O Windows de repente mostra meu disco rígido externo como RAW, e eu não consigo abri-lo nem acessar arquivos importantes nele. O Gerenciamento de Disco reconhece a unidade, mas quer que eu a formate primeiro, e estou preocupado que isso apague meus dados. Preciso de dicas seguras de recuperação de unidade RAW para Windows, incluindo o que tentar primeiro e o que evitar.
Eu me deparei com isso mais de uma vez, e na primeira vez que vi uma unidade virar RAW, achei que já era. Não era. RAW no Windows normalmente significa que o sistema de arquivos deixou de fazer sentido para o SO, então seus arquivos ainda estão lá, mas o Windows não sabe mais como ler a partição.
Coisas que já vi causarem isso:
1. queda de energia durante uma gravação
2. remover uma unidade externa cedo demais
3. metadados NTFS ou exFAT danificados
4. setores fracos se acumulando
5. malware
6. tabela de partição corrompida
7. uma unidade começando a falhar
O que eu resolveria primeiro é simples. Isso é uma bagunça no sistema de arquivos ou o hardware está falhando?
Se a sua unidade aparece no Gerenciamento de Disco, mostra o tamanho correto, permanece conectada e não está fazendo sons de clique ou de raspagem, eu trataria isso primeiro como um problema lógico e faria a recuperação por conta própria.
Se ela desconecta aleatoriamente, aparece em um minuto e some no seguinte, faz barulhos estranhos ou o SMART está cheio de erros, eu pararia de mexer nela. Ficar escaneando uma unidade com falha repetidamente é como as pessoas transformam uma situação ruim em uma pior. Se os dados importam, eu levaria a uma empresa de recuperação nesse ponto.
Quando a unidade parece estável, eu não começaria tentando reparar o RAW. Eu tiraria os arquivos primeiro.
O que funcionou melhor para mim foi Disk Drill. Em volumes RAW, ele tende a procurar primeiro por estruturas remanescentes do sistema de arquivos. Às vezes, ainda há NTFS ou exFAT suficiente para uma recuperação mais limpa. Se essas partes estiverem danificadas demais, ele recorre a assinaturas de arquivos e escaneia o disco em busca de tipos de arquivo conhecidos.
O processo é bem simples:
1. Instale o Disk Drill em um disco diferente, não no RAW.
2. Escolha a unidade RAW ou a partição RAW.
3. Clique em Procurar Dados Perdidos. Se for uma unidade externa, use a Verificação Universal quando ele pedir. Pequena exceção: se você estiver recuperando vídeo fragmentado de câmeras ou drones, a Recuperação Avançada de Câmera geralmente funciona melhor.
4. Deixe a verificação terminar. Não interrompa na metade, a menos que a unidade comece a se comportar de forma estranha.
5. Visualize o que ele encontrou.
6. Recupere tudo para outra unidade.
Eu só mexeria em reparos depois de verificar alguns arquivos recuperados. Abra documentos. Reproduza vídeos. Confira algumas fotos. Certifique-se de que a recuperação não parece boa só na aparência.
Se a partição usava NTFS antes de tudo isso, o CHKDSK às vezes corrige danos no setor de inicialização ou corrupção no sistema de arquivos. Mesmo assim, eu não o executaria primeiro. Ele grava alterações no disco, e eu não gosto de fazer cirurgia antes de copiar o paciente. Se o CHKDSK não fizer nada, ou se o sistema de arquivos nem era NTFS para começo de conversa, eu passaria para o TestDisk.
Se nenhum dos dois trouxer a partição de volta, eu pararia de insistir. Recrie a partição no Gerenciamento de Disco, faça uma formatação rápida e depois copie seus arquivos recuperados de volta.
Não formate. O Windows diz RAW quando para de ler o sistema de arquivos, não quando seus arquivos sumiram. Grande diferença.
Concordo com @mikeappsreviewer em uma parte: pare qualquer gravação na unidade. Discordo um pouco sobre esperar tempo demais antes de criar uma imagem. Se os dados importam, clone a unidade primeiro e depois trabalhe a partir do clone. Ferramentas como HDD Raw Copy Tool ou o modo de imagem do dmde são mais seguras do que ficar mexendo no disco original o dia todo. Se a unidade tiver setores fracos, uma passagem limpa é melhor do que 5 revarreduras. Essa parte passa batido com frequência.
O que eu faria:
1. Testar um novo cabo USB e outra porta.
2. Verificar o SMART com CrystalDiskInfo.
3. Se o SMART parecer ruim, parar.
4. Se estiver estável, criar uma imagem byte a byte.
5. Executar a recuperação na imagem, não na origem.
Para recuperação de unidade RAW no Windows, o Disk Drill é bom para extrair arquivos de um sistema de arquivos danificado. Salve os dados recuperados em outro lugar. Depois teste alguns arquivos antes de apagar qualquer coisa.
Evite o chkdsk no começo. Evite formatar. Evite copiar arquivos para o disco RAW. Evite soluções rápidas de caras aleatórios no YouTube. Este vídeo sobre recuperação de dados de uma unidade corrompida no Windows é mais certeiro.
Se o objetivo é recuperar arquivos de uma unidade danificada ou ilegível, primeiro crie a imagem, depois recupere, deixe o reparo por último. Essa é a ordem mais segura.

Não formate. Esse pop-up é basicamente o Windows dando de ombros e dizendo “Consigo ver um disco, mas não um sistema de arquivos.”
Concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @nachtdromer, mas sou um pouco menos entusiasmado com a ideia de tentar correções na unidade original mesmo após uma verificação rápida dos arquivos. Se os arquivos importam, trate o disco como evidência, não como um projeto de oficina.
Minha ordem seria:
1. Pare de usar a unidade completamente.
2. Tente outro cabo, porta e até outro PC.
3. Verifique se a unidade informa a capacidade correta no Gerenciamento de Disco.
4. Veja no Visualizador de Eventos se há erros de disco. Se aparecerem erros de E/S ou do controlador, isso aponta mais para hardware.
5. Se o gabinete parecer suspeito, teste o disco sem o gabinete internamente ou com outro adaptador SATA-para-USB.
Uma coisa que as pessoas ignoram: às vezes o problema RAW está na ponte USB, não no disco em si. Já vi unidades externas parecerem mortas e depois montarem normalmente quando removidas de um gabinete com defeito. É meio irritante, mas acontece.
Para recuperação de arquivos, o Disk Drill é uma boa opção de recuperação de unidade RAW no Windows porque muitas vezes consegue ler além do sistema de arquivos danificado o suficiente para extrair os dados sem modificar a origem. Mesmo assim, eu recuperaria apenas para outro disco. Nunca para o mesmo.
O que evitar:
- formatar
- chkdsk como primeira medida
- “inicializar disco” se for solicitado
- copiar qualquer coisa para ele
- novas varreduras repetidas se a unidade começar a travar ou desconectar
Se você quiser um passo a passo simples, este é um bom guia de recuperação de unidade RAW para Windows.
Se a unidade fizer cliques, desaparecer ou ficar extremamente lenta, pare com as tentativas caseiras. É nessa hora que as pessoas pioram muito a situação.

Uma pequena discordância com @nachtdromer e @sognonotturno: eu não confiaria demais no SMART como guardião. Alguns pendrives USB morrendo ainda mostram SMART “bom” através de pontes instáveis. Então, se os dados forem importantes, julgue também pelo comportamento: travamentos, novas tentativas, desconexões, leituras estranhamente lentas, lista de arquivos travando.
Minha dica extra: verifique primeiro o layout das partições com algo somente leitura. O DMDE ou até o `diskpart` do Windows, usando apenas `list disk` e `list volume`, pode dizer se isso é um problema de partição perdida ou um problema de sistema de arquivos corrompido. Se o próprio tipo de partição estiver errado ou ausente, a estratégia de recuperação muda.
Além disso, se o BitLocker já foi ativado alguma vez, RAW pode simplesmente significar que o Windows está vendo o volume criptografado incorretamente. Antes de fazer qualquer coisa esperta, verifique se a unidade usava criptografia ou veio de outra máquina/NAS.
O Disk Drill é decente aqui porque é fácil visualizar os arquivos antes da recuperação.
Prós:
- interface simples
- bom para danos lógicos
- as pré-visualizações ajudam a verificar a possibilidade de recuperação
- funciona bem quando a partição aparece como RAW
Contras:
- varreduras profundas podem levar uma eternidade
- a recuperação por assinatura pode perder pastas/nomes
- não é ideal para uma unidade fisicamente instável
- os limites da recuperação paga podem ser irritantes dependendo da edição
Então sim, minha ordem seria: identificar se é gabinete, partição, criptografia ou dano no sistema de arquivos, depois recuperar para outro disco com algo como o Disk Drill. As tentativas de reparo ficam para depois, se é que vão acontecer. E se a unidade começar a travar, pare antes de transformar um disco RAW recuperável em um morto.