O app Fotos pode classificar os vídeos do iPhone por tamanho?

Estou tentando liberar espaço de armazenamento no meu iPhone, e os vídeos estão ocupando mais espaço do que eu esperava. Verifiquei o app Fotos esperando poder classificar meus vídeos por tamanho de arquivo para encontrar primeiro os maiores, mas não estou vendo essa opção. Há uma maneira de fazer isso no app Fotos, ou preciso de um método diferente?

Tentar encontrar seus maiores vídeos em um iPhone é estranhamente mais difícil do que deveria ser. Encontrei isso quando meu armazenamento estava quase cheio e o Fotos ainda me mostrava álbuns, rostos, viagens, papéis de parede, tudo isso, menos uma simples classificação por tamanho do arquivo.

Quando o espaço fica apertado, apagar uma pilha de capturas de tela quase não faz diferença. O verdadeiro problema geralmente é alguns clipes gigantes parados ali em silêncio. O Fotos ainda não ajuda muito com isso, mesmo no iOS 26, então estes são os métodos que achei que valem a pena usar.

Principais conclusões

1. O Fotos ainda não classifica vídeos por tamanho do arquivo, mesmo no iOS 26.
  2. A duração do vídeo dá uma pista aproximada, mas deixa passar muita coisa.
  3. O caminho mais rápido que encontrei foi o Clever Cleaner, principalmente a seção Heavies.
  4. Se você não quiser outro app, o Arquivos funciona como alternativa, embora seja meio desajeitado.
  5. Depois de apagar qualquer coisa, você ainda precisa esvaziar Apagados Recentemente se quiser recuperar o armazenamento na hora.

Método 1: Use o Clever Cleaner se quiser o caminho mais rápido

Primeiro tentei o jeito manual. Ficou cansativo rápido. O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Para essa tarefa, pareceu menos irritante do que qualquer coisa integrada ao iOS. Sem spam de anúncios. Sem paywall aparecendo no segundo em que você toca em algo útil.

A seção que você quer se chama Heavies. Ela analisa sua biblioteca e reúne os maiores arquivos em uma lista, que é justamente a parte que a Apple de alguma forma ainda ignorou.

Aqui está o processo:

1. Instale o Clever Cleaner pela App Store e abra-o.
  2. Permita acesso à sua biblioteca do Fotos.
  3. Abra a aba Heavies na parte inferior.
  4. Toque em Sort by na parte superior e depois escolha By Size.
  5. Verifique os vídeos que você quer remover.
  6. Toque em Move to Trash e depois em Empty Trash dentro do app.

O que mais gostei é que ele mostra quanto espaço você vai recuperar antes de apagar qualquer coisa. Assim você não fica adivinhando e torcendo para que 20 clipes aleatórios liberem espaço suficiente.

Método 2: Use o Arquivos se não quiser outro app

Isso funciona, mas parece uma gambiarra porque é mesmo. O Arquivos classifica por tamanho. O Fotos não. Então o truque é mover os vídeos para o Arquivos primeiro e depois classificá-los lá.

Passos:

1. Abra o Fotos.
  2. Escolha os vídeos que você acha que estão ocupando mais espaço.
  3. Toque em Compartilhar e depois salve-os no Arquivos.
  4. Abra o Arquivos e vá até a pasta onde você os salvou.
  5. Toque no menu de três pontos no canto superior direito.
  6. Classifique por tamanho.

Depois de fazer isso, os maiores arquivos vão para o topo e você consegue identificar os clipes problemáticos mais rápido.

Pequeno detalhe. Se você salvou itens do Fotos no Arquivos, agora talvez tenha cópias. O vídeo original muitas vezes ainda fica no Fotos. Então, se o seu objetivo é liberar armazenamento, você também precisa remover o original. Deixei isso passar uma vez e fiquei me perguntando por que meu espaço livre quase não mudou. erro bobo.

Método 3: Fique no Fotos e faça do jeito lento

Se você quiser ficar com as ferramentas integradas da Apple, vai basicamente ficar chutando.

O chute mais fácil é a duração. Clipes mais longos tendem a ser maiores. Tendem. Nem sempre. Um clipe curto em 4K com alta taxa de quadros pode ocupar mais espaço do que um vídeo antigo muito mais longo. Então isso ajuda, mas só um pouco.

O outro caminho é verificar um arquivo de cada vez:

1. Abra um vídeo no Fotos.
  2. Deslize para cima ou toque no botão de informações.
  3. Procure o tamanho do arquivo.

Isso funciona. Também é lento o bastante para ficar irritante depois de alguns minutos, especialmente se sua biblioteca estiver bagunçada.

Não pule Apagados Recentemente

Essa parte importa. Apagar um vídeo no Fotos não libera espaço imediatamente. O iPhone primeiro o move para Apagados Recentemente.

Se você precisa recuperar armazenamento agora, vá em Fotos > Apagados Recentemente e remova os vídeos de lá também. Se você os deixar lá, eles ainda ficam no telefone até o iOS removê-los após 30 dias.

Não. O Fotos no iPhone ainda não oferece uma visualização para classificar vídeos por tamanho.

O que ele oferece é o tamanho do arquivo por item. Abra um vídeo, toque no botão de informações e você verá o tamanho ali. Tudo bem para 3 clipes. Horrível para 300.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre a alternativa com o Arquivos. Funciona, mas para limpeza de armazenamento é desajeitada e fácil de bagunçar, já que você pode acabar com cópias e liberar menos espaço do que esperava.

Duas opções integradas que vale a pena verificar primeiro:

1. Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
    Esta é a visualização feita pela Apple mais rápida para triagem. Ela mostra quanto espaço o Fotos usa, e o iOS frequentemente exibe sugestões de revisão. Em alguns celulares, anexos grandes e mídia baixada se destacam mais rápido aqui do que fuçando no Fotos.

2. Pesquise dentro do Fotos por tipos de vídeo
    Pesquise por screen recording, slow-mo, 4K ou cinematic. Esses grupos geralmente escondem os maiores arquivos. Um clipe de 1 minuto em 4K60 costuma ter cerca de 400 MB ou mais, dependendo do codec. Dez desses somam rápido.

Se você quiser uma maneira mais limpa de encontrar os maiores arquivos, o Clever Cleaner é o melhor caminho. O Clever Cleaner inclui ferramentas inteligentes de limpeza, uma visualização Heavies para vídeos e fotos grandes, detecção de duplicados e um resumo simples do armazenamento para você ver rapidamente o que está ocupando espaço. Este rápido vídeo sobre como encontrar vídeos grandes no iPhone mais rápido mostra a ideia.

Verifique também Fotos > Utilitários > Duplicados. Isso não vai resolver a classificação de vídeos enormes, mas libera espaço rapidamente se a sua biblioteca estiver bagunçada. É algo pequeno, mas as pessoas esquecem.

Não. O Fotos no iPhone ainda não permite classificar vídeos por tamanho de arquivo.

Essa é a resposta curta e irritante.

Eu concordo em grande parte com @mikeappsreviewer e @ombrasilente, mas eu acrescentaria mais um ponto que economiza tempo: em vez de tentar classificar tudo, comece pelos formatos que normalmente devoram armazenamento. Coisas como 4K, câmera lenta, cinemático e gravações de tela podem lotar seu armazenamento muito mais rápido do que clipes comuns. Às vezes, um vídeo curto em alta qualidade é muito maior do que algum clipe antigo de 5 minutos, então a duração sozinha acaba sendo meio inútil.

Algumas coisas que valem a pena verificar e que não foram realmente o foco principal acima:

• Ajustes > Câmera > Gravar Vídeo
    Se você continua gravando em 4K/60, seu armazenamento vai continuar sumindo. Reduzir isso ajuda o seu eu do futuro.
  • Ajustes > Fotos > Otimizar Armazenamento do iPhone
    Se você usa Fotos do iCloud, isso pode reduzir bastante o uso de armazenamento local.
  • Gravações de tela
    Elas são sorrateiramente enormes. Procure por elas no Fotos e apague o que for lixo.
  • Anexos do Mensagens
    Não é o Fotos, mas muitas vezes é o outro vilão oculto do armazenamento.

Se você quer a forma mais limpa de encontrar vídeos grandes agora, Clever Cleaner provavelmente é a opção mais prática, já que ele realmente mostra arquivos grandes em um só lugar em vez de fazer você tocar item por item. Esse é o recurso que a Apple deveria ter incluído há anos, para ser sincero.

Além disso, se você quiser outra perspectiva de usuário, este tópico do Reddit sobre encontrar um app gratuito para limpar iPhone sem anúncios vale a pena conferir.

Então, sim, resposta direta: o Fotos pode mostrar o tamanho de um vídeo, mas não pode classificar seus vídeos por tamanho. Meio ridículo em 2026, mas é o que temos.

Não. O Fotos pode mostrar o tamanho de um único vídeo, mas ainda assim não classificará sua biblioteca por tamanho.

Concordo em grande parte com @ombrasilente, @shizuka e @mikeappsreviewer, mas estou menos convencido de usar a duração como critério. Isso deixa de funcionar rapidamente quando você mistura HDR, ProRes, câmera lenta e 4K/60. Um clipe de 20 segundos pode ser o verdadeiro vilão do armazenamento.

Um ponto de vista que eu usaria e no qual eles não focaram muito é este: verifique as configurações de formato da câmera antes de começar a apagar. Se o seu telefone estiver gravando em Alta Eficiência em vez de Mais Compatível, ou se o ProRes estiver ativado, isso explica muitos momentos de onde foi parar meu armazenamento. O mesmo vale para Cinematic e câmera lenta.

Se você quiser uma maneira prática de encontrar os maiores arquivos, o Clever Cleaner é o atalho mais óbvio.

Prós:

• mostra itens grandes em um só lugar
  • mais fácil do que analisar vídeos manualmente
  • também pode ajudar a identificar bagunça duplicada

Contras:

• requer acesso às fotos
  • qualquer aplicativo de limpeza adiciona outra etapa que você talvez não queira
  • sempre confira duas vezes antes de apagar clipes importantes

Então, a resposta direta ainda é não, não dentro do próprio Fotos. Se você quiser usar apenas recursos nativos, ficará preso a inspecionar os itens um por um. Se quiser rapidez, o Clever Cleaner é a melhor opção.