Excluir Fotos Live do iPhone para Liberar Espaço, Vale a Pena?

O armazenamento do meu iPhone está quase cheio, e percebi que as Live Photos estão ocupando mais espaço do que eu esperava. Estou pensando em apagá-las ou desativá-las, mas não sei se a economia extra de armazenamento vale a pena perder a parte em movimento das minhas fotos. Alguém já fez isso para liberar espaço no iPhone, e isso realmente ajudou?

Minha solução para um celular cheio de Live Photos

Passei por isso há um tempo. Verifiquei minha biblioteca e vi anos de fotos salvas como Live Photos, mesmo eu quase nunca reproduzindo a parte em movimento. Eu queria manter a foto e me livrar do clipe extra.

O jeito nativo da Apple funciona, mais ou menos. Tentei primeiro. Serve para algumas poucas. Fica ruim quando você tem um monte delas. Duplicar cada uma como foto estática e depois apagar a versão Live ficou cansativo rapidinho. Desisti depois de alguns minutos.

O que funcionou melhor para mim foi o Clever Cleaner. Abri o app, entrei na seção Lives e ele reuniu todas as minhas Live Photos em um só lugar. Sem ficar rolando por álbuns aleatórios. Sem adivinhar o que era o quê.

O que eu fiz

1. Abra a aba Lives
  2. Classifique por tamanho se quiser limpar primeiro os arquivos maiores
  3. Escolha as Live Photos que você quer transformar em fotos estáticas comuns
  4. Toque em Comprimir
  5. Confira as novas versões estáticas
  6. Remova as Live Photos originais depois de confirmar que está tudo certo

Ele também mostra a economia de armazenamento antes de você começar, o que me ajudou a decidir no que valia a pena mexer. Depois da conversão, ele pergunta o que fazer com os originais, então não fiquei com a sensação de estar a um toque de apagar algo que era importante para mim.

A parte que eu não esperava

Continuei usando o app depois que terminei essa tarefa. A limpeza de Live Photos era só uma parte dele.

Similars me ajudou a cortar fotos duplicadas.
Heavies encontrou vídeos antigos enormes que eu tinha até esquecido que estavam no celular.
Screenshots limpou anos de tranqueira, recibos, telas de erro aleatórias, atualizações de entrega, toda aquela bagunça de sempre.

No meu caso, isso liberou mais espaço do que as Live Photos.

Impedir que o celular crie mais delas

Se você não quer ter esse problema de novo, desative as Live Photos na Câmera e depois faça o iPhone lembrar dessa configuração.

Este é o caminho:

Ajustes > Câmera > Preservar Ajustes

Ative a opção de preservação de Live Photos.

Abra também o app Câmera e toque no ícone de Live Photos perto da parte superior, o dos círculos, para que ele apareça como desativado. Se você pular a configuração de preservação, o iOS às vezes ativa isso de novo depois. Descobri isso da pior forma.

Resultado final

O que resolveu para mim foi simples o bastante.

Converta as Live Photos existentes em imagens estáticas.
Apague as versões Live originais depois de verificá-las.
Desative as Live Photos na Câmera para que novas não continuem se acumulando.

Depois que fiz isso, o problema acabou e continuou resolvido.

Vale a pena, mas só se as Live Photos ocuparem uma boa parte do seu armazenamento.

Fazendo uma conta rápida. Uma foto normal de iPhone costuma ter entre 2 e 5 MB. Uma Live Photo geralmente fica mais perto de 4 a 12 MB porque mantém a imagem estática mais um vídeo curto. Se você tiver 2.000 Live Photos, essa diferença cresce rápido. Você pode liberar 10 GB ou mais. Para algumas pessoas, isso é enorme. Para outras, quase não faz diferença.

Eu meio que discordo do @mikeappsreviewer em uma parte. Eu não sairia apagando em massa todas as Live Photos primeiro. Algumas valem a pena manter. Pets, crianças, fotos em grupo, coisas em que o movimento ajudou. O resto, sim, pode cortar.

A melhor jogada é esta:

1. Verifique primeiro o uso de Armazenamento do iPhone e Fotos.
  2. Veja se as Live Photos são o problema ou se vídeos e apps estão piores.
  3. Mantenha suas Live Photos favoritas.
  4. Converta ou remova o restante.
  5. Desative o Live na Câmera se você nunca usa isso.

Além disso, se o seu objetivo é liberar espaço rápido, as Live Photos muitas vezes não são as maiores vilãs. Vídeos, gravações de tela, mídia baixada e fotos duplicadas geralmente ocupam mais. É por isso que ferramentas como Clever Cleaner ajudam, já que você pode limpar mais de uma categoria de uma vez. Menos trabalho manual, menos bagunça.

Se você quiser um guia simples sobre como liberar armazenamento do iPhone de graça, este é um ótimo passo a passo para como liberar armazenamento do iPhone de forma rápida e gratuita.

Então sim, apagar Live Photos vale a pena se você nunca usa a parte do movimento. Se o seu celular está lotado por causa de vídeos, downloads antigos e capturas de tela inúteis, só as Live Photos não vão resolver.

Sim, mas só se as Live Photos forem realmente uma grande parte do problema.

Eu meio que concordo parcialmente com @mikeappsreviewer e @sonhadordobosque aqui. Desativar as Live Photos daqui para frente faz sentido se você nunca usa o efeito de movimento. Não há motivo para continuar criando arquivos um pouco maiores para sempre. Mas eu não sairia apagando tudo só porque o armazenamento parece assustador. Em muitos iPhones, os verdadeiros vilões do espaço são vídeos, coisas baixadas da Netflix, anexos gigantes de mensagens e anos de capturas de tela que você esqueceu que existiam.

As Live Photos usam mais espaço, mas nem sempre o suficiente para serem sua solução mágica. Se você tem algumas centenas, tanto faz. Se você tem milhares, aí sim, isso pode importar bastante. É aí que vale a pena verificar.

Minha opinião:

• Mantenha as Live Photos para coisas que se beneficiam do movimento
  • Desative para fotos aleatórias do dia a dia
  • Não apague às cegas antes de verificar a divisão do Armazenamento do iPhone

Além disso, uma coisa que muita gente ignora: otimize o armazenamento antes de apagar memórias. Se você usa o Fotos do iCloud, ativar Otimizar Armazenamento do iPhone pode ajudar bastante sem destruir nada. Essa provavelmente é a opção menos dolorosa.

Se você quiser revisar e limpar a bagunça de fotos mais rápido, o Clever Cleaner é realmente útil para esse tipo de tarefa, especialmente se você estiver organizando bibliotecas grandes e não apenas Live Photos. Eu daria uma olhada em um guia como como liberar espaço no iPhone com o Clever Cleaner se você quiser ter uma ideia melhor de se ele combina com seu estilo de limpeza.

Versão curta: vale a pena se você nunca se importa com a parte do movimento. Não vale a pena se você estiver apagando fotos sentimentais só para ganhar um tiquinho de espaço. Verifique primeiro os maiores consumidores de armazenamento, porque as Live Photos talvez não sejam as principais vilãs.