HDD de repente não pôde ser montado Erro de disenter do com.apple.diskmanagement

Meu HDD externo estava funcionando bem, depois de repente não montava no meu Mac e agora mostra um erro com.apple.diskmanagement.disenter. Preciso de ajuda para descobrir o que causou isso e como acessar meus arquivos com segurança novamente sem piorar a unidade.

Encontrei isso com um SSD externo há algum tempo. O Utilitário de Disco via a unidade, mas ela ficava acinzentada e mostrava o erro com.apple.DiskManagement.disenter. Pelo que vi, o macOS sabia que o hardware estava lá, mas algo impedia a montagem do sistema de arquivos.

O que causou isso no meu caso foi uma das bagunças de sempre. A unidade tinha sido removida sem ejetar, o sistema de arquivos tinha algum dano ou o macOS estava com uma verificação de disco em segundo plano travada e mantendo o volume como refém.

Esta é a ordem que segui, e isso me economizou algum tempo.

Comece pelo reparo travado

Se a unidade foi desconectada da forma errada, o macOS geralmente inicia o fsck em segundo plano. É o verificador de sistema de arquivos integrado. Bom na teoria. Ruim quando trava, porque o disco fica ali desmontado e você espera à toa.

Abra o Terminal e execute:

sudo pkill -f fsck

Pressione Enter, digite sua senha e não se preocupe quando não aparecerem caracteres enquanto você digita. O macOS faz isso.

Se o disco aparecer depois disso, pare de mexer nele e copie seus arquivos imediatamente. Estou falando sério. Se ele montar somente leitura, mais um motivo para agir rápido.

Execute o Primeiros Socorros em toda a pilha

O Utilitário de Disco esconde coisas por padrão, o que é irritante. Abra-o, clique em Visualizar e depois escolha Mostrar Todos os Dispositivos.

Depois disso, não comece pelo volume. Vá de cima para baixo.

1. Execute o Primeiros Socorros no disco físico.
  2. Depois execute no contêiner, se aparecer algum.
  3. Depois execute no volume.

Tive mais sorte fazendo nessa ordem porque o volume visível nem sempre era a verdadeira origem do erro. Às vezes a bagunça estava um nível acima. Também executei o Primeiros Socorros mais de uma vez. Parece bobo, mas já vi repetições corrigirem problemas de cabeçalho ou diretório quando a primeira execução não terminou de forma limpa.

Tente uma sessão de usuário limpa

Uma vez, o disco não era o principal problema. Minha sessão de login era. Saí da conta, entrei de novo e a unidade montou. Em outro Mac, testei com uma segunda conta de usuário e tive o mesmo tipo de resultado.

Então, saia da sua conta e entre novamente. Se você tiver outro usuário no mesmo Mac, teste lá também. Se a unidade montar na outra conta, seu perfil normal provavelmente está travado em permissões, preferências ou alguma falha da sessão.

Verifique o Time Machine

Esse me pegou de surpresa. Se a unidade já foi um destino do Time Machine, o macOS às vezes continua mexendo nela em segundo plano.

Vá em Ajustes do Sistema, desative os backups automáticos do Time Machine por enquanto e depois tente montar o disco novamente. Eu não pularia esta etapa se a unidade tiver qualquer histórico de backup.

Quando ele ainda se recusa a montar

Em algum momento, reparar deixa de ser inteligente e começa a ser arriscado. Se o disco continuar apresentando erro, eu mudaria do modo consertar para o modo tirar os dados.

Usei ferramentas como Disk Drill para esse tipo de caso. A ideia não é esperar o macOS montar o sistema de arquivos normalmente. Ele faz a varredura em um nível mais baixo e às vezes recupera arquivos ou reconstrói uma visualização utilizável das pastas mesmo quando o Finder não mostra nada.

Parte importante: recupere para outra unidade saudável. Não grave os arquivos recuperados de volta no mesmo disco com falha. É assim que as pessoas pioram um dia ruim. Pode perguntar como eu sei, rs.

Apague-o depois que seus arquivos estiverem seguros

Quando suas coisas importantes já estiverem copiadas para outro lugar, apague a unidade problemática e configure-a novamente no Utilitário de Disco.

Escolha o disco físico, clique em Apagar e depois selecione o formato com base em onde você o usa:

1. APFS para uso apenas em Macs modernos.
  2. Mac OS Expandedo Cronológico para configurações de Mac mais antigas.
  3. exFAT se a unidade precisar transitar entre macOS e Windows.

Se a unidade ficar principalmente no seu Mac, formatá-la no Mac funcionou melhor para mim.

A versão curta

Não entre em pânico. Não fique insistindo no Primeiros Socorros por uma hora enquanto a unidade piora. Se montar, copie primeiro. Se não montar, siga para a recuperação. Depois que seus dados estiverem seguros, apague e reformate o disco.

E sim, sempre ejete unidades externas antes de desconectá-las. Fiquei relaxado uma vez. A unidade me fez pagar por isso.

Se a unidade aparecer no Utilitário de Disco, mas gerar o erro com.apple.diskmanagement.disenter, eu olharia primeiro para a camada de conexão, não para o fsck primeiro como o @mikeappsreviewer fez.

Algumas causas que já vi:

1. Cabo USB com defeito ou alimentação fraca do hub USB.
  2. Falha da ponte SATA dentro do gabinete externo.
  3. Incompatibilidade do sistema de arquivos ou mapa de partição danificado.
  4. O macOS bloqueando a montagem porque o disco relata setores defeituosos.

Faça isto nesta ordem.

1. Conecte diretamente ao Mac.
    Sem hub. Sem dock. Sem cadeia de adaptadores, se puder evitar.

2. Troque o cabo.
    Isso resolve mais unidades mortas do que as pessoas admitem.

3. Teste outra porta e depois outro Mac.
    Se um segundo Mac mostrar o mesmo erro disenter, o problema está do lado da unidade.

4. Abra o Terminal e execute:
    diskutil list

Veja se os identificadores do disco e do volume aparecem. Depois execute:
diskutil info /dev/diskX

Substitua X pelo número do seu disco. Verifique:
Status SMART, se estiver exposto.
Personalidade do sistema de arquivos.
Estado somente leitura.
Tipo de mapa de partição.

1. Tente uma montagem manual:
    diskutil mountDisk /dev/diskX
    ou
    diskutil mount /dev/diskXsY

Se falhar, o macOS geralmente mostra um erro mais útil do que o Utilitário de Disco.

1. Verifique os logs do sistema:
    log show --last 10m | grep -i diskmanagement

Às vezes isso aponta para erros de E/S, falha de mídia ou problemas de partição.

Se o problema for o gabinete, retire o HDD e conecte-o com outro adaptador SATA para USB ou outro gabinete. Já tive falha na placa do gabinete enquanto o próprio disco estava bem. Irritante, mas comum.

Se o seu objetivo principal for recuperar os arquivos primeiro, pare de tentar gravações de reparo aleatórias depois de algumas tentativas. Examine o disco com o Disk Drill e recupere para outra unidade. Esse é o caminho mais seguro quando o erro de montagem continua voltando. Se quiser mais opiniões de compradores primeiro, leia as avaliações e classificações de usuários do Disk Drill.

Mais uma coisa que muita gente deixa passar. Se a unidade gira, faz cliques, para de girar ou demora uma eternidade para aparecer, isso parece mais problema de hardware do que do macOS. Nesse ponto, cada tentativa extra de montagem é um risco.

Eu acrescentaria uma coisa na qual nem @mikeappsreviewer nem @andarilhonoturno realmente insistiram o suficiente: verifique se a unidade está sendo montada, mas ocultada pelo Finder, e não realmente falhando. Parece bobagem, mas já vi HDDs externos mostrarem o erro disenter e ainda assim aparecerem em /Volumes ou no diskutil como montados somente para leitura.

Tente isto no Terminal:

ls /Volumes
mount
diskutil apfs list

Se você vir o nome do volume ali, o Finder pode ser o mentiroso aqui, não o disco.

Além disso, não se apresse em apagar/reformatar, a menos que os dados já estejam em segurança. As pessoas fazem isso rápido demais e depois agem chocadas quando os arquivos somem. Se o disco tem coisas importantes, faça primeiro um clone em nível de byte, se ele ainda ler alguma coisa:

sudo dd if=/dev/diskX of=/path/to/healthy/drive/image.dmg bs=4m

Lento? Sim. Entediante? Também sim. Mas é mais seguro do que ficar cutucando um disco morrendo repetidamente.

Outro ângulo: se isso começou logo depois de uma atualização do macOS, verifique se o sistema de arquivos é um que seu SO atual suporta totalmente. Discos HFS+ antigos, layouts exFAT estranhos ou ferramentas NTFS de terceiros podem acionar um comportamento de montagem esquisito. Já tive Paragon e drivers NTFS antigos causando um caos absoluto. Remova ou desative isso se estiver instalado.

Se o Utilitário de Disco e a montagem manual falharem, e a unidade fizer ruídos estranhos ou demorar uma eternidade para ser identificada, o problema pode ser falha física do hardware do disco, e não apenas uma falha de montagem do macOS. Nesse ponto, pare de “testá-lo” até a morte.

Para acessar os arquivos sem piorar as coisas, o Disk Drill é um próximo passo sólido. É uma das melhores opções de recuperação de dados para Mac no caso de discos rígidos externos que não montam, especialmente quando o Finder é inútil, mas o dispositivo ainda aparece no nível do dispositivo.

Se você quiser outra perspectiva sobre sintomas de falha em unidade externa, vale dar uma olhada:
disco rígido externo não aparece e o que isso geralmente significa

Versão curta: verifique se ele está realmente desmontado, evite gravações, faça um clone se possível e depois recupere os arquivos antes de tentar “correções”. Essa ordem importa. Muito.

Um ângulo que falta em @andarilhonoturno, @suenodelbosque e @mikeappsreviewer: verifique se a unidade está acionando a lógica de privacidade e propriedade do macOS, não apenas falhando eletricamente ou estruturalmente.

No Terminal, inspecione o motivo bruto da recusa de montagem:

diskutil unmountDisk force /dev/diskX
sudo mkdir /tmp/testmount
sudo mount -t auto /dev/diskXsY /tmp/testmount
echo $?

Se isso retornar “Operação não permitida” ou erros relacionados a propriedade, verifique também:

sudo diskutil enableOwnership /dev/diskXsY

Outra verificação útil é spam de E/S no nível do kernel:

log stream --predicate 'eventMessage contains[c] 'I/O' or eventMessage contains[c] 'disk' --info

Na verdade, discordo um pouco da abordagem de continuar tentando o Primeiros Socorros. Tentativas repetidas de reparo em um HDD instável podem desperdiçar as poucas leituras boas que ainda restam. Se o SMART estiver ruim, a unidade estiver lenta para ser detectada ou o Console mostrar erros de E/S, mude as prioridades imediatamente: clone ou recupere primeiro.

Se ele estava criptografado antes, teste se o FileVault ou os metadados de criptografia APFS são o verdadeiro bloqueio:

diskutil apfs list

Às vezes o contêiner está bom, mas o volume não desbloqueia automaticamente.

Para recuperação, o Disk Drill é uma opção razoável se o disco ainda for detectado. Prós: fluxo de varredura fácil, bom para encontrar arquivos quando o Finder é inútil, suporte de visualização decente. Contras: não faz milagres em unidades com falha mecânica, os tempos de varredura podem ser longos, e a qualidade da recuperação ainda depende de quão legível o disco está.

Então, minha ordem seria: verificar casos extremos de permissões/criptografia, acompanhar os logs ao vivo, evitar reparos repetidos em um HDD com cliques ou lento e, em seguida, usar o Disk Drill ou um fluxo de clonagem antes de qualquer apagamento.