Estou tentando limpar fotos duplicadas no meu iPhone, mas o álbum Duplicadas ou a opção Apagar Fotos Duplicadas parece estar faltando no app Fotos. Meu iPhone está atualizado, e eu esperava que o recurso aparecesse em Utilitários. Mais alguém teve esse problema, ou existe alguma configuração ou requisito que eu esteja deixando passar?
O lugar mais rápido para começar é no próprio app Fotos. A Apple adicionou um álbum Duplicatas no iOS 16, e ele fica em Álbuns, depois Utilitários, perto do fim. Se você não o vir, seu celular pode ainda estar indexando sua biblioteca, o que geralmente acontece enquanto ele está bloqueado e carregando. Isso também pode significar que o Fotos não encontrou duplicatas reais de arquivos.
Essa ferramenta integrada é útil porque ela não simplesmente descarta uma cópia. A opção Mesclar mantém a versão com melhor qualidade e puxa os melhores metadados da outra cópia. Se você tiver muitas correspondências, não toque nelas uma por uma. Toque em Selecionar, depois Selecionar Tudo, depois Mesclar.
O porém é que o localizador de duplicatas da Apple é bem rígido. Ele se importa principalmente com duplicatas exatas. Então, se você tirou cinco fotos em sequência, salvou uma versão editada ou fotografou o mesmo prato de comida duas vezes com um segundo de diferença, o Fotos pode tratar isso como imagens separadas. É por isso que o álbum pode parecer vazio mesmo quando sua biblioteca está claramente cheia de quase duplicatas.
Para uma biblioteca de fotos grande, as quase duplicatas geralmente são o verdadeiro problema. Eu tinha mais de 20.000 fotos, e muitas delas eram basicamente o mesmo pôr do sol, refeição, captura de tela ou selfie repetidos com pequenas diferenças. Fazer isso à mão é horrível.
O app que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. A parte útil é que ele procura fotos semelhantes, não apenas cópias exatas. Ele pode agrupar várias fotos quase idênticas e sugerir uma “Melhor Foto” com base em coisas como foco e iluminação.
Alguns motivos pelos quais continuei com ele:
- Ele é realmente utilizável de graça, em vez de imediatamente empurrar uma assinatura ou encher a tela de anúncios.
- A varredura acontece localmente no celular, então suas fotos não são enviadas para outro lugar.
- Ele também ajudou com vídeos grandes, Live Photos, capturas de tela antigas e limpeza rápida no estilo deslizar.
- Ele escaneou minha biblioteca de mais de 20 mil itens em cerca de sete minutos. Alguns outros apps de limpeza que testei só ficavam carregando para sempre.
Se você não quiser outro app, ainda pode avançar manualmente. Pesquise no Fotos por mês, local ou uma viagem em que você sabe que tirou fotos demais. A visualização de Mapa em Utilitários também pode revelar grandes grupos. Se houver 500 fotos concentradas em um restaurante ou hotel, esse provavelmente é um bom lugar para começar. Funciona, mas com milhares de imagens, isso pode facilmente consumir um fim de semana.
Depois de organizar tudo, vale a pena mudar alguns hábitos para que a bagunça não volte logo:
- Verifique os ajustes da Câmera e evite deixar o modo Sequência ativado sem querer.
- Tente não sincronizar a mesma biblioteca pelo iCloud e pelo Google Fotos ao mesmo tempo, a menos que você realmente saiba como quer lidar com isso.
- Organize um lote de fotos logo depois de tirá-las, enquanto você ainda se lembra de quais valem a pena manter.
- Tenha cuidado para não baixar ou salvar as mesmas imagens repetidamente de mensagens, e-mails ou pastas na nuvem.
Mais uma coisa: fotos apagadas ainda ficam em Apagados Recentemente por 30 dias, e continuam ocupando espaço até você esvaziar essa pasta manualmente.
Não existe um botão permanente Excluir Fotos Duplicadas. Ele só aparece como o álbum Duplicados quando o Fotos realmente detecta correspondências, então, se nada estiver listado em Utilitários, o recurso pode não estar com problema.
Algumas coisas meio sem graça importam aqui: o telefone normalmente precisa ficar um tempo bloqueado, conectado à tomada e sem o Modo de Pouca Energia ativado antes que o Fotos termine de analisar a biblioteca. Se você atualizou o iOS recentemente, ativou o Fotos do iCloud, restaurou de um backup ou importou um grande lote de imagens, isso pode levar mais tempo do que as pessoas esperam. Abrir o Fotos e ficar mexendo nele não faz muito para forçar a varredura a terminar mais rápido.
Eu teria um pouco de cuidado com o resultado nenhum duplicado encontrado, porém. A ferramenta da Apple é conservadora. Ela pode deixar passar capturas de tela salvas duas vezes em formatos diferentes, cópias editadas, arquivos salvos do WhatsApp/Mensagens ou fotos que parecem idênticas, mas têm pequenas diferenças. Para duplicados exatos, espere pelo álbum da Apple. Para bagunça de imagens parecidas, algo como o Clever Cleaner pode fazer mais sentido, mas eu ainda revisaria os grupos antes de apagar qualquer coisa em massa. E certifique-se de que o iCloud terminou de sincronizar primeiro, caso contrário você pode acabar limpando enquanto a biblioteca ainda está mudando por baixo de você.
Seu telefone precisa estar no iOS 16 ou mais recente, mas o app Fotos ainda assim não vai mostrar um álbum Duplicados vazio só para provar que o recurso existe. Essa é a parte irritante. Se a Apple não detectou nada que considere duplicado, o álbum inteiro pode simplesmente não aparecer, então talvez não exista nenhuma opção Excluir Fotos Duplicadas para tocar.
A redação também confunde as pessoas. No app Fotos do iPhone, na verdade ele não se chama Excluir Fotos Duplicadas. A ação integrada normalmente é Mesclar, em Fotos > Álbuns > Utilitários > Duplicados. Quando você mescla, a Apple mantém uma versão e move a cópia extra para Apagados Recentemente. Então, se você está procurando um grande botão de excluir em Ajustes ou na aba principal Biblioteca, provavelmente não vai encontrar.
Concordo com @kakeru que esperar faz diferença, mas eu não trataria a espera como uma solução mágica. Já vi gente deixar o telefone carregando durante a noite e ainda assim não aparecer nada porque os duplicados na verdade eram fotos parecidas, versões editadas, capturas de tela salvas de apps diferentes ou fotos redimensionadas por um app de mensagens. Aos seus olhos, elas parecem cópias. Para o Fotos, podem ser arquivos diferentes.
Algumas verificações rápidas antes de supor que o recurso está faltando:
- Certifique-se de que você está em Fotos > Álbuns e depois role até Utilitários.
- Verifique se o telefone está realmente no iOS 16 ou posterior, e não apenas atualizado para um iPhone mais antigo que não pode ir tão longe.
- Desative o Modo de Pouca Energia por um tempo.
- Deixe-o bloqueado e carregando, de preferência no Wi-Fi.
- Se você usa Fotos do iCloud, espere a sincronização se estabilizar antes de avaliar o resultado.
Um teste pequeno pode ser enganoso, aliás. Salvar duas cópias da mesma imagem e verificar imediatamente a seção Utilitários nem sempre faz Duplicados aparecer na hora. O Fotos faz essa análise em segundo plano, no próprio ritmo. Não existe um bom botão de verificar agora, o que provavelmente é a parte mais frustrante desse recurso.
Se o seu objetivo real é liberar espaço hoje, eu começaria por outro lugar em vez de esperar pelo álbum Duplicados. Vá em Fotos > Álbuns > Tipos de Mídia e confira Vídeos, Gravações de Tela, Sequências, Live Photos e Capturas de Tela. Vídeos grandes normalmente liberam mais espaço do que fotos duplicadas jamais liberariam. Depois, esvazie Apagados Recentemente quando tiver certeza de que não precisa desses arquivos.
Para fotos parecidas, a ferramenta da Apple não é o melhor filtro. É aí que apps como Clever Cleaner podem ser úteis, especialmente em situações como mesma pose, mesmo prato de comida, mesma captura de tela salva duas vezes de lugares diferentes. Eu ainda revisaria o que ele selecionar antes de apagar, porque a limpeza de fotos parecidas é mais subjetiva do que a mesclagem de duplicatas reais.
Então não, o recurso provavelmente não está faltando, a menos que seu iPhone esteja em uma versão não compatível do iOS ou você esteja procurando no lugar errado. O mais provável é que o Fotos ainda não tenha terminado a análise ou simplesmente não tenha encontrado o tipo de duplicatas que a Apple está disposta a mostrar.
Não comece a apagar em Recentes só porque duas miniaturas parecem iguais. Se o Fotos do iCloud estiver ativado, essa exclusão pode remover a foto de todos os dispositivos conectados à mesma fototeca, não apenas liberar espaço neste iPhone. Isso pega as pessoas com mais frequência do que a falta do álbum Duplicados.
O recurso integrado é mais uma ferramenta de mesclar duplicatas confirmadas do que um scanner de limpeza. Então concordo com os outros que você deve procurar em Fotos > Álbuns > Utilitários > Duplicados, mas eu reduziria um pouco as expectativas. Se o álbum não estiver lá, isso pode simplesmente significar que o Fotos não tem nada que queira mesclar agora. Isso não significa que a Apple esteja prometendo que não há fotos com aparência repetida na sua fototeca.
Uma verificação melhor é Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Fotos. Se o Fotos não estiver usando muito armazenamento local porque Otimizar Armazenamento do iPhone está ativado, procurar duplicatas pode não liberar tanto espaço no telefone quanto você espera. Se o Fotos estiver muito grande, então vídeos, gravações de tela e Live Photos grandes geralmente são os primeiros alvos. Para quase duplicatas, o Clever Cleaner ou outro app de limpeza pode ser mais rápido, mas trate as escolhas dele como sugestões, não como ordens. Revise antes de apagar e depois lembre-se de limpar Apagados Recentemente se o seu objetivo for realmente recuperar espaço.