Meu cartão SD parou de funcionar de repente, e agora meu celular, câmera e computador dizem que ele precisa ser formatado antes que eu possa usá-lo. Tenho fotos e arquivos importantes nele, então estou tentando descobrir como reparar um cartão SD corrompido ou recuperar os dados sem formatá-lo primeiro. O que devo tentar em seguida?
Descobri da pior forma que um cartão SD pode parecer normal e depois falhar do nada. Já aconteceu comigo depois que uma câmera travou, depois que uma cópia de arquivo foi interrompida, depois que a bateria acabou no meio da gravação e, uma vez, por tirar o cartão rápido demais. A pior parte é que o erro aparece antes de você conseguir tirar qualquer coisa do cartão.
O que notei, porém, é que corrupção nem sempre significa que suas fotos, vídeos ou documentos foram perdidos. Muitas vezes, a bagunça está no sistema de arquivos, enquanto os dados ainda estão lá.
A primeira coisa é não aceitar o aviso de reparo imediatamente. Se o Windows, o Android ou sua câmera pedirem para formatar o cartão, pare aí. Fiz isso uma vez com pressa e me arrependi. A formatação fica para depois, não para o começo, se seus arquivos ainda importam.
Tire os dados primeiro.
Eu geralmente começo com Disk Drill. Para mim, funcionou melhor do que a maioria das ferramentas quando o cartão parecia estar meio morto, e uma parte de que gosto é a opção de backup byte por byte. Eu faço uma imagem primeiro e depois escaneio a imagem em vez de forçar o cartão original repetidamente. Depois que recupero o que me importa e confirmo que os arquivos abrem normalmente em outra unidade, aí mexo no reparo do cartão.
Método 1: Execute o CHKDSK no cartão
Esta é a primeira etapa de reparo que tento no Windows. O CHKDSK tem como alvo danos no sistema de arquivos, não hardware desgastado, então ele se encaixa em casos em que o cartão de repente fica ilegível, apresenta erros ou pede formatação.
Aqui está o processo usual:
1. Coloque o cartão SD no seu PC.
2. Abra o Explorador de Arquivos e verifique a letra da unidade.
3. Procure por Prompt de Comando no Iniciar.
4. Clique com o botão direito nele e abra como administrador.
5. Digite chkdsk X: /r e depois substitua X pela letra do cartão SD.
6. Pressione Enter e deixe terminar.
Cartões pequenos são mais rápidos. Os maiores podem demorar um pouco. Se o problema vier de registros danificados do sistema de arquivos, já vi o CHKDSK fazer o cartão voltar a funcionar sem mais nada.
Método 2: Use o TestDisk para restaurar a partição
Se o CHKDSK não fizer nada, ou se o cartão aparecer como espaço não alocado ou com capacidade ausente, eu passo para o TestDisk.
Essa ferramenta trata danos na partição em vez de arquivos individuais. Às vezes, os arquivos ainda estão no cartão, mas as informações da partição estão corrompidas, então o sistema não sabe mais como lê-lo.
O que eu faço:
1. Baixe e abra o TestDisk.
2. Selecione o cartão SD com problema na lista de unidades.
3. Aceite o tipo de tabela de partição que ele sugerir.
4. Escolha Analyze.
5. Execute o Quick Search.
6. Verifique as partições que ele encontrar.
7. Se a partição ausente parecer correta, escolha Write.
8. Reinicie se a ferramenta solicitar.
O programa parece antigo. Não adianta fingir o contrário. Mesmo assim, já vi ele recuperar cartões que eu achava que estavam perdidos. Interface feia, ferramenta útil.
Método 3: Formate o cartão SD
Se nem o CHKDSK nem o TestDisk conseguirem deixar o cartão estável novamente, a formatação é a última etapa de reparo com a qual eu me preocupo.
Nesse ponto, seus arquivos já devem ter sido copiados para algum lugar seguro. Nesta fase, formatar não é sobre recuperação. É sobre reconstruir o sistema de arquivos para que o cartão tenha mais uma chance de funcionar normalmente.
Etapas:
1. Abra o Explorador de Arquivos.
2. Clique com o botão direito no cartão SD e escolha Formatar.
3. Selecione exFAT, a menos que seu dispositivo precise de outra opção.
4. Deixe o tamanho da unidade de alocação em Padrão.
5. Clique em Iniciar.
6. Aguarde a formatação terminar.
Se a formatação for concluída e o cartão funcionar depois disso, o problema provavelmente era dano no sistema de arquivos. Se a corrupção voltar após a formatação, eu paro de perder tempo. Pela minha experiência, corrupção repetida geralmente indica falha na memória flash, não algum pequeno problema de software.
Quando um cartão começa a fazer isso mais de uma vez, eu o substituo. Você pode até conseguir tirar mais um pouco de vida útil dele, mas eu não confiaria nele para nada importante.
Se todos os dispositivos querem formatar o cartão SD, pare de tentar em dispositivos diferentes. Cada tentativa de montagem grava logs ou dados de nova tentativa. Em um cartão fraco, isso piora as coisas.
Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante, recupere primeiro. Discordo um pouco sobre a ordem do reparo em cartões com fotos importantes. Eu pularia as ferramentas de reparo no início e testaria a saúde do cartão antes de fazer qualquer coisa invasiva.
O que eu faria:
-
Use um leitor de cartão melhor.
Muitos erros de “formatar este disco” vêm de leitores baratos, contatos sujos ou portas USB fracas. Tente usar um leitor USB confiável em uma porta traseira de desktop. Limpe os contatos dourados com um pano de microfibra seco. Sem água, sem borracha. -
Verifique se o cartão mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco.
Se o Windows mostrar a capacidade total, como 64GB ou 128GB, suas chances são melhores. Se mostrar 0 bytes, sem mídia ou um tamanho absurdo, isso aponta mais para falha de hardware. -
Faça uma imagem completa primeiro.
O Disk Drill serve bem para isso, e a criação da imagem é a parte com a qual eu mais me importo. Leia veja por que o Disk Drill é útil para recuperação de cartão SD. Se o cartão desconectar durante as varreduras, trabalhe a partir da imagem, não do original. Isso economiza desgaste e tempo. -
Verifique informações tipo SMART se o seu leitor expuser isso.
A maioria dos cartões SD não informa muita coisa, mas alguns leitores USB mostram erros de E/S nos logs do sistema. No Windows, o Visualizador de Eventos costuma mostrar erros de disco ou ntfs. Erros repetidos de E/S significam que o cartão está morrendo, não apenas corrompido. -
No Linux ou Mac, tente uma montagem somente leitura.
Isso importa. Uma tentativa somente leitura evita alterações no sistema de arquivos. Se montar, copie primeiro a pasta DCIM, depois os documentos. Fotos primeiro, reparo depois. -
Se os arquivos importam mais do que o cartão, aposente o cartão após a recuperação.
Cartões SD falham de forma feia. Se isso aconteceu uma vez sem uma causa óbvia, eu não confiaria nele novamente para viagens, casamentos, câmeras veiculares ou qualquer coisa importante.
Mais uma coisa que muita gente ignora. Cartões com capacidade falsa são comuns. Um cartão “128GB” com armazenamento real de 16GB muitas vezes funciona por meses, depois começa a pedir formatação quando os dados dão a volta e sobrescrevem a si mesmos. Ferramentas como H2testw ajudam a verificar isso após a recuperação.
Se o cartão não for detectado em lugar nenhum, esquentar ou desconectar a cada poucos segundos, pare. Isso não é trabalho de reparo. Isso é modo de recuperação de dados.
Se todos os dispositivos dizem “formate-a”, eu trataria o cartão primeiro como um hardware instável, não apenas como um sistema de arquivos bagunçado. É aí que eu divirjo um pouco de @mikeappsreviewer e @sognonotturno. As tentativas de reparo podem esperar um pouco. Primeiro descubra se o cartão ainda pode ser lido de forma consistente.
O que eu faria que ainda não foi mencionado:
- Tente copiar com algo tolerante a falhas, não com o arrastar e soltar comum. No Windows, o TeraCopy às vezes consegue extrair arquivos legíveis enquanto ignora setores defeituosos. No Linux, o ddrescue é ainda melhor se o cartão continuar falhando.
- Observe o comportamento, não apenas os erros. Se a velocidade de transferência continuar caindo para 0, o cartão desaparecer e reaparecer, ou o leitor desconectar, isso é um sinal clássico de memória flash falhando.
- Verifique a trava de proteção contra gravação se for um adaptador SD de tamanho normal. Parece bobo, mas já vi adaptadores com defeito causarem avisos estranhos de formatação.
- Se as fotos forem a prioridade, tente a recuperação por assinaturas de arquivos em vez de reparar o sistema de arquivos. Ferramentas como PhotoRec ou Disk Drill podem encontrar arquivos JPG/MP4/RAW mesmo quando a estrutura de diretórios já era.
Além disso, eu não continuaria testando no telefone/câmera. Esses dispositivos são péssimos para diagnóstico e às vezes ficam até ansiosos demais para tentar “consertar” as coisas.
Se você quiser algo visual, este guia em vídeo para corrigir um cartão SD corrompido e recuperar dados perdidos é bem fácil de acompanhar.
Versão curta:
- Pare de usar o cartão.
- Use um leitor confiável.
- Faça uma imagem dele ou recupere os dados com Disk Drill, PhotoRec ou ddrescue.
- Formate apenas depois que seus arquivos estiverem seguros.
- Se ele voltar a funcionar, sinceramente… ainda assim substitua-o. Essas coisas adoram falhar duas vezes.