Formatei meu cartão SD acidentalmente — como posso recuperar meus arquivos?

Eu acidentalmente formatei meu cartão SD antes de fazer backup das minhas fotos e vídeos, e agora tudo parece apagado. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar dados de um cartão SD formatado sem piorar a situação.

Eu já estive nessa situação antes, e o primeiro passo é simples. Pare de usar o cartão SD agora.

Se o cartão foi formatado e depois ficou praticamente sem uso, seus arquivos ainda têm uma boa chance. Muitos dispositivos, câmeras, drones, celulares e até o Windows fazem uma formatação rápida. Isso apaga o índice, não o conteúdo completo. Suas fotos e clipes de vídeo muitas vezes continuam lá até que novos dados sejam gravados por cima.

Então sim, não grave mais vídeo nele. Não salve fotos nele. Não arraste arquivos do seu laptop para ele. Cada gravação aumenta as chances de os dados antigos serem substituídos, e quando isso acontece, acabou.

O que eu faria em seguida é executar um software de recuperação no seu computador, nunca no próprio cartão SD. Eu começaria com Disk Drill. Eu o usei uma vez em um cartão formatado depois que uma câmera apagou as fotos de uma viagem inteira, e foi mais fácil de usar do que algumas outras ferramentas. A visualização ajudou bastante porque eu podia verificar quais arquivos ainda abriam antes de salvar qualquer coisa. Ele também inclui um modo Advanced Camera Recovery, que ajuda com vídeos divididos ou fragmentados de coisas como drones, GoPros e câmeras veiculares.

Aqui está o processo direto:

1. Retire o cartão SD do dispositivo.

2. Conecte-o ao seu computador com um leitor de cartões.

3. Instale o aplicativo de recuperação na unidade interna do seu computador ou em outra unidade, não no cartão SD.

4. Faça uma varredura no cartão SD.

5. Veja os resultados e visualize os arquivos primeiro.

6. Salve os arquivos recuperados em outro lugar, como no seu computador ou em uma unidade externa.

Se você quiser outras opções, o Recuva é bom para trabalhos mais simples. Eu o achei aceitável para arquivos excluídos, menos para cartões formatados, e com vídeo ficou bagunçado. O UFS Explorer é mais forte quando a situação está pior, como em corrupção parcial ou em um cartão com danos no sistema de arquivos, mas a interface parece feita para pessoas que já sabem o que estão fazendo.

Uma coisa que as pessoas ignoram e depois se arrependem: se o cartão continua desconectando, fica extremamente lento, faz sons estranhos ou seu computador nem o reconhece, pare de usar software. Isso começa a parecer mais uma falha de hardware. Nesse ponto, um laboratório de recuperação faz mais sentido, porque leituras repetidas em um cartão com defeito às vezes pioram a situação.

A recuperação de um cartão SD formatado com fotos e vídeos costuma ser possível se você interromper as gravações rapidamente. Suas melhores chances vêm de ler o cartão em um computador, fazer primeiro uma imagem completa e depois verificar a imagem com um software de recuperação como o Disk Drill. Este tópico sobre recuperar fotos após formatar um cartão SD aborda casos semelhantes.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Pare de usar o cartão.

Onde discordo um pouco é que você deve criar uma imagem do cartão antes de escaneá-lo se os dados forem importantes. O ddrescue no Linux ou o USB Image Tool no Windows funcionam bem para isso. Você lê o cartão uma vez, salva um arquivo .img no seu PC e depois executa a recuperação na imagem. Se o cartão começar a falhar no meio da varredura, você ainda terá uma cópia instantânea. É uma opção mais segura, na minha opinião.

Algumas verificações primeiro.
Se a formatação aconteceu na câmera, as chances de recuperação costumam ser boas.
Se você gravou novos clipes após a formatação, a chance de recuperação cai bastante.
Se o cartão mostrar 0 bytes, tamanho incorreto ou desconectar sozinho, pule o faça você mesmo e procure um laboratório.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de cartão SD formatado, especialmente para fotos e prévias de vídeo. O PhotoRec é gratuito e poderoso, mas nomes de arquivos e pastas normalmente voltam uma bagunça. O TestDisk é mais voltado para reparo de partições, não seria minha primeira escolha aqui.

Mais uma coisa. Se isso for exFAT e a formatação tiver sido rápida, seus arquivos muitas vezes ainda estarão lá. A formatação completa é pior, mas alguns dados às vezes ainda sobrevivem se não houver sobrescrita.

Salve os arquivos recuperados em outra unidade. Não de volta no cartão SD.

Eu acrescentaria uma coisa ao que @mikeappsreviewer e @sternenwanderer disseram: verifique a trava de bloqueio do cartão se ele for um cartão SD de tamanho normal. Deslize-a para somente leitura antes de fazer qualquer coisa. É um passo pequeno, mas ajuda a evitar gravações acidentais se o seu leitor ou sistema operacional decidir ser “prestativo”.

Além disso, vou discordar levemente da abordagem de “simplesmente escaneie logo de cara” para todos os casos. Se estas forem fotos insubstituíveis ou clipes de drone/vídeo, eu primeiro testaria o cartão com o mínimo de estresse possível. Se ele montar normalmente e mostrar a capacidade correta, ótimo. Se ele travar o Explorador de Arquivos, desaparecer ou ficar absurdamente lento, não continue mexendo nele. É aí que as pessoas pioram a situação.

Minha ordem seria:

1. Ative a proteção contra gravação do cartão, se possível.
  2. Conecte-o uma vez e veja se o PC detecta o tamanho correto.
  3. Se sim, recupere os dados dele ou de uma imagem do cartão.
  4. Se não, pare com as tentativas caseiras e considere um laboratório profissional.

Quanto ao software, o Disk Drill faz sentido aqui porque a recuperação de cartão SD formatado é basicamente para isso que ele foi feito, e a visualização é útil para verificar se os arquivos estão realmente intactos antes de você perder tempo exportando lixo. Para vídeos, isso importa muito mais do que as pessoas pensam. Às vezes o arquivo “é recuperado”, mas não reproduz direito.

Mais uma coisa prática: depois da recuperação, classifique os arquivos por data em que foram tirados / codec / tamanho do arquivo, não apenas pelo nome do arquivo. Recuperações de cartões formatados frequentemente também trazem de volta coisas antigas apagadas meses atrás, então os resultados podem parecer um caos rs.

Se você quiser um passo a passo visual, este guia em vídeo passo a passo para recuperação de dados de cartão SD é mais fácil de acompanhar do que a maioria das instruções somente em texto.

E sim, não formate-o de novo, execute ferramentas de “reparo” nem deixe o Windows “corrigir” o cartão. Essas coisas parecem inteligentes até destruírem o que ainda era recuperável. Isso acontece com muita frequência.