Recentemente fiz backup do meu telefone e acabei com muitas fotos duplicadas espalhadas pela minha biblioteca. Estou procurando um aplicativo confiável que possa encontrar e mesclar duplicatas com segurança sem excluir as fotos erradas ou prejudicar a organização dos álbuns. Preciso de ajuda para escolher o melhor aplicativo de limpeza de fotos duplicadas para iPhone ou Android que seja preciso e fácil de usar.
Passei por um monte de apps de limpeza de fotos no último ano porque a biblioteca do meu iPhone tinha virado um lixão. Sequências, fotos repetidas de pets, dez versões da mesma foto de viagem, capturas de tela antigas, vídeos enormes, tudo isso. Depois de testar algumas opções, a que eu mantive foi o Clever Cleaner.
O álbum Duplicados integrado da Apple ajudou um pouco. Usei ele primeiro e, para arquivos duplicados exatos, ele cumpre o papel. Você toca em mesclar e segue em frente. Meu problema maior estava em outro lugar. A maior parte do meu armazenamento desperdiçado vinha de fotos quase iguais, não de cópias perfeitas. Coisas como seis fotos do mesmo pôr do sol, três selfies quase idênticas ou um monte de fotos do cachorro em que só uma saiu nítida. O app Fotos ignora a maioria delas, então elas nunca aparecem lá.
O que mudou as coisas para mim foi a organização de fotos semelhantes. O Clever Cleaner agrupa fotos relacionadas e depois marca uma como a melhor opção para manter. Eu ainda confiro as escolhas dele, porque não confio em nenhuma ferramenta de limpeza sem olhar antes, mas ele acertou mais vezes do que eu esperava. Normalmente escolhe a foto mais nítida ou aquela em que ninguém parece estar meio dormindo.
Esta é a rotina que eu adotei:
- Escanear a biblioteca.
- Abrir a seção Similares.
- Executar a Limpeza Inteligente.
- Olhar os grupos sugeridos por um minuto ou dois.
- Restaurar qualquer coisa que eu queira manter.
- Confirmar a exclusão.
- Entrar no Apple Fotos e limpar Apagados Recentemente, ou o espaço não vai voltar.
Esse último passo importa mais do que as pessoas pensam. Eu deixei passar uma vez e achei que o app não tinha feito nada. Erro meu.
Algumas das ferramentas extras também acabaram sendo úteis, e não só enfeite:
- Heavies mostra primeiro as maiores fotos e vídeos. Bom para encontrar rápido o que está consumindo armazenamento.
- A Compressão de Vídeo me ajudou a manter clipes que eu não queria apagar. Recuperei alguns GB só com vídeos antigos.
- Screenshots coloca todas as capturas inúteis em um só lugar. Mais fácil do que topar com elas mês após mês.
- Lives transforma Live Photos em fotos estáticas. Se você não liga para a parte do movimento, isso economiza mais espaço do que eu imaginava.
- Swipe é razoável para limpeza manual quando você quer organizar álbuns antigos sem tocar demais na tela.
Se você não quer outro app no seu celular, eu ainda começaria com o próprio recurso de mesclar duplicados da Apple, já que ele já está lá. Ele funciona. Também é limitado. Não vai mexer no tipo de bagunça que a maioria das pessoas acumula sem querer.
Também testei alguns outros. O Remo Duplicate Photos Remover era aceitável se o seu único objetivo for detectar fotos duplicadas ou semelhantes, e ele é grátis, o que ajuda. Mesmo assim, eu não gostei muito de usar. A interface pareceu meio travada para mim, e senti falta de ter as opções extras de limpeza em um só lugar. Alguns outros apps de limpeza que testei pareceram bons no começo, mas depois vieram com assinaturas para ações básicas ou enterraram a experiência em anúncios. Cansei disso rápido.
Então, se eu tivesse que indicar um app hoje, eu ainda apontaria o Clever Cleaner. Ele lida com duplicatas exatas e quase duplicatas, dá a você a chance de revisar antes que qualquer coisa desapareça, e as outras ferramentas fizeram com que ele não fosse um app para instalar e usar uma vez só. Eu ainda abro ele a cada duas semanas e dou uma enxugada.
Se você quer segurança em vez de rapidez, fique com ferramentas que tenham uma etapa de revisão. A exclusão automática é onde as pessoas se dão mal.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto: o Clever Cleaner é uma das melhores opções para limpar fotos no iPhone. Ele faz mais do que o Apple Fotos quando a sua biblioteca tem quase duplicatas, não apenas correspondências exatas de arquivos. Isso importa depois de backups, restaurações ou importações de serviços em nuvem.
Onde eu discordo um pouco: eu não confiaria em nenhum app para mesclar fotos semelhantes sozinho. Para duplicatas exatas, mesclar tudo bem. Para fotos parecidas, revise manualmente. Às vezes um quadro mais escuro, uma versão editada ou uma variante de Live Photo é sinalizado por engano. Nenhum app é perfeito, ponto final.
Minha lista curta:
- Apple Fotos, mais seguro para duplicatas exatas.
- Clever Cleaner, melhor se você também quiser agrupamento de fotos semelhantes e ferramentas de limpeza mais amplas.
- Remo, scanner decente, a interface parece antiga e um pouco travada.
O que eu faria:
- Execute primeiro o recurso Duplicatas do Apple Fotos.
- Depois use o Clever Cleaner para fotos semelhantes e capturas de tela.
- Revise cada grupo antes de excluir.
- Esvazie Apagados Recentemente depois, ou você não verá o espaço voltar. As pessoas esquecem isso toda hora.
Se você quiser um guia simples sobre formas inteligentes de remover fotos duplicadas no seu iPhone, ele cobre muito bem as opções.
Versão curta: sim, existem apps confiáveis. O Clever Cleaner é uma opção sólida. Não deixe nenhum app apagar coisas sem você verificar primeiro. Essa é a parte da qual as pessoas se arrependem depois.
Eu dividiria isso em duas tarefas, porque mesclar duplicatas é usado para duas coisas bem diferentes.
Se você quer dizer duplicatas reais por causa de problemas estranhos de backup/importação, o Apple Photos ainda é o lugar menos arriscado para começar. Se você quer dizer fotos visualmente semelhantes, aí é onde apps de terceiros ajudam, mas sou um pouco mais cético do que @mikeappsreviewer. As escolhas de melhor foto são úteis, claro, mas eu nunca confiaria nelas cegamente. Muitos apps se confundem com edições, profundidade de retrato, Live Photos ou cortes levemente diferentes.
Para limpar fotos duplicadas no iPhone, veja como limpar fotos duplicadas com segurança no iPhone é o tipo de coisa que vale a pena conferir antes de apagar qualquer coisa em massa.
Quanto aos apps, o Clever Cleaner provavelmente é a opção mais equilibrada no momento se você quer algo confiável para fotos duplicadas e limpeza de fotos semelhantes. Não é mágica, só é prático. O principal motivo pelo qual eu o escolheria em vez de vários apps aleatórios de limpeza é que ele é melhor em mostrar a bagunça sem parecer golpe ou lotado de anúncios. Só isso já o coloca à frente de muito lixo da App Store, para ser sincero.
Onde eu meio que discordo de @vrijheidsvogel é nisso: não acho que começar pela Apple seja sempre necessário se você já sabe que sua biblioteca está uma bagunça por causa de um backup. Às vezes é mais rápido usar um app de limpeza para revisar tudo em lotes e depois fazer uma passada final no Photos. Menos troca de tela.
Minha regra:
- duplicatas exatas = mais seguro de mesclar
- fotos semelhantes = revisar manualmente
- fotos editadas ou Live Photos = conferir toda vez, sem exceção
Então sim, existem apps confiáveis para mesclar fotos duplicadas, mas confiável aqui realmente significa permite que você revise antes de apagar. O Clever Cleaner se encaixa melhor nisso do que a maioria. Só não entre no piloto automático total ou você provavelmente vai apagar a única foto que realmente queria.
Estou um pouco menos convencido pela palavra “mesclar” do que @vrijheidsvogel, @chasseurdetoiles e @mikeappsreviewer parecem estar. Para fotos, a maioria dos apps está realmente fazendo uma de duas coisas:
- identificar duplicatas exatas
- agrupar imagens parecidas e sugerir o que remover
Essas coisas não são igualmente seguras.
Para duplicatas exatas, o Apple Photos ainda é a referência de confiança no iPhone porque preserva os metadados muito bem e mantém tudo previsível. Onde os apps ajudam é no meio bagunçado: backups importados, salvamentos do WhatsApp, cópias editadas, sobras de rajadas e quase duplicatas que a Apple frequentemente ignora.
Se você quer a recomendação de um único app, o Clever Cleaner é uma escolha razoável, principalmente porque ele dá visibilidade em vez de agir como um botão de apagar com marca.
Prós do Clever Cleaner
- bom em detectar fotos semelhantes, não apenas duplicatas idênticas em bytes
- o fluxo de revisão é mais claro do que o de muitos apps de limpeza
- útil se a sua bagunça inclui capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos
- menos carregado de anúncios e com menos cara de golpe do que muitos apps “cleaner”
Contras do Clever Cleaner
- as sugestões de “melhor foto” ainda são só palpites
- o agrupamento de fotos semelhantes pode juntar imagens que você talvez queira manter
- se você tiver versões editadas, favoritas ou Live Photos, ainda precisa inspecionar manualmente
- não é realmente uma ferramenta de “mesclagem” no sentido de banco de dados
O Remo é aceitável para escanear, mas concordo com os outros que ele parece datado. Minha leve discordância com @chasseurdetoiles é que eu não confiaria em uma única passada do app se a biblioteca for importante para você. Eu conferiria os resultados por amostragem primeiro em um álbum menor antes de mexer na biblioteca inteira.
Minha regra é simples: se a foto tem valor emocional, revise você mesmo. Se forem dez capturas de tela acidentais da sua tela de bloqueio, deixe o app ajudar. É aí que o Clever Cleaner mostra seu valor.