazenamento total do telefone livre.

Então, se um iPhone de 256GB tem apenas 5GB disponíveis, isso tecnicamente ainda é espaço livre, mas não é muito espaço para trabalhar. O telefone precisa ficar movendo coisas o tempo todo só para fazer tarefas normais, como abrir apps, rolar a tela, digitar ou carregar fotos. É aí que ele começa a parecer travado.

Excluir alguns apps aleatórios ou algumas fotos antigas normalmente não será suficiente. O ideal é liberar espaço bastante para voltar a essa faixa de segurança.

O que realmente libera uma quantidade significativa de armazenamento

Rolar manualmente pela biblioteca do Fotos é demorado, e geralmente isso deixa passar os piores casos. Os maiores vilões de espaço costumam ser vídeos antigos, gravações de tela, fotos em sequência e pilhas de fotos quase idênticas tiradas no mesmo momento.

Clever Cleaner pode ajudar com isso. É grátis, não tem anúncios e não exige assinatura.

A maneira mais rápida de realmente liberar bastante espaço é:

1. Comece pela aba Heavies. Ela organiza sua mídia do maior para o menor e mostra o tamanho do arquivo de cada item. É aqui que você geralmente vai encontrar os vídeos gigantes e as gravações de tela esquecidas. Excluir alguns deles pode liberar mais espaço do que remover centenas de fotos normais.
  2. Depois, verifique a aba Similars. Ela agrupa fotos que são basicamente a mesma imagem, mesmo que não sejam duplicatas exatas. Ela escolhe automaticamente a Melhor Foto, para que você possa limpar as extras sem precisar analisar uma por uma.
  3. Depois disso, abra Fotos, depois Álbuns, depois Apagados Recentemente e escolha Apagar Tudo. Essa parte é fácil de ignorar. Fotos e vídeos excluídos ainda contam no seu armazenamento por 30 dias, a menos que você os remova de Apagados Recentemente.

O app faz o processamento no próprio iPhone, então suas fotos não estão sendo enviadas para outro lugar para limpeza.

Se o telefone ainda estiver lento depois de limpar o armazenamento

Depois que você tiver espaço livre suficiente novamente, verifique as outras causas comuns.

Atualização recente do iOS: Depois de uma grande atualização do iOS, o telefone pode passar alguns dias reindexando arquivos, reconstruindo dados de busca e analisando a biblioteca de fotos. Deixe-o conectado no Wi-Fi durante a noite por algumas noites. Se essa for a causa, normalmente ele volta ao normal sozinho.

Saúde da bateria: Vá em Ajustes - Bateria - Saúde da Bateria. Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o telefone pode limitar o desempenho para evitar desligamentos aleatórios. Nenhum app de limpeza ou ajuste de configuração resolve isso. A solução real é trocar a bateria.

Atualização em 2º Plano: Vá em Ajustes - Geral - Atualização em 2º Plano e desative. Alguns apps continuam se atualizando em segundo plano mesmo quando você não está usando ativamente, o que pode deixar o telefone mais lento.

Modo Pouca Energia: Se o Modo Pouca Energia estiver sempre ativado, o telefone está limitando o desempenho intencionalmente para economizar bateria. Desative quando a velocidade for mais importante para você do que a duração da bateria.

Cache do Safari: Vá em Ajustes - Safari - Limpar Histórico e Dados dos Sites. Isso pode ajudar se a lentidão estiver acontecendo principalmente ao navegar ou digitar no Safari.

Dicionário do teclado: Se a lentidão aparece principalmente ao digitar, tente Ajustes - Geral - Transferir ou Redefinir iPhone - Redefinir - Redefinir Dicionário do Teclado. Um dicionário de autocorreção muito carregado pode causar atrasos na digitação mesmo quando o armazenamento e a bateria estão em boas condições.

Melhor ordem para tentar as coisas

Limpe o armazenamento primeiro. Depois verifique a saúde da bateria. Em seguida, ajuste as configurações em segundo plano e do Safari ou do teclado. A restauração de fábrica deve ser o último recurso, não a primeira medida.

A quantidade exata de espaço livre importa aqui, porque estar quase sem espaço pode significar duas coisas bem diferentes. Se você tem 20GB livres em um celular de 512GB, eu procuraria outras causas primeiro. Se você tem 2GB livres, sim, até um iPhone mais novo pode começar a se comportar de forma estranha.

Os modelos mais novos são rápidos, mas ainda precisam de espaço para gravar arquivos de cache, descompactar atualizações de apps, salvar arquivos temporários, processar fotos e evitar que o iOS fique constantemente apagando e reconstruindo dados. Isso pode aparecer como atraso no teclado, apps demorando mais para abrir, Fotos engasgando ou pausas aleatórias. Tem menos a ver com o celular ser antigo e mais com o sistema não ter espaço para respirar.

Eu teria um pouco de cautela com apps de limpeza apenas no sentido de que eles não resolvem o celular inteiro. Eles podem ajudar você a encontrar vídeos grandes e fotos parecidas ou duplicadas mais rápido, o que é útil, mas o teste real é se você consegue liberar uma quantidade significativa de espaço e mantê-la livre. Depois de apagar coisas, esvazie Apagados Recentemente, reinicie o celular e então dê um pouco de tempo a ele. Se a lentidão melhorar dentro de um dia, o armazenamento provavelmente era uma parte importante do problema. Se não melhorar, então eu verificaria a saúde da bateria, a sincronização do iCloud e se um app específico é o verdadeiro problema.

Um telefone com 30GB livres que parece lento provavelmente está lidando com outra coisa, mas um telefone oscilando entre 500MB e 3GB livres pode absolutamente se comportar como se estivesse com defeito, mesmo sendo um modelo recente.

O chip mais novo não realmente salva você disso. O armazenamento cheio é mais como ficar sem espaço na mesa do que ter um processador lento. O telefone ainda pode ter bastante potência de CPU, mas o iOS não tem onde colocar com folga arquivos temporários, caches de apps, arquivos de atualização, versões editadas de fotos, anexos de mensagens e seja lá o que os Dados do Sistema estejam fazendo naquela semana. Isso pode criar essas pequenas pausas que você está descrevendo.

A ressalva que acho que as pessoas esquecem é que liberar espaço ao descarregar apps nem sempre é o mesmo que corrigir o problema. Descarregar pode fazer o número de armazenamento parecer melhor, mas na próxima vez que você abrir esse app ele terá que ser baixado de novo, e se sua conexão estiver ruim parece que o telefone ainda está lento. A mesma coisa com o recurso Otimizar Armazenamento do Fotos no iCloud. Ele economiza espaço local, mas navegar pelas Fotos pode parecer pior porque as versões completas precisam ser baixadas sob demanda.

Eu tentaria conseguir primeiro uma margem real, daquelas sem graça mesmo. Não 800MB. Não iOS dizendo que tenho 2,1GB então estou bem. Mais algo como 15GB a 25GB livres, se você conseguir, especialmente antes de decidir se o telefone tem outro problema. Se você tem um telefone de 128GB, até 10GB livres já é muito mais saudável do que viver no limite.

Uma forma mais rápida de testar:

1. Exclua ou mova vídeos grandes primeiro.
  2. Esvazie Apagados Recentemente no Fotos.
  3. Exclua podcasts baixados antigos, downloads do Netflix/YouTube/Spotify, mapas offline e anexos enormes de mensagens.
  4. Reinicie o telefone.
  5. Use-o por um dia antes de mudar outras cinco configurações.

Essa última parte importa. Se você libera espaço e instantaneamente começa a redefinir teclados, limpar o Safari, mudar a atualização em segundo plano e desinstalar apps aleatórios, você não vai saber o que resolveu.

Sou um pouco mais cético com apps de limpeza do que a resposta anterior, mas não porque eles sejam inúteis. Algo como Clever Cleaner pode ser útil para encontrar vídeos grandes e fotos parecidas rapidamente. Eu só não trataria qualquer app de limpeza como uma reparação mágica de desempenho. É uma ferramenta de organização. A correção de verdade ainda é abrir espaço suficiente e mantê-lo livre.

Antes de sair apagando agressivamente, verifique qualquer coisa que talvez não tenha backup: vídeos do WhatsApp, gravações de voz, arquivos salvos em No Meu iPhone, documentos baixados e anexos antigos do Mensagens. As pessoas liberam espaço em pânico e depois percebem que o que apagaram não estava no iCloud.

Se a lentidão acontece principalmente ao digitar, o armazenamento ainda pode estar envolvido, mas eu observaria padrões. Atraso no teclado em todos os apps aponta mais para pressão no sistema, pouco armazenamento ou um problema no teclado. Lentidão só no Instagram, Safari ou Mensagens pode ser o cache ou o comportamento de sincronização daquele app. Travamentos ao abrir o Fotos podem ser o Fotos tentando sincronizar, analisar ou baixar os originais.

Então sim, pouco armazenamento pode deixar um iPhone mais novo lento. Não é aquele tipo antigo de meu iPhone 6 está morrendo. É mais como se o iOS estivesse constantemente tropeçando em um armário lotado. Libere uma quantidade significativa, reinicie e então avalie. Se ele ainda travar com bastante espaço livre, aí saúde da bateria, um app com bug, sincronização do iCloud ou uma atualização ruim do iOS passam a ser suspeitos melhores.

Não espere que tudo pareça normal no minuto em que você apagar 3 GB. Se o telefone estava funcionando com quase nenhum espaço, o iOS pode precisar de um pouco de tempo depois da limpeza para reconstruir caches, terminar o processamento de fotos, sincronizar coisas do iCloud e parar de ficar removendo coisas em segundo plano o tempo todo. Reiniciar ajuda, mas eu ainda avaliaria isso depois de algumas horas ou no dia seguinte, não cinco minutos depois.

Concordo com o ponto geral de que os iPhones mais novos não são imunes. O chip rápido ajuda no processamento, mas isso não muda o fato de que os apps e o iOS precisam de espaço gravável. Onde eu seria um pouco mais específico é na parte do armazenamento dos apps. Às vezes o problema não é o tamanho do app em si, e sim Documentos e Dados dentro do app. Desinstalar um app temporariamente geralmente mantém esses dados, então isso pode não limpar a sujeira que você acha que limpou. Para apps como redes sociais, streaming, mapas ou mensageiros, apagar e reinstalar pode limpar muito mais, mas só faça isso se você souber quais dados têm backup ou estão armazenados com segurança na conta.

Eu tentaria sair primeiro da zona de perigo e depois parar de ajustar tudo. Se você conseguir pelo menos 10% de espaço livre, reiniciar, e a lentidão ainda estiver acontecendo em todo lugar, então eu olharia para a saúde da bateria, aquecimento, um teclado com problema ou algum app se comportando mal. Se a lentidão desaparecer na maior parte depois de liberar espaço, você tem sua resposta: o telefone não estava lento, só estava sem folga.