Como excluir capturas de tela no iPhone que também estão salvas no iCloud?

Estou tentando liberar espaço no meu iPhone, mas muitas das minhas capturas de tela também estão salvas no Fotos do iCloud. Estou em dúvida se excluir capturas de tela do meu iPhone também vai removê-las do iCloud, ou se existe uma forma de excluí-las de apenas um lugar. Preciso de ajuda para descobrir a maneira mais segura de gerenciar capturas de tela do iPhone no iCloud sem perder fotos que quero manter.

Muita gente começa no Fotos e, para capturas de tela, acho que isso ainda faz mais sentido. O iPhone já agrupa tudo para você, então não é preciso ficar procurando entre fotos da câmera, memes, recibos e fotos aleatórias de pets.

Como eu limpei o meu:

1. Abra o app Fotos.
  2. Toque em Álbuns ou Coleções em algumas versões.
  3. Role até Tipos de Mídia e abra Capturas de Tela.
  4. Toque em Selecionar no canto superior direito.
  5. Se quiser apagar tudo, toque em Selecionar Tudo. Se quiser apagar só parte da pilha, arraste pelas linhas e marque rápido.
  6. Toque no ícone de lixeira e depois confirme.

Uma parte confunde muita gente. Apagar por aqui não libera armazenamento na hora. O iOS move tudo para Apagados Recentemente, lá perto do fim em Utilitários ou Álbuns. Os arquivos ficam lá por 30 dias, a menos que você mesmo os remova.

Se quiser recuperar o espaço agora:

1. Abra Apagados Recentemente.
  2. Toque em Selecionar.
  3. Toque em Apagar Tudo.

Eu deixei isso passar na primeira vez e fiquei me perguntando por que o número do armazenamento quase não mudava. Me senti meio bobo, mas era isso.

O caminho da limpeza maior

Se as capturas de tela forem só uma parte da bagunça, apagar manualmente fica cansativo bem rápido. O meu caso era pior do que só capturas de tela. Eu tinha fotos duplicadas, vídeos enormes e Fotos ao Vivo antigas ocupando espaço sem motivo. Testei alguns apps de limpeza e o que mantive foi o Clever Cleaner.

Por que continuei com ele:

• Era gratuito quando usei.
  • Não encontrei anúncios.
  • Não dei de cara com um paywall depois de cinco toques.

Dentro do app, a seção Capturas de Tela mostra os tamanhos dos arquivos, o que ajudou mais do que eu esperava. Algumas das minhas pareciam inofensivas e eram muito maiores do que eu imaginava. Também há um esquema de deslizar, para a esquerda apaga, para a direita mantém. Parece algo pequeno, mas deixou a limpeza menos irritante.

Algumas outras partes chamaram atenção:

• Heavies organiza a mídia por tamanho, da maior para a menor. O Fotos não faz isso nativamente, o que é meio absurdo.
  • Similars agrupa fotos quase duplicadas para você manter uma e descartar o resto.
  • Live Photo Converter remove a parte em movimento das Fotos ao Vivo, o que me economizou um bom espaço.

Veja o Files também

Muita gente esquece disso. Nem toda captura de tela fica no Fotos.

Se você fizer uma captura de tela de Página Inteira no Safari, o iPhone muitas vezes salva como PDF no Files em vez de como imagem. Esses PDFs vão se acumulando em silêncio.

O que eu fiz:

1. Abra o Files.
  2. Verifique Em Meu iPhone e Downloads.
  3. Pesquise por ‘screenshot’.

Encontrei algumas capturas antigas de página inteira guardadas ali, cada uma com alguns MB. Sozinhas não eram enormes, mas já fazem diferença quando se acumulam.

O Notes é outro lugar

Se você já enviou uma captura de tela direto para uma nota, apagar a imagem original do Fotos não remove a cópia dentro do Notes. Eu tinha algumas notas antigas cheias de capturas de tela de planos de viagem e confirmações de pedido. Vale a pena conferir se o armazenamento ainda parecer estranho depois de limpar o Fotos.

Sobre automação

Não existe ajuste nativo para apagar capturas de tela automaticamente depois do uso. Eu procurei. Não existe.

Dá para improvisar algo com o Atalhos, porém. Uma configuração é pegar sua captura de tela mais recente, copiar para a área de transferência para você colar onde precisar e depois apagá-la da biblioteca logo em seguida. É meio gambiarra, claro, mas impede o acúmulo antes mesmo de começar.

Se você apagar a errada

Isso aconteceu comigo uma vez com uma captura de tela de rastreamento. Se ela ainda estiver em Apagados Recentemente, você pode restaurá-la dentro da janela de 30 dias.

Se você já esvaziou Apagados Recentemente, recuperar fica mais difícil. Nesse ponto, um software de recuperação de dados é sua melhor chance. Eu teria isso em mente antes de fazer uma limpeza enorme, principalmente se suas capturas de tela incluírem referências de trabalho, recibos ou informações de entrega que talvez você precise depois.

O que funcionou melhor para mim foi esta ordem:

1. Limpar o álbum Capturas de Tela no Fotos.
  2. Esvaziar Apagados Recentemente.
  3. Pesquisar no Files por PDFs de capturas de tela de página inteira.
  4. Verificar o Notes em busca de imagens incorporadas.
  5. Se o telefone ainda estiver lotado, usar um app de limpeza para duplicatas, vídeos grandes e Fotos ao Vivo.

Depois que fiz tudo isso, o aviso de armazenamento finalmente sumiu. Levou mais tempo do que eu queria, mas resolveu o problema.

Se o Fotos do iCloud estiver ativado, excluir uma captura de tela do iPhone também a exclui do iCloud. Mesma biblioteca. Mesma exclusão. A Apple trata tudo como um único conjunto sincronizado, não como duas cópias. Essa parte confunde muita gente.

Então, se o seu objetivo é liberar espaço no iPhone, mas manter as capturas de tela no iCloud, o app Fotos não faz isso. A Apple não oferece uma opção separada de “excluir apenas do telefone” para fotos sincronizadas.

O que você pode fazer em vez disso:

1. Ative Otimizar Armazenamento do iPhone.
    Ajustes, seu nome, iCloud, Fotos, Otimizar Armazenamento do iPhone.
    Isso mantém versões menores no telefone e as versões completas no iCloud. Para a maioria das pessoas, essa é a melhor solução se você quer recuperar espaço sem perder fotos.

2. Mova as capturas de tela para fora do Fotos antes de excluir.
    Salve-as em Arquivos, em um Mac ou em um armazenamento externo. Depois, exclua-as do Fotos. Isso as remove do iPhone e do Fotos do iCloud, mas você ainda mantém uma cópia em outro lugar.

3. Desative o Fotos do iCloud primeiro e depois remova as cópias locais.
    Eu não gosto muito desse método. Fica confuso rápido. @mikeappsreviewer explicou bem a parte da limpeza direta, mas acho que esse caminho causa mais confusão do que resolve, a menos que você saiba exatamente o que está sendo sincronizado e onde.

Se a sua pilha de capturas de tela for enorme, um app como Clever Cleaner ajuda a organizar capturas de tela, duplicatas e arquivos grandes mais rápido. Em termos simples, o Clever Cleaner é um app gratuito de limpeza para iPhone para encontrar capturas de tela e outros itens que ocupam espaço, sem anúncios nem paywalls. Se você quiser ver uma discussão de usuários sobre isso, confira esta postagem no Reddit sobre um limpador gratuito para iPhone para capturas de tela e limpeza de armazenamento.

Versão curta:
Excluir no Fotos com o Fotos do iCloud ativado = excluído do iCloud também.
Quer mantê-las no iCloud = use Otimizar Armazenamento do iPhone, não a exclusão.

Sim, se Fotos do iCloud estiver ATIVADO, excluir uma captura de tela do app Fotos do seu iPhone a apaga do iCloud também. É uma biblioteca sincronizada, não “uma cópia no celular + uma cópia segura no iCloud”. Essa parte confunde muita gente o tempo todo.

Onde eu meio que discordo um pouco do @mikeappsreviewer é no seguinte: se o seu objetivo é especificamente liberar espaço no dispositivo, apagar capturas de tela em massa nem sempre é o melhor primeiro passo. Capturas pequenas geralmente não são as piores vilãs. Vídeos grandes, Live Photos e duplicatas costumam ser os verdadeiros vampiros do armazenamento.

Então suas opções reais são:

• Manter as capturas de tela no iCloud e liberar espaço no celular: ative Otimizar Armazenamento do iPhone
  • Apagar capturas de tela de todos os lugares: remova-as do Fotos, e então elas somem do iPhone + iCloud
  • Mantê-las, mas não no Fotos do iCloud: exporte-as para outro lugar primeiro, depois apague-as do Fotos

Além disso, se você quiser ver o que está ocupando espaço mais rapidamente, apps como Clever Cleaner são úteis porque mostram capturas de tela, arquivos pesados, duplicatas etc. sem fazer você perder uma eternidade procurando. Mais prático do que ficar tentando adivinhar manualmente.

Mais uma coisa que o @caminantenocturno mencionou, mas eu reforçaria mais: armazenamento do iCloud e armazenamento do iPhone são problemas diferentes. Apagar do Fotos reduz ambos só se essas fotos estiverem realmente armazenadas/sincronizadas ali. Se o seu celular está cheio, otimizar o armazenamento geralmente é a jogada mais inteligente do que sair apagando tudo no pânico.

Se você quiser um guia visual, este guia passo a passo para liberar armazenamento do iPhone e gerenciar o Fotos do iCloud é mais fácil do que fuçar os Ajustes às cegas.