Armazenamento ainda cheio no iPhone depois de apagar tudo - o que estou deixando passar?

O armazenamento do meu iPhone ainda aparece como cheio mesmo depois que apaguei fotos, apps, mensagens e limpei os itens apagados recentemente. Reiniciei o telefone, mas o armazenamento disponível quase não mudou. Há dados ocultos do sistema, sincronização do iCloud, cache ou alguma outra coisa que estou deixando passar? Preciso de ajuda para descobrir como realmente liberar espaço no armazenamento do iPhone.

Comece pelo básico chato primeiro: verifique Apagados Recentemente e depois reinicie o iPhone. Muita gente apaga um monte de fotos e vídeos, vê o app Fotos parecendo vazio e assume que o espaço deveria voltar na hora. Muitas vezes não volta.

Quando você apaga fotos em um iPhone, elas geralmente ficam em Apagados Recentemente por até 30 dias. Então aqueles vídeos enormes em 4K ainda podem estar lá ocupando o mesmo espaço. Abra Fotos, vá em Álbuns, role para baixo até Apagados Recentemente e limpe tudo manualmente com Apagar Tudo.

Depois disso, faça uma reinicialização forçada. Pressione aumentar volume, pressione diminuir volume e depois segure o botão lateral até o logotipo da Apple aparecer. O iOS pode ser estranhamente lento para recalcular o armazenamento depois de uma limpeza grande. Já vi cerca de 10GB aparecerem de repente como livres sem fazer nada além de reiniciar depois de apagar coisas.

Se você usa o Fotos do iCloud com “Otimizar Armazenamento do iPhone” ativado, isso também pode deixar tudo confuso. Seu iPhone pode estar mantendo apenas prévias pequenas localmente, enquanto os originais em tamanho completo ficam no iCloud. Então apagar 1.000 fotos nem sempre libera tanto espaço quanto você esperaria, porque os arquivos grandes podem nem estar armazenados no iPhone em primeiro lugar. Também pode haver um atraso enquanto o iPhone espera sincronizar essas exclusões pelo Wi‑Fi.

Outra coisa importante para verificar são os Dados do Sistema, o armazenamento cinza do tipo “Outros”. É aí que um monte de lixo em cache se acumula. TikTok, Instagram, WhatsApp e apps parecidos podem reter toneladas de cache de vídeo e mídia. Mensagens pode ser tão ruim quanto se você participa de grupos ativos, porque todos aqueles GIFs, memes, vídeos e anexos ficam em Mensagens, não em Fotos.

Passei por isso no meu 14 Pro e ficou ruim a ponto de o iPhone parecer quebrado. Os apps travavam, havia atraso ao digitar e tudo ficava lento. Armazenamento baixo realmente faz o iOS agir como se mal conseguisse funcionar.

Tentei seguir a rota da limpeza manual por um tempo, mas acabei usando o Clever Cleaner. Normalmente sou cético com apps de limpeza porque muitos deles são armadilhas de “teste grátis” que acabam virando assinaturas caras, mas este foi realmente gratuito quando usei. Sem anúncios, sem paywall, sem camada premium falsa.

A parte útil foi que ele mostrava o tamanho exato de fotos, capturas de tela e vídeos. A seção “Heavies” organizava primeiro os maiores arquivos, o que facilitava identificar coisas como gravações de tela antigas que eu tinha esquecido. A seção “Similars” agrupava fotos quase idênticas e escolhia a melhor, então dava para remover as extras sem ter que vasculhar tudo uma por uma. Ele também funciona no dispositivo, o que foi importante para mim, já que eu não queria fotos privadas enviadas para algum lugar aleatório. Limpei cerca de 30GB com ele, e meu iPhone parou de travar depois disso.

Um último truque estranho: se o armazenamento ainda parecer errado, tente a coisa de Data e Hora. Vá em Ajustes > Geral > Data e Hora, desative “Automaticamente” e adiante a data cerca de 14 dias. Às vezes isso parece forçar o iOS a limpar arquivos que ficaram presos no limbo. Depois coloque de volta no automático, porque a data errada pode atrapalhar apps e serviços.

Na maioria das vezes não é um único problema. São arquivos apagados ainda parados lá, lixo de apps em cache, anexos do Mensagens, atrasos na sincronização do iCloud e o iOS demorando uma eternidade para atualizar o número do armazenamento. Eu limparia Apagados Recentemente, faria uma reinicialização forçada, verificaria o Mensagens e depois usaria algo como o Clever Cleaner para encontrar os arquivos enormes que estão faltando antes de chegar perto de uma restauração de fábrica.

Descarregar apps não é o mesmo que apagar os dados deles. Verifique Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e toque nos maiores apps individualmente, porque o verdadeiro vilão costuma ser Documentos e Dados, músicas offline, downloads de podcasts, áreas do Mapas, downloads do Safari ou arquivos salvos no app Arquivos. Concordo com o ponto acima sobre cache/Dados do Sistema, mas eu teria cuidado ao correr atrás de truques de limpeza antes de verificar esses números app por app. Se um app mostrar 15GB de dados e não tiver um botão claro para limpar o cache, apagar o app completamente e reinstalá-lo geralmente é mais rápido do que tentar limpá-lo por dentro. Só certifique-se de que tudo o que for importante dentro desse app esteja com backup feito primeiro.

Verifique se há uma atualização do iOS baixada.

Ela pode ficar lá ocupando vários GB e as pessoas não percebem porque não é uma foto, app ou mensagem. Vá em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone e espere a lista carregar completamente. Se você vir uma atualização do iOS listada, toque nela e apague-a. A mesma ideia vale para downloads do Apple TV, downloads de Música, Podcasts, Livros e anexos do Mail. @chasseurdetoiles está certo ao dizer que a lista app por app importa mais do que a barra colorida de armazenamento.

Eu teria um pouco de cautela com o truque da data. Pode funcionar para alguns itens excluídos que ficaram presos, mas eu não faria disso meu principal método de limpeza se você usa apps bancários, apps de autenticação em dois fatores, sincronização do iCloud ou e-mail de trabalho. A hora errada do sistema pode criar efeitos colaterais estranhos.

Se a categoria grande for Dados do Sistema e ela continuar enorme depois de algumas reinicializações e de uma carga completa no Wi‑Fi durante a noite, talvez não haja muito mais para limpar. Nesse ponto, a solução menos confusa geralmente é: fazer um backup criptografado em um Mac ou PC, apagar o iPhone e restaurar o backup. É irritante, mas isso costuma limpar logs e caches antigos que o iOS se recusa a soltar. Só não apague nada até confirmar que o backup realmente foi concluído e confira novamente tudo o que não fica no iCloud.

O iCloud não é armazenamento extra do telefone, a menos que os ajustes estejam realmente usando-o dessa forma. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, mas definido como “Baixar e Manter Originais”, mude para “Otimizar Armazenamento do iPhone” e depois deixe o telefone carregando no Wi‑Fi por um tempo. Ele não liberará espaço instantaneamente, mas essa configuração é fácil de passar despercebida.