Como posso recuperar dados de um disco rígido sendo iniciante?

Meu disco rígido de repente parou de abrir, e estou preocupado que eu possa perder fotos importantes, arquivos de trabalho e documentos pessoais. Nunca fiz recuperação de dados de disco rígido antes, então preciso de orientações fáceis para iniciantes sobre etapas seguras de recuperação, bons softwares ou se devo parar de usar o disco e procurar ajuda profissional.

Sinto muito que você esteja passando por isso. Eu já passei por isso, e a primeira coisa que aprendi foi parar de mexer na unidade.

Se você continuar usando-a, aumenta as chances de sobrescrever arquivos que ainda pode conseguir recuperar. Então não copie coisas para ela. Não instale ferramentas nela. Também não salve arquivos recuperados de volta nela. Até o uso normal reduz suas chances.

Antes de fazer a recuperação, verifique se a unidade está falhando fisicamente. Eu prestaria atenção em coisas como cliques, rangidos, bipes, desconexões aleatórias ou uma unidade que aparece em um minuto e desaparece no seguinte. Se eu ouvisse ou visse qualquer um desses sinais, eu pararia as verificações e a desligaria. Forçar mais uma unidade danificada é como as pessoas transformam uma situação ruim em uma situação sem solução. Um laboratório de recuperação é a opção mais segura nesse ponto.

Se a unidade ainda aparece normalmente, verifique primeiro a integridade S.M.A.R.T. dela. Eu usei ferramentas como CrystalDiskInfo ou o monitor S.M.A.R.T. no Disk Drill. Se você vir avisos ou indicadores de integridade ruim, recupere os arquivos importantes primeiro e mantenha a carga de trabalho da unidade baixa.

O que eu faria para a recuperação em si:

1. Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
  2. Conecte a unidade com problema.
  3. Abra o aplicativo e selecione a unidade afetada.
  4. Clique em Procurar dados perdidos.
  5. Deixe a verificação ir até o fim. Parar cedo já me custou resultados uma vez.
  6. Use a busca ou os filtros para reduzir a lista.
  7. Visualize alguns arquivos para ter certeza de que você não está recuperando lixo.
  8. Recupere primeiro o que for importante.
  9. Salve tudo em outro HDD, SSD ou unidade USB. Não grave de volta no mesmo disco.

Uma coisa que as pessoas pulam, e eu também pulei na primeira vez, é verificar os backups antes de forçar a unidade com verificações. Veja a Lixeira. Verifique o Histórico de Arquivos, OneDrive, Time Machine ou um backup externo antigo, se você tiver um. Às vezes a resposta rápida está ali, e você se poupa de horas.

Se o Disk Drill não encontrar os arquivos de que você precisa, eu tentaria em seguida o Windows File Recovery, Data Rescue ou AnyRecover. Se a unidade estiver fazendo barulho ou mal conseguindo ficar conectada, eu não continuaria tentando resolver por conta própria. É aí que um serviço profissional faz mais sentido, mesmo que doa um pouco.

Resumo curto: pare de usar a unidade, verifique primeiro a integridade, recupere para um disco diferente e não ignore os backups. Essa ordem importa.