O armazenamento do meu iPhone continua enchendo mesmo depois que eu apago aplicativos, fotos e vídeos. Os dados do sistema e outro armazenamento parecem crescer de novo rapidamente, e agora não consigo atualizar o iOS nem salvar novas fotos. Preciso de ajuda para descobrir o que está fazendo o armazenamento do meu iPhone continuar enchendo e como liberar espaço de vez.
Encontrei isso algumas vezes ajudando parentes, e o padrão era quase sempre o mesmo. O armazenamento do iPhone não disparou por alguma falha misteriosa. Foi aumentando aos poucos. Alguns vídeos salvos aqui, anexos de mensagens ali, lixo aleatório de apps em segundo plano, e então um dia o telefone começa a reclamar de pouco espaço.
A primeira coisa que eu faria seria verificar a divisão antes de remover qualquer coisa. Abra Ajustes → Geral → Armazenamento do iPhone e espere um pouco. Se você sair rápido demais, os números ficam incompletos. Quando terminar de carregar, você verá o que está ocupando o espaço: Fotos, Apps, Mensagens ou outra coisa.
Se Apps estiver perto do topo, comece pelos maiores. Eu sempre via Instagram, TikTok, Spotify, Netflix e apps de chat acumularem uma quantidade absurda de mídia em cache. Coisas que você assistiu uma vez ainda ficam lá. O mesmo vale para arquivos temporários. Se você não mexe em um app há meses, descarregue-o ou remova-o. A Apple adicionou a opção Desinstalar Apps Não Usados por um motivo, e sim, isso ajuda.
Mensagens é outra coisa que as pessoas deixam passar. Conversas antigas do iMessage mantêm cada imagem, clipe, GIF, nota de voz e anexo de arquivo, a menos que você os limpe. Já vi alguns grupos longos ocuparem vários gigabytes sozinhos. Sem exagero.
Depois verifique o que foi baixado. Essa parte costuma ser ignorada porque fica escondida. Músicas baixadas, episódios de podcast, downloads da Netflix, downloads do YouTube, PDFs e arquivos esquecidos no app Arquivos ficam todos no telefone. Eles não aparecem de forma óbvia na Tela de Início, então as pessoas esquecem que estão lá.
Se Fotos for o principal vilão do armazenamento, a limpeza fica mais lenta. É aqui que eu normalmente vejo a bagunça. Não toneladas de duplicatas exatas. Mais como fotos quase idênticas sem fim, capturas de tela, Live Photos, restos do modo contínuo e vídeos enormes espalhados por anos de uso.
Para essa parte, eu usaria o Clever Cleaner.
Pequena dose de realidade. Ele não vai limpar lixo do sistema nem entrar dentro de outros apps. A Apple não permite que apps de terceiros mexam na maior parte disso. O que ele faz bem é cuidar da biblioteca de fotos, que muitas vezes já é o principal problema.
O que me chamou atenção quando testei:
- Encontra fotos semelhantes, não apenas correspondências exatas
- Agrupa capturas de tela para você limpá-las rapidamente
- Mostra primeiro seus maiores arquivos de mídia
- Transforma Live Photos em fotos estáticas normais
- Escolhe a foto com mais chance de ser a melhor em um lote de imagens parecidas
A varredura de fotos semelhantes importa mais do que parece. O álbum Duplicatas integrado da Apple é exigente. Ele pega cópias exatas e deixa passar a maioria das quase iguais. No uso normal, é nas quase iguais que muito espaço se perde. Cinco fotos do mesmo recibo, oito fotos do cachorro piscando, vinte capturas de tela do mesmo mapa de rota. Isso se acumula. E rápido.
Teve uma coisa de que gostei em especial. Você ainda aprova as exclusões por conta própria. O app aponta o lixo, mas você escolhe o que sai. Prefiro isso a apps tentando ser espertos e apagando coisas sozinhos.
Então a ordem que eu seguiria é simples. Verifique Armazenamento do iPhone. Limpe o desperdício óbvio dos apps. Apague anexos antigos de mensagens. Remova downloads esquecidos. Depois, se Fotos ainda estiver no topo do gráfico, use o Clever Cleaner para a biblioteca de mídia. Pela minha experiência, é aí que normalmente volta a maior parte do espaço, e o aviso de armazenamento para de aparecer dia sim, dia não.
Sim, isso é normal até certo ponto. O armazenamento do iPhone tende a se encher novamente porque o iOS reconstrói caches, logs, miniaturas, índices do Spotlight e bancos de dados de mensagens depois que você apaga coisas. O crescimento dos Dados do Sistema é comum. A parte que não é normal é quando isso cresce tanto que você não consegue atualizar ou tirar fotos.
Eu discordaria um pouco de @mikeappsreviewer em um ponto. Apagar apps nem sempre é a melhor primeira medida. Alguns apps deixam os dados da sua conta no iCloud, e o iOS vai armazenar em cache o conteúdo novamente após a reinstalação de qualquer forma. A melhor primeira medida é fazer uma redefinição controlada daquilo que o iOS recria.
Tente nesta ordem.
- Reinicie o iPhone. É simples, mas limpa arquivos temporários.
- Verifique o Safari. Limpe o Histórico e os Dados dos Sites.
- Remova arquivos antigos de atualização do iOS em Ajustes, Geral, Armazenamento do iPhone, se houver algum listado.
- Desative por um minuto os recursos do iPhone que sincronizam muito armazenamento e depois ative novamente. Fotos, Mensagens no iCloud, Mail. Isso força uma nova indexação e às vezes reduz os Dados do Sistema.
- Exclua anexos grandes do Mail removendo e adicionando novamente a conta de e-mail.
- Se o armazenamento ainda parecer com problema, faça um backup no iCloud ou no Finder e depois faça um backup criptografado e restaure. Esta é a correção mais rápida para Dados do Sistema inchados que já vi.
Para fotos, use o Clever Cleaner se a sua biblioteca for o principal problema. É um ótimo app de limpeza para iPhone para fotos duplicadas, fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes. A limpeza integrada da Apple deixa passar muitas quase duplicatas. Isto ajuda: veja como limpar o armazenamento do iPhone rapidamente
Mais uma coisa que muita gente esquece. As fotos apagadas ainda ficam em Apagados Recentemente por 30 dias. Esvazie essa pasta também.
Sim, até certo ponto isso é normal. O que não é normal é quando continua voltando com tanta força que você não consegue atualizar o iOS nem tirar uma foto do seu almoço.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer e @suenodelbosque disseram, mas acho que as pessoas focam demais em apagar coisas óbvias e de menos no que se baixa silenciosamente de novo. Se você usa Fotos do iCloud, Mensagens no iCloud, Mail ou apps de streaming, seu celular pode encher de novo porque a sincronização puxa miniaturas, anexos e dados em cache de volta. Então você apaga 3 GB e depois fica se perguntando por que 2,2 GB voltaram rastejando pra casa rs.
Algumas coisas que eu verificaria e que não receberam atenção suficiente:
- Inchaço do app Mail. Algumas contas Exchange/Gmail armazenam muita coisa localmente em cache.
- Memorandos de Voz. Um consumidor de armazenamento sorrateiro.
- Mídia do WhatsApp/Telegram dentro dos próprios apps.
- Salvamentos offline da Lista de Leitura do Safari.
- App Arquivos, especialmente Downloads e Em Meu iPhone.
- App Podcasts. Aquilo acumula episódios como um dragão.
Além disso, se os Dados do Sistema estiverem enormes, às vezes a solução mais rápida é realmente atualizar por um computador com o Finder ou fazer um backup + restauração. Irritante, sim. Mas isso pode eliminar lixo de cache corrompido que nunca é limpo direito.
Para limpar fotos, o Clever Cleaner vale a pena se sua biblioteca estiver uma bagunça de fotos parecidas, capturas de tela e vídeos gigantes. Ele não vai apagar magicamente o verdadeiro lixo do sistema, mas é bom para a parte que a maioria das pessoas realmente controla. Melhor do que ficar passando manualmente por 14.000 fotos que você esqueceu que existiam.
E se você quiser uma boa lista em os melhores apps de limpeza com IA para liberar armazenamento no iPhone, isso também é um ponto de partida útil.
Mais uma coisinha: veja se seu espaço livre está abaixo de 5 GB. Os iPhones ficam estranhos e travados com o armazenamento quando estão tão cheios. Nesse ponto, até apagar coisas pode parecer… demorado ou falso.
Eu discordaria um pouco de @suenodelbosque, @sognonotturno e @mikeappsreviewer em um ponto: se o armazenamento volta a encher rápido, nem sempre é apenas o Sistema ocupando espaço de forma estranha. Às vezes, o verdadeiro culpado é a falha ao descarregar apps. O iOS pode deixar para trás Documentos e Dados de apps que você apagou, especialmente apps sociais, de edição e de mensagens.
Verifique em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e toque em alguns apps apagados ou descarregados, se eles ainda aparecerem esmaecidos. Também procure por:
- mapas baixados no Apple/Google Maps
- arquivos de projeto do GarageBand, iMovie e CapCut
- gravações de voz antigas no Gravador
- downloads do app Livros
- downloads ocultos do navegador em Arquivos
Outra correção frequentemente ignorada: desative o Modo de Pouca Energia, conecte o aparelho na tomada, conecte-se ao Wi-Fi e deixe o telefone bloqueado por uma ou duas horas. Às vezes, o iOS adia a limpeza, a indexação e a recuperação de espaço liberável até ter um tempo ocioso.
Se as fotos forem a maior parte, o Clever Cleaner é útil, mas apenas para limpeza de mídia.
Prós: encontra fotos semelhantes rapidamente, limpa capturas de tela muito bem, destaca arquivos grandes.
Contras: não reduz Dados do Sistema de verdade, pode sugerir correspondências que você ainda quer manter, é limitado se o seu problema forem caches de apps.
Então sim, algum reenchimento é normal. Reenchimento constante após uma limpeza grande geralmente significa dados em cache de apps, downloads de sincronização ou arquivos locais travados, não apenas comportamento normal do iPhone.