Formatei o disco rígido de um PC de mesa antigo antes de perceber que ele ainda tinha fotos, documentos e arquivos de backup importantes. Estou tentando encontrar a melhor maneira de recuperar dados de um disco rígido formatado sem piorar a situação. Quais etapas de recuperação ou software devo usar para um disco rígido antigo de PC de mesa?
Eu costumava pensar que uma unidade formatada estava acabada. Sumiu, fim da história. Depois de lidar com discos externos apagados, partições quebradas e uma pilha de tentativas de recuperação, parei de acreditar nisso.
A formatação nem sempre apaga seus arquivos do jeito que as pessoas pensam.
A primeira coisa é parar de gravar na unidade.
Se for um disco externo, desconecte-o. Se for a unidade principal do sistema, não instale aplicativos, não baixe arquivos nem mova dados para ela. Cada nova gravação reduz suas chances, porque os dados antigos dos arquivos são sobrescritos e a recuperação fica muito mais complicada rapidamente.
Que tipo de formatação aconteceu
Esta parte importa mais do que a maioria das pessoas imagina.
-
Formatação Rápida
Geralmente isso limpa os registros do sistema de arquivos, aquilo que o sistema operacional usa para rastrear onde os arquivos estão. A unidade parece vazia, mas os dados dos arquivos muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. -
Formatação Completa
É aqui que a situação complica. Nos sistemas Windows mais recentes, uma formatação completa grava em todo o disco e verifica se há erros. Depois que os setores são sobrescritos, a recuperação por software acaba. Já vi unidades com formatação rápida recuperarem uma parte razoável. As com formatação completa, nem tanto.
1. Verifique os backups antes de fazer qualquer coisa mais complicada
Eu começaria por aqui sempre.
Muita gente esquece que tinha a sincronização ativada em algum lugar. Aí passam uma hora escaneando uma unidade em busca de arquivos que já estão na lixeira da nuvem.
Veja estes primeiro:
- OneDrive
- Google Drive
- iCloud
- Pastas Excluídos Recentemente ou Lixeira
- Histórico de Arquivos no Windows
Isso leva alguns minutos. Se seus arquivos estiverem lá, você os recupera com nomes de arquivos, pastas e registros de data e hora intactos. Muito melhor do que vasculhar um monte de arquivos recuperados com JPGs aleatórios e documentos com nomes pela metade.
2. Tente um software de recuperação
Se não houver backup, um software de recuperação geralmente é o próximo passo.
Pelo que vi, o Disk Drill faz um bom trabalho com unidades formatadas. Ele funciona no Windows e no Mac, e tende a encontrar dados mesmo quando as informações da partição estão danificadas ou ausentes.
A forma segura de fazer isso:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
- Escaneie a unidade formatada.
- Verifique as prévias dos arquivos de que você precisa.
- Recupere-os para outro disco, não de volta para o formatado.
A etapa de pré-visualização importa. Eu a ignorei uma vez, recuperei uma pilha de arquivos e metade deles estava corrompida. Se a pré-visualização funcionar, suas chances são melhores.
3. Use um laboratório de recuperação se os arquivos importarem mais do que o preço
Se o software não encontrar nada, e os arquivos forem coisas que você não pode substituir, um laboratório profissional passa a fazer sentido.
Quero dizer coisas como:
- registros comerciais
- arquivos jurídicos
- fotos de família sem cópia em nenhum outro lugar
Laboratórios de recuperação têm hardware e métodos que você não consegue com ferramentas domésticas. Eles custam caro, sim. Ainda assim, se os dados forem importantes o suficiente, esse é um dos poucos caminhos que restam.
Se você formatou uma unidade por engano, pare de usá-la imediatamente. Depois, verifique que tipo de formatação aconteceu. Procure backups primeiro. Se não houver backup, execute um software de recuperação antes que qualquer coisa grave novos dados no disco. O tempo importa aqui, e esperar tende a piorar o resultado, não a melhorar.
Se a unidade do PC antigo ainda gira e aparece na BIOS ou no Gerenciamento de Disco, eu faria uma coisa antes de qualquer verificação. Primeiro, criaria uma imagem setor por setor dela. Um clone evita piorar o estado do original se a unidade estiver fraca. Use outra unidade de tamanho igual ou maior e crie a imagem com algo como ddrescue ou uma dock de hardware com modo clone. Essa parte é ignorada com muita frequência.
Concordo com @mikeappsreviewer sobre interromper todas as gravações. Discordo um pouco de partir direto para a verificação do disco original. Em unidades mais antigas, uma única verificação longa às vezes já basta para levar uma unidade com falha ao limite. Trabalhe a partir do clone, se puder.
Alguns pontos práticos.
-
Verifique se o formato foi em HDD ou SSD.
Se foi em um SSD e o TRIM foi executado após a formatação, as chances de recuperação caem muito. Em um disco rígido, as chances geralmente são melhores. -
Veja a saúde SMART antes de gastar horas.
Se você vir setores realocados, setores pendentes, leituras lentas ou cliques, pule as soluções caseiras e faça o clone primeiro. Se estiver clicando, pare. Não continue tentando. É assim que as pessoas perdem o restante. -
Use primeiro ferramentas que entendem o sistema de arquivos, depois faça a varredura por assinatura.
A varredura por assinatura encontra JPG, DOCX, ZIP pelo padrão do arquivo, mas muitas vezes perde nomes e estrutura de pastas. Se você quiser as pastas antigas e os conjuntos de backup, comece pela recuperação da partição e da tabela de arquivos. -
Recupere apenas para outra unidade.
Nunca para a mesma.
O Disk Drill é bom para esse trabalho, especialmente se a formatação foi rápida e a unidade está saudável. Eu o executaria no clone, não na origem. Visualize primeiro fotos e documentos. Se as visualizações falharem, os arquivos geralmente estão danificados.
Se você quiser uma boa explicação antes de começar, vale a pena assistir a isto,
assista a este passo a passo de recuperação com o Disk Drill
Versão curta. Faça o clone primeiro. Verifique se é SSD ou HDD. Faça a varredura do clone com o Disk Drill. Salve os arquivos recuperados em outro lugar. Se os arquivos forem insubstituíveis e a unidade se comportar de forma estranha, pare e envie para um laboratório.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste disseram: descubra se os “arquivos de backup” realmente faziam parte de um conjunto de backup do Windows, e não apenas pastas aleatórias chamadas Backup. Isso importa porque algumas ferramentas de recuperação conseguem extrair arquivos brutos, mas catálogos de backup antigos podem voltar meio corrompidos e ser um inferno para restaurar direito.
Além disso, eu sou um pouco menos favorável à ideia de mandar todo mundo direto para um laboratório. Se o disco estiver saudável, girando normalmente, sem cliques, e tiver sido uma formatação rápida em um HDD, a recuperação por conta própria ainda é bem razoável. Laboratórios são para hardware com falha ou dados realmente insubstituíveis, não para todo erro bobo.
O que eu faria:
- Conectar o disco como unidade secundária a outro PC
- Trabalhar em modo somente leitura, se possível
- Se o sistema de arquivos estiver destruído, verificar primeiro se há partições perdidas
- Depois usar o Disk Drill para escanear e visualizar fotos, documentos e arquivos compactados
- Recuperar tudo para outra unidade com bastante espaço
Para fotos antigas de família, as visualizações são o principal indicativo. Se a prévia do JPG abrir, isso é um sinal muito bom.
Mais uma coisa que as pessoas esquecem: se esse PC antigo usava EFS, BitLocker ou algum software de backup muito antigo, os arquivos recuperados ainda podem ser inúteis sem as chaves ou o aplicativo original.
Para leitura extra, isto é bom: melhores dicas para recuperar um disco rígido formatado
Versão curta: não grave nada nele, não recupere de volta para ele e não continue mexendo nele se a unidade começar a se comportar de forma estranha.
Um aspecto que acho que @viajeroceleste, @espritlibre e @mikeappsreviewer só tocaram de leve é o próprio sistema de arquivos. Se aquele PC antigo usava NTFS e a formatação foi rápida, às vezes há uma boa chance de que os vestígios da MFT ainda permitam que uma ferramenta reconstrua nomes e pastas originais. Se era exFAT ou FAT32, a recuperação pode ficar mais confusa mais rapidamente, mesmo quando os dados brutos ainda estão presentes.
Eu também evitaria executar o CHKDSK. Muita gente faz isso porque o Windows sugere, e isso pode piorar a recuperação ao “corrigir” os metadados.
O Disk Drill faz sentido aqui se a unidade estiver estável.
Prós:
- bom para encontrar dados apagados e de unidades formatadas
- a visualização é útil para verificar a integridade das fotos
- mais fácil do que ferramentas mais técnicas
Contras:
- verificações profundas podem retornar muita bagunça
- os melhores resultados ainda dependem de quanto foi sobrescrito
- não faz milagres em SSDs após o TRIM ou em formatações completas
Se os “arquivos de backup” recuperados forem ZIP, BKF, PST, VHD ou contêineres proprietários de backup antigos, priorize esses primeiro. Restaurar um arquivo intacto pode salvar mais do que recuperar 5.000 arquivos soltos.
Então, minha ordem seria: identificar o sistema de arquivos, não executar ferramentas de reparo, verificar primeiro contêineres e catálogos intactos, depois usar o Disk Drill para uma recuperação direcionada em outra unidade. Se a unidade desaparecer de forma intermitente, pare de tentar por conta própria.