Precisa de ajuda para montar meu disco rígido externo no Mac

Meu disco rígido externo de repente não monta no meu Mac, embora estivesse funcionando normalmente antes. Estou me perguntando se o cabo USB pode estar causando o problema ou se é algo relacionado ao macOS ou ao próprio disco. Preciso de ajuda para descobrir o que verificar primeiro para não correr o risco de perder o acesso aos meus arquivos.

Já me deparei com isso em Macs vezes suficientes para não presumir mais que a unidade morreu. No começo, vi um disco externo se recusar a montar e achei que os arquivos tinham sumido. Na maioria das vezes, a própria unidade estava bem. O que quebrou foi o sistema de arquivos, ou o macOS travou em uma verificação em segundo plano, ou o volume ficou ali e se recusou a montar sem motivo aparente.

Antes de começar a mexer nas correções, faça primeiro as verificações chatas. Uma vez eu pulei isso e perdi uma hora.

Conecte a unidade diretamente ao seu Mac. Por enquanto, ignore o hub ou dock. Troque o cabo se tiver outro. Tente uma porta USB ou Thunderbolt diferente. Se você tiver acesso a outro computador, conecte nela e veja se aparece. Depois verifique as configurações do Finder e confirme que os discos externos estão definidos para aparecer na mesa e na barra lateral.

Se o Utilitário de Disco vê a unidade e o tamanho parece mais ou menos correto, geralmente considero isso um bom sinal.

Isso só se aplica a unidades sem falha de hardware evidente. Se o disco não aparecer no Utilitário de Disco de jeito nenhum, mostrar uma capacidade sem sentido, continuar desconectando, fizer sons de clique ou não ligar, o problema é de hardware. Correções de software não vão ajudar muito aí, se é que ajudarão em algo.

Comece com o Primeiros Socorros na unidade inteira

Esta é a primeira coisa que eu tento porque já vem integrada e é rápida.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Escolha a unidade física no topo, não apenas o volume abaixo dela.

4. Clique em Primeiros Socorros.

5. Confirme.

6. Aguarde a verificação terminar.

7. Tente montar a unidade novamente.

Quando o problema é um dano menor no sistema de arquivos, isso às vezes resolve sem mais complicações.

Encerrar um processo fsck travado

Já vi o macOS iniciar uma verificação do sistema de arquivos após uma desconexão incorreta, depois travar ali e bloquear a montagem. Bem irritante, porque o disco parece meio funcional.

1. Abra o Terminal.

2. Digite: sudo pkill -f fsck

3. Pressione Return.

4. Digite sua senha de administrador, se solicitado.

5. Aguarde um pouco.

6. Verifique a unidade novamente.

Isso não corrige corrupção. Apenas interrompe um processo travado que está atrapalhando.

Tente montá-lo manualmente no Terminal

Às vezes, o volume está lá, saudável o suficiente, e o macOS ainda se recusa a montá-lo sozinho.

1. Abra o Terminal.

2. Execute: diskutil list

3. Encontre o identificador da sua unidade, algo como disk4s1.

4. Execute: diskutil mount /dev/disk4s1

5. Substitua disk4s1 pelo seu identificador real.

6. Pressione Return.

7. Leia o resultado no Terminal.

Se funcionar, a unidade geralmente será montada imediatamente.

Reformate apenas se você já aceitou o risco de perda de dados

Se nada mais funcionar, apagar e reformatar é a última opção.

1. Abra o Utilitário de Disco.

2. Clique em Visualizar > Mostrar Todos os Dispositivos.

3. Selecione a unidade física.

4. Clique em Apagar.

5. Dê um nome a ela.

6. Escolha APFS se você usá-la apenas com Macs, ou exFAT se também precisar de suporte ao Windows.

7. Clique em Apagar.

8. Aguarde a conclusão.

Eu não começaria com reparos se os arquivos forem importantes. Isso tem como objetivo tornar a unidade montável novamente. Bom para o lado do hardware. Ruim se o seu principal objetivo for salvar os dados primeiro. Até mesmo ferramentas destinadas a reparar um sistema de arquivos podem reescrever estruturas e dificultar a recuperação depois. Reformatar é o caso mais óbvio, mas não é o único.

Se os arquivos importam, recupere-os primeiro

Meu procedimento habitual é retirar os dados antes de tentar corrigir o problema de montagem. Para unidades que aparecem no Utilitário de Disco, mas não aparecem no Finder, tive resultados razoavelmente bons com o Disk Drill. O macOS tende a desistir rápido quando o sistema de arquivos está bagunçado. O Disk Drill lê o dispositivo de armazenamento de forma mais direta e procura arquivos recuperáveis.

A parte à qual sempre volto é o recurso de Backup byte a byte. Se a unidade estiver se comportando de forma estranha, desconectando aleatoriamente ou parecer instável, eu crio uma imagem primeiro. Isso copia cada setor legível para um arquivo de imagem, para que você trabalhe a partir da cópia em vez de forçar o disco original repetidamente.

O processo de recuperação é simples o suficiente:

1. Baixe e abra o Disk Drill.

2. Selecione a unidade não montada na lista.

3. Crie primeiro um Backup byte a byte se a unidade parecer instável.

4. Examine a unidade ou examine a imagem de backup.

5. Revise os arquivos encontrados.

6. Visualize os arquivos importantes e confirme que ainda abrem.

7. Recupere-os para um dispositivo de armazenamento diferente.

Depois que seus arquivos estiverem seguros em outro lugar e você tiver verificado que abrem corretamente, volte e tente os reparos. Nesse ponto, se o Primeiros Socorros ou uma reformatação alterarem o sistema de arquivos, você não estará piorando uma situação que já está ruim.

Sim, o cabo está no topo da lista de suspeitos. Eu o colocaria perto do topo, especialmente se a unidade liga e desliga, desconecta ou só falha em uma porta. Um cabo USB ruim causa muitos sustos falsos de unidade morta em Macs.

Algumas coisas que eu verificaria que @mikeappsreviewer não cobriu.

Primeiro, redefina o Finder e a detecção USB. Às vezes o Finder para de atualizar os volumes montados.

1. Reinicie o Finder pelo menu Apple, Forçar Encerrar, Finder, Reiniciar.
  2. Abra Informações do Sistema e depois verifique USB ou Thunderbolt. Veja se a unidade aparece lá.
  3. Se ela aparecer em Informações do Sistema, mas não no Utilitário de Disco, reinicie o Mac completamente, não apenas em repouso e retorno.

Verifique o consumo de energia. Isso é muito ignorado.
Unidades portáteis de 2,5 polegadas muitas vezes não conseguem montar quando a porta ou o adaptador não fornece energia estável.

1. Use uma porta direta no Mac.
  2. Evite portas frontais em monitores.
  3. Se ela tiver sua própria fonte de alimentação, troque essa também.
  4. Para unidades externas de mesa, escute se há ciclos de ligar e desligar.

Discordo um pouco de interromper o fsck cedo. Se o disco for grande, as verificações de arquivos do macOS às vezes demoram bastante. Já vi unidades exFAT ficarem ali por 20 a 60 minutos depois de uma desconexão inadequada. Se a luz da unidade estiver ativa, eu esperaria primeiro antes de parar processos.

Verifique também a compatibilidade do formato do disco. Se a unidade foi usada no Windows, versões antigas do macOS podem ser exigentes com BitLocker, ferramentas NTFS ou cabeçalhos exFAT danificados. Se você instalou algum aplicativo auxiliar de NTFS, atualize ou remova e teste novamente. Essas ferramentas realmente quebram a montagem às vezes.

Se o seu objetivo é priorizar os arquivos, pule a formatação. Use o Disk Drill e recupere para outro disco. É um dos aplicativos de recuperação de dados para Mac mais confiáveis para unidades externas que aparecem, mas se recusam a montar. Se você quiser uma lista mais ampla, este guia dos melhores softwares de recuperação de dados é fácil de consultar.

Triagem rápida:

1. Cabo novo.
  2. Porta nova.
  3. Sem hub.
  4. Verifique Informações do Sistema.
  5. Espere se a atividade do disco continuar.
  6. Teste em outro Mac ou PC.
  7. Recupere os dados com Disk Drill antes do reparo se os arquivos importarem.

Se a unidade fizer cliques, ruídos de raspagem ou desaparecer durante a transferência, pare aí. Isso aponta mais para hardware do que para macOS.

O cabo absolutamente pode ser o culpado, mas uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @espritlibre disseram é verificar se o macOS está recusando a unidade por causa de segurança ou alguma estranheza com propriedade do disco, não apenas corrupção.

Algumas verificações menos mencionadas:

1. Abra o Terminal e execute diskutil list external
    Se o disco físico aparecer ali, mas o volume não montar, o macOS ainda está vendo o caminho do hardware.

2. Depois execute log stream --predicate 'eventMessage contains 'disk' --info
    Conecte a unidade enquanto observa os logs. Às vezes você consegue identificar o motivo real, como erros de E/S, problemas de energia ou negação de montagem. É meio nerd, mas super útil.

3. Se for um gabinete externo mais antigo, a própria placa do gabinete pode estar falhando, não o disco rígido em si. Já aconteceu comigo duas vezes. Tirei o disco, coloquei em um gabinete SATA-para-USB novo e pronto, os arquivos voltaram. As pessoas culpam o disco rápido demais às vezes.

4. Se a unidade estiver esmaecida no Utilitário de Disco, tente montar a estrutura do contêiner pai/grupo de volumes, especialmente com unidades APFS. Às vezes o contêiner está ok e o volume real é que está travado.

5. O Modo Seguro pode ajudar. Inicializar o Mac em Modo Seguro às vezes carrega menos extensões de terceiros, especialmente ferramentas NTFS ruins ou utilitários de disco antigos que interferem na montagem. Depois teste a unidade ali.

Eu discordo um pouco de forçar demais o Primeiros Socorros se a unidade estiver instável. Se ela se desconectar no meio da verificação, você pode piorar uma situação já complicada. Se os dados importam, eu tenderia a priorizar a recuperação com o Disk Drill, especialmente se o disco estiver visível, mas não montar. Normalmente essa é a linha para mim.

Além disso, se você quiser um passo a passo claro, aqui está um vídeo passo a passo sobre como corrigir um disco rígido externo que não monta no Mac.

Se a unidade não aparecer em lugar nenhum, nem no Utilitário de Disco, nem em Informações do Sistema, nem no Terminal, então sim, cabo/porta/gabinete/energia sobem bastante na lista de suspeitos. Se ela aparece, mas não monta, isso cheira mais a problemas de sistema de arquivos ou do gabinete.

O cabo é definitivamente um forte suspeito, mas eu também testaria algo que muita gente ignora: o chip bridge do gabinete. Se o disco sem o gabinete está bom, mas a bridge USB-SATA está falhando, o macOS vai agir como se o drive inteiro estivesse amaldiçoado. Já vi unidades externas falharem no Mac e depois funcionarem instantaneamente ao serem colocadas em um gabinete diferente.

Algumas verificações que complementam o que @espritlibre, @cazadordeestrellas e @mikeappsreviewer já abordaram:

• Verifique o Console.app exatamente quando você conectá-lo. Procure por diskarbitrationd ou I/O. Muitas vezes você verá se o macOS está recusando a montagem, expirando o tempo de resposta ou encontrando erros de leitura.
  • No Utilitário de Disco, verifique o status S.M.A.R.T. se ele aparecer. Se disser Com falha ou não suportado pelo gabinete, isso já diz muita coisa.
  • Teste o drive em um dock USB-C com alimentação própria apenas como teste. Eu sei que as pessoas dizem para evitar hubs, e normalmente isso está certo, mas às vezes um dock com alimentação própria é mais estável do que uma porta fraca do Mac para drives alimentados por barramento.
  • Se ele montar em modo somente leitura em algum lugar, copie os dados imediatamente. Não tente primeiro encontrar a correção perfeita.

Uma pequena discordância em relação ao conselho habitual: eu não continuaria tentando montar repetidamente se o drive estiver fazendo novos ruídos ou desaparecendo. Novas tentativas repetidas podem sobrecarregar um drive que está morrendo.

Se os arquivos forem importantes, use o Disk Drill antes das tentativas de reparo.

Prós do Disk Drill

• interface fácil no Mac
  • bom para drives visíveis, mas que não montam
  • o backup byte a byte é útil em discos instáveis

Contras

• não faz milagres em falhas reais de hardware
  • verificações profundas podem levar uma eternidade
  • a qualidade da recuperação depende de quão danificado está o sistema de arquivos

Se o drive aparece nas informações de hardware, mas não no Finder, isso é mais recuperável do que as pessoas pensam. Se não aparece em lugar nenhum, eu culparia o cabo, a alimentação, o gabinete e depois o próprio drive.