Estou ficando sem armazenamento no iPhone e vi oficinas de reparo oferecendo upgrades de armazenamento interno, mas estou preocupado com perda de dados, problemas de garantia ou danos ao telefone. Alguém já aumentou a capacidade de armazenamento do iPhone com segurança, e vale o risco em comparação com usar o iCloud ou comprar um iPhone novo?
Eu pesquisei sobre essa mesma questão há algum tempo, quando meu iPhone estava completamente cheio. Vi aqueles vídeos em que as pessoas trocam o chip de armazenamento e comecei a pensar que talvez não fosse diferente de trocar uma tela ou bateria. Cheguei até a entrar em contato com uma assistência técnica que oferecia serviços mais avançados em nível de placa.
Eles foram sinceros sobre isso, o que provavelmente me salvou de fazer uma escolha cara e idiota. A resposta deles foi basicamente: sim, dá para fazer, mas não é algo que eles recomendariam para um problema normal de armazenamento. Isso significa remover e substituir o chip NAND, fazer microssoldagem, programar o firmware e aceitar o risco de que a placa lógica possa ser danificada. Mesmo que o serviço dê certo, você ainda complica a garantia e futuros reparos da Apple.
O que mais ajudou foi lidar com o armazenamento que eu já tinha. Comece em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone antes de presumir que você precisa de um novo hardware. Eu achava que não tinha mais opções, mas muito do espaço estava simplesmente sendo desperdiçado.
Desinstale apps que você quase não usa. Desinstalar Apps Não Usados remove o app, mas mantém seus documentos e dados, então, se você instalá-lo novamente depois, suas coisas voltam.
Verifique o Mensagens. Conversas antigas podem silenciosamente virar uma enorme pilha de fotos, vídeos, GIFs e anexos. As minhas tinham chegado a vários gigabytes. Configurar conversas antigas para exclusão automática ajudou a evitar que isso se acumulasse de novo.
Organize as Fotos direito. Esse foi o principal para mim. O álbum Duplicados da Apple mal encontrou alguma coisa porque meu problema não eram cópias exatas. Eram dez fotos parecidas, capturas de tela aleatórias, Live Photos e vídeos grandes. Acabei usando o Clever Cleaner para isso. Ele agrupou fotos semelhantes, escolheu as melhores, organizou vídeos por tamanho, encontrou capturas de tela antigas e podia transformar Live Photos em imagens estáticas comuns quando eu não precisava da parte em movimento. Isso liberou muito mais espaço do que eu esperava.
Depois que o lixo óbvio sumiu, o Fotos do iCloud também ajudou bastante. Ativar Otimizar Armazenamento do iPhone mantém as versões em resolução total no iCloud e deixa versões menores no celular até você abri-las. Eu mal percebo isso no uso normal, mas reduz bastante o espaço local que o app Fotos ocupa. Se você não quiser usar o iCloud, Google Drive ou Dropbox podem funcionar para arquivos e vídeos, embora você provavelmente tenha que gerenciar as coisas de forma mais manual.
Se você ainda precisar de mais espaço depois disso, armazenamento externo faz mais sentido do que mexer nas partes internas do celular. Usei um pen drive para fotos e vídeos antigos que eu queria guardar, mas não precisava ter comigo todos os dias. iPhones com USB-C tornam isso muito mais fácil, e alguns drives podem até ser usados por apps compatíveis para gravar vídeo direto no drive. Só confira se o drive está formatado em algo que o iPhone consiga ler, como exFAT ou APFS.
Ainda bem que não fiz a troca do chip de armazenamento. Limpar o celular, mover coisas antigas para armazenamento em nuvem e usar um drive externo resolveu o problema sem arriscar o aparelho inteiro. Eu tentaria tudo isso antes mesmo de considerar um upgrade de armazenamento por hardware.
Faça um backup criptografado em um computador antes mesmo de falar com uma assistência técnica e depois verifique se o backup realmente foi concluído sem erros. O backup do iCloud também serve, mas um backup criptografado no Finder/iTunes preserva mais dados locais, como senhas de Wi‑Fi salvas e dados de saúde. Se o telefone já estiver quase cheio, faça isso antes que ele entre naquela situação irritante de loop de inicialização/atualização com falha, em que de repente você passa a ter menos opções.
Concordo com @mikeappsreviewer que isso não está na mesma categoria de uma troca de bateria ou de tela. O ponto que faltou é a privacidade. Uma assistência que faz trabalho de armazenamento em nível de placa pode precisar testar o telefone depois, e alguns lugares vão pedir seu código de acesso. Mesmo que sejam honestos, você está entregando um aparelho que provavelmente tem aplicativos bancários, fotos, mensagens, e-mail, logins salvos e aplicativos de 2FA. Para mim, só isso já faz da opção de trocar o chip de armazenamento um último recurso, não um upgrade normal.
A resposta sem graça costuma ser a melhor aqui: faça uma limpeza, transfira a mídia para outro lugar ou use o dinheiro em um iPhone usado/recondicionado com mais armazenamento. Se você usa um app de limpeza como o Clever Cleaner, use-o para as coisas obviamente volumosas, como fotos parecidas, capturas de tela e vídeos grandes, mas ainda assim revise o que ele quer apagar. Nenhum app ou assistência deve ser tratado como um botão mágico de fazer o armazenamento ficar maior com segurança. Upgrades de armazenamento interno podem funcionar, mas poder funcionar e valer o risco para o seu telefone principal são coisas muito diferentes.
Não gaste dinheiro com reparo da placa em um telefone que talvez você não consiga trocar ou reparar normalmente depois. Essa é a desvantagem oculta que as pessoas ignoram. Mesmo que a troca de armazenamento funcione, agora você tem uma placa lógica modificada, e a Apple ou um comprador de recondicionados pode tratá-lo como um aparelho problemático. Um problema futuro aleatório pode virar um “não vamos mexer nisso” ou “substitua o telefone inteiro”.
Sou um pouco mais direto sobre isso do que as respostas anteriores: upgrades de armazenamento interno não são realmente um caminho de upgrade para um iPhone. São um serviço meio improvisado de assistência técnica para pessoas que aceitam o risco. Se é o seu telefone do dia a dia, tem sua única cópia das fotos, ou você ainda espera atendimento da Apple, eu não faria isso. O preço só faz sentido se o telefone for dispensável e você aceitar que o serviço pode falhar.
Se você está tentando ganhar tempo, apague ou mova primeiro os arquivos pesados e depois decida. Vídeos, anexos do Mensagens, mapas offline, músicas/podcasts baixados e caches de aplicativos geralmente são os verdadeiros vilões do armazenamento. Se isso ainda não liberar espaço suficiente, vender o telefone como está e comprar o mesmo modelo com mais armazenamento é sem graça, mas é uma aposta mais limpa do que pagar alguém para fazer microssolda e tentar resolver um problema de armazenamento.
Importa muito se a assistência está oferecendo preservar seus dados ou apagar o iPhone primeiro. Muita gente ouve “upgrade de armazenamento” e imagina uma versão maior do mesmo iPhone voltando com tudo ainda lá. Eu não assumiria isso. Trate como se o iPhone pudesse voltar em branco, falhar durante o serviço ou precisar de uma restauração completa depois.
Eu não sou tão absoluto a ponto de dizer “nunca faça isso”, porque para um iPhone reserva mais antigo ou um aparelho de hobby, claro, alguém com as ferramentas certas para placa pode conseguir fazer funcionar. Mas para um iPhone do qual você realmente depende, é uma relação risco/recompensa meio estranha. Você está pagando por uma modificação delicada na placa lógica só para evitar a resposta normal do iPhone, que é comprar a capacidade de que você precisa logo de início. Isso é irritante, mas é assim que esses iPhones são projetados.
Um incômodo menor que as pessoas esquecem: limpar armazenamento não acontece quando você toca em apagar. Fotos e vídeos ficam em Apagados Recentemente até você esvaziar essa pasta. Alguns apps também mantêm seus próprios arquivos baixados mesmo depois de você limpar a galeria. Apps de streaming, caches de TikTok/Instagram, projetos do GarageBand, exportações antigas do iMovie, memorandos de voz e downloads do app Arquivos podem ser estupidamente grandes. Antes de eu deixar alguém mexer na NAND, eu conectaria o iPhone a um computador, copiaria a pasta DCIM se possível, removeria downloads locais grandes, esvaziaria Apagados Recentemente, depois reiniciaria e verificaria o armazenamento de novo.
Concordo com os outros sobre backups, mas eu seria mais rigoroso: não faça o reparo a menos que você tenha pelo menos um backup que você se sentiria confortável em restaurar para um iPhone de substituição amanhã. Não algo como “acho que o iCloud faz backup”. Verifique de fato a data do backup e tenha certeza de que fotos/mensagens estão cobertas em qualquer configuração que você use. Se você usa um app como Clever Cleaner para fotos, tudo bem para encontrar coisas obviamente em massa como fotos parecidas e vídeos enormes, mas revise antes de apagar e ainda assim tenha um backup primeiro.
Então a resposta segura é: sim, isso pode ser feito com segurança pela assistência certa, mas não é um upgrade normal para consumidor. É mais como uma modificação em nível de placa, com mais armazenamento como recompensa e o iPhone inteiro como a coisa que você está arriscando. Se você precisa de confiabilidade, coloque o dinheiro em um iPhone usado/recondicionado com mais capacidade e restaure seu backup. É menos interessante, mas normalmente bem menos doloroso.