Como posso recuperar dados de um cartão SD removido de forma insegura?

Eu retirei o cartão SD do meu telefone sem ejetá-lo com segurança, e agora algumas fotos e vídeos estão faltando ou o cartão não está sendo lido corretamente. Eu realmente preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de recuperar os dados do cartão SD sem piorar a situação.

Já passei por isso e, sim, apagar um conjunto inteiro de fotos de um cartão SD dá uma sensação ruim bem rápido. O pequeno lado positivo é este. Apagar normalmente remove o registro no sistema de arquivos, não os dados da foto em si. As imagens muitas vezes permanecem no cartão até que novos arquivos sejam gravados no mesmo espaço e as substituam.

Antes de instalar qualquer coisa, eu verificaria primeiro algumas coisas simples.

1. Pare de usar o cartão SD agora. Isso vale em qualquer caso. Tire-o da câmera, do celular ou do leitor. Se você continuar fotografando ou copiando arquivos para ele, suas fotos antigas serão substituídas e as chances de recuperação caem.
  2. Verifique a Lixeira. Isso só importa se o cartão estava conectado ao seu Mac ou PC quando você apagou os arquivos. Às vezes a exclusão aconteceu pelo computador, não no próprio cartão.
  3. Veja os aplicativos de sincronização na nuvem. Se o cartão foi usado em um celular Android, ou se você estava com a sincronização ativada em algo como Google Photos, Dropbox ou OneDrive, talvez já existam cópias salvas lá.
  4. Experimente outro leitor de cartão ou porta USB. Já vi leitores com problema fazerem metade de um cartão sumir, e depois tudo aparecer normalmente em outra porta. Se o cartão parecer vazio ou incompleto, não suponha ainda que os arquivos sumiram.

Se nada disso ajudar, o próximo passo é usar um software de recuperação. Uma coisa que eu não faria é executar o CHKDSK no Windows ou o First Aid no macOS para recuperar fotos apagadas. Essas ferramentas corrigem problemas no sistema de arquivos. Elas não foram feitas para trazer arquivos apagados de volta, e às vezes pioram a situação do cartão.

Se você quiser o caminho mais fácil, eu começaria com Disk Drill. Já usei em cartões de câmera antes, e ele tende a ser menos irritante do que as ferramentas de linha de comando. Ele também tem um modo Advanced Camera Recovery voltado para cartões de memória de câmeras e celulares.

O que eu faria, passo a passo:

1. Instale o Disk Drill no seu PC com Windows ou Mac.
  2. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões dedicado e depois conecte o leitor ao seu computador.
  3. Não conecte a própria câmera por USB se puder evitar. Na minha experiência, a conexão direta da câmera às vezes limita o quanto os aplicativos de recuperação conseguem ler do armazenamento bruto.
  4. Abra o aplicativo, escolha o cartão SD na lista de unidades e inicie a varredura.
  5. Espere a varredura terminar. Visualize as fotos que ele encontrar. Se a prévia abrir corretamente, o arquivo normalmente é recuperável e não está corrompido.
  6. Selecione os arquivos que você quer de volta e depois recupere-os.
  7. Salve tudo no disco interno do seu computador, não de volta no cartão SD. Gravar arquivos recuperados no mesmo cartão é como as pessoas desperdiçam uma segunda chance de recuperação.

Se você não quiser usar o Disk Drill, há outras opções, embora cada uma tenha algum porém.

PhotoRec e Windows File Recovery não custam nada, o que parece ótimo até você usá-los. Eles dependem de comandos no terminal em vez de uma interface normal. O PhotoRec também tende a remover nomes de arquivos e a estrutura de pastas, então você acaba organizando manualmente uma pilha de arquivos. Fiz isso uma vez com fotos de férias e foi uma perda de tempo idiota.

Se tudo o que você tem é um celular Android, o DiskDigger existe. O problema é o acesso root. Sem root, muitas vezes você obtém miniaturas em cache de baixa resolução em vez das fotos completas. Para uma recuperação de verdade, eu ainda usaria uma ferramenta de desktop se você tiver qualquer possibilidade de acessar uma.

O principal é simples. Pare de usar o cartão, faça a varredura por meio de um leitor e recupere os arquivos em outra unidade. Se as fotos não tiverem sido sobrescritas, suas chances normalmente são boas.

A remoção insegura muitas vezes corrompe o sistema de arquivos, não os dados das fotos. Isso importa. Arquivos ausentes após arrancar um cartão SD de um telefone geralmente podem ser recuperados se você parar de gravar nele agora.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante. Não continue usando o cartão. Mas discordo um pouco sobre as ferramentas de reparo. Se o cartão tiver dados importantes, faça primeiro uma imagem do cartão e depois teste os reparos na imagem ou em uma cópia. Executar correções primeiro na mídia original é onde as pessoas se prejudicam.

O que eu faria:

1. Coloque o cartão SD em um leitor de cartões USB em um PC.
  2. Se ele for lido de alguma forma, clone-o primeiro com uma ferramenta como USB Image Tool, Win32 Disk Imager ou dd no Mac/Linux.
  3. Trabalhe a partir do clone, não do cartão original.
  4. Verifique a pasta DCIM e também as pastas ocultas. Às vezes os telefones deixam arquivos com índices quebrados, mas com os dados intactos.
  5. No Windows, veja em Gerenciamento de Disco. Se o cartão mostrar o tamanho correto, mas sem letra, atribua uma letra de unidade. Se aparecer como RAW, ignore os reparos por enquanto e vá para a recuperação.
  6. Execute um software de recuperação no clone. O Disk Drill é uma escolha sólida aqui porque lida bem com cartões SD e visualiza a mídia antes da recuperação.
  7. Recupere os arquivos para a unidade do seu computador, nunca de volta para o cartão SD.

Se o cartão estiver ilegível, mostrar 0 bytes, desconectar aleatoriamente ou esquentar, pare. Isso indica falha de hardware. Software não vai corrigir isso. Um laboratório é o caminho mais seguro.

Se você quiser uma explicação visual rápida, isto cobre muito bem a recuperação de arquivos excluídos de cartões de armazenamento e telefones: assista a este guia curto sobre como recuperar fotos e vídeos excluídos

Pequena dica que a maioria das pessoas perde. Verifique arquivos .nomedia e conteúdo oculto. Aplicativos Android às vezes escondem mídia dos apps de galeria, então os arquivos existem, mas o telefone para de indexá-los.

Eu acrescentaria uma coisa que nem @mikeappsreviewer nem @voyageurdubois realmente enfatizaram o suficiente: se o cartão ainda monta, mesmo que só por um instante, copie primeiro toda a estrutura de pastas visível antes de fazer qualquer verificação profunda. Às vezes, depois de uma remoção insegura, o problema é só um banco de dados de mídia ou entrada de diretório bagunçado, e os arquivos JPG/MP4 reais ainda estão lá em DCIM ou Android/media. As pessoas vão direto para ferramentas de recuperação e pulam a solução fácil.

Além disso, eu tomaria cuidado ao colocar o cartão de volta no celular para ver se ele se conserta sozinho. Os celulares adoram gravar coisas automaticamente, reconstruir pastas e dificultar a recuperação. Meio rude, na real.

O que eu faria:

• bloqueie o cartão SD se ele tiver uma chave física de proteção contra gravação
  • use um PC com um leitor de cartão decente
  • veja se os arquivos estão visíveis no Explorador de Arquivos/Finder primeiro
  • se sim, copie tudo imediatamente
  • se não, então use um software de recuperação

Se você precisar de um software de recuperação, o Disk Drill é uma opção sólida para recuperação de cartão SD porque lida muito bem com cartões corrompidos e fotos/vídeos ausentes sem ser um saco de usar. Gosto mais dele para isso do que ficar mexendo com apps de celular meio quebrados.

Mais uma coisa: se os vídeos voltarem, mas não reproduzirem, não presuma que estão perdidos. A remoção insegura muitas vezes deixa os contêineres de vídeo sem finalização, especialmente arquivos MP4. Às vezes, eles precisam de um reparo de vídeo separado depois da recuperação.

Também vale a pena conferir esta discussão para dicas extras de recuperação de cartão de câmera: melhores conselhos do Reddit para recuperar fotos apagadas do cartão SD.

Se o cartão começar a desaparecer, pedir para ser formatado ou for lido como RAW, pare de mexer muito nele. É aí que a galera piora tudo rapidinho.

Um ponto que eu acrescentaria ao que @voyageurdubois, @yozora e @mikeappsreviewer já abordaram: verifique se isso é realmente um problema do sistema de arquivos ou um problema de indexação do telefone antes de fazer qualquer coisa invasiva.

A remoção insegura muitas vezes deixa o cartão intacto, mas o banco de dados de mídia do telefone fica confuso. Em um computador, procure por isto:

• DCIM/Camera
  • Pictures
  • Movies
  • Android/media
  • pastas com nomes estranhos, com datas ou nomes de apps
  • arquivos que de repente ficaram com 0 KB

Se as fotos/vídeos estiverem lá mas não aparecerem no telefone, essa é uma situação bem diferente de uma perda real de dados.

Eu discordo um pouco do conselho de reparar depois apenas em um caso: se o cartão não for crítico e você já tiver feito uma imagem completa byte por byte, testar um reparo no sistema de arquivos na cópia às vezes pode restaurar os nomes originais das pastas mais rápido do que uma recuperação bruta. A parte fundamental é na cópia, nunca no original.

Algumas verificações extras que as pessoas costumam pular:

• Compare o espaço usado com o espaço livre no cartão. Se a maior parte do espaço ainda estiver usada, seus arquivos ainda podem existir, mas o diretório pode estar danificado.
  • No Linux ou macOS, veja se a tabela de partição ainda está visível. Se a partição desapareceu por completo, a recuperação passa a depender mais de carving do que de um undelete normal.
  • Se vídeos estiverem faltando, pesquise por assinatura de arquivo ou extensões além de .mp4, incluindo .3gp, .tmp e formatos temporários de vídeo específicos de apps.
  • Se o cartão foi usado como armazenamento adotável do Android, a recuperação normal é muito mais difícil porque o conteúdo pode estar criptografado.

Quanto ao software, o Disk Drill é uma opção razoável aqui se o cartão estiver legível o suficiente para ser escaneado.

Prós:

• interface fácil
  • boa visualização prévia para fotos/vídeo
  • desempenho decente com corrupção em cartão SD
  • pode recuperar para outra unidade sem muita complicação

Contras:

• não é a opção mais barata
  • varreduras profundas podem retornar muito lixo em cartões muito danificados
  • às vezes é mais fraco em preservar nomes de arquivos originais do que uma recuperação focada primeiro no sistema de arquivos

Se o Disk Drill não encontrar tudo, a alternativa geralmente é o PhotoRec ou o R-Studio, dependendo se você se importa mais com simplicidade ou com uma análise mais profunda.

Um limite inegociável: se a capacidade do cartão aparecer errada, mudar entre inserções ou o leitor continuar reconectando, pare de experimentar. Isso tem cara de falha da memória flash ou problema no controlador, não apenas corrupção por ejeção insegura.