A lentidão do iPhone piora com o tempo - é apenas a idade ou pode ser corrigida?

Meu iPhone tem ficado mais lento nos últimos meses. Os apps estão demorando mais para abrir, a rolagem parece travada, e a bateria também parece descarregar mais rápido. Não tenho certeza se isso é envelhecimento normal, um problema de armazenamento ou algo que eu realmente possa corrigir, então preciso de ajuda para descobrir o que está causando a lentidão e quais medidas podem acelerá-lo.

Eu continuei esbarrando em um problema irritante com lentidão no iPhone. A maioria dos guias trata isso como um único problema com uma única solução. No meu caso, não era assim nem de longe. A lentidão mudava dependendo de quando aparecia, de qual app eu estava usando e de o celular estar quente, cheio ou já ficando um pouco velho. Este é o resumo que eu gostaria de ter tido antes.

Quando apenas alguns apps parecem lentos

Se o problema aparece em um ou dois apps, comece por aí primeiro. Eu vi isso acontecer com um app de mapas e um app social. O resto do celular parecia normal.

A primeira coisa que eu fiz foi entrar na App Store e atualizar tudo. Depois de grandes atualizações do iOS, alguns apps funcionam mal até que os desenvolvedores lancem correções. Versão antiga do app com iOS novo é uma bagunça bem comum.

Se o app já estava atualizado e ainda assim continuava arrastado, eu apagava e instalava de novo. Isso ajudou mais do que reiniciar o celular. Reinstalar limpa lixo em cache e arquivos temporários que ficam por mais tempo do que você imagina.

Mais uma coisa que muita gente ignora: sua conexão. Se um app depende de dados em tempo real, mapas, feeds, vídeo, sincronização em nuvem, internet fraca faz ele parecer travado mesmo quando o celular em si está bem. Eu já culpei meu celular antes e no fim era só Wi-Fi ruim.

Por que o celular fica lento enquanto carrega

Aqui o problema é calor. Simples, mas fácil de não perceber.

Carregar aquece o celular. Usá-lo ao mesmo tempo, especialmente para jogos, vídeo, navegação ou câmera, eleva ainda mais a temperatura. Os iPhones diminuem o próprio desempenho quando ficam quentes demais. Isso é proposital. Protege a bateria e os componentes internos.

O que me ajudou na hora:

Tirar a capinha enquanto carregava

Deixar os apps pesados de lado até a carga terminar

Manter fora do sol direto

Não carregar dentro de um carro quente

Teve uma fase em que meu celular parecia quebrado toda noite. No fim, eu estava carregando ele em uma almofada do sofá, com a capinha, enquanto assistia vídeo. Péssima combinação. Assim que o celular esfriava, a lentidão sumia.

Quando a lentidão vai aparecendo ao longo de semanas ou meses

Isso parece pior porque dá a sensação de que o celular está morrendo aos poucos. No meu caso, não era hardware morto. Eram duas coisas bem sem graça.

Saúde da bateria

Vá em Ajustes > Bateria > Saúde da Bateria.

Se a capacidade máxima estiver abaixo de 80 por cento, o iOS começa a gerenciar o desempenho de forma mais agressiva para o celular não desligar sob carga. Em outras palavras, menos velocidade. Se você chegou nesse ponto, trocar a bateria custa muito menos do que comprar um celular novo e, para muita gente, faz o aparelho voltar rapidamente à velocidade normal.

Armazenamento

Esse me pegou ainda mais do que o desgaste da bateria.

O iOS precisa de espaço para respirar. Quando o armazenamento livre fica baixo, algo em torno de menos de 10 a 15 por cento, o sistema começa a parecer apertado. Trocar entre apps fica ruim. A câmera abre mais devagar. O teclado falha. Pequenos atrasos vão se acumulando até o celular inteiro parecer cansado.

No meu caso, as fotos eram o principal problema. Apagar tudo manualmente era horrível. Uma vez passei quase uma hora nisso e mal fiz diferença. O que tornou isso administrável foi o Clever Cleaner. A aba Similars agrupou fotos quase duplicadas e marcou uma Best Shot, então eu não precisava ficar organizando fotos em sequência uma por uma como se fosse algum estagiário. A aba Heavies mostrou primeiro os maiores arquivos, o que economizou tempo bem rápido.

Depois que eu liberei cerca de 15 GB, a lentidão que eu vinha percebendo havia meses caiu drasticamente. Um detalhe bobo: não esqueça de Apagados Recentemente no app Fotos. As coisas ficam lá por 30 dias e continuam ocupando armazenamento até você esvaziar isso manualmente. Eu esqueci disso uma vez e achei que o app de limpeza estava mentindo kkk.

Algumas configurações que valem a pena mudar de qualquer jeito

Elas não resolveram todos os casos sozinhas, mas fizeram diferença.

Desative a Atualização em 2º Plano para apps com os quais você não se importa de atualizar em segundo plano.

Caminho: Ajustes > Geral > Atualização em 2º Plano

Eu encontrei um monte de apps fazendo coisas em segundo plano sem motivo nenhum. Apps de compras não precisam ficar ativos o dia todo.

Ative Reduzir Movimento.

Caminho: Ajustes > Acessibilidade > Movimento

Isso troca várias animações por transições mais simples. O celular parece mais ágil depois disso, mesmo que a velocidade bruta não tenha mudado muito. A percepção importa aqui e, em iPhones mais antigos, eu notei isso na hora.

Reinicie o celular uma vez por semana

Eu costumava ignorar esse conselho. Depois tentei fazer isso com regularidade e, irritantemente, ajudou. Isso limpa a bagunça temporária do uso normal e reduz aquela lentidão que vai aparecendo aos poucos.

O que eu verificaria primeiro, em ordem

Se o seu iPhone trava em um app, atualize ou reinstale o app

Se ele fica lento enquanto está na tomada, lide com o calor

Se ele foi ficando mais lento com o tempo, verifique a saúde da bateria e o armazenamento livre

Depois ajuste a atualização em segundo plano, reduza o movimento e reinicie

Essa ordem me fez economizar tempo. O truque é descobrir que tipo de lentidão você está enfrentando antes de começar a sair testando soluções aleatórias.

A idade importa, mas a lentidão do iPhone muitas vezes é uma combinação de desgaste da bateria, inchaço do iOS e desajuste nas configurações. Concordo com @mikeappsreviewer sobre verificar bateria e armazenamento primeiro. Discordo um pouco sobre reinicializações semanais. Se você precisa reiniciar toda semana para continuar usável, alguma outra coisa está errada.

Algumas coisas que eu verificaria e que não foram mencionadas:

1. Logs de análise.
    Ajustes > Privacidade e Segurança > Análises e Melhorias > Dados de Análise.
    Se você vê o mesmo app ou processo travando repetidamente, esse app está deixando seu telefone mais lento.

2. Mail e widgets.
    Muitas contas de e-mail verificando com frequência, além de pilhas de widgets, clima ao vivo, esportes, apps de ações, tudo isso aumenta a carga em segundo plano. Remova o lixo. Defina a busca de e-mail como manual ou de hora em hora.

3. Bagunça no Safari.
    Se o Safari parece lento, limpe os dados dos sites. Também feche abas antigas. As pessoas deixam 200 abas abertas e ficam chocadas rs.

4. Comportamento da versão do iOS.
    Alguns iPhones mais antigos funcionam pior no iOS mais recente. Nem sempre. Se a lentidão começou logo após uma atualização, espere o próximo patch antes de culpar o hardware.

5. Drenagem de bateria junto com lentidão.
    Isso aponta para atividade em segundo plano. Verifique em Ajustes > Bateria e veja quais apps usaram mais energia nas últimas 24 horas e nos últimos 10 dias. Se um app parecer absurdo, exclua-o.

Se o armazenamento estiver apertado, o Clever Cleaner ainda vale a pena dar uma olhada para limpar fotos. Esta análise explica por que as pessoas o avaliam como um dos melhores apps gratuitos de limpeza para iPhone para liberar espaço rapidamente: melhor app gratuito de limpeza para iPhone para liberar armazenamento

Se a saúde da bateria estiver abaixo de 80 por cento, troque a bateria antes de trocar o telefone. Em iPhones mais antigos, isso resolve muito mais do que as pessoas esperam.

Nem sempre é “só a idade”. Às vezes é a idade, às vezes é uma configuração ruim, e às vezes é o iOS fazendo coisa demais em segundo plano.

Concordo com @mikeappsreviewer e @viajantedoceu que bateria/armazenamento são grandes suspeitos, mas eu também verificaria uma coisa que as pessoas estranhamente ignoram: o Modo de Pouca Energia. Se o seu fica ligado o tempo todo porque a bateria está se desgastando, o celular pode parecer lento mesmo antes de ficar realmente velho.

Alguns extras que eu olharia:

• Verifique se o seu iPhone está indexando após uma atualização. Busca do Fotos, Spotlight e processamento em segundo plano podem deixá-lo meio travado por um ou dois dias.
  • Desative o acesso desnecessário à localização. Um monte de apps configurados como “Sempre” pode drenar a bateria e adicionar atividade em segundo plano.
  • Desative as Atividades ao Vivo se você usa muito. Esportes, entregas, apps de transporte, tudo isso vai acumulando.
  • Se o celular tiver menos de 3 a 5GB livres, eu liberaria espaço rápido. Não depois, agora.

Pequena discordância com a ideia de “reiniciar semanalmente”. Ajuda? Claro. É obrigatório? Na verdade, não. Se o celular só funciona direito depois de reinicializações constantes, provavelmente há outro problema.

Também verifique Ajustes > Bateria e veja se um app está consumindo uma quantidade absurda de energia. Esse costuma ser o verdadeiro indício.

Se o seu armazenamento está lotado de fotos/vídeos, o Clever Cleaner é realmente útil para limpar duplicados e arquivos pesados sem transformar isso num projeto de uma tarde inteira. Essa é uma das formas mais rápidas de liberar espaço em um iPhone.

E se você quiser um guia visual melhor, este é um sólido passo a passo de app para limpar iPhone.

Minha versão direta:

• Saúde da bateria abaixo de 80% = troque a bateria
  • Armazenamento quase cheio = limpe
  • A lentidão começou logo após atualização do iOS = espere uma correção
  • Só um app está lento = problema do app, não do celular

Se o gasto de bateria e a lentidão apareceram juntos ao longo de meses, eu apostaria em atividade em segundo plano + bateria desgastada antes de culpar a “síndrome de celular velho”, para ser sincero.