Alguém pode recomendar o melhor software de recuperação de cartão SD?

Meu cartão SD de repente parou de mostrar a maioria das minhas fotos e vídeos depois que movi arquivos para o meu computador, e agora estou preocupado que eles possam ter se perdido. Preciso de ajuda para encontrar o melhor software de recuperação de cartão SD que seja seguro, eficaz e fácil de usar para que eu possa recuperar arquivos importantes sem piorar a situação.

Já estive nessa situação antes, e o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão SD agora. Tire-o do telefone ou da câmera e deixe-o de lado. Arquivos excluídos e cartões formatados geralmente não são apagados imediatamente. O sistema marca o espaço como livre, e novas gravações são o que normalmente acabam com suas chances.

Eu pulei a opção do laboratório de recuperação porque o preço era pesado. Um software de recuperação caseira fez mais sentido e, no meu caso, funcionou. Entre as coisas que testei, o que mais continuei usando foi o Disk Drill. Ele roda em Windows e Mac. O layout é fácil o suficiente para que você não precise passar uma hora tentando descobrir onde fica o botão de verificação.

Onde ele mais me ajudou foi com mídia de câmera. Muitos aplicativos de recuperação se saem bem com JPGs básicos e arquivos pequenos, depois desmoronam em formatos RAW como CR2, CR3, ARW ou NEF. Vídeo é pior. Clipes de GoPro, filmagens de drone, arquivos de câmeras mirrorless, coisas assim, muitas vezes ficam divididos em partes pelo cartão. Algumas ferramentas juntam essas partes de volta como um único arquivo corrompido, que parece ótimo na lista de resultados e depois não abre. Irritante pra caramba.

O Disk Drill tem um modo Advanced Camera Recovery para esse tipo de bagunça. Ele tenta reconstruir arquivos fragmentados de foto e vídeo em algo utilizável. Você pode escanear o cartão gratuitamente e visualizar o que aparecer. No Windows, também há até 100 MB de recuperação gratuita, o que é suficiente para testá-lo antes de gastar dinheiro.

Se você quiser outras opções, aqui está a versão curta que eu daria em um tópico de fórum depois de testar coisas demais desse tipo.

1. R-Photo: Apenas para Windows, gratuito para uso pessoal, focado em fotos e vídeos. Gostei da visualização em miniaturas porque você vê o que está salvando antes de fazer trabalho extra. Ele não vai ajudar com documentos, arquivos compactados ou arquivos aleatórios de escritório. Para recuperação de mídia, porém, ele entrega muito mais do que seu preço, que é zero.
  2. Recuva: Bom para recuperação básica de arquivos no Windows. É simples, gratuito e rápido o suficiente. Eu só confiaria nele para trabalhos leves. Se o cartão aparecer como RAW, o sistema de arquivos estiver danificado ou o cartão vier de uma câmera gravando dados complexos de RAW e vídeo, os resultados tendem a piorar rapidamente.
  3. DiskGenius: Mais uma caixa de ferramentas do que um aplicativo de recuperação limpo. Ele tem recursos de gerenciamento de disco e um scanner FAT32 sólido, o que importa porque muitos cartões SD usam FAT32. Achei a interface bagunçada, como painéis demais brigando entre si. Além disso, a versão gratuita só recupera arquivos minúsculos de até 64 KB, então fotos em tamanho real ficam de fora, a menos que você pague.
  4. DiskDigger: Este é importante se você estiver preso ao Android e não tiver um PC por perto. Aplicativos nativos de recuperação para Android são raros, então ele preenche essa lacuna. Se você tiver um computador, eu ainda iria primeiro de desktop. A versão para desktop tem recuperação gratuita, mas o atraso forçado de 5 segundos entre cada arquivo salvo fica cansativo muito rápido. Erro de digitação ou não, é meio brutal se você tiver centenas de arquivos.

Uma coisa que as pessoas ignoram e depois se arrependem. Se o cartão SD estiver desconectando sozinho, apresentando erros de leitura ou travando seu computador, não continue forçando com verificações repetidas. Faça primeiro uma imagem completa do cartão, byte por byte, e depois escaneie a imagem. Já fiz isso uma vez com um cartão que estava nas últimas e isso me salvou de perder o resto. Tanto o Disk Drill quanto o DiskGenius oferecem suporte a criação de imagem.

E sim, salve os arquivos recuperados em outro lugar. Não de volta no mesmo cartão SD. Coloque-os no seu disco interno ou em um SSD externo ou disco rígido. Gravar dados recuperados no cartão de origem é como as pessoas sobrescrevem o que estavam tentando salvar. Use um leitor de cartões, vá com calma e confira as visualizações antes de recuperar tudo em massa.

Eu os classificaria de forma um pouco diferente do que @mikeappsreviewer.

Para recuperação de fotos e vídeos de cartão SD, minha principal escolha é o Disk Drill. Ele faz um trabalho melhor do que a maioria das ferramentas para consumidores quando o cartão é montado, mas os arquivos estão faltando, as visualizações estão quebradas ou a estrutura de pastas foi destruída. O sistema de visualização importa. Se você vê uma visualização limpa, suas chances são melhores. No Windows, o limite de recuperação gratuita é suficiente para um pequeno teste, o que é útil antes de pagar.

Se você quer algo gratuito primeiro, experimente o PhotoRec. Ele parece antigo e a interface é feia, sem rodeios, mas o mecanismo de recuperação é forte. Ele ignora o sistema de arquivos danificado e recupera arquivos por assinatura. Isso ajuda quando o cartão aparece vazio ou corrompido. A desvantagem é que os nomes dos arquivos e as pastas geralmente voltam uma bagunça. Se você precisa de organização, é complicado.

Minha lista curta:

1. Disk Drill, melhor equilíbrio entre facilidade, visualizações, suporte para fotos e vídeos.
  2. PhotoRec, melhor recuperação profunda gratuita, pior interface.
  3. R-Studio, melhor para trabalhos mais difíceis, curva de aprendizado mais íngreme, exagerado para muita gente.
  4. Recuva, bom para exclusões acidentais simples, fraco quando o cartão começa a apresentar problemas.

Um pequeno ponto em que discordo de @mikeappsreviewer, o Recuva costuma ser limitado demais para cartões SD de câmeras. Eu o pulo, a menos que a perda tenha sido recente e simples.

Além disso, veja este guia visual rápido sobre as etapas de recuperação de cartão SD, assista a este rápido tutorial de recuperação de cartão SD.

Se o seu cartão continua desconectando, funciona devagar ou apresenta erros de I/O, passe primeiro para a criação de imagem. Se ele é lido normalmente, comece com Disk Drill ou PhotoRec. Salve tudo em uma unidade diferente, não no cartão.

Eu me afastaria um pouco do roteiro do @mikeappsreviewer e do @himmelsjager aqui.

Se o cartão ainda aparece normalmente e você perdeu principalmente fotos/vídeos depois de uma transferência, eu na verdade não começaria logo com a ferramenta mais pesada. O PhotoRec é poderoso, claro, mas pode devolver uma pilha enorme de arquivos com nomes bagunçados e sem estrutura de pastas, o que é irritante se você estiver tentando separar fotos de férias de clipes aleatórios antigos.

Para esse tipo de bagunça em cartão SD, o Disk Drill provavelmente é o melhor equilíbrio. É mais seguro para pessoas comuns usarem, as prévias são úteis, e ele tende a lidar melhor com cartões de câmera do que muitos aplicativos baratos/gratuitos. Não é mágico, obviamente, mas se os arquivos ainda estiverem lá e só não estiverem aparecendo direito, ele tem uma boa chance. É por isso que ele sempre aparece em tópicos sobre melhor software de recuperação para cartão SD.

Se você quiser uma lista com segunda opinião de usuários reais, vale a pena dar uma olhada neste tópico: melhores opções de software de recuperação para cartão SD segundo usuários do Reddit.

Meu ranking pessoal:

1. Disk Drill pela recuperação mais fácil e equilibrada
  2. R-Photo se você quer algo gratuito e se importa mais com mídia
  3. PhotoRec se você está desesperado e consegue tolerar o caos
  4. Recuva apenas para exclusões acidentais muito simples

Uma coisa da qual eu discordo um pouco é que as pessoas exaltam ferramentas gratuitas como se fossem sempre a escolha inicial mais inteligente. Às vezes elas fazem você perder horas e recuperam uma bagunça desorganizada. Se as fotos importam, o tempo também importa.

Discordo parcialmente de @himmelsjager e @caminantenocturno quanto a começar com as ferramentas de escavação mais profundas cedo demais. Se o seu cartão SD ainda monta, eu tentaria o Disk Drill primeiro porque ele dá uma ideia mais clara do que realmente é recuperável antes de despejar milhares de arquivos embaralhados.

Por que o Disk Drill funciona bem aqui

• boa compatibilidade com visualização prévia de fotos e muitos vídeos
  • lida melhor com sistemas de arquivos danificados do que aplicativos básicos de recuperação
  • simples o suficiente para que você não clique errado e piore a situação
  • útil se os arquivos sumiram após uma movimentação em vez de uma falha física completa do cartão

Prós

• interface fácil
  • detecção forte de fotos/vídeos
  • as visualizações prévias ajudam a evitar recuperar lixo
  • pode criar uma imagem do disco primeiro

Contras

• não é a opção mais barata
  • a recuperação gratuita no Windows é limitada
  • verificações profundas podem retornar resultados duplicados que precisam ser organizados

Onde eu concordo com @mikeappsreviewer é que ferramentas leves como o Recuva costumam ser fracas demais quando os cartões SD começam a apresentar comportamento estranho. Para alternativas gratuitas, eu olharia o R-Photo antes do Recuva se os seus arquivos perdidos forem principalmente mídia. Para casos avançados, o R-Studio é mais forte, mas bem menos amigável para iniciantes.

Versão curta:

1. Disk Drill
  2. R-Photo
  3. R-Studio
  4. PhotoRec se você conseguir conviver com nomes de arquivos bagunçados