Como recuperar partições GPT após a corrupção da tabela de partições?

A tabela de partição GPT da minha unidade parece estar corrompida, e o Windows/Linux não mostra mais as partições corretamente. Estou tentando recuperar as partições GPT perdidas sem formatar nem sobrescrever os dados. Quais ferramentas ou etapas podem reconstruir com segurança a tabela de partição e restaurar o acesso aos meus arquivos?

Eu trataria essa unidade como recuperável até prova em contrário. Quando um disco GPT aparece de repente como “Não alocado”, “RAW” ou até mesmo como uma “Partição Protetora GPT”, isso nem sempre significa que os arquivos desapareceram. Muitas vezes, o Windows simplesmente não consegue mais ler corretamente as informações da partição, enquanto os dados reais ainda podem estar lá.

O principal é: pare de mexer na unidade. Não formate. Não crie uma nova partição. Não execute Diskpart clean. Não copie nada para ela. Qualquer gravação nesse disco pode sobrescrever dados antigos do sistema de arquivos e piorar a recuperação.

Se os dados são importantes, a atitude mais segura é criar uma imagem do disco primeiro. Faça uma cópia completa setor por setor com algo como dd ou ddrescue e depois trabalhe a partir dessa imagem, em vez de experimentar na unidade original. Assim, se uma tentativa de recuperação der errado, você ainda terá a fonte original para voltar atrás.

Depois disso, eu me concentraria em recuperar os arquivos antes de tentar corrigir a tabela de partição. O reparo da partição pode funcionar, mas também pode causar problemas se a estrutura errada for gravada de volta.

Para uma abordagem menos dependente de linha de comando, algo como Disk Drill pode procurar partições perdidas, informações GPT danificadas e tipos de arquivo reconhecíveis sem gravar na unidade com problema durante a varredura. Quando a varredura terminar, visualize o que foi encontrado e recupere os arquivos para outra unidade física. Não salve os arquivos recuperados de volta no mesmo disco danificado.

Depois que o mais importante estiver copiado para algum lugar seguro, aí sim faz mais sentido analisar ferramentas de reparo de partição.

O TestDisk é comumente usado para isso. Ele pode procurar partições perdidas e gravar uma tabela de partição corrigida se encontrar a correta. Só tenha cuidado com a etapa “Write”, porque gravar o layout de partição errado pode tornar a situação mais difícil de resolver.

Também existe o gdisk. Como o GPT mantém um cabeçalho de backup no final do disco, o gdisk pode conseguir reconstruir o cabeçalho GPT primário se essa for a única parte que foi danificada.

Se o Windows estiver chamando isso de uma “Partição Protetora GPT”, eu ainda não iria direto para apagar tudo. Isso pode ser causado por um sistema mais antigo, um gabinete USB ou adaptador instável, ou simplesmente pelo Windows não estar lendo corretamente o layout GPT. Primeiro faça uma varredura, recupere o que puder e só use Diskpart clean se você tiver encerrado completamente com esses dados.

Verifique o disco por meio de um cabo/porta/gabinete diferente antes de começar a reparar qualquer coisa. Comportamentos estranhos do GPT às vezes são causados por uma ponte USB-SATA que informa a unidade com um tamanho de setor diferente, especialmente em unidades maiores, e então as partições parecem “sumidas”, embora a tabela esteja correta quando conectada de outra forma. Se puder, conecte-o diretamente ao SATA ou use o mesmo gabinete em que ele foi originalmente particionado e, em seguida, inspecione-o em modo somente leitura com o TestDisk ou gdisk. Se o GPT de backup ainda estiver válido, o gdisk muitas vezes pode informar isso sem precisar de uma varredura completa de recuperação de arquivos. Concordo com o conselho acima de não gravar nada, mas eu verificaria primeiro o caminho da conexão, porque corrigir uma tabela de partição enquanto o disco está sendo informado incorretamente pode criar um novo problema além do antigo.

Não execute chkdsk nele só porque o Windows sugere isso. Em um layout GPT ausente ou detectado incorretamente, o chkdsk pode “reparar” a coisa errada e deixar você com um sistema de arquivos mais difícil de recuperar. Eu primeiro verificaria se o tamanho do disco e o tamanho do setor parecem corretos no Linux com lsblk -o NAME,SIZE,LOG-SEC,PHY-SEC,TYPE ou no Windows com uma ferramenta somente leitura. Se o tamanho informado for menor do que o esperado, pare aí e corrija o problema do adaptador/gabinete antes de usar o TestDisk, gdisk ou Disk Drill. Se o tamanho estiver correto, então faça a varredura e crie a imagem, como já mencionado, mas não deixe o Windows inicializar, formatar ou verificar o volume enquanto você ainda está tentando descobrir o que aconteceu.