Excluí acidentalmente fotos e vídeos importantes do meu cartão SD no meu Mac e não tenho nenhum backup salvo em lugar nenhum. O cartão ainda está aparecendo, mas os arquivos sumiram, e eu realmente preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar dados de um cartão SD no Mac sem piorar a situação.
Isso já aconteceu comigo e, sim, a sensação ruim vem rápido. Você conecta um cartão SD depois de um ensaio, uma viagem, um casamento, seja lá o que for, e o Finder não mostra nada ou o macOS exibe um aviso de disco ilegível. Eu já perdi um conjunto inteiro de imagens de cliente por causa de um cartão com defeito, então não estou chutando aqui. Se o cartão não estiver rachado, dobrado ou amassado, seus arquivos muitas vezes ainda estão na memória flash. O problema geralmente é a tabela de arquivos, não os dados das fotos em si.
Primeira atitude: pare de mexer no cartão.
Não grave nada novo nele. Retire-o da câmera. Se ele estiver montado no seu Mac, desmonte-o e deixe-o em paz. Quando arquivos são excluídos ou quando um cartão é formatado, o macOS geralmente marca o espaço como livre. Ele não apaga todos os bits imediatamente. Seus arquivos antigos continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima. Se você continuar fotografando ou copiando coisas para o cartão, aumenta as chances de sobrescrever exatamente as fotos ou vídeos que você quer recuperar. Depois de sobrescritos, acabou.
Verificações rápidas antes do software de recuperação
Já vi pessoas entrarem em pânico por causa de um problema banal no leitor, então eu começaria pelas coisas chatas primeiro.
Olhe a trava de bloqueio no cartão SD. Se ela deslizou para a posição Lock, o seu Mac pode se comportar de forma estranha com ele.
Limpe os contatos metálicos com um pano macio e seco. Poeira e sujeira fazem coisas sem sentido.
Tente outra porta USB. Melhor ainda, tente outro leitor. Leitores baratos falham o tempo todo, e alguns falham de maneiras estranhas.
Abra o cartão no Finder e pressione Command + Shift + . Isso mostra arquivos ocultos. Verifique se há uma pasta esmaecida chamada .Trashes. Já vi arquivos excluídos parados ali, e você pode arrastá-los de volta para fora.
Verifique o Utilitário de Disco
Abra o Utilitário de Disco pelo Spotlight. Se o cartão SD aparecer na barra lateral, mas estiver esmaecido, clique em Montar. Se ele montar, copie seus arquivos imediatamente.
Você também pode executar os Primeiros Socorros. Às vezes, isso corrige pequenos erros do sistema de arquivos. Eu teria um pouco de cuidado, porém. Em um cartão muito danificado, as tentativas de reparo às vezes reorganizam as coisas e tornam a recuperação posterior mais complicada. Se o cartão contiver arquivos insubstituíveis, eu evitaria tentativas repetidas de reparo.
Quando as ferramentas do Mac não mostram nada
É aqui que o software de recuperação começa a mostrar seu valor. Esses aplicativos ignoram a estrutura de diretório corrompida e analisam setores brutos em busca de padrões de arquivos conhecidos.
No Mac, o que me trouxe os melhores resultados foi o Disk Drill.
Estou indicando-o por alguns motivos simples. Ele roda bem no macOS, incluindo máquinas Intel antigas, e também funciona bem no Apple Silicon. A interface é menos irritante do que a da maioria das ferramentas de recuperação que já testei. Mais importante ainda, ele tem um recurso chamado backup byte a byte. Use-o.
Isso cria primeiro uma imagem completa do cartão SD. Depois, você analisa a imagem, não o cartão original. Se o seu cartão estiver começando a falhar no nível do hardware, análises longas colocam mais pressão sobre ele. Já vi cartões piorarem durante a recuperação. Trabalhar a partir de um clone reduz o risco. Se você se importa com os dados, este é o caminho mais seguro.
Para arquivos de vídeo do GoPro, drone e outros
Esta parte é mais importante do que as pessoas imaginam. Câmeras de ação e drones costumam dividir o vídeo em partes espalhadas pelo cartão. Muitos aplicativos de recuperação trazem essas partes de volta como arquivos corrompidos, então você acaba com clipes que não abrem ou mostram uma tela preta.
O Disk Drill tem um modo de Recuperação Avançada de Câmera para esse tipo de problema. Ele tenta juntar novamente o vídeo fragmentado em um arquivo reproduzível. Se os arquivos perdidos forem de uma GoPro ou de um drone, eu começaria por aí em vez de perder horas com ferramentas gratuitas aleatórias. Normalmente você pode fazer a varredura primeiro e ver o que é recuperável antes de pagar, o que ajuda.
Se você se sente à vontade no Terminal
PhotoRec ainda vale a pena conhecer. É gratuito e de código aberto. Também parece rudimentar. Não há um app refinado para Mac, nem orientação passo a passo. Você trabalha por uma interface simples e a saída é bagunçada. Os arquivos geralmente voltam com nomes como f12345.jpg, então organizar tudo após a varredura dá trabalho. Ainda assim, se você tem paciência e não se importa em vasculhar uma pilha de arquivos recuperados, ele faz o trabalho com mais frequência do que as pessoas esperam.
O que eu faria, passo a passo
Pare de usar o cartão.
Tente um leitor e uma porta diferentes.
Verifique arquivos ocultos e .Trashes.
Veja se o Utilitário de Disco consegue montá-lo.
Se os arquivos forem importantes, crie uma imagem primeiro.
Execute a recuperação na imagem com Disk Drill.
Se isso falhar e você se sentir à vontade com ferramentas como essa, experimente o PhotoRec.
Dois hábitos que valem a pena manter
Ejetar o cartão corretamente. Muitos casos de corrupção de cartão começam quando as pessoas puxam a mídia enquanto o macOS ainda está indexando ou gravando metadados ocultos.
Formatar os cartões na câmera. Depois de fazer backup dos seus arquivos, formate o cartão usando o menu da câmera, não o Utilitário de Disco. As câmeras tendem a funcionar melhor com estruturas de arquivos que elas mesmas criaram.
Então é isso, mantenha o cartão desconectado até estar tudo pronto. Não teste repetidamente. Se os arquivos estavam nele mais cedo hoje, suas chances ainda são razoáveis. Não perfeitas, mas razoáveis. Eu seguiria com calma a partir daqui.
Sim, se o cartão SD ainda monta no seu Mac, a recuperação ainda é possível sem backups.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma coisa: pare de usar o cartão. Mas discordo um pouco sobre o Primeiros Socorros. Se os arquivos forem importantes, eu pularia as ferramentas de reparo no início e iria direto para a recuperação. O reparo grava alterações. A recuperação lê os dados. Ler primeiro é mais seguro.
O que eu faria:
- Conecte o cartão SD ao seu Mac.
- Não copie nada para ele. Não apague mais nada.
- Abra o Terminal e verifique se o macOS ainda vê o cartão com:
diskutil list - Se ele aparecer, recupere os arquivos para a unidade interna do seu Mac ou para uma unidade externa, nunca de volta para o cartão SD.
- Comece com o Disk Drill. É uma das melhores ferramentas de recuperação de cartão SD no Mac para fotos e vídeos apagados, e a visualização ajuda você a ver se os arquivos estão intactos antes de salvá-los.
- Se o Disk Drill encontrar arquivos com nomes originais e estrutura de pastas, recupere esses primeiro.
- Se os nomes tiverem sumido, classifique os resultados por tipo de arquivo e data.
Alguns pontos extras que as pessoas costumam ignorar:
- Se suas fotos foram importadas para o app Fotos antes da exclusão, verifique Fotos, Apagados Recentemente.
- Se você usou o Captura de Imagem, verifique as pastas Downloads ou Imagens do seu Mac.
- Algumas câmeras gravam arquivos sidecar. Eles ajudam a identificar fotos ausentes, mesmo que a imagem principal tenha sumido.
- Cartões SD exFAT tendem a ter recuperação melhor do que cartões com atividade recente de sobrescrita. Depois que novos clipes foram gravados, as taxas de recuperação caem rápido.
Se os vídeos forem o mais importante, teste primeiro alguns clipes recuperados. A recuperação de vídeo costuma ser mais complicada do que a recuperação de JPG.
Além disso, se você quiser mais opiniões sobre apps de recuperação de cartão SD no Mac, este tópico vale a pena:
melhores recomendações de software de recuperação para Mac em caso de perda de dados no cartão SD
Versão curta: sim, você ainda tem uma chance. Comece com recuperação somente leitura, salve os arquivos em outro lugar e aja rápido antes que qualquer sobrescrita aconteça.
Sim, você ainda pode recuperar arquivos excluídos de um cartão SD no Mac sem backups, mas eu lidaria com isso de uma forma um pouco diferente de @mikeappsreviewer e @nachtdromer.
Eu não perderia muito tempo fuçando no Finder se os arquivos forem importantes. Pastas ocultas e .Trashes valem uma olhada de 10 segundos, claro, mas assim que você souber que o cartão está sendo detectado, a jogada mais inteligente é preservar o estado atual do cartão e recuperar a partir disso. Muita gente continua reconectando o cartão, visualizando pastas, executando correções aleatórias e depois se pergunta por que a recuperação piorou.
Minha opinião:
- Se o cartão SD está visível no Utilitário de Disco, isso é um bom sinal.
- Se ele pedir para inicializar ou formatar o cartão, não clique nisso.
- Se o cartão estiver se comportando de forma instável, a prioridade é fazer uma imagem de disco o mais rápido possível.
- Recupere para o seu Mac ou para outra unidade, nunca de volta para o cartão SD.
Uma pequena discordância com as duas respostas: as pessoas muitas vezes vão direto para a varredura por software, mas se as fotos/vídeos forem realmente insubstituíveis e o cartão estiver apresentando um comportamento estranho, como desconectar, travar ou montar de forma intermitente, isso pode significar que o próprio cartão está falhando. Nesse caso, varreduras repetidas podem ser pesadas para ele. É por isso que a etapa de criação da imagem importa mais do que a maioria das postagens em fórum faz parecer.
No Mac, o Disk Drill provavelmente é o ponto mais fácil para começar porque lida bem com recuperação de cartão SD, visualiza arquivos encontrados e permite trabalhar a partir de uma imagem de backup. Isso importa muito para fotos e vídeos excluídos, especialmente se o cartão foi formatado ou se o sistema de arquivos ficou corrompido. Se a varredura encontrar arquivos com nomes originais, pegue esses primeiro antes do material bruto reconstruído.
Também verifique algumas coisas que as pessoas deixam passar:
- busca do Spotlight no seu Mac por extensões de arquivo como
.JPG,.MP4,.MOV - importações no app Fotos
- pastas de sincronização na nuvem, caso você já tenha arrastado arquivos para lá por hábito
- pastas específicas da câmera como
DCIM,PRIVATE,MISC
Se você quiser um passo a passo visual, este guia visual de recuperação de arquivos de cartão SD no Mac é relevante.
Versão curta: sim, você ainda tem uma chance, e uma chance razoável se nada novo foi gravado no cartão. Só não mexa demais nele tentando fazer “correções” primeiro, porque recuperação e reparo definitivamente não são a mesma coisa.
Eu dividiria isso em dois casos, porque “excluído” e “sumiu porque o diretório do cartão quebrou” não são exatamente a mesma coisa.
Se o Finder estiver vazio, mas o cartão ainda montar, @nachtdromer e @waldgeist têm razão ao dizer que você ainda tem uma chance razoável. Também concordo com @mikeappsreviewer em apenas um ponto: pare de usar o cartão imediatamente. Onde eu divirjo um pouco é no seguinte: eu não perderia muito tempo tentando correções no Mac se os dados forem mais importantes do que o cartão.
Uma coisa que não foi mencionada o suficiente: verifique se os arquivos já não foram importados por outro app que copiou em vez de mover. Às vezes o Preview, pastas de importação do Final Cut, catálogos do Lightroom ou até apps de mensagens pegaram cópias sem você perceber. Isso é separado da recuperação do SD e pode poupar muita dor de cabeça.
Para a recuperação de fato no macOS, o Disk Drill é uma opção prática porque consegue escanear mídia removível de forma limpa e visualizar fotos/vídeos recuperáveis antes de salvar.
Prós do Disk Drill:
- fluxo de trabalho fácil no Mac
- bom suporte de visualização
- lida bem com formatos comuns de cartões de câmera
- útil tanto para arquivos excluídos quanto para sistemas de arquivos danificados
Contras:
- não é grátis para recuperação completa
- varreduras profundas podem retornar nomes de arquivos bagunçados
- a recuperação de vídeo ainda pode dar certo ou não se os clipes estiverem muito fragmentados
Minha opinião: se o cartão estiver estável, escaneie uma vez e recupere para outra unidade. Se ele desconectar, travar ou esquentar, pare e considere criar uma imagem primeiro ou até mesmo um laboratório se as filmagens forem realmente insubstituíveis.
Então sim, não ter backup não significa não ter esperança. Só significa que cada gravação extra ou tentativa de “reparo” importa ainda mais agora.