Minha biblioteca de fotos do iPhone saiu do controle depois de anos de duplicatas, capturas de tela, downloads aleatórios e fotos em sequência. O armazenamento do iCloud está quase cheio, e navegar por tudo parece impossível. Estou procurando um fluxo de trabalho realista para limpar fotos no iPhone, recomendações de aplicativos ou dicas para classificar, excluir e fazer backup de milhares de fotos sem ficar sobrecarregado.
Eu tive esse mesmo problema no ano passado e continuei ignorando porque organizar as fotos parecia um projeto de um dia inteiro. Quando finalmente fui resolver, minha biblioteca já tinha passado de 20.000 fotos e vídeos. No fim, isso consumiu a maior parte de um sábado.
O que me ajudou foi perceber que não existe uma forma perfeita de organizar uma biblioteca de fotos do iPhone. O app Fotos integrado serve bem para o lixo mais óbvio, mas quando você está lidando com duplicatas, quase duplicatas, capturas de tela antigas, Live Photos e vídeos aleatórios enormes, fazer tudo manualmente cansa rápido.
Eu começaria pelas coisas fáceis no Fotos primeiro. Não fique rolando toda a sua câmera do começo ao fim. Entre nos álbuns em vez disso. Capturas de tela, gravações de tela, vídeos, selfies, esse tipo de coisa. Use o gesto de deslizar para selecionar para não precisar tocar em um item de cada vez e, se um álbum oferecer a opção Selecionar Tudo, use quando tiver certeza de que aquilo pode ser apagado.
Depois disso, eu deixaria um app fazer a parte chata da organização. Eu usei Clever Cleaner para essa parte.
O útil foi que ele agrupou a bagunça em categorias, então eu não ficava olhando para milhares de fotos uma por uma. Eu podia revisar fotos parecidas juntas, apagar duplicatas, limpar capturas de tela antigas, remover os vídeos maiores e converter Live Photos em fotos estáticas quando eu não fazia questão de manter o movimento. Isso economizou muito mais tempo do que tentar comparar tudo sozinho.
Além disso, não se esqueça de Apagados Recentemente. Muita gente apaga várias fotos e depois se pergunta por que o armazenamento não foi liberado de imediato. Abra Apagados Recentemente, verifique se não há nada importante lá e depois esvazie. Caso contrário, esses arquivos podem continuar ocupando espaço por um tempo.
Uma coisa com a qual é preciso ter cuidado se isso estiver acontecendo porque o armazenamento do iCloud está cheio: o Fotos do iCloud é uma biblioteca sincronizada. Se você apagar fotos do seu iPhone, elas também serão apagadas do iCloud e de outros dispositivos Apple que usam a mesma Conta Apple. Talvez seja isso que você queira, mas vale a pena lembrar disso antes de apagar milhares de fotos.
A melhor solução a longo prazo é não deixar acumular de novo. Depois de fazer a grande limpeza, comecei a gastar cerca de dez minutos por semana apagando novas capturas de tela, fotos borradas e duplicatas. Isso é muito mais fácil do que deixar tudo para uma limpeza gigante depois.
Se a sua biblioteca for pequena, o app Fotos provavelmente já basta. Mas quando você já está na casa das dezenas de milhares de itens, usar algo como Clever Cleaner para duplicatas, fotos parecidas, capturas de tela, Live Photos e vídeos grandes torna o trabalho bem menos doloroso.
O problema irritante é que a limpeza de “fotos semelhantes” pode excluir a foto melhor se você passar rápido pelas sugestões. Eu faria primeiro um backup/exportação rápida de tudo o que for importante, depois usaria o Clever Cleaner ou os álbuns do Fotos para o lixo em massa, mas trataria retratos, viagens e fotos antigas de família como itens apenas para revisão manual.
Ativar “Otimizar Armazenamento do iPhone” não vai resolver uma biblioteca cheia do Fotos do iCloud. Isso só economiza espaço no próprio telefone. Se o iCloud estiver cheio, você precisa apagar itens da biblioteca, movê-los para outro lugar ou pagar por mais armazenamento do iCloud.
Para milhares de fotos, eu não tentaria resolver isso rolando a visualização Recentes. Essa é a pior visualização possível para esse trabalho. Use filtros e tome decisões por categoria, porque o objetivo é remover primeiro o lixo óbvio, não avaliar com carinho cada foto de 2017.
Uma ordem realista seria:
-
Verifique os vídeos primeiro.
Os vídeos geralmente são os que mais consomem armazenamento. Alguns clipes antigos em 4K, gravações de tela, vídeos de shows ou vídeos acidentais feitos no bolso podem ocupar mais espaço do que centenas de fotos. Se você só tem 20 minutos, comece por aí. -
Depois vá para capturas de tela e gravações de tela.
A maioria das pessoas pode apagar uma grande porcentagem disso sem muito risco emocional. Recibos, memes, páginas de confirmação, rotas, erros de aplicativos, conversas de que você não precisa mais, códigos QR aleatórios, tudo isso se acumula rápido. -
Depois cuide das duplicatas e quase duplicatas.
Aqui eu concordo com @nachtdromer: não aceite cegamente toda sugestão de melhor foto. Os apps são úteis para agrupar fotos parecidas, mas eles não sabem que a um pouco mais borrada é aquela em que seu filho está sorrindo ou seu cachorro está olhando para a câmera. Use o app para reunir os candidatos e depois tome a decisão você mesmo. -
Deixe os álbuns sentimentais por último.
Viagens em família, animais de estimação antigos, casamentos, crianças, feriados, qualquer coisa que deixaria você chateado se perdesse não deve fazer parte da primeira grande limpeza. Quando você chegar a esses itens, talvez já tenha liberado espaço suficiente com o lixo e não precise ser agressivo.
Clever Cleaner ou apps parecidos podem ser úteis, mas eu os trataria como um assistente de organização, não como uma trituradora. Deixe o app encontrar lotes com aparência de duplicados, vídeos enormes, Live Photos, capturas de tela e itens borrados. Depois revise em partes. Se você tentar limpar a biblioteca inteira de uma vez, vai se cansar e começar a fazer escolhas descuidadas.
A etapa que muita gente pula é fazer parte disso em uma tela maior, se puder. Se você tem um Mac, o Fotos no macOS é muito menos sofrido para esse tipo de limpeza do que fazer tudo com o polegar. Você pode usar termos de busca, álbuns, datas e um teclado. Até mesmo o Fotos do iCloud no navegador pode ser mais fácil para uma verificação rápida do que o telefone. O telefone serve para apagar capturas de tela óbvias enquanto você assiste TV, mas não é ótimo para avaliar 40 fotos de férias quase idênticas.
Antes de apagar milhares de itens, faça um arquivo básico em algum lugar fora do Fotos do iCloud. Isso pode ser um drive externo, Google Photos, OneDrive, Dropbox, uma exportação no Mac, o que você considerar confiável. A parte importante é que não seja apenas outra visualização da mesma biblioteca do iCloud sincronizada. Se o backup estiver sincronizado com as mesmas exclusões, então ele não é realmente um backup.
Uma regra simples que evita que a limpeza vire um grande projeto emocional: apague por nível de confiança.
Apague imediatamente:
fotos borradas, capturas de tela acidentais, gravações de tela que você nunca vai assistir, downloads duplicados, fotos de vagas de estacionamento de que você não precisa mais, capturas de tela antigas de compras, documentos temporários
Revise rapidamente:
rajadas, selfies, fotos de comida, várias fotos da mesma paisagem, Live Photos, memes, imagens salvas aleatórias
Vá com calma:
pessoas, animais de estimação, viagens antigas, eventos de família, qualquer coisa ligada a uma memória específica
Depois de apagar, esvazie Apagados Recentemente só quando tiver certeza. Essa parte importa porque é o ponto em que “ops, restaura isso” deixa de ser fácil. Se você está tentando liberar espaço no iCloud com urgência, sim, no fim você precisa esvaziar isso, mas eu não faria isso cinco segundos depois de uma limpeza gigantesca, a menos que você tenha um backup separado.
Para evitar que a bagunça volte, o melhor truque é sem graça: apague as capturas de tela no mesmo dia em que as fizer. Capturas de tela são como roupa para lavar. Se você esperar seis meses, elas viram uma tarefa completamente separada. Eu preferiria passar dois minutos apagando o lixo desta semana do que passar outro fim de semana organizando cinco anos de imagens temporárias.
Não presuma que a cópia no seu celular seja o original em qualidade total se o Fotos do iCloud estiver usando armazenamento otimizado. Essa configuração pode deixar você com miniaturas ou cópias locais reduzidas, então, se você conectar o celular a um computador e arrastar os arquivos para fora, talvez não esteja arquivando o que pensa que está. Antes de fazer uma grande sessão de excluir milhares, certifique-se de que seu backup/exportação esteja realmente puxando os originais do iCloud, de uma biblioteca do Fotos no Mac configurada para baixar os originais ou de outro método adequado de exportação.
Concordo com os outros que categorias são melhores do que ficar rolando, mas eu faria a primeira passada focada em armazenamento, não em qualidade das fotos. Organize pelo que libera espaço mais rápido: vídeos longos, gravações de tela, Live Photos com as quais você não se importa e imagens baixadas enormes. Você pode passar uma hora apagando 900 capturas de tela pequenas e mal mover o medidor do iCloud, depois apagar três vídeos absurdos e de repente abrir espaço.
O Clever Cleaner ou as ferramentas da Apple para duplicados podem ajudar, mas eu manteria o trabalho chato e mecânico: 15 minutos por noite, apenas uma categoria, pare antes de ficar irritado. A limpeza de fotos fica arriscada quando você está cansado e tentando terminar. E não esvazie Apagados Recentemente no mesmo dia, a menos que você tenha um backup de verdade e tenha certeza. Essa pasta é irritante quando você precisa de espaço, mas também é a rede de segurança quando você percebe que apagou a versão errada de alguma coisa.