Sim, mais ou menos. Eu não tentaria 'converter' uma unidade USB RAW diretamente de volta para NTFS, porque quando o Windows a rotula como RAW, ele não está mais vendo uma estrutura NTFS válida. Então não há nada normal para converter. O que eu faria em vez disso é retirar os arquivos primeiro e depois reconstruir o sistema de arquivos.
Se eu tivesse a unidade na minha frente, eu lidaria com isso assim.
1. Pare de mexer na unidade
Primeira coisa, não grave nada novo nela. Não clique no aviso de formatação do Windows. Também não execute o CHKDSK. Já vi pessoas fazerem uma dessas três coisas e piorarem a recuperação. Se os dados do sistema de arquivos forem sobrescritos ou alterados, suas chances caem.
2. Veja se o Windows ainda mostra o dispositivo
Abra o Gerenciamento de Disco e verifique se o pendrive aparece com mais ou menos o tamanho correto. Se ele aparecer ali, mesmo como RAW, eu ainda consideraria recuperável em muitos casos. Se ele continuar desconectando, reconectando ou mostrar números de capacidade aleatórios, eu começaria a me preocupar com o hardware em vez do sistema de arquivos.
3. Recupere seus arquivos antes de fazer qualquer outra coisa
Eu normalmente começaria com o Disk Drill. É mais fácil do que algumas das outras ferramentas e, pelo que vi, lida razoavelmente bem com volumes RAW.
Os passos são bem simples:
- Instale o Disk Drill no seu PC, não na unidade USB danificada.
- Conecte a unidade USB.
- Selecione a unidade no Disk Drill e pressione Search for Lost Data.
- Deixe a verificação rodar até o fim.
- Passe pelos resultados pela visualização em pastas ou por tipo de arquivo.
- Visualize qualquer coisa importante.
- Recupere os arquivos para outra unidade.
No Windows, o limite gratuito é de 100 MB de recuperação real. A verificação e a visualização não têm limite, o que ajuda bastante porque você consegue ver o que está lá antes de gastar dinheiro. No meu caso, as visualizações importam mais do que a página de marketing. Se uma ferramenta mostra meus PDFs corretamente, abre fotos e lê cabeçalhos de vídeo, eu confio mais nela. O Disk Drill normalmente visualiza bem arquivos comuns, documentos, PDFs, imagens, arquivos de vídeo, arquivos compactados e também vários formatos de foto RAW.
Se os resultados parecerem incompletos, eu não pararia por aí. Eu faria uma segunda tentativa com o UFS Explorer ou o DiskGenius. Ferramentas de recuperação diferentes encontram sobras diferentes. Já aconteceu de uma ferramenta não encontrar uma árvore de pastas antiga, e outra encontrá-la na mesma unidade cinco minutos depois. Irritante, mas verdade.
4. Reformate a unidade USB como NTFS após a recuperação
Só depois que seus arquivos forem copiados para algum lugar seguro:
- Abra o Gerenciamento de Disco.
- Clique com o botão direito na partição RAW.
- Escolha Format.
- Selecione NTFS.
- Mantenha o Quick Format ativado.
- Conclua.
Se o Windows não formatar, eu excluiria a partição RAW, criaria uma nova e depois formataria a nova partição como NTFS. Já precisei fazer desse jeito em alguns pendrives antigos.
Já vi RAW acontecer depois que alguém arrancou um pendrive no meio de uma transferência, depois de uma falha e depois de cortes de energia. Às vezes é simplesmente dano no sistema de arquivos. Se a própria memória flash não estiver morrendo, recuperar os arquivos primeiro e formatar depois costuma funcionar melhor.