Como acelerar um iPad antigo com quase nenhum armazenamento restante?

Meu iPad antigo ficou muito lento, os apps continuam travando, e estou constantemente recebendo avisos de armazenamento cheio. Apaguei fotos e apps não usados, mas ainda assim quase não tenho espaço e o dispositivo está difícil de usar até para coisas básicas. Preciso de ajuda para descobrir a melhor forma de liberar armazenamento e melhorar o desempenho do iPad sem perder dados importantes.

Encontrei isso com dois iPads mais antigos, um de 6ª geração e um Mini já envelhecido. Ambos chegaram ao ponto em que o Safari engasgava, o YouTube ficava lento e até toques simples pareciam atrasados. Isso cansa rápido, especialmente se você já apagou tudo do aparelho e esperava que uma redefinição resolvesse.

Sim, trocar a bateria ajuda se ela estiver desgastada o suficiente. Os iPads reduzem o próprio desempenho quando a bateria para de fornecer picos de energia estáveis. Se a saúde da bateria estiver abaixo de 80%, quedas de desempenho são comuns porque o sistema está tentando evitar desligamentos aleatórios. Eu verificaria a saúde da bateria primeiro. Se estiver ruim, substituí-la pode fazer o iPad voltar ao normal, ou pelo menos ficar menos ruim.

Se você já fez uma redefinição de fábrica e ele ainda parece lento, eu olharia para duas coisas: hardware antigo e uma restauração bagunçada. Muita gente redefine o iPad e depois puxa tudo de volta do backup do iCloud logo em seguida. Eu fiz isso uma vez e acabei com a mesma tranqueira toda de novo. Se você ainda não tentou, redefina mais uma vez e configure como um iPad novo. Chato, sim. Vale a pena, também sim. Você ganha um sistema de arquivos limpo em vez de trazer restos antigos de volta.

Depois disso, eu iria atrás das coisas em segundo plano.

Desative a Atualização em Segundo Plano para tudo o que você não precisa. iPads mais antigos muitas vezes só têm 2 GB ou 3 GB de RAM, então cada pequena tarefa em segundo plano faz diferença. Depois disso, entre em Acessibilidade e ative Reduzir Movimento. As animações mais simples exigem menos da GPU, e em hardware mais antigo eu notei que a interface ficava menos travada.

Armazenamento é o que as pessoas mais deixam passar.

Mesmo quando um iPad mostra que ainda tem algum espaço livre, ele ainda fica lento se o armazenamento estiver apertado demais. O conselho mínimo da Apple é em torno de 1 GB livre, mas pelo que eu vi, iPads antigos se comportam muito melhor quando 10% a 15% do armazenamento total permanece vazio. Nos modelos de 32 GB, isso fica feio rápido. Quando o dispositivo perde espaço para cache, arquivos temporários e indexação, o sistema inteiro começa a tropeçar em si mesmo.

No meu caso, o problema acabou sendo fotos e anexos antigos de mensagens. Eles estavam consumindo quase 80% do armazenamento. Tentei apagar as coisas manualmente e foi horrível. Milhares de capturas de tela, fotos duplicadas, clipes de vídeo aleatórios, tudo misturado.

O que mais me ajudou foi o Clever Cleaner. Gostei dele porque era grátis, sem anúncios, sem armadilha de assinatura, sem bloqueio de pagamento no meio da limpeza. A parte útil foi a forma como ele agrupava arquivos grandes na aba Heavies, então eu conseguia identificar rapidamente vídeos antigos ocupando espaço. Ele também tem uma seção Similars para fotos duplicadas ou quase duplicadas e imagens borradas. Outra coisa que eu verifiquei antes de usar: o processamento fica no dispositivo, então as fotos não estão sendo enviadas para outro lugar. Depois que limpei cerca de 8 GB, a lentidão caiu bastante. Não foi mágica, mas foi o suficiente para o iPad parar de parecer quebrado.

Algumas correções menores também ajudaram:

1. Limpe o cache do Safari.
    Vá em Ajustes > Safari > Limpar Histórico e Dados dos Sites. Dados antigos de navegação se acumulam mais do que as pessoas imaginam.

2. Reduza os widgets.
    Cada widget continua fazendo seu próprio pequeno trabalho em segundo plano. Em iPads novos você mal percebe. Nos antigos, percebe.

3. Verifique o calor.
    Se o iPad esquentar, o desempenho cai. Eu tinha um dentro de uma capa grossa e ele ficava mais lento durante sessões mais longas. Tirei a capa, e isso ajudou um pouco.

Se a bateria estiver boa, o armazenamento tiver sido limpo, as configurações em segundo plano tiverem sido ajustadas e ele ainda estiver se arrastando, você provavelmente chegou ao limite do hardware. Os aplicativos novos são mais pesados do que costumavam ser. Ainda assim, pelo que eu vi, a pressão no armazenamento costuma ser o principal gargalo. Eu resolveria isso primeiro antes de gastar dinheiro com uma substituição.

Seu iPad parece limitado primeiro pelo armazenamento, e velho em segundo lugar.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse, mas eu não partiria logo para trocar a bateria, a menos que o iPad descarregue rápido, esquente ou desligue com 20 a 30%. Em iPads mais antigos, o armazenamento cheio por si só já causa travamentos de apps. O iPadOS precisa de espaço de trabalho para caches, atualizações e arquivos temporários. Se o espaço livre estiver abaixo de 2 a 3 GB, a situação piora rápido.

Algumas coisas que as pessoas não percebem:

1. Descarregue apps grandes em vez de apagar aleatoriamente os pequenos.
    Ajustes > Geral > Armazenamento do iPad.
    Classifique por tamanho.
    Apps de streaming, apps de edição, jogos e mídia baixada geralmente ocupam mais espaço.

2. Apague os dados de apps dentro dos próprios apps.
    Netflix, YouTube, Spotify, Podcasts e Kindle costumam manter arquivos offline depois que você esquece deles. Esses arquivos vão se acumulando.

3. Mensagens consome muito.
    Ajustes > Mensagens > Manter Mensagens.
    Defina para 30 Dias.
    Depois remova anexos grandes em conversas antigas. Só isso liberou muito espaço no meu iPad antigo, sem brincadeira.

4. Anexos do Mail e listas de leitura do Safari.
    Se o Mail estiver armazenando em cache anos de anexos, remova e adicione novamente a conta.
    Os dados offline da Lista de Leitura do Safari também ficam acumulados.

5. Pare de sincronizar mais coisas nele.
    Desative as pastas do iCloud Drive de que você não precisa no iPad.
    O mesmo vale para Fotos se ele estiver tentando manter cópias locais.

Se a bagunça de fotos ainda for o principal problema, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner. A limpeza de fotos com um toque para iPhone e iPad é fácil de entender e simples de usar. Este vídeo curto mostra bem o processo de limpeza, veja como liberar espaço no iPhone e iPad rapidamente.

Mais uma coisa. Se o seu iPad estiver com uma versão do iPadOS muito mais nova do que a que veio de fábrica, parte da lentidão é permanente. Chips antigos + 32 GB de armazenamento é uma combinação complicada. Se você liberar 15% do armazenamento e ele ainda travar ao fazer coisas da escola, usar abas do navegador e YouTube, o aparelho está perto do limite. É meio chato, mas acontece.

Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @waldgeist, mas eu na verdade verificaria primeiro uma coisa chata: o armazenamento do sistema. Em iPads antigos, Outros ou Dados do Sistema podem crescer demais e fazer parecer que você apagou coisas sem motivo. Se o Armazenamento do iPad mostrar um enorme bloco cinza, conecte-o a um Mac ou PC e faça um backup criptografado, depois restaure. Às vezes isso reduz o lixo melhor do que apagar coisas aleatoriamente.

Além disso, pare de usar o Safari com 20 abas abertas. Sério. iPads antigos odeiam acúmulo de abas. Feche todas as abas, reinicie e desative os downloads automáticos nos ajustes da App Store. Essa configuração enche o armazenamento de novo silenciosamente.

Outra coisa sorrateira são as atualizações de apps. Se o iPad for antigo demais, versões mais novas dos apps podem funcionar pior do que as antigas. Não há muito o que fazer aí além de usar menos apps pesados e mais versões no navegador quando possível.

Para a limpeza, eu focaria em arquivos grandes e fotos duplicadas, não em morrer por 1000 arquivos pequenos. O Clever Cleaner é realmente útil para isso, já que identifica vídeos grandes e fotos parecidas rapidamente. Se você quiser uma visão rápida do fluxo de limpeza, formas fáceis de liberar armazenamento do iPad e deixá-lo mais rápido é mais útil do que ficar fuçando nos ajustes às cegas.

Uma pequena discordância sobre a questão da bateria: se ele está lento o tempo todo e o armazenamento está cheio, o armazenamento provavelmente é o maior problema primeiro. Libere de 4 a 5 GB, depois avalie o desempenho de novo. Se ainda continuar se arrastando, aí sim, o iPad é velho pra caramba.