Esvaziei acidentalmente o Lixo no meu Mac e apaguei arquivos importantes dos quais ainda preciso para o trabalho. Estou procurando a melhor maneira de recuperar arquivos apagados do Lixo no Mac, seja com opções integradas, backups ou software de recuperação confiável. Eu realmente preciso de orientação rápida porque alguns desses documentos podem não estar salvos em nenhum outro lugar.
Eu fiz isso em um MacBook Air e meu estômago afundou no segundo em que o Lixo foi esvaziado. O meu tinha arquivos de trabalho, fotos da família, o tipo de coisa que você só percebe depois que some. O ponto que muita gente não percebe é este: esvaziar o Lixo nem sempre apaga os dados na hora.
O que o macOS costuma fazer primeiro é remover as referências dos arquivos e marcar o espaço como livre. Os dados em si ainda podem ficar no drive por um tempo, até que novos dados sejam gravados por cima. Então sua primeira atitude importa muito. Pare de usar o Mac.
Há um detalhe desagradável. A maioria dos Macs mais novos usa SSD, e SSDs usam TRIM. O TRIM diz ao drive para limpar blocos apagados em segundo plano. Às vezes rápido. Às vezes com atraso. Eu não apostaria no timing, então parei todo uso normal imediatamente.
Acabei usando o Disk Drill. Eu já tinha mexido com alguns outros apps de recuperação antes disso, e alguns eram desajeitados com APFS ou ficavam estranhos com as permissões do Apple Silicon. Este foi o menos doloroso para mim.
O que eu fiz, passo a passo:
Parei de usar o Mac, exceto para a recuperação.
Conectei um SSD USB externo para que os arquivos recuperados não voltassem para o drive interno.
Baixei o Disk Drill e coloquei no SSD externo, não no armazenamento interno do Mac.
Depois de abrir, concedi a ele Acesso Total ao Disco.
O caminho foi: Ajustes do Sistema → Privacidade e Segurança → Acesso Total ao Disco
Dentro do app, escolhi o SSD interno e iniciei “Procurar dados perdidos”.
No meu MacBook Air, a varredura levou cerca de uma hora. Depois abri “Revisar itens encontrados”.
Usei bastante os filtros, porque os resultados da varredura ficam bagunçados rápido. Eu só me importava com documentos e fotos, então filtrar me economizou muito tempo.
Verifiquei as pré-visualizações antes de restaurar qualquer coisa. Se a pré-visualização de um arquivo abria normalmente, as chances de recuperação pareciam boas no meu caso.
Depois selecionei os arquivos que queria manter e cliquei em Recuperar.
Salvei tudo no SSD externo.
Recuperei quase todos os meus documentos e a maior parte das fotos. Alguns arquivos temporários voltaram corrompidos, e também apareceu um pouco de lixo de cache, mas o que importava para mim estava lá. Até os nomes dos arquivos sobreviveram na maior parte dos casos, o que eu sinceramente não esperava.
Se você estava usando o Time Machine antes de isso acontecer, eu tentaria isso primeiro. É mais limpo, mais rápido, e você mantém a estrutura das pastas sem precisar fazer uma varredura profunda.
Abra o Time Machine pela barra de menus ou pelo Spotlight.
Vá até a pasta onde os arquivos costumavam ficar.
Volte para um ponto anterior ao momento em que você esvaziou o Lixo.
Selecione os arquivos e pressione Restaurar.
Isso normalmente coloca tudo de volta no lugar onde estava, com nomes e pastas intactos.
Também verifique os lugares que as pessoas esquecem:
iCloud Drive
Apagados Recentemente no Fotos
Apagados Recentemente no Notas
Arquivos excluídos do Dropbox
Lixeira e histórico de versões do Google Drive
Drives externos com cópias mais antigas
Mais uma coisa. Se os arquivos vieram originalmente de um cartão SD, cartão de câmera ou armazenamento de drone, tente recuperar a partir do cartão original também, se você ainda não o reutilizou. Já vi isso funcionar melhor do que as pessoas esperam.
Além disso, não comece a instalar apps aleatórios de limpeza, lixo de otimizador, ou aquelas ferramentas de “reparar seu Mac” agora. Péssima hora para experimentos. Primeiro a recuperação.
Se o software de recuperação não encontrar nada e os arquivos forem importantes o suficiente para tirar seu sono, um laboratório de recuperação é a última parada. Mas para um esvaziamento acidental normal do Lixo, a recuperação por software geralmente é o caminho que eu tentaria primeiro porque é o mais realista.
Ignore o Mac para trabalho normal agora. Cada gravação reduz as chances de recuperação.
Concordo com partes do que @mikeappsreviewer disse, mas eu verificaria o histórico de backup e sincronização antes de executar uma varredura profunda. É mais rápido, mais limpo e preserva datas, nomes e caminhos de pastas.
Experimente esta ordem.
-
Desfazer pelo histórico do app.
Se os arquivos eram documentos do Office, arquivos da Adobe ou arquivos de projeto, abra o app e verifique arquivos recentes, salvamento automático, recuperação temporária e histórico de versões. Word, Excel, Pages, Photoshop e muitas ferramentas de desenvolvimento mantêm cópias locais de recuperação. Muitas pessoas pulam esta etapa. -
Verifique os painéis web da nuvem, não apenas o Finder.
O iCloud Drive na web tem Apagados Recentemente.
O Dropbox mantém arquivos excluídos por 30 dias em muitos planos.
O Google Drive mantém a Lixeira e versões de arquivos.
O OneDrive tem lixeira e histórico de versões.
Se seus arquivos de trabalho sincronizaram antes da exclusão, este costuma ser o melhor caminho. -
Procure snapshots locais.
Se o Time Machine foi ativado em algum momento, o macOS às vezes mantém snapshots APFS no disco interno mesmo quando a unidade de backup não está conectada. Use o Terminal:
tmutil listlocalsnapshots /
Se você vir snapshots, talvez consiga voltar atrás ou restaurar com o Assistente de Migração ou as ferramentas do Time Machine. É um pouco nerd, mas vale a tentativa. -
Pesquise em pastas temporárias.
A busca do Finder deixa coisas passar. Verifique:
~/Library/Containers
~/Library/Application Support
~/Library/Autosave Information
/tmp
/private/var/folders
Uma bagunça, sim. Eu já recuperei uma apresentação perdida do Keynote em Autosave Information uma vez. Sorte boba, mas funcionou. -
Se nada disso funcionar, use software de recuperação.
O Disk Drill é uma das poucas ferramentas para Mac às quais as pessoas sempre voltam para recuperação em APFS. Salve os arquivos recuperados em uma unidade externa, não no seu Mac. Se o seu Mac tiver FileVault e TRIM em um SSD interno, os resultados ficam incertos rapidamente. Essa parte é péssima.
Se os arquivos valem dinheiro, pare agora e procure um laboratório de recuperação. Se eles podem ser substituídos, faz mais sentido tentar primeiro com software.
Além disso, este guia curto é bom se você quiser um passo a passo visual:
Tutorial de recuperação de arquivos no Mac para arquivos apagados da Lixeira
Eu faria uma coisa um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @espritlibre. Antes de se aprofundar no modo de recuperação, verifique se os arquivos alguma vez foram enviados por e-mail, exportados ou anexados em algum lugar. Parece óbvio, mas documentos de trabalho costumam existir no Slack, em anexos de e-mail, portais de clientes, chats do Teams ou exportações ZIP antigas. Já recuperei coisas dessa forma muito mais rápido do que com qualquer varredura.
Alguns lugares extras para verificar no Mac:
-
Spotlight com filtros de tipo/data
Às vezes os arquivos foram duplicados ou movidos, não realmente perdidos. Pesquise por tipo de arquivo e data da última abertura. -
Pastas compartilhadas e aplicativos de colaboração
Exportações do Notion, downloads do Figma, repositórios Git, arquivos do Adobe Creative Cloud, até pastas antigas do AirDrop. -
Histórico do Terminal se você for técnico
Se você moveu arquivos com cp, mv, rsync etc., o histórico do shell pode lembrar onde as cópias foram parar. -
Itens recentes do Preview
Para PDFs/imagens, Arquivo > Abrir Recentes às vezes pode apontar para cópias sobreviventes.
Se tudo isso falhar, então sim, o Disk Drill é uma das opções mais realistas no Mac para recuperar arquivos excluídos da Lixeira, especialmente em APFS. Só recupere para uma unidade externa, não para a interna. E se os arquivos forem críticos para o negócio, pare de mexer no Mac e considere uma recuperação profissional antes que mais gravações aconteçam.
Além disso, se você quiser um bom resumo em vídeo, esta é uma sólida comparação no YouTube dos melhores softwares de recuperação para Mac.
Uma verdade dura, porém: se for um Mac SSD mais novo e já tiver passado tempo suficiente, as chances de recuperação podem cair muito rápido. Não é impossível, só é bem menos divertido do que as pessoas pensam.