Precisa de ajuda para escolher um software de recuperação de imagens para arquivos importantes

Excluí acidentalmente uma pasta com fotos importantes da família de um cartão SD, e alguns dos arquivos podem ter sido sobrescritos antes que eu percebesse. Preciso de ajuda para encontrar um software confiável de recuperação de imagens que possa recuperar fotos excluídas com segurança sem danificar o cartão ou causar mais perda de dados. Estou procurando ferramentas confiáveis de recuperação de fotos com bons resultados em cartões de memória e discos rígidos.

Já tive que recuperar fotos e vídeos apagados de cartões mais vezes do que gostaria de contar. Às vezes apaguei arquivos por engano. Uma vez, foi um cartão SD com falha depois de uma longa sessão. Algumas vezes, fui eu mesmo, cansado, clicando na coisa errada. Depois de lidar com tudo isso, aprendi uma coisa primeiro. O que você faz nos primeiros minutos importa mais do que qual aplicativo de recuperação você escolhe.

Se você perdeu arquivos há um minuto, pare de usar o cartão ou a unidade. Agora mesmo. Não tire mais fotos. Não copie nada para ele. Não o reformate de novo porque você espera que ele se conserte sozinho. Dados apagados muitas vezes ficam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Continue usando o cartão, e suas chances caem rápido. Aprendi isso da maneira mais difícil.

Depois que o cartão estiver removido e em segurança, estas são as ferramentas que eu analisaria.

1. Disk Drill

Geralmente é por onde começo. Não porque seja mágica. Não é. Começo por aqui porque é fácil de usar e lida bem com o básico, cartões SD, pendrives, unidades externas, SSDs.

A parte pela qual eu sempre voltava era a recuperação de vídeo. Muitos aplicativos encontram arquivos de vídeo, claro, mas aí você os abre e eles travam, cortam no meio ou simplesmente se recusam a reproduzir. Vi isso com clipes de drones e filmagens de câmeras mirrorless. O Disk Drill faz um trabalho melhor do que a maioria com gravações fragmentadas por meio do modo Advanced Camera Recovery. Ele também reconhece muitos formatos de imagem RAW, o que já me salvou uma vez em um cartão cheio de fotos de casamento.

O que eu gostei:

1. Layout simples, fácil de começar a usar
  2. Bom suporte para formatos comuns de foto e vídeo
  3. O Advanced Camera Recovery ajuda com vídeos divididos ou fragmentados
  4. Opção de visualização antes da recuperação
  5. Funciona no Windows e no Mac

O que cansou:

1. Você precisa da versão paga para recuperação completa
  2. As varreduras profundas demoram em cartões grandes

2. R-Studio

Este parece mais uma ferramenta para pessoas que já sabem o que deu errado e querem controle. Eu não a entregaria para alguém que nunca mexeu com software de recuperação antes. A interface é densa. Tive que ir com calma e ler o que estava fazendo.

Ainda assim, quando um cartão está muito corrompido, ou a tabela de partições está uma bagunça, este é um dos poucos programas em que confio. Já tive cartões que outros apps mal reconheceram, e o R-Studio ainda conseguiu extrair arquivos utilizáveis deles. Mas ele exige mais de você. Se você quer uma configuração inicial tranquila para iniciantes, este não é o ideal.

Pontos positivos:

1. Resultados de recuperação fortes em mídias danificadas
  2. Lida melhor com sistemas de arquivos corrompidos do que muitas ferramentas mais simples
  3. Mais controles de varredura e recuperação
  4. Funciona com muitos tipos de armazenamento

Pontos negativos:

1. Leva tempo para aprender
  2. A interface parece técnica rapidamente
  3. O preço é mais alto do que o de muitas alternativas

3. PhotoRec

Se você quer algo gratuito, este é o que eu continuei vendo por um bom motivo. É de código aberto e não há nenhum limite de recuperação pairando sobre você. Eu o usei uma vez em um cartão formatado quando não tinha o menor interesse em pagar por mais um utilitário, e ele encontrou mais arquivos do que eu esperava.

O truque dele é simples. Ele procura assinaturas de arquivos diretamente em vez de depender do sistema de arquivos. Então, quando a estrutura do cartão está destruída, ele ainda tem uma chance. O lado ruim é irritante se você recuperar muitos arquivos. Os nomes somem. A estrutura de pastas também some. Você acaba organizando manualmente uma pilha de arquivos recuperados, o que não é uma boa forma de passar a noite.

Por que as pessoas continuam usando:

1. Gratuito
  2. Compatível com uma enorme variedade de tipos de arquivo
  3. Funciona bem em cartões formatados ou danificados
  4. Disponível para Windows, macOS e Linux

Os pontos problemáticos:

1. Interface de linha de comando
  2. Os nomes originais dos arquivos geralmente não sobrevivem
  3. Sem estrutura de pastas recuperada
  4. Organizar a saída leva tempo

Se você quiser mais alguns nomes para analisar, estes também aparecem bastante.

1. O Recuva existe há muito tempo e, sim, as pessoas ainda o usam. Eu o manteria para tarefas simples, como fotos apagadas de um cartão ou unidade em bom estado, onde nada mais está quebrado. A interface é fácil de entender e a versão gratuita cobre muitos casos básicos. Eu não escolheria ele primeiro para um cartão SD muito corrompido.

2. O DiskDigger aparece com frequência em discussões sobre recuperação de fotos, especialmente em relação ao Android. É leve, rápido de instalar e não te sufoca com opções. Para pequenos trabalhos de recuperação de imagens, faz sentido. Para cartões SD grandes cheios de sequências RAW ou vídeos de câmera, não vejo tantas pessoas contando com ele.

Na minha opinião, o software de recuperação é só metade da história. Depois que você recupera os arquivos, a correção maior é mudar sua rotina para não cair nessa de novo. Eu comecei a fazer backup dos cartões mais cedo e parei de reutilizar qualquer coisa que tivesse apresentado nem que fosse um erro estranho. Isso me poupou estresse depois.

Então é isso, aja rápido, pare de gravar novos dados no cartão e escolha uma ferramenta com base em quão grave o dano parece. Se os arquivos não tiverem sido sobrescritos, ainda há uma chance razoável de você recuperar pelo menos parte deles. Às vezes a maior parte. Às vezes o suficiente.

Se as fotos da família importam, eu classificaria as ferramentas pelo nível de risco, não pela popularidade.

Para uma exclusão normal em um cartão SD saudável, o Disk Drill é a escolha inicial mais segura para a maioria das pessoas. Ele tem uma visualização limpa, bom suporte a formatos de foto e é menos provável que te confunda enquanto você está estressado. Para software de recuperação de imagens de fotos excluídas de um cartão SD, é um dos melhores pontos de partida.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre o PhotoRec como primeira tentativa. Ele encontra muita coisa, claro, mas a perda dos nomes dos arquivos e a bagunça nas pastas são brutais quando você está recuperando anos de fotos de família. Serve bem como segunda passada, não como minha primeira opção.

Minha ordem:

1. Disk Drill, primeira varredura, visualize os resultados.
  2. R-Photo se você quiser uma opção gratuita focada em fotos no Windows.
  3. PhotoRec somente se as ferramentas mais fáceis não encontrarem tudo.
  4. Klennet Carver se forem arquivos JPG/RAW de câmera e o cartão tiver sido muito afetado. Caro, mas poderoso.

Mais uma coisa. Se houve sobrescrita, nenhum software corrige setores sobrescritos. A recuperação parcial ainda é possível, então não entre em pânico ainda.

Também vale a pena ler este tópico sobre melhores recomendações de software para recuperação de fotos em cartão SD. Ele cobre mais algumas opções.

Recupere para o seu computador, não de volta para o cartão SD. Essa parte confunde bastante as pessoas.

Eu lidaria com isso em níveis, principalmente porque “alguns arquivos podem ter sido sobrescritos” muda bastante a situação.

Se o cartão ainda monta normalmente, eu realmente não partiria direto para a ferramenta de recuperação mais agressiva. @mikeappsreviewer e @boswandelaar já cobriram o conjunto usual de opções, mas a minha visão é esta: comece com a ferramenta que oferece a melhor qualidade de visualização e retenção de metadados de pastas/arquivos, e só aumente o nível se for necessário. Para fotos de família, isso importa muito mais do que as pessoas admitem.

Minha ordem seria:

1. Disk Drill
    Melhor primeira tentativa para fotos apagadas em cartões SD quando você quer uma varredura limpa, visualizações e bom suporte para JPG, PNG, HEIC, RAW etc. Se o cartão estiver legível, esta provavelmente é a opção menos estressante. Também é uma das escolhas mais práticas se você estiver procurando especificamente por software de recuperação de imagens para fotos apagadas de um cartão SD.

2. R-Photo
    Meio subestimado. Gratuito no Windows, focado em recuperação de fotos/vídeos e menos bagunçado que o PhotoRec para algumas pessoas.

3. PhotoRec
    Eu só uso isso quando já aceitei o caos. Ótimo para encontrar arquivos, péssimo para organização.

Uma coisa da qual eu discordo um pouco em muitos conselhos de fóruns: as pessoas supervalorizam “mais arquivos recuperados” como a principal métrica. Se você obtiver 8.000 arquivos sem nome despejados em pastas aleatórias, isso pode ser um pesadelo. Às vezes, o “melhor” aplicativo de recuperação é aquele que oferece menos resultados inúteis e mais arquivos realmente aproveitáveis.

Além disso, se você ainda não fez isso, crie primeiro uma imagem byte a byte do cartão SD, se possível, e depois faça a varredura da imagem em vez do cartão original. É mais seguro e há menos chance de piorar as coisas.

Para leitura adicional, este é um bom resumo de feedback real de usuários sobre a recuperação de fotos com o Disk Drill.

E sim, recupere tudo para o seu computador ou para uma unidade externa, não de volta para o cartão SD. As pessoas fazem isso uma vez e depois choram uma vez rs.

Eu dividiria isso por o que sobrescrito realmente significa.

Se você apenas excluiu a pasta e percebeu isso bem rápido, as chances de recuperação ainda podem ser razoáveis. Se você continuou tirando fotos ou copiando arquivos para esse mesmo cartão SD, nenhum aplicativo consegue recuperar setores que foram realmente sobrescritos. Nessa parte eu discordo um pouco de muitas recomendações aqui, porque as pessoas focam demais em nomes de marcas e não o suficiente na realidade da sobrescrita.

Minha opinião:

• Primeira prioridade: pare de mexer no cartão
  • Segunda prioridade: se possível, clone/faça uma imagem do cartão SD antes de testar ferramentas
  • Terceira prioridade: use uma ferramenta para uma primeira passagem amigável a metadados e depois um carver apenas se necessário

Sobre software, o Disk Drill faz sentido como primeira tentativa se o cartão ainda estiver legível.

Prós do Disk Drill

• visualização fácil, o que importa muito para fotos de família
  • suporta formatos de imagem comuns e muitos tipos de RAW
  • menos intimidador do que ferramentas mais técnicas
  • bom para uma primeira tentativa quando você quer resultados utilizáveis, não caos

Contras do Disk Drill

• a recuperação completa é paga
  • varreduras profundas podem retornar muitas duplicatas
  • se os arquivos foram parcialmente sobrescritos, as visualizações podem parecer melhores do que os arquivos recuperados finais

Onde eu divirjo um pouco de @boswandelaar, @techchizkid e @mikeappsreviewer é o seguinte: eu não ficaria alternando entre 5 aplicativos no cartão SD original. Isso pode virar bagunça rapidamente. Teste em um arquivo de imagem sempre que possível.

Se o Disk Drill deixar passar coisas demais, então tente:

• R-Photo para uma opção gratuita mais simples e focada em fotos
  • PhotoRec apenas quando você estiver okay com perder nomes de arquivos/estrutura de pastas
  • R-Studio se o próprio cartão parecer corrompido, não apenas com arquivos excluídos

O melhor cenário não é recuperar tudo. É recuperar o máximo de arquivos intactos com o mínimo de dano extra e de organização necessária. Isso geralmente leva a resultados melhores.