Filmagens perdidas após exclusão, a recuperação da GoPro é possível?

Apaguei acidentalmente imagens importantes da GoPro do meu cartão SD antes de fazer backup, e agora estou tentando descobrir se a recuperação ainda é possível. Os vídeos eram de uma viagem que não posso recriar, então realmente preciso de ajuda com os melhores métodos de recuperação da GoPro, ferramentas de recuperação de cartão SD ou passos para evitar piorar a perda de dados.

Eu já passei por isso e, sim, perder clipes da GoPro pode acabar com o seu dia rapidinho, especialmente quando são de uma viagem ou de uma gravação que você não vai repetir.

O primeiro passo é simples. Não piore a situação.

Faça isto primeiro

Pare de usar o cartão SD agora mesmo.

Não grave nada novo nele. Não o formate. Não execute aplicativos de reparo aleatórios. Gravações da GoPro apagadas ou formatadas muitas vezes permanecem no cartão até que novos dados sejam gravados por cima. Cada gravação extra reduz suas chances.

Antes de mexer em um software de recuperação, eu verificaria as coisas óbvias que as pessoas costumam ignorar:

1. Armazenamento em nuvem da GoPro, se sua assinatura estiver ativa e o upload automático estiver ativado.
  2. Lixeira ou Excluídos recentemente na sua conta GoPro.
  3. Se a própria câmera oferece a opção de reparar o arquivo depois que você reinsere o cartão.
  4. Um leitor de cartão diferente, outra porta USB ou outro computador.
  5. Se o cartão aparece no Gerenciamento de Disco no Windows ou no Utilitário de Disco no Mac.

Se o cartão não aparecer em lugar nenhum, continuar perdendo a conexão ou parecer fisicamente danificado, eu pararia por aí e procuraria uma assistência de recuperação. Soluções caseiras costumam fazer você perder tempo nesses casos.

Por que as imagens da GoPro são mais difíceis do que a recuperação de fotos

Muitas pessoas tratam a recuperação de vídeo como recuperação de fotos. Não é o mesmo trabalho.

As câmeras GoPro geralmente gravam vídeos em partes espalhadas pelo cartão. Após exclusão ou formatação, muitos aplicativos de recuperação encontram pedaços do arquivo, mas falham quando chega a hora de reconstruir tudo. Você acaba com um nome de arquivo MP4, talvez até com o tamanho certo, e ainda assim ele não abre. Ou reproduz até a metade e depois para.

É por isso que a recuperação da GoPro sempre foi um cantinho estranho da recuperação de dados.

Por muito tempo, as pessoas confiaram em ferramentas como GoProRecovery e CnW Recovery. Elas já não existem mais. A abordagem de reconstrução de vídeo delas acabou incorporada ao modo Advanced Camera Recovery do Disk Drill e, pelo que vi, essa é a parte que ainda recebe manutenção.

O que eu tentaria primeiro

Se o cartão da GoPro foi apagado, formatado ou sofreu corrupção de arquivos, eu começaria com Disk Drill e usaria a Recuperação Avançada de Câmera.

A diferença aqui é importante. Uma verificação normal procura arquivos excluídos. Este modo tenta reconstruir gravações fragmentadas da câmera em algo reproduzível. Para vídeos da GoPro, isso importa muito mais do que as pessoas imaginam.

As etapas são bem simples no Windows e Mac:

1. Retire o cartão SD da GoPro.
  2. Conecte-o ao computador com um leitor de cartões.
  3. Abra o Disk Drill.
  4. Selecione o cartão de memória.
  5. Escolha Recuperação Avançada de Câmera.
  6. Execute a verificação.
  7. Visualize os vídeos encontrados.
  8. Salve os arquivos recuperados em outra unidade, não de volta no mesmo cartão.

A parte da visualização importa. Gostei de poder verificar se o clipe recuperado era reproduzível antes de salvar um monte de arquivos inúteis.

Se o cartão parecer instável, faça primeiro um backup byte a byte. Verifique o backup, não o original. Faço isso sempre que um cartão apresenta falhas. Menos estresse para o cartão, e você ainda fica com uma cópia completa para trabalhar caso a primeira tentativa dê errado.

Quando eu pararia e chamaria um profissional

Um software de recuperação funciona bem com exclusão acidental, formatação rápida e muitos casos de corrupção lógica.

Eu entregaria para um serviço de recuperação se alguma destas situações estiver acontecendo:

1. O cartão está fisicamente danificado
  2. Nenhum computador detecta o cartão
  3. O cartão desconecta durante a varredura
  4. A câmera mostra erros de SD relacionados ao hardware
  5. As gravações são importantes o suficiente para que você não possa arriscar uma tentativa caseira malfeita

Esses casos geralmente exigem ferramentas de hardware e trabalho de laboratório, não software para desktop.

Se foi uma exclusão ou uma formatação rápida, suas chances ainda são razoáveis. Já vi esses casos serem recuperados sem problemas quando o cartão não foi muito usado depois. Se nada novo foi gravado por cima das gravações ausentes, ainda há uma boa chance de recuperá-las. apesar do erro de digitação, o principal é a rapidez. Pare de usar o cartão e trabalhe a partir daí.

Sim, a recuperação ainda é possível se você parou de usar o cartão rápido o suficiente.

Concordo com @mikeappsreviewer no ponto principal: pare de gravar qualquer coisa nesse cartão SD. Onde eu discordo um pouco é no seguinte. Eu não passaria muito tempo testando o cartão em diferentes dispositivos se a filmagem for muito importante. Cada montagem, varredura e nova tentativa na câmera acrescenta estresse, especialmente em um cartão fraco.

O que eu faria em seguida:

1. Faça uma imagem do cartão primeiro.
    Se o seu computador conseguir lê-lo, clone o cartão SD inteiro para um arquivo de imagem e trabalhe a partir dessa cópia. Em cartões instáveis, isso é mais importante do que partir direto para a recuperação.

2. Verifique se os clipes foram divididos.
    A GoPro costuma gravar vídeos longos como vários capítulos, como GX010123.MP4, GX020123.MP4. As pessoas acham que a filmagem sumiu quando um segmento está faltando e o restante ainda está lá.

3. Procure arquivos órfãos e resultados de recuperação RAW.
    Clipes apagados da GoPro nem sempre voltam com nomes limpos ou estrutura de pastas organizada. Pesquise por tamanho de arquivo e tipo de arquivo. Arquivos .mp4 grandes com nomes estranhos valem o teste.

4. Tente uma ferramenta feita para recuperação de mídia.
    O Disk Drill é uma das melhores opções para recuperação de vídeo de cartão SD da GoPro, principalmente porque lida melhor com mídia de câmera do que ferramentas genéricas de recuperação de arquivos apagados. Se a recuperação normal de arquivos falhar, as opções de varredura mais profunda dele valem a tentativa.

5. Teste a reprodução no VLC primeiro.
    O Windows Media Player falha com MP4s danificados o tempo todo. O VLC às vezes reproduz arquivos parciais que outros apps rejeitam. Se um clipe abrir mas travar, fazer o remux pode salvá-lo.

Mais uma coisa. Se o cartão estava cheio e você gravou mesmo que apenas alguns clipes novos depois da exclusão, as chances de recuperação caem rápido. Em mídia flash, blocos sobrescritos se foram. Não há truque que conserte isso.

Se você quiser uma referência visual rápida sobre recuperação de vídeo em cartão de memória, isto ajuda:
Dicas de recuperação de filmagem da GoPro e de cartão de memória

Se o cartão estiver ilegível, pedir para formatar ou cair durante as varreduras, pule o faça você mesmo e envie para um laboratório. Esse é o ponto em que as pessoas pioram a situação.

Se a exclusão aconteceu recentemente, ainda há uma chance real. Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @techchizkid, mas eu acrescentaria uma coisa que as pessoas costumam ignorar: às vezes a filmagem é “excluída” apenas do índice, enquanto os pedaços reais do vídeo ainda estão lá. Isso significa que a recuperação pode funcionar mesmo quando o cartão parece vazio.

O que eu verificaria e que eles não aprofundaram de verdade:

• Coloque o cartão em uma máquina Linux, se puder. Às vezes o macOS/Windows se comporta de forma estranha com cartões SD e o Linux lê a partição de forma mais limpa.
  • Procure pastas ocultas como MISC, DCIM e quaisquer variantes de 100GOPRO / 101GOPRO. Já vi clipes sobreviverem em estados estranhos de pasta.
  • Se os MP4s recuperados não abrirem, tente fazer remux com ffmpeg em vez de assumir que estão perdidos:
    ffmpeg -i broken.mp4 -c copy fixed.mp4
    Esse truque salva mais arquivos “corrompidos” do que as pessoas imaginam.
  • Verifique os carimbos de data e hora dos arquivos. Os arquivos em capítulos da GoPro podem fazer parecer que um clipe enorme sumiu quando apenas um segmento foi apagado.

Eu discordo um pouco de partir direto para um laboratório se o cartão é legível, mas instável. Se ele ainda monta, fazer uma imagem com cuidado mais uma passada sólida com Disk Drill é razoável antes de gastar dinheiro com laboratório. Se ele desaparecer no meio da leitura, aí sim, pare.

Além disso, se você precisar de mais exemplos de outras pessoas lidando com perda de vídeo em cartão SD, vale a pena dar uma olhada rápida neste tópico:
como as pessoas recuperaram vídeos após formatar acidentalmente um cartão SD

Versão curta: sim, a recuperação de GoPro é possível, especialmente após uma exclusão simples. As melhores chances são se você parou de usar o cartão rapidamente e recuperou para outra unidade, não de volta para o cartão SD.

Um ângulo que falta de @techchizkid, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer: verifique a integridade do cartão antes de confiar em qualquer resultado de varredura. Se o cartão SD estiver apresentando erros de leitura, os arquivos recuperados podem parecer “encontrados”, mas ainda assim serem lixo. No Windows, uma verificação no estilo SMART é limitada para cartões SD, mas até um teste lento de leitura completa pode dizer se o cartão está falhando.

Eu também não colocaria o cartão de volta na GoPro para ver se ela “repara” alguma coisa, a menos que você esteja okay com algum risco. Câmeras não são ferramentas de recuperação. Às vezes, elas reescrevem metadados.

Se o cartão estiver legível, faça uma imagem e depois faça a recuperação somente a partir dessa imagem. Depois disso, classifique os arquivos recuperados por tamanho. MP4s pequenos geralmente são lixo. Os arquivos grandes são seus verdadeiros candidatos.

Sobre o Disk Drill especificamente:

Prós

• Bom para encontrar mídia de câmera excluída
  • A visualização é útil
  • Pode trabalhar a partir de uma imagem de disco
  • Melhor com vídeo fragmentado do que muitos aplicativos básicos de recuperação de arquivos excluídos

Contras

• Varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
  • Não faz milagres se os blocos tiverem sido sobrescritos
  • Pode ser lento em cartões grandes
  • O custo da licença pode pesar se você só precisar de uma recuperação

Se o Disk Drill não encontrar clipes reproduzíveis, tente uma segunda ferramenta depois de criar a imagem, não antes. Scanners diferentes extraem fragmentos diferentes. A recuperação é possível, mas o verdadeiro fator decisivo é se algo gravou nesse cartão após a exclusão.