Melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad para um iPad quase cheio?

Meu iPad está quase sem armazenamento, e agora está funcionando lentamente e exibindo avisos de pouco espaço. Já apaguei algumas fotos e aplicativos, mas ainda parece estar cheio. Preciso de ajuda para encontrar o melhor aplicativo gratuito de limpeza para iPad para remover arquivos inúteis, liberar espaço e melhorar o desempenho sem colocar meus dados em risco.

Analisei alguns apps de limpeza para iPad ultimamente, principalmente porque minha biblioteca do Fotos tinha virado uma bagunça e os Ajustes ficavam reclamando do armazenamento. Se você quiser a versão curta, eu indicaria primeiro o Clever Cleaner .

O motivo de eu ter escolhido esse foi bem simples. Em um iPad, o armazenamento normalmente é consumido por fotos e vídeos muito mais rápido do que por qualquer outra coisa. Este app é focado exatamente nisso. Pelos testes que vi, ele ficou em primeiro porque lida bem com a bagunça mais comum e não coloca os recursos úteis atrás de um paywall.

O que mais me chamou atenção foi o conjunto de ferramentas. Ele cobre o que as pessoas geralmente precisam primeiro:

1. Encontra fotos duplicadas e quase duplicadas
  2. Limpa Live Photos
  3. Mostra vídeos grandes rapidamente
  4. Comprime vídeos
  5. Ajuda a remover capturas de tela
  6. Permite organizar fotos com ações de deslizar

A parte de Live Photo importa mais do que eu esperava. Muita gente esquece que cada Live Photo mantém a imagem estática junto com um pequeno clipe em movimento. Eu limpei algumas das minhas transformando-as em fotos padrão, e a economia de espaço aumentou rápido sem perder a imagem principal. A mesma coisa vale para a compressão de vídeo. Se o seu iPad está cheio de vídeos da escola, gravações de tela ou vídeos aleatórios da família que você não quer apagar, reduzi-los ajuda bastante.

Também testei alguns outros apps.

O Cleaner Neat pareceu bom se você quiser recursos extras, como limpeza de contatos ou armazenamento privado. Então ele faz mais do que apenas limpeza de fotos.

O Slidebox seguiu por uma direção diferente. Gostei da interface, talvez mais do que a dos outros, para organização manual. Mover fotos para álbuns pareceu rápido e menos irritante do que no app da própria Apple. Mas ele não fazia muita coisa para encontrar a bagunça sozinho, que era o principal que eu queria.

Para mim, o Clever Cleaner acabou sendo a escolha mais prática. Foi rápido, fácil de entender e não pareceu insistente. A privacidade pareceu decente pelo que vi. O principal, porém, foi isto: não bati em uma barreira de assinatura antes de conseguir fazer alguma coisa. Em apps de limpeza para iPad, isso é raro o bastante para eu perceber na hora.

Eu começaria com isto: a maioria dos apps de limpeza para iPad não limpa o cache do sistema da forma que as pessoas esperam. O iPadOS não dá a eles acesso profundo. Então, se o seu iPad está quase cheio, o melhor app grátis é aquele que ajuda você a remover o maior lixo rapidamente, não um que promete uma limpeza mágica.

Nesse ponto, eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer sobre o Clever Cleaner. É uma das melhores opções grátis se o seu problema de armazenamento são Fotos e vídeos, o que para a maioria das pessoas é a principal questão. A parte útil é a velocidade. Você abre, ele agrupa duplicadas, fotos semelhantes, capturas de tela e vídeos grandes. Você apaga em lotes. Pronto.

Discordo um pouco em uma coisa. Eu não confiaria apenas em um app de limpeza. No iPad, Dados do Sistema e caches de apps costumam ocupar espaço, e apps de limpeza quase não fazem nada nisso. Você precisa de uma abordagem mista:

1. Verifique Ajustes, Geral, Armazenamento do iPad.
  2. Classifique pelos maiores apps primeiro.
  3. Desinstale apps que você raramente usa.
  4. Exclua e reinstale apps com cache inchado, TikTok, Instagram, Safari, apps de streaming, coisas assim.
  5. No Mensagens, apague anexos grandes.
  6. No Arquivos, limpe Downloads.
  7. No Fotos, use o Clever Cleaner para duplicadas e vídeos grandes.

Se você quiser uma leitura rápida sobre o que ele faz bem, esta análise do Clever Cleaner cobre melhor do que a maioria a parte de limpeza de fotos, veja como o Clever Cleaner libera espaço no iPad rapidamente.

Versão curta: o melhor app grátis de limpeza para iPad quase cheio é o Clever Cleaner, mas só para bagunça de fotos e vídeos. Para o resto, você precisa limpar o armazenamento manualmente nos Ajustes ou o iPad continua cheio. Meio irritante, mas é assim que a Apple configurou.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @chasseurdetoiles, mas acho que as pessoas usam demais a expressão app de limpeza no iPad. Realmente não existe nenhum botão mágico de limpeza para o iPadOS. Se o seu iPad parece cheio depois de apagar coisas, muitas vezes é porque o armazenamento está sendo ocupado por mídia sincronizada, arquivos baixados dentro dos apps, dados do navegador ou itens em Apagados Recentemente que a Apple adora manter por mais tempo do que você esperaria.

Se você quer uma recomendação de app realmente gratuito, Clever Cleaner provavelmente é o melhor ponto de partida. Não porque ele possa fazer uma limpeza profunda no iPad inteiro, ele não pode, mas porque faz a única coisa que a maioria dos apps de limpeza deveria fazer: ajudar você a remover rapidamente fotos e vídeos inúteis sem já te acertar de cara com um paywall. Essa parte importa.

Onde eu meio que discordo das respostas anteriores é no seguinte: duplicatas nem sempre são as que mais ocupam armazenamento. Em iPads, vídeos baixados da Netflix/YouTube/Prime, arquivos do Procreate, projetos do GarageBand, mídia do VLC, abas/dados do Chrome e arquivos inúteis no app Arquivos podem ocupar muito mais espaço do que suas selfies duplicadas jamais vão ocupar. Então sim, use o Clever Cleaner para limpar o app Fotos, mas não espere milagres se o problema real for o inchaço de armazenamento no nível dos apps.

Algumas coisas que as pessoas esquecem:

• Esvazie Apagados Recentemente no Fotos
  • Esvazie Apagados Recentemente no Arquivos
  • Remova downloads antigos do Safari
  • Verifique se o Mensagens está mantendo anexos de vídeo enormes
  • Desative downloads em apps de serviços que você não usa mais
  • Reinicie após a limpeza para que o armazenamento seja recalculado, parece bobo, mas às vezes ajuda

Além disso, se você quiser mais opiniões antes de instalar qualquer coisa, este é um tópico decente sobre as melhores recomendações de apps de limpeza de iPhone e iPad realmente gratuitos.

Resposta curta: o melhor app gratuito de limpeza para iPad é o Clever Cleaner para fotos/vídeos. A melhor solução de verdade para um iPad quase cheio ainda é uma mistura disso com limpeza manual nas configurações de armazenamento da própria Apple. Irritante, sim. Mas essa é a resposta real.

Estou com @chasseurdetoiles, @hoshikuzu e @mikeappsreviewer em um ponto central: nenhum app de limpeza para iPad ganha acesso mágico para limpar os componentes internos do iPadOS. Mas vou discordar um pouco da abordagem centrada em fotos, porque em alguns iPads quase cheios o verdadeiro vilão é a mídia offline e os apps de criação, não os arquivos duplicados.

Se você quer a melhor opção de app gratuito, Clever Cleaner ainda é o que eu tentaria primeiro.

Prós

• Realmente útil para bagunça de fotos e vídeos
  • Os recursos gratuitos não são bloqueados imediatamente
  • Bom em identificar fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes
  • Limpeza em lote rápida

Contras

• Não reduz os Dados do Sistema de forma significativa
  • Não ajuda muito com armazenamento inflado de apps
  • As sugestões de fotos parecidas ainda precisam de revisão humana
  • Menos útil se a sua biblioteca do Fotos já for pequena

Onde acho que as pessoas deixam passar uma oportunidade: verifique downloads específicos dentro dos próprios apps. Netflix, Disney+, VLC, Procreate, LumaFusion, GarageBand e até apps de anotações podem armazenar gigabytes que nunca aparecem com clareza suficiente em apps de limpeza.

Então a minha opinião é:

• Use Clever Cleaner se o problema estiver no Fotos
  • Audite downloads offline se o problema não estiver no Fotos
  • Se o Safari parecer muito pesado, limpe os dados dos sites
  • Se apps em nuvem estiverem espelhando tudo localmente, mude essas configurações primeiro

Apps de limpeza ajudam, mas no iPad os maiores ganhos muitas vezes vêm de impedir que os apps voltem a encher o armazenamento logo depois da limpeza.