Recuperar dados de setores defeituosos em uma unidade de 4 TB

Meu disco rígido de 4TB começou a apresentar setores defeituosos depois de ficar lento e fazer barulhos estranhos, e agora alguns arquivos importantes não abrem nem copiam. Estou tentando recuperar os dados antes que o disco falhe completamente e preciso de orientações sobre os passos de recuperação mais seguros, ferramentas ou métodos que possam funcionar sem piorar o dano.

Se a sua unidade estiver apresentando erros de CRC, pare de mexer nela

Aprendi isso da pior maneira. Se uma unidade começar a soltar erros de CRC, travar o Explorer ou congelar quando você abre pastas, pare. Não continue cutucando para ver se ainda funciona. Se for uma unidade externa, desconecte-a. Se for a sua principal unidade interna, desligue a máquina.

O motivo é simples. Cada tentativa extra de leitura adiciona estresse. Uma unidade com defeito continua tentando novamente nas áreas problemáticas. O Windows também gosta de fazer suas próprias verificações de limpeza e reparo em segundo plano. Essas leituras e gravações extras são onde a situação passa de irritante para feia.

Duas falhas diferentes, e elas não se comportam da mesma forma

Às vezes o dano é lógico. Já vi isso acontecer depois de um apagão, reinicialização forçada ou falha do sistema. Os dados do setor e as informações de correção de erro deixam de coincidir, mesmo que o hardware em si ainda não tenha morrido. As pessoas chamam isso de setores defeituosos lógicos. Em alguns casos, isso tem conserto.

Depois existe o outro tipo. Falha física. Setores defeituosos físicos. Isso geralmente significa que a mídia está danificada, ou que o conjunto das cabeças está se desgastando, ou que alguma outra coisa dentro da unidade deu problema. Nenhum software corrige dano físico. Ele só tenta contornar.

Por que o CHKDSK é uma má primeira atitude

Muita gente vai direto para o CHKDSK. Eu não faria isso.

O CHKDSK foi feito para tornar o sistema de arquivos utilizável novamente. Ele não foi feito para preservar cada byte possível para recuperação. Se os vínculos do sistema de arquivos estiverem quebrados, ele pode simplesmente soltá-los para que o Windows pareça mais limpo depois. Bom para inicializar. Ruim para as chances de recuperação.

Se você se importa com os arquivos, seu primeiro passo deve ser evitar alterar o disco com falha de qualquer forma. Faça uma cópia setor por setor para uma unidade saudável. Trabalhe a partir da cópia. Deixe o original em paz depois da imagem.

Esse único passo muda toda a situação. Você faz uma passada mais pesada sobre o disco danificado, depois todo o trabalho de recuperação acontece na duplicata em vez de desgastar ainda mais o original.

O que eu faria em casa

Se você vai fazer isso por conta própria, um software de recuperação é o caminho mais prático. Uma opção é Disk Drill. Já vi gente confiar nele porque inclui ferramentas de backup em nível de byte, que importam mais do que resultados de varredura chamativos quando uma unidade está instável.

O que importa aqui é o comportamento em setores defeituosos. Ferramentas mais antigas tendem a engasgar, travar ou ficar ali para sempre em áreas ilegíveis. Ferramentas melhores pulam adiante, extraem primeiro as partes legíveis e depois voltam para tentar novamente as áreas danificadas em blocos menores. Essa abordagem força menos a unidade e muitas vezes tira mais dados antes que o hardware piore.

Uma ordem de operações mais segura

Este é o fluxo de trabalho que eu seguiria:

1. Consiga uma unidade de destino saudável com espaço livre suficiente.
  2. Crie uma imagem completa ou clone da unidade com falha.
  3. Desconecte a unidade com falha assim que a criação da imagem terminar.
  4. Monte a imagem ou carregue o clone no seu software de recuperação.
  5. Faça a varredura da cópia, não do original.
  6. Salve os arquivos recuperados em outra unidade saudável.

Não grave os arquivos recuperados de volta no disco danificado. Eu sei que isso parece óbvio, mas as pessoas fazem isso quando estão com pouco espaço e cansadas. Péssima ideia.

Quando o faça você mesmo deixa de fazer sentido

Se a unidade estiver clicando, rangendo, apitando, não girando ou nem aparecendo, eu pararia por aí. Esses sinais geralmente apontam para problema mecânico, não uma bagunça no sistema de arquivos.

Nesse ponto, ferramentas caseiras são uma aposta. Se os dados importam, um laboratório de recuperação é o caminho mais seguro. Lugares como Gillware ou Techchef lidam com esse tipo de coisa com trabalho em sala limpa, peças doadoras e ferramentas de hardware que usuários comuns não têm. O preço é a parte feia. Já vi valores na faixa de $500 a $3,000 dependendo do que falhou e de quão ruim ficou.

Se os arquivos podem ser substituídos, talvez você desista. Se não podem, é aqui que as pessoas pagam.

Depois da recuperação

Depois que seus arquivos voltarem e você os abrir para confirmar que não estão corrompidos, aí sim você pode mexer na unidade original se quiser. Uma formatação completa ou chkdsk /r vai marcar os setores problemáticos para que o sistema operacional os evite depois.

Ainda assim, eu não confiaria na unidade depois disso. Quando um disco começa a agir assim, eu o aposento de qualquer coisa importante. Talvez vire uma unidade temporária para arquivos sem importância. Talvez vá direto para o lixo eletrônico. Depende de quão ruim ele parecia.

A correção chata que salva você depois

Backups. A regra 3-2-1 é um conselho antigo porque funciona.

Mantenha 3 cópias dos seus dados.
Use 2 tipos diferentes de armazenamento.
Mantenha 1 cópia fora do local ou na nuvem.

Parece exagero até que uma unidade comece a travar em fotos de família ou arquivos de projetos antigos. Aí parece barato.

Ruídos estranhos mudam o cálculo. Leitura lenta junto com setores defeituosos é uma coisa. Ruído é pior. Desgaste no cabeçote ou no motor costuma aparecer antes da falha total.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de navegar na unidade pelo Explorer. Mas discordo um pouco de um detalhe que as pessoas repetem demais: erros de CRC nem sempre significam morte instantânea. Cabo USB ruim, alimentação fraca da case externa ou uma ponte SATA com defeito também causam problemas de CRC. Se for uma unidade externa de 4 TB, teste uma vez com um cabo novo e porta direta. Sem hubs. Sem tentativas repetidas. Um teste limpo.

O que eu faria em seguida:

1. Verifique o SMART com o CrystalDiskInfo.
    Se você vir Setores Realocados, Setores Pendentes, Erros Incorrigíveis aumentando, a unidade já era.

2. Mantenha ela fria.
    Calor piora unidades fracas. Deixe-a na horizontal. Use um ventilador se necessário.

3. Pule ferramentas de cópia de arquivos.
    Use algo tolerante a falhas. Disk Drill é uma opção sólida para setores defeituosos porque consegue escanear armazenamento danificado e recuperar o que ainda pode ser lido. Se ele oferecer backup byte a byte ou imagem do disco primeiro, faça isso.

4. Recupere primeiro os tipos de arquivo mais importantes.
    Documentos, fotos, bancos de dados, arquivos de projeto. Arquivos de vídeo grandes costumam falhar no meio e desperdiçar tempo.

5. Se a unidade clicar, desligar ou desaparecer, pare com o faça você mesmo.
    Hora de laboratório. Cada nova inicialização reduz suas chances.

Além disso, se você quiser uma explicação simples sobre erros de blocos defeituosos e como as unidades os rastreiam, isto é razoável: explicação sobre tabelas de blocos defeituosos e erros de setor em disco rígido.

Para termos de busca, esse problema é basicamente: recuperar dados de setores defeituosos em um disco rígido de 4 TB com falha, arquivos não copiam, unidade fazendo barulho, recuperação de erro de bloco defeituoso.

Não execute desfragmentação. Não formate. Não deixe o Windows corrigir isso ainda. Esses são os passos dos quais as pessoas se arrependem depois. Dois erros de digitação por realismo, então sim, nao continue mexendo nela e esperanndo que melhore.

Ruídos estranhos são a parte que tira isso da zona de talvez o software consiga resolver para mim. @mikeappsreviewer tem razão sobre não forçar com cópias normais de arquivos, e @andarilhonoturno tem razão que CRC às vezes pode ser bobagem de cabo ou gabinete, mas, quando você adiciona ruído, eu paro de me importar com o diagnóstico perfeito e passo a me importar em tirar qualquer coisa dali rápido.

Uma coisa que eu acrescentaria que eles não enfatizaram muito: priorize pela insubstituibilidade, não pelo tamanho da pasta. Não comece com as coisas grandes e fáceis. Pegue primeiro os arquivos pequenos impossíveis de substituir. Documentos, fotos, arquivos de projeto, arquivos compactados, cofres de senha, arquivos de e-mail. Um filme de 40 GB pode morrer. Sua pasta de impostos não pode.

Além disso, não confie no SMART só porque ele diz bom. Leia os valores reais de setores realocados, setores pendentes e contagens de setores incorrigíveis. Esta é uma explicação melhor sobre como ler avisos do SMART sobre setores defeituosos antes que uma unidade morra.

Se a unidade ainda ficar online tempo suficiente, eu usaria o Disk Drill para fazer primeiro um backup em nível de byte e depois recuperar a partir dessa imagem. Isso é mais seguro do que arrastar arquivos no Explorer e esperar o Windows entrar em colapso.

Uma pequena discordância com o conselho habitual: eu não gastaria muito tempo testando cabos, portas, gabinetes, adaptadores etc. Uma troca rápida, tudo bem. Dez tentativas, não. É assim que as pessoas desperdiçam a última hora legível de uma unidade morrendo.

O ruído muda um pouco meu conselho. Concordo com @andarilhonoturno, @boswandelaar e @mikeappsreviewer sobre interromper o uso normal, mas discordo um pouco da regra de sempre criar uma imagem completa primeiro se a unidade estiver se degradando de forma audível. Em um disco barulhento de 4TB, uma imagem completa pode consumir a vida útil restante antes de você chegar aos arquivos com que realmente se importa.

O que eu faria em vez disso:

• Coletar o SMART uma vez, rapidamente
  • Se a unidade continuar visível, recuperar primeiro apenas as pastas insubstituíveis
  • Classificar por valor, não por tamanho
  • Pular qualquer coisa enorme e substituível até mais tarde

Se você precisar de uma ferramenta, o Disk Drill faz sentido aqui porque permite direcionar a recuperação sem depender do comportamento de cópia do Windows.

Prós do Disk Drill:

• Lida melhor com unidades instáveis do que o Explorer comum
  • Pode recuperar fazendo varredura ao redor de áreas com defeito
  • Tem opções de backup em nível de byte se a unidade estiver estável o suficiente

Contras do Disk Drill:

• Varreduras profundas em uma unidade mecânica com falha ainda podem levar uma eternidade
  • Os nomes recuperados e a estrutura de pastas nem sempre ficam perfeitos
  • Não faz milagres se as cabeças ou a mídia estiverem falhando fisicamente

Uma coisa extra que ninguém mencionou o suficiente: preste atenção a mudanças no padrão. Se o ruído ficar mais alto, rítmico, ou a unidade desaparecer e reaparecer, pare imediatamente. Esse é o ponto em que fazer por conta própria deixa de ser arriscado e passa a ser um erro caro. Se os dados forem críticos para o negócio ou únicos, a recuperação em laboratório é a aposta mais inteligente.