Alguma maneira confiável de encontrar fotos semelhantes no iPhone automaticamente?

Minha biblioteca de fotos do iPhone saiu do controle depois de anos de backups, capturas de tela e fotos em sequência, e agora tenho toneladas de imagens quase duplicadas ocupando espaço. Estou tentando encontrar uma maneira confiável de detectar automaticamente fotos semelhantes no iPhone para que eu possa organizar e apagar os extras sem precisar revisar tudo manualmente. O que funciona melhor para isso?

Comecei com o Apple Fotos porque pensei, claro, o app padrão deve dar conta disso. Não deu muito certo.

Ele organiza sua biblioteca de várias formas úteis, sim. Datas, pessoas, lugares, tipos de mídia. Tudo bem. O que ele não faz bem é reunir fotos quase duplicadas de um jeito que economize seu tempo. Se você tirou seis fotos do mesmo cachorro, no mesmo ângulo, no mesmo segundo, ainda acaba tendo que procurar entre elas por conta própria. Cansei bem rápido de fazer essa limpeza manualmente.

O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Já apaguei a maioria dos apps de limpeza depois de dez minutos porque eles costumam mostrar gráficos de armazenamento e depois pedir que você faça todo o trabalho. Este fez a parte que eu queria. Ele escaneou minha biblioteca de fotos, agrupou imagens semelhantes em grupos e escolheu a Melhor Foto em cada conjunto.

Para minha surpresa, as escolhas geralmente eram boas. Ainda conferi tudo o que era importante antes de apagar, principalmente coisas de família e fotos de viagem, mas para repetições aleatórias ele me poupou muitos toques.

O processo que usei foi simples.

1. Instale o Clever Cleaner e dê a ele acesso à sua biblioteca do Fotos.
  2. Abra a seção Similares.
  3. Deixe a varredura terminar.
  4. Revise as fotos agrupadas ou use a Limpeza Inteligente se quiser que o app escolha por você.
  5. Se a Melhor Foto sugerida parecer errada, toque na que você quer manter.
  6. Apague os extras e depois limpe o álbum Apagados Recentemente para que o armazenamento seja realmente liberado.

Enquanto eu estava nisso, acabei usando algumas das outras seções também.

1. Heavies encontrou arquivos de vídeo antigos e enormes que eu tinha esquecido no meu celular.
  2. Compressão de Vídeo reduziu clipes que eu queria manter sem descartá-los.
  3. Capturas de Tela reuniu anos de capturas inúteis em um só lugar, o que tornou a limpeza menos irritante.
  4. Lives transformou Live Photos em fotos padrão, e recuperei mais espaço com isso do que esperava.
  5. Modo Deslizar me deu uma forma mais rápida de organizar uma imagem por vez quando eu não queria que a seleção automática mexesse em nada.

Se você quiser ficar apenas nas ferramentas da própria Apple, ainda há algumas opções manuais decentes.

1. Use a aba Buscar para procurar uma pessoa, animal de estimação, cidade, objeto ou evento.
  2. Verifique fotos do mesmo dia ou viagem, já que fotos parecidas tendem a se acumular juntas.
  3. Revise as fotos em Rajada e mantenha o melhor quadro.
  4. Veja álbuns como Pessoas e Pets, Viagens e Tipos de Mídia para reduzir a bagunça antes de apagar.

Então, se o seu objetivo é encontrar grupos de fotos parecidas em vez de rolar a tela para sempre, o Apple Fotos pareceu manual demais para mim. Tive mais sorte com um app feito para limpeza.

Se você quiser algo automático, suas melhores opções são apps de limpeza de terceiros. O iPhone sozinho ainda é fraco para encontrar quase duplicatas. Ele identifica duplicatas exatas melhor do que fotos parecidas. Isso importa, porque sequências de fotos, novas tentativas borradas e 5 fotos do mesmo recibo são a verdadeira bagunça.

Concordo com parte do que @mikeappsreviewer disse. O Fotos da Apple parece manual demais para esse trabalho. Mas discordo um pouco em um ponto. Eu não confiaria muito em nenhum fluxo de exclusão automática, mesmo com um recurso de Melhor Foto. Para fotos de pets, crianças, viagens e em baixa luz, os apps deixam passar detalhes sutis.

O que funcionou melhor para mim foi uma limpeza em duas etapas:

1. Use o Fotos da Apple primeiro para duplicatas exatas.
  2. Use o Clever Cleaner para fotos parecidas, capturas de tela, vídeos grandes e Live Photos.
  3. Revise os grupos antes de excluir.

Essa combinação me fez economizar mais tempo e cometer menos erros.

Algumas dicas práticas:

1. Limpe as capturas de tela primeiro. São os ganhos mais rápidos.
  2. Classifique por tamanho de arquivo em seguida. Vídeos ocupam espaço rapidamente.
  3. Deixe as sequências por último. Elas levam mais tempo para revisar.
  4. Esvazie Apagados Recentemente após cada limpeza grande, ou seu armazenamento não vai mudar.

Se você quiser mais relatos de usuários, este tópico do fórum da Apple é útil:
melhores maneiras de encontrar e excluir fotos semelhantes no iPhone

Resumindo, sim, existe uma forma confiável. Use o Fotos da Apple para duplicatas e depois use o Clever Cleaner para as fotos parecidas que a Apple não detecta. Essa configuração é mais rápida e menos irritante do que fazer tudo à mão.

Eu dividiria “confiável” em duas funções diferentes, porque as pessoas geralmente misturam as duas:

1. encontrar duplicatas exatas
  2. encontrar fotos visualmente semelhantes

É aí que eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer e do @voyageurdubois na formulação. Realmente não existe nenhuma opção mágica totalmente automática em que eu confiaria cegamente para fotos semelhantes. Detecção automática, sim. Exclusão automática, ahm… não se você se importa com diferenças pequenas como olhos abertos, melhor foco ou quem está olhando para a câmera.

O que descobri que funciona melhor é usar o iPhone como tela de revisão, mas deixar um app de limpeza fazer a maior parte da organização. Clever Cleaner provavelmente é a melhor opção se o seu objetivo é agrupar automaticamente fotos quase duplicadas em vez de vasculhar manualmente anos de bagunça. A parte útil não é só “ele encontra duplicatas”, mas que ele agrupa fotos parecidas que o Apple Fotos tende a deixar espalhadas.

Minha opinião é:

• Apple Fotos é bom para duplicatas exatas
  • Clever Cleaner é melhor para fotos semelhantes
  • Você ainda deve revisar antes de apagar qualquer coisa importante

Uma coisa que eu acrescentaria e que os outros não enfatizaram o suficiente: tenha cuidado com fotos editadas, variantes HDR e imagens sincronizadas de backups antigos. Alguns apps podem agrupá-las de formas estranhas, então eu testaria primeiro em um pequeno lote antes de apagar em massa 4.000 imagens e depois se arrepender das escolhas da vida.

Além disso, se o seu principal problema é o caos na biblioteca, e não apenas armazenamento, faça a limpeza nesta ordem:

• capturas de tela
  • memes/imagens baixados
  • salvamentos do WhatsApp ou Mensagens
  • sequências de fotos
  • fotos semelhantes da câmera
  • vídeos por último se você precisar de espaço rápido

Essa ordem parece mais rápida porque você vê progresso visível rapidamente e tem menos decisões do tipo “espera, eu preciso disso?”.

Para uma visão simples de maneiras inteligentes de limpar fotos semelhantes no iPhone, essa é a ideia básica. Resumindo: sim, a detecção automática de fotos semelhantes no iPhone é possível, mas a configuração confiável é organização com ajuda de app mais revisão manual final, e o Clever Cleaner é uma das melhores opções para isso.

Eu estou um pouco menos convencido do automático do que @voyageurdubois e @mikeappsreviewer fazem parecer. A detecção pode ser automática. A exclusão não deve ser.

O que realmente funciona melhor no iPhone é uma abordagem em camadas:

• Apple Fotos para duplicatas reais
  • Busca mais álbuns para restringir áreas problemáticas
  • Um app de limpeza para agrupar quase duplicatas

Uma coisa que as pessoas ignoram: use os filtros dentro do Fotos primeiro. Entre em Tipos de Mídia, Rajada, Capturas de Tela, Selfies, Live Photos e gravações de tela. Isso reduz a bagunça mais rápido do que começar pela biblioteca inteira. Verifique também separadamente as fotos importadas de backups antigos, porque muitas vezes é daí que vêm cadeias estranhas de duplicatas.

O Clever Cleaner é útil se o seu principal problema forem fotos parecidas em vez de cópias exatas.

Prós:

• agrupa bem fotos semelhantes
  • mais rápido do que a revisão manual
  • útil também para capturas de tela e mídia pesada

Contras:

• as sugestões de melhor foto nem sempre são a foto que você escolheria
  • pode agrupar de forma estranha versões editadas e originais
  • ainda precisa de revisão humana para memórias importantes

Então sim, o Clever Cleaner é uma opção sólida, mas eu não usaria a limpeza no piloto automático. @nachtdromer estava certo em ter cautela nesse ponto. Minha regra é simples: deixe o app organizar, deixe seus olhos decidirem. Essa é a parte confiável.