Mudei de sincronizar meu iPhone com o iTunes para usar o iCloud, mas fotos, músicas e outras mídias da sincronização antiga do iTunes ainda parecem estar ocupando armazenamento. Não tenho certeza do que é seguro excluir ou de como remover isso sem perder nada importante. Preciso de ajuda para limpar essa mídia restante para poder liberar espaço no meu iPhone.
Também me deparei com isso depois do iOS 17, logo após eu mudar a forma como faço backup do meu telefone. O Armazenamento dizia que Mídia estava enorme. Fuçando em Ajustes eu quase não encontrei nada útil. Número grande, sem fonte clara. Parecia quebrado.
O que fica dentro de Mídia
No iPhone, Mídia cobre mais coisa do que as pessoas esperam. Não é só o conteúdo normal da sua biblioteca do Fotos. Entra música baixada, filmes salvos, episódios de TV offline, memos de voz, toques e um monte de arquivos em cache de apps. Coisas como capas de álbuns, imagens de prévia e outros arquivos locais inúteis que os apps mantêm por perto para as páginas carregarem mais rápido.
Podcasts foram o ponto escondido para mim. Eles se escondem bem. Um episódio pode ter 100 MB ou mais, às vezes muito mais. Se você acompanha alguns programas e deixou as configurações padrão como estavam, seu telefone pode estar baixando episódios novos em segundo plano por semanas ou meses. Verifique Ajustes > Podcasts e desative Baixar ao Salvar. Se não fizer isso, ele continua alimentando a pilha.
Por que você vê 30 GB sem arquivos óbvios
Essa parte parece estar ligada ao relatório de armazenamento do iOS 17. A Apple separou alguns dados em uma área chamada Mídia Sincronizada. Se você já moveu músicas, audiolivros ou vídeos de um Mac ou PC pelo iTunes ou Finder, esses arquivos podem estar ali.
A parte irritante é simples. Você vê o tamanho total, mas o Armazenamento do iPhone não dá uma lista clara do que está lá dentro. Sem visualização de arquivos. Sem ordenação. Sem pista real.
Eu vi isso depois de abandonar a sincronização antiga do iTunes e passar a usar mais o iCloud. Alguns arquivos sincronizados antigos pareciam ter sumido, mas o armazenamento ainda os contava. O que me ajudou uma vez foi remover o Apple Music e o Apple Books, limpar primeiro qualquer coisa que eu ainda visse dentro deles, depois apagar esses apps e reinstalá-los mais tarde se fosse preciso. Eu não chamaria isso de solução de verdade. Ainda assim, isso eliminou armazenamento fantasma para mim uma vez, então vale tentar se o número não fizer sentido.
Por que as próprias ferramentas de limpeza da Apple parecem incompletas
Ajustes mostra os totais dos apps. Tudo bem. Não mostra seus maiores arquivos em todo o telefone em uma lista útil.
Fotos é pior para limpar do que as pessoas pensam. Você não consegue ordenar sua biblioteca por tamanho de arquivo ali. Então, se algum vídeo esquecido de 5 GB está consumindo armazenamento, você meio que precisa tropeçar nele. A pasta Duplicados ajuda só com cópias exatas. Itens quase iguais não contam. Dez fotos quase idênticas do mesmo momento continuam lá intocadas.
Tentei fazer isso manualmente uma vez. Levou uma eternidade. Ainda deixei passar coisas.
O que usei no lugar
Depois de testar alguns apps e me cansar do esquema de escaneamento grátis e apagar só pagando, fiquei com o Clever Cleaner. Para mim, o principal motivo foi simples. Sem anúncios. Sem barreira de assinatura. Sem cobrança quando você aperta apagar.
O que funcionou para a bagunça de Mídia
- Abra a seção Heavies
Foi o primeiro lugar que eu olhei. Ela organizou minha biblioteca do maior arquivo para o menor e mostrou o tamanho exato de cada item. Encontrei um clipe antigo em 4K e uma gravação de tela que eu tinha esquecido que existia. Só esses dois arquivos já explicaram uma parte do mistério.
- Verifique a seção Similars
Isso ajudou mais do que o localizador de duplicados da Apple. Ele agrupou fotos parecidas, não só cópias exatas. Fotos em sequência, o mesmo assunto de um ângulo um pouco diferente, três tentativas da mesma foto porque uma pessoa piscou. Mantive uma e joguei o resto fora rapidinho.
- Olhe as Capturas de Tela
As minhas estavam uma bagunça. Confirmações de entrega, páginas aleatórias de ajustes, memes salvos, informações de estacionamento, mensagens de erro de que eu não precisava mais. A parte útil aqui foi ver as informações de tamanho antes de apagar. Capturas de tela vão se acumulando em silêncio.
- Ele ficou no telefone
Isso importou para mim mais do que eu esperava. Eu não queria vídeos pessoais nem notas de voz enviados para outro lugar para processamento. O app roda no próprio dispositivo, o que me deixou muito mais tranquilo para usar.
A parte que as pessoas esquecem depois de apagar coisas
Apagar arquivos não é a última etapa. O iPhone move tudo para Apagados Recentemente, e eles continuam contando no armazenamento até você esvaziar isso ou esperar 30 dias.
Então, depois da limpeza, vá em Fotos > Álbuns > Apagados Recentemente > Apagar Tudo.
Foi essa etapa que mudou minha barra de armazenamento. Antes de eu fazer isso, parecia que nada tinha acontecido.
O que normalmente está por trás do número misterioso
Se Mídia ainda estiver absurdamente alta depois da limpeza, eu olharia primeiro para duas coisas:
Mídia Sincronizada antiga deixada para trás de uma configuração anterior do iTunes ou Finder
Downloads de podcasts se acumulando em segundo plano ao longo do tempo
A mudança nas configurações impede o acúmulo futuro. O app de limpeza ajuda com a pilha que já está no dispositivo. Essa combinação me deixou mais perto do normal do que qualquer coisa nos próprios menus da Apple.
Mídia sincronizada pelo iTunes antigo costuma ficar presa até você remover a relação de sincronização, não os arquivos um por um. Essa parte importa.
Tente isto primeiro.
- Conecte seu iPhone ao mesmo Mac ou PC que você usou antes.
- Abra o Finder, ou o iTunes em versões mais antigas do Windows.
- Selecione o iPhone.
- Passe por Música, Filmes, Programas de TV, Fotos, Livros.
- Desmarque a sincronização para cada tipo de mídia ou escolha Remover do iPhone.
- Clique em Aplicar e deixe terminar.
Esta é a forma mais limpa de eliminar mídia antiga sincronizada. Se você pular isso, o armazenamento às vezes continua mostrando dados fantasmas.
Discordo um pouco de @mikeappsreviewer sobre apagar Apple Music ou Livros primeiro. Eu deixaria isso por último. É mais uma gambiarra do que uma correção.
Depois verifique isto:
Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone > Música. Apague as músicas baixadas.
App TV > Biblioteca > Baixado. Remova vídeos offline.
App Arquivos > No Meu iPhone. Procure pastas de mídia antigas.
Memos de Voz. Apague gravações grandes.
Mensagens > Revisar Anexos Grandes.
Para fotos, se você mudou para o Fotos do iCloud, ative isso e escolha Otimizar Armazenamento do iPhone. Depois espere. Não é instantâneo, de forma irritante.
Se o app Fotos estiver bagunçado, o Clever Cleaner é decente para organizar vídeos grandes e lixo duplicado mais rápido. Além disso, esta análise explica como o app funciona em linguagem simples, veja por que o Fossbytes testou o Clever Cleaner para limpeza do iPhone.
Último passo. Reinicie o telefone depois de todas as exclusões. Os totais de armazenamento do iOS demoram um pouco para atualizar e parecem errados por um tempo.
A principal coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @viajeroceleste disseram: verifique se o espaço é realmente reindexação de Dados do Sistema e não mídia real mais.
Quando você muda da sincronização do iTunes/Finder para o iCloud, o iOS às vezes mantém a categoria de armazenamento parecendo inchada por um tempo. Irritante, sim. Mas nem sempre são arquivos travados. Já vi isso se resolver depois destas coisas:
- concluir um backup do iCloud
- conectar ao Wi-Fi + energia durante a noite
- reiniciar uma ou duas vezes
- atualizar o iOS se estiver desatualizado
Além disso, se você usava Sincronizar Fotos do iTunes/Finder no passado, essas fotos são separadas do Fotos do iCloud. Nem sempre é possível excluí-las no próprio telefone. Se essa biblioteca antiga de fotos sincronizadas ainda estiver lá, o teste mais rápido é:
- desligar o Fotos do iCloud temporariamente? Não, na verdade eu não começaria por aí
- em vez disso, verifique em Ajustes > Fotos se há algo indicando álbuns sincronizados ou comportamento limitado
- depois conecte ao computador e veja se a sincronização de fotos ainda está ativada nesse perfil do dispositivo
Um lugar que as pessoas esquecem: app Livros. PDFs baixados, audiolivros e arquivos epub antigos podem ficar lá para sempre. O mesmo vale para GarageBand, iMovie e até mídia do WhatsApp/Telegram dentro do armazenamento do app. Essas coisas nem sempre aparecem claramente como mídia de um jeito que faça sentido. A tela de armazenamento da Apple é meio mal acabada, para ser sincero.
Se o seu problema real é só organizar lixo enorme de fotos/vídeos mais rápido, o Clever Cleaner é útil para esse lado da coisa. Ele também aparece em principais apps de limpeza com IA para limpar o armazenamento do iPhone. Mas eu não trataria isso como uma solução para dados fantasmas antigos de sincronização do iTunes. É aí que eu discordo um pouco do @mikeappsreviewer. Apps de limpeza ajudam com a bagunça da biblioteca, mas nem todo bug de armazenamento pode ser apagado de dentro do iOS.
Minha opção nuclear mas limpa se o número ainda parecer falso:
- Confirmar que tudo está no iCloud.
- Fazer um backup novo.
- Apagar o iPhone.
- Restaurar de um backup do iCloud, não de um backup antigo do computador.
Isso geralmente elimina a tralha residual sincronizada se nada mais funcionar. É um saco, mas funciona com mais frequência do que a Apple admite.
Eu acrescentaria uma verificação que ninguém está realmente destacando: Armazenamento contabilizado vs utilizável.
Às vezes, a mídia antiga sincronizada já sumiu, mas o banco de dados de armazenamento ainda não se reconciliou. Antes de fazer algo drástico, compare:
- Ajustes > Geral > Armazenamento do iPhone
- depois conecte a um Mac e verifique a barra de armazenamento do dispositivo lá
Se os números forem muito diferentes, talvez você esteja lidando com um problema de relatório, não com arquivos reais.
Eu discordo um pouco da solução alternativa de excluir o app Apple Music/Books, a menos que você já tenha confirmado downloads dentro desses apps. Aleatório demais para o meu gosto.
O que eu faria além do que @viajeroceleste, @espritlibre e @mikeappsreviewer já abordaram:
- Verifique em Ajustes > [seu nome] > iCloud > Gerenciar Armazenamento da Conta e confirme o que realmente está no iCloud versus apenas local
- Em Books, toque no seu perfil e remova os downloads, especialmente PDFs
- Em GarageBand/iMovie, abra cada app e procure por mídia de projetos. Isso pode ser enorme
- Em Mensagens, pesquise
has:attachmentsse você usa bastante o iMessage - Para apps de terceiros como WhatsApp ou Telegram, limpe a mídia de dentro do app, não apenas pelo Armazenamento do iPhone
Se o problema for realmente bagunça de fotos/vídeos e não dados fantasmas de sincronização, o Clever Cleaner pode ajudar a mostrar arquivos grandes rapidamente.
Prós do Clever Cleaner
- bom para encontrar vídeos pesados e fotos parecidas ou duplicadas
- mais fácil do que o Apple Photos para limpeza em massa
- útil quando o armazenamento é real, não um bug
Contras
- não vai realmente remover relacionamentos antigos de sincronização do Finder/iTunes
- menos útil para caches de apps, Books, Music ou estranhezas de armazenamento no nível do sistema
- apps de limpeza podem fazer as pessoas apagarem primeiro e verificarem depois
Minha regra: se o armazenamento ainda parecer falso depois de 48 horas no Wi-Fi + carregando, pare de mexer nos apps e vá para a remoção da ressincronização pelo computador ou apagamento/restauração completos. Normalmente é aí que o bloco fantasma finalmente morre.