Por que os aplicativos estão ocupando tanto espaço no armazenamento do iPhone?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que os aplicativos estão usando muito mais espaço do que eu esperava. Mesmo depois de excluir fotos e arquivos não utilizados, o armazenamento dos aplicativos continua aumentando, e não tenho certeza se isso vem do cache, dos dados ou de outra coisa. Preciso de ajuda para descobrir por que os aplicativos do meu iPhone ocupam tanto armazenamento e como liberar espaço sem perder dados importantes.

Encontrei a mesma coisa no meu iPhone e, sim, os números em Ajustes também pareceram errados para mim. Parece simples até você abrir Armazenamento e as categorias não baterem da forma que você espera.

Quando você vai em Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone, o iOS verifica o uso na hora. O que aparece em Aplicativos normalmente inclui o próprio app, seus recursos instalados, arquivos de configuração salvos, itens relacionados ao login, pacotes de idioma e recursos de suporte maiores. Jogos são um caso comum aqui, já que muitas vezes baixam arquivos extras após a instalação.

A divisão entre Aplicativos e Dados do App fica confusa rapidamente. O tamanho do app é o pacote principal necessário para funcionar. Dados do App, muitas vezes mostrado pela Apple como Documentos e Dados, é o que você tem dentro do app. Downloads, registros de conversa, mídia em cache, playlists offline, arquivos editados, projetos salvos, tudo isso vai para lá. Se você baixou vários vídeos antes de uma viagem, esse espaço normalmente não fica no tamanho base do app.

O que me confundiu foi como Aplicativos parecia inflado mesmo quando eu não tinha instalado muita coisa. Pelo que vi, parte disso vem de recursos em cache e limpeza adiada. Apps sociais, apps de streaming e apps com muitas fotos tendem a acumular lixo rapidamente. Role por vinte minutos e eles guardam miniaturas, clipes e arquivos temporários por toda parte. O iOS até limpa parte disso quando o armazenamento fica apertado, mas no meu telefone ele não fez um bom trabalho.

O meu ficou lento quando o espaço livre caiu muito. Notei primeiro que o tempo para abrir a câmera piorou. Depois, alternar entre apps ficou travando, e pequenas travadas aleatórias começaram a aparecer. iPhones precisam de espaço de sobra para operações temporárias, atualizações, indexação e processamento de mídia. Quando você chega perto do limite, tudo começa a ficar arrastado.

Tentei primeiro a limpeza de sempre. Descarreguei apps que eu nunca usava. Limpei os dados dos sites no Safari. Removi alguns anexos grandes de mensagens. Isso ajudou um pouco. O problema maior, para mim, era minha biblioteca do Fotos. Muitas fotos duplicadas, gravações de tela antigas e capturas de tela que eu tinha esquecido que existiam.

Se o seu objetivo é limpar mídia sem ficar procurando para sempre, tive resultados razoáveis com o Clever Cleaner. Não sou muito fã de apps de limpeza, já que a maioria força assinaturas ou te afoga em anúncios, mas esse não fez nenhuma das duas coisas comigo.

A parte que mais usei foi a seção Heavies. Ela mostra primeiro os maiores vídeos e imagens, o que tornou fácil identificar o lixo mais óbvio. Encontrei gravações de tela enormes que esqueci de cortar e alguns clipes longos parados lá sem motivo. A seção Similars também ajudou. Ela agrupou fotos quase idênticas e, sim, eu tinha várias versões da mesma foto porque continuava tocando no obturador sem pensar. Ela também mostra os tamanhos dos arquivos antes de você remover qualquer coisa, o que me poupou um pouco de adivinhação. Pelo que li e vi, a varredura fica no próprio aparelho, o que era importante para mim.

Depois que limpei cerca de 15 GB, o telefone voltou ao normal. Menos lentidão. Menos pausas. O aviso de armazenamento parou de aparecer. Se o número de Aplicativos continua subindo, eu começaria pelos maiores apps em Ajustes e depois iria para sua biblioteca de fotos e vídeos. Para mim, a bagunça da mídia foi de longe a principal culpada.

O que você vê em Aplicativos geralmente é uma mistura, não um número limpo só de apps. O iOS agrupa o pacote do app com arquivos de suporte, recursos incorporados, atualizações, bancos de dados locais e itens temporários. Alguns apps mantêm arquivos SQLite enormes, índices de mensagens, miniaturas baixadas ou conteúdo offline dentro do próprio espaço de armazenamento. Então o tamanho parece errado, mas muitas vezes são dados antigos presos dentro do app.

Discordo um pouco de @mikeappsreviewer em uma parte. A limpeza do iOS não é apenas preguiçosa. Muitos apps são criados para manter dados até que você remova o app. Instagram, TikTok, Spotify, YouTube, Podcasts, Maps e apps de chat são infratores comuns. Um app de 300 MB virar 3 GB não é raro.

O que funciona melhor:

1. Abra Armazenamento do iPhone e toque nos maiores apps um por um.
  2. Verifique se o app tem a própria opção Limpar Cache ou Remover Downloads.
  3. Para apps sem botão de limpeza, exclua e reinstale. Desinstalar app sem apagar dados não corrige dados inchados com tanta frequência quanto as pessoas pensam.
  4. Verifique primeiro Mensagens, WhatsApp, Telegram, Netflix, Spotify e Safari.
  5. Deixe de 10 a 15 por cento do armazenamento livre. iPhones ficam instáveis quando estão cheios demais.

Se o app Fotos ainda estiver uma bagunça, vale a pena dar uma olhada no Clever Cleaner para encontrar vídeos grandes e duplicatas rapidamente. Além disso, esta análise do Clever Cleaner para iPhone e guia de limpeza oferece uma boa visão geral. Isso me ajudou a descobrir o que estava ocupando espaço sem ficar adivinhando.

Boa parte desse número de “Aplicativos” é basicamente uma gaveta de tranqueiras, não apenas o app em si. Essa é a parte que acho que @mikeappsreviewer e @caminantenocturno estão tentando destacar, mas o iOS também faz algo irritante aqui: o relatório de armazenamento às vezes atrasa ou simplesmente fica estranho depois de atualizações. Então o total pode parecer inflado por um tempo mesmo depois que você apaga coisas.

Também verifique isto especificamente:

• arquivos de atualização do iOS com falha ocupando armazenamento
  • downloads de podcast/vídeo/música que você esqueceu que estavam no automático
  • anexos do Mensagens indexados em espaço relacionado a apps
  • salvamentos offline da lista de leitura do Safari
  • apps de e-mail armazenando em cache anexos gigantes para sempreee

Uma coisa que muita gente não percebe é que desinstalar um app faz mais do que limpar o cache. Reinstalar pode eliminar armazenamento local corrompido ou bancos de dados temporários antigos que nunca diminuem. Alguns apps nunca devolvem espaço a menos que você os remova completamente. Isso não é você fazendo algo errado, isso é só um mau comportamento do app, pra ser sincero.

Eu também olharia o app Arquivos e Em Meu iPhone, porque alguns editores, scanners e apps sociais jogam exportações lá e isso não parece óbvio. O mesmo vale para edições de memorandos de voz e arquivos de projeto no estilo do GarageBand.

Se fotos/vídeos ainda estiverem misturados no problema, o Clever Cleaner é realmente útil para encontrar mídias enormes e duplicadas rapidamente sem precisar fuçar muito. E se você quiser uma explicação visual melhor, este guia completo de limpeza de armazenamento do iPhone é mais fácil de acompanhar do que os menus da Apple na minha opinião.

Versão curta: o aumento do tamanho dos apps geralmente é cache, downloads, anexos, dados offline e comportamento ruim de limpeza. Não apenas o binário do app.

Um ponto que acho que @caminantenocturno, @viaggiatoresolare e @mikeappsreviewer só tocaram de leve é indexação e sobras de atualizações de apps. Às vezes, um app não está apenas armazenando cache, ele está mantendo várias gerações de recursos após várias atualizações, especialmente jogos, editores e apps de mensagens. Os rótulos de armazenamento do iOS já são confusos o bastante para que isso pareça um aumento em “Aplicativos”, mesmo quando o verdadeiro culpado são dados de suporte antigos.

Na verdade, eu discordaria um pouco da ideia de que reinstalar é sempre a melhor solução. Para apps bancários, apps com muito uso de 2FA ou qualquer coisa com rascunhos locais, isso pode ser incômodo ou arriscado se você esqueceu o que está armazenado apenas no dispositivo. Antes de apagar, verifique primeiro se o app está sincronizando tudo com o iCloud ou com a própria conta dele.

Coisas que as pessoas costumam deixar passar:

• pacotes de voz baixados em apps de tradução ou acessibilidade
  • apps de criação armazenando rascunhos exportados localmente
  • backups antigos do dispositivo de apps em Arquivos
  • índices de pesquisa de mensagens que continuam enormes mesmo após apagar conversas
  • downloads do navegador fora do Safari

Outro teste útil é este: reinicie o iPhone, espere alguns minutos e depois verifique o Armazenamento novamente. Às vezes, os números se ajustam depois que o sistema recalcula. Não é mágica, mas já vi vários GB voltarem dessa forma.

Se a bagunça de mídia estiver misturada ao problema, o Clever Cleaner é razoável para identificar arquivos gigantes rapidamente.

Prós

• visualização fácil de fotos e vídeos pesados
  • útil para duplicatas e fotos parecidas
  • interface simples

Contras

• não vai corrigir bancos de dados de apps inchados
  • as sugestões de limpeza ainda precisam de revisão humana
  • menos útil se o seu problema for principalmente Mensagens ou dados de apps de streaming

Então sim, “Aplicativos” muitas vezes é um conjunto de app + dados obsoletos + relatórios estranhos, não o tamanho puro do app que as pessoas esperam.