Como recuperar arquivos excluídos do USB depois que os arquivos desapareceram?

Os arquivos desapareceram repentinamente do meu pendrive depois que o desconectei, e agora fotos importantes e documentos de trabalho estão faltando. Eu não tive a intenção de apagar nada e preciso de ajuda para descobrir como recuperar arquivos excluídos ou perdidos de uma unidade flash USB antes que eles desapareçam para sempre.

Aprendi isso da maneira mais difícil, então aqui vai primeiro o aviso curto. Se o seu pendrive estiver fazendo ruídos de clique, conectando e desconectando sozinho, ou estiver quente na sua mão, desconecte-o e pare por aí. Não continue testando. Não execute ferramentas de reparo. Leve-o a uma assistência de recuperação de dados. Uma unidade com falha tende a piorar enquanto permanece ligada, e comandos como CHKDSK geralmente gravam alterações por todo o dispositivo. Você pode acabar com uma unidade montável e arquivos arruinados, o que é uma péssima troca.

Se as verificações simples não trouxeram seus arquivos de volta, eu presumiria que uma de duas coisas aconteceu. A tabela de arquivos foi danificada, ou os arquivos foram realmente removidos. Nesse ponto, eu seguiria pelo caminho de um software feito para recuperação.

Eu sei que as pessoas adoram indicar o PhotoRec, o TestDisk e o Windows File Recovery. Eu já usei todos. Eles funcionam mesmo. Ainda assim, eu não os colocaria nas mãos da maioria das pessoas, a menos que você esteja bem em viver em uma janela de terminal e organizar a bagunça depois. O PhotoRec em particular me entregou uma pilha gigante de arquivos com nomes como f123456.jpg, sem pastas, sem estrutura normal, nada humano. Se você só precisa de três fotos de férias em meio a 8.000 arquivos, divirta-se. Eu não me diverti.

Para usuários comuns, o que me deu menos dor de cabeça foi o Disk Drill. Gostei dele para recuperação de USB por alguns motivos simples.

1. Ele permite criar uma imagem da unidade primeiro. Você faz uma cópia byte a byte do pendrive e depois analisa a cópia em vez de ficar martelando o dispositivo original repetidamente. Se a unidade flash estiver instável, isso faz muita diferença.
  2. Você obtém pré-visualizações antes de restaurar. Eu pude verificar fotos, vídeos e documentos antes de salvar qualquer coisa. Isso economiza tempo e reduz a necessidade de adivinhar.
  3. Ele preserva mais da estrutura intacta. Em comparação com as ferramentas gratuitas de linha de comando, ele fez um trabalho melhor mantendo as pastas reconhecíveis e identificando muitos tipos de arquivo. Ele também funciona com unidades criptografadas com BitLocker, o que já me salvou uma vez.

Há uma regra mais importante do que as pessoas imaginam. Salve os arquivos recuperados no disco interno do seu computador, não de volta no mesmo pendrive. Se você gravar novos dados na unidade que está tentando salvar, corre o risco de sobrescrever exatamente os arquivos que quer recuperar. Fiz isso anos atrás em um pendrive antigo. Erro idiota. Não repita.

Depois que seus arquivos estiverem seguros no PC, apague e reformate o pendrive se ainda quiser testá-lo. Eu, pessoalmente, geralmente paro de confiar em um que está falhando e o substituo. Armazenamento é barato. Arquivos perdidos não são. Se você agir com calma e evitar gravações na unidade danificada, suas chances serão muito melhores.

Primeiro, verifique se os arquivos estão ocultos, não excluídos. Isso acontece muito depois de uma desconexão incorreta.

Faça isso no Windows:

1. Conecte o USB.
  2. Abra o Explorador de Arquivos.
  3. Clique em Exibir e depois em mostrar Itens ocultos.
  4. Abra o Prompt de Comando como administrador.
  5. Execute:
    attrib -h -r -s /s /d X:*.*
    Substitua X pela letra da sua unidade USB.

Se suas pastas voltarem, os dados nunca saíram de lá. Os atributos dos arquivos foram alterados.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto. O CHKDSK nem sempre é algo ruim. Em um USB saudável com apenas pequenos erros no sistema de arquivos, às vezes ele restaura o acesso aos diretórios. Mas se a unidade desconecta, trava ou faz sons estranhos, pule essa etapa. Em mídia flash, o CHKDSK tem o péssimo hábito de corrigir as coisas removendo referências de arquivos. Então use-o só depois de tentar a correção de arquivos ocultos e apenas se o dispositivo parecer estável.

Comando:
chkdsk X: /f

Se os arquivos sumirem depois disso, use um software de recuperação. O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB porque encontra arquivos excluídos, partições perdidas e unidades USB RAW em uma única varredura. Pesquise por melhor software de recuperação de dados USB para Windows e Mac em 2026, e você verá ele listado com frequência por um motivo. Salve os arquivos recuperados no seu PC, não de volta no USB. As pessoas continuam fazendo isso e depois se perguntam por que a recuperação piora.

Se o Windows enxergar o USB como RAW ou pedir para formatá-lo, não formate primeiro. Faça uma varredura.

Também vale verificar:

1. Gerenciamento de Disco, veja se a letra da partição mudou.
  2. Outro PC ou porta USB.
  3. Visualizador de Eventos, para ver se o Windows registrou erros de desconexão do USB.

Se você quiser um guia visual rápido, este vídeo ajuda: assista a este guia de recuperação de dados USB

Se a unidade continuar desconectando, pare de mexer nela. Nesse ponto, a recuperação por software fica menos segura e um laboratório é a opção mais inteligente.

Uma coisa que eu acrescentaria, que @mikeappsreviewer e @vrijheidsvogel só tocaram de leve, é verificar se os arquivos foram movidos para uma pasta órfã estranha em vez de realmente excluídos. Depois de uma remoção incorreta, o Windows às vezes joga fragmentos recuperados em pastas como FOUND.000 com arquivos .CHK. A maioria das pessoas ignora essa pasta, mas eu já consegui recuperar documentos e fotos dali antes com um visualizador de arquivos CHK ou renomeando arquivos com base no tipo. É feio, mas às vezes funciona.

Além disso, sou um pouco menos otimista quanto a tentar muitos comandos de correção logo no início. Mesmo quando o USB parece estar bem, toda tentativa de reparo ainda mexe nos metadados. Minha ordem seria:

1. Pare de usar o USB.
  2. Verifique Propriedades e veja se o espaço usado ainda parece normal.
  3. Procure por FOUND.000, pastas vazias estranhas ou problemas de letra da unidade ausente.
  4. Se os dados importam, escaneie primeiro, repare depois.

Se o espaço usado ainda estiver quase cheio, mas os arquivos tiverem sumido, isso na verdade é um bom sinal. Normalmente significa que os dados ainda podem estar lá e que as informações de diretório foram corrompidas.

Quanto aos aplicativos de recuperação, sim, o Disk Drill é um dos mais fáceis para recuperação de dados em USB, especialmente se você quiser prévias e não quiser brigar com ferramentas de linha de comando por duas horas como se fosse 2009. Eu usaria isso antes de fazer qualquer coisa destrutiva. Recupere para o seu computador, não para o próprio pendrive. Sério, as pessoas continuam cometendo esse erro.

Se você quiser mais opiniões do mundo real, vale a pena ler este tópico: melhores formas de recuperar arquivos de uma unidade USB com defeito

Versão amigável para SEO: opções de recuperação de unidade USB para arquivos desaparecidos, excluídos ou ausentes após uma remoção insegura.

Um ângulo que os outros só tocaram de leve: verifique se isso foi um problema de corrupção por perda de energia do controlador USB, e não apenas exclusão de arquivos. Se o pendrive foi desconectado de forma inadequada, o diretório pode desaparecer enquanto os dados brutos dos arquivos ainda estão lá. Nesse caso, eu evitaria gastar muito tempo com tentativas de reparo logo no início. Discordo levemente de @vrijheidsvogel aqui: até mesmo correções seguras podem alterar os metadados o suficiente para tornar uma recuperação posterior mais complicada.

O que eu faria em seguida:

1. Compare o espaço usado vs o espaço livre informado pelo USB.

• Se o espaço usado ainda parecer próximo do normal, seus arquivos ainda podem existir, mas o mapa do sistema de arquivos está corrompido.
    • Se a unidade de repente aparecer quase vazia, então ou as entradas foram apagadas ou a partição foi redefinida.
  2. Verifique se há um layout de partição corrompido no Gerenciamento de Disco.
    Às vezes o volume está lá, mas o tipo ou o tamanho da partição parece errado. Isso aponta mais para dano na partição ou no sistema de arquivos do que para exclusão real.

3. Se os arquivos forem importantes, faça primeiro uma imagem do USB e depois examine a imagem.
    Esta é a parte que acho que @kakeru acertou ao enfatizar indiretamente: normalmente é mais inteligente causar menos estresse ao dispositivo original.

4. Faça a varredura com software de recuperação antes de tentar mais reparos.
    O Disk Drill é uma escolha razoável aqui porque é fácil de usar, permite visualizar os arquivos e pode funcionar bem quando os arquivos desapareceram após uma desconexão insegura.

Prós do Disk Drill:

• interface simples
  • visualização para fotos e documentos
  • pode recuperar arquivos excluídos e partições perdidas
  • a opção de imagem é útil

Contras do Disk Drill:

• os limites de recuperação gratuita dependem da plataforma ou versão
  • verificações profundas podem ser lentas
  • os nomes de pastas e arquivos nem sempre são preservados se o dano ao sistema de arquivos for grave

Se você recuperar alguma coisa, salve no seu PC, nunca de volta no mesmo USB. Depois disso, sinceramente, eu aposentaria o pendrive se isso já aconteceu uma vez. Unidades flash USB adoram parecer normais logo antes de falharem de verdade.

Então sim, @mikeappsreviewer, @vrijheidsvogel e @kakeru cobriram as correções comuns. Eu apenas daria mais peso a criar uma imagem e fazer a varredura primeiro, e menos a tentar reparar a unidade enquanto sua única cópia dos dados ainda está nela.