Como recuperar fotos excluídas de uma câmera Nikon após excluir imagens RAW?

Excluí acidentalmente imagens RAW da minha câmera Nikon antes de fazer backup, e algumas dessas fotos eram de uma sessão importante. Preciso de orientação sobre a melhor forma de recuperar arquivos RAW excluídos da Nikon da câmera ou do cartão de memória sem causar mais perda de dados.

Perder fotos da Nikon nem sempre significa que elas se foram para sempre. Aprendi isso da pior forma depois de apagar um cartão rápido demais. O que mais importava não era a exclusão em si. Era o que acontecia depois.

Se isso aconteceu com você, pare de usar o cartão agora. Nada de mais fotos. Não reformate. Não copie arquivos para ele. Imagens apagadas muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Depois que forem sobrescritas, suas chances caem rápido.

A maioria das câmeras Nikon salva em cartões SD ou outro cartão removível, então isso geralmente é um caso de recuperação de cartão de memória, não de reparo da câmera. Tive resultados melhores tirando o cartão e usando um leitor de cartões no computador. Via USB pela câmera pareceu mais lento e menos confiável.

Se você não tem backup, um software de recuperação geralmente é a primeira coisa a tentar. Tive uma experiência razoável com o Disk Drill. Ele reconhece tipos de arquivo da Nikon como NEF, NRW e JPEG, e eu não precisei fuçar em um monte de configurações para começar.

Aqui está o processo que eu seguiria.

1. Tire o cartão SD da Nikon.
  2. Conecte o cartão ao computador com um leitor de cartões.
  3. Instale o Disk Drill no computador. Não o instale no cartão SD.
  4. Escolha o cartão SD no aplicativo e clique em Buscar dados perdidos.
  5. Use a Verificação Universal. No meu caso, funcionou bem para fotos apagadas e cartões formatados rapidamente.
  6. Quando a verificação terminar, visualize as imagens. Se elas abrirem e parecerem normais, a recuperação geralmente vai melhor.
  7. Salve os arquivos recuperados no computador ou em outra unidade. Não os coloque de volta no mesmo cartão SD.

Se você também precisa de arquivos de vídeo, execute a Recuperação Avançada de Câmera após a primeira verificação. Alguns vídeos de câmera ficam fragmentados no cartão, e a verificação normal deixa passar partes deles. Esse modo ajudou em casos em que a filmagem não apareceu de início.

Algumas coisas costumam confundir as pessoas.

1. Se o cartão aparecer como vazio, não suponha que acabou. Já vi isso acontecer por exclusão, sistema de arquivos danificado e formatação rápida. Se os dados antigos não foram sobrescritos, ainda há uma chance.
  2. Se você recuperar arquivos RAW no formato NEF e o Windows se recusar a abri-los, não tome isso como prova de que estão corrompidos. Você pode só precisar de um software com suporte a RAW da Nikon.
  3. Arquivos recuperados muitas vezes voltam com nomes estranhos ou sem as pastas originais. Chato, sim. Normal também. Ferramentas de recuperação muitas vezes reconstroem arquivos a partir de assinaturas em vez da antiga tabela de arquivos.

Antes de fazer a verificação, veja se você já não fez uma cópia em outro lugar e esqueceu. Já encontrei fotos perdidas uma vez em uma pasta antiga de importação em um notebook. Procure no computador, em unidades externas, no SnapBridge, Nikon Image Space, Google Photos, Dropbox ou qualquer serviço de sincronização que você tenha usado durante a viagem.

Há um ponto em que eu pararia de tentar fazer isso por conta própria. Se nenhum computador detectar o cartão SD, se o cartão tiver danos físicos ou se ele continuar perdendo a conexão durante a verificação, deixe-o quieto. Um cartão com falha piora com mais leituras. Nessa fase, um serviço profissional de recuperação faz mais sentido.

Então, sim, mesmo sem backup, RAWs da Nikon apagados, um cartão esvaziado ou um cartão que de repente aparece em branco nem sempre significam perda total. Aja rápido, pare de gravar no cartão e faça a verificação antes que qualquer outra coisa mexa nele. Isso dá a você a melhor chance.

Primeiro de tudo, não confie na câmera. Confie no cartão.

Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare de fotografar nesse cartão da Nikon agora mesmo. Mas eu acrescentaria o seguinte. Se as fotos importam muito, faça uma imagem byte a byte do cartão antes de escaneá-lo. Use uma ferramenta como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux. Trabalhe a partir da imagem, não do cartão original. Se um app de recuperação travar ou o cartão começar a se comportar de forma estranha, você ainda terá uma cópia limpa. As pessoas pulam essa etapa e se arrependem.

Para arquivos RAW da Nikon, você vai querer um software de recuperação com suporte sólido a NEF. O Disk Drill é uma opção razoável para isso, esp se você quiser visualizações e um fluxo de escaneamento fácil. Se os arquivos voltarem, mas não abrirem, teste-os primeiro no Nikon NX Studio. A visualização do Windows é ruim para esse tipo de coisa e dá falsos alarmes.

Minha ordem seria:

1. Remova o cartão SD ou CFexpress.
  2. Crie uma imagem completa do cartão no seu computador.
  3. Escaneie a imagem com o Disk Drill.
  4. Classifique os resultados por tipo de arquivo, procure por .NEF primeiro.
  5. Recupere para uma unidade diferente.

Um ponto em que discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Eu não ficaria reescaneando o cartão original com vários apps em sequência se ele parecer instável. Mais leituras em um cartão morrendo não é inteligente.

Além disso, verifique as importações do Nikon SnapBridge, o cache do Lightroom e as pastas temporárias. Já encontrei RAWs excluídos lá uma vez. Idiota, mas funcionou.

Se você quiser uma explicação decente, vale a pena dar uma olhada nisto, análise do Disk Drill com testes reais de recuperação.

Se o cartão não for reconhecido pelo PC, desconectar, ou esquentar, pare. É aí que o faça você mesmo vira perda de dados muito rápido.

Primeiro, eu na verdade separaria dois casos que acabam sendo confundidos com muita frequência: arquivos excluídos vs estrutura do cartão danificada. @mikeappsreviewer e @sognonotturno já abordaram a parte de “parar de usar o cartão”, o que está correto, mas eu não gastaria uma eternidade tentando todos os aplicativos de recuperação existentes logo de cara. Isso pode transformar uma situação recuperável em algo complicado se o cartão estiver instável.

O que eu faria em seguida é verificar o cartão Nikon com uma abordagem somente leitura. Se o seu computador reconhecer o cartão normalmente, veja a capacidade dele e o espaço usado. Às vezes os RAWs ainda estão lá, mas o diretório está bagunçado, e aplicativos como Nikon NX Studio ou Lightroom às vezes conseguem “ver” arquivos que o Explorer/Finder simplesmente não mostra direito. Estranho, mas acontece.

Além disso, se esta era uma Nikon com slot duplo e você tinha a gravação de backup ativada em algum momento, verifique o segundo cartão antes de fazer qualquer outra coisa. O mesmo vale para sessões tethered, pastas de importação automática do Lightroom e locais de importação recentes do Windows/macOS. As pessoas deixam passar o óbvio porque entram em pânico.

Se você realmente precisar de software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperar fotos RAW da Nikon, especialmente arquivos NEF, já que consegue identificar muito bem as assinaturas de arquivos da câmera e permite visualizar imagens recuperáveis. Ainda assim, eu compararia os resultados com uma confiável lista dos melhores softwares de recuperação de dados para cartões SD, fotos RAW e arquivos de câmera excluídos antes de descartar qualquer possibilidade.

Uma pequena discordância com a ideia de que “pré-visualizar significa que está tudo bem”: a pré-visualização só prova que parte do arquivo está legível. Arquivos NEF grandes ainda podem ser recuperados pela metade e corrompidos. Então, após a recuperação, abra-os no NX Studio ou Capture One, não apenas no Fotos do Windows.

Se o cartão pedir para ser formatado, ignore isso. Se ele começar a desconectar, pare imediatamente com as tentativas caseiras. É nesse momento que a recuperação profissional deixa de parecer golpe e passa a ser uma necessidade.

Uma coisa que eu acrescentaria ao que @sognonotturno, @kakeru e @mikeappsreviewer disseram: verifique se a câmera criou arquivos sidecar ou arquivos companheiros menores. Algumas Nikons criam pares JPG+RAW e, mesmo que os NEFs tenham sumido, os JPGs ainda podem estar no cartão, em uma pasta de transferência ou dentro de um software de catálogo do qual você se esqueceu. Também inspecione as entradas de “Fotos Ausentes” do Lightroom Classic e qualquer local de importação recente do Nikon NX Studio antes de fazer mais trabalho de recuperação.

Discordo um pouco da ideia de que visualizar arquivos recuperados diga muita coisa. Para NEF, uma visualização pode vir do JPEG incorporado enquanto os próprios dados RAW estão danificados. O verdadeiro teste é se o NX Studio, o Capture One ou o Lightroom conseguem renderizar e editar totalmente o arquivo.

Se você vai fazer por conta própria, o Disk Drill é uma opção razoável para recuperação de RAW da Nikon.

Prós:

• Boa detecção de NEF
  • Filtragem e visualização fáceis
  • Amigável se você não tem muita experiência com ferramentas de recuperação

Contras:

• Pode retornar muitos fragmentos falso-positivos em cartões danificados
  • Os nomes/pastas originais podem ter sumido
  • Não é a minha opção favorita se o cartão estiver fisicamente instável

Minha sugestão extra: depois de recuperar, organize por tamanho de arquivo. Arquivos NEF minúsculos geralmente são lixo, enquanto arquivos próximos ao tamanho RAW normal da sua câmera são mais promissores. Isso economiza muito tempo. Se o cartão mostrar erros de leitura no Visualizador de Eventos ou no Console do macOS, pare por aí e faça um clone primeiro ou procure um profissional.