Meu PC com Windows 10 começou a travar, e agora um dos meus discos rígidos mostra erros e alguns arquivos não abrem. Estou preocupado que a unidade esteja corrompida e não quero perder dados importantes. Quais são as maneiras mais seguras de reparar um disco rígido corrompido no Windows 10 ou recuperar arquivos antes que ele falhe?
Eu trataria isso primeiro como um trabalho de recuperação, não de reparo.
Se o Windows 10 ainda vê o HDD no Gerenciamento de Disco e a capacidade parece correta, isso é um bom sinal. Normalmente significa que a unidade não está totalmente morta. Pode ser apenas corrupção do sistema de arquivos ou da partição, especialmente se isso aconteceu depois de um desligamento incorreto. Mas ainda não comece a clicar em “formatar” nem a executar comandos de reparo.
As principais coisas a evitar no início:
- Não formate, mesmo que o Windows peça.
- Não execute o CHKDSK imediatamente.
- Não copie arquivos novos para a unidade.
- Não instale software de recuperação nessa mesma unidade danificada.
Qualquer coisa que grave no disco pode dificultar a recuperação. O CHKDSK, em especial, pode alterar o sistema de arquivos enquanto tenta corrigi-lo, então eu só o usaria depois que o conteúdo importante já tivesse sido copiado para outro lugar.
Verifique se a unidade está realmente saudável
Antes de fazer uma varredura longa, verifique o status SMART da unidade. O SMART pode dar uma ideia geral se o HDD está falhando fisicamente ou se há apenas corrupção lógica.
As ferramentas que podem ler dados SMART incluem:
- CrystalDiskInfo
- Disk Drill
- Victoria
Se a unidade aparecer como Boa, isso é animador. Se você vir muitos Setores Realocados, Setores Pendentes ou Setores Incorrigíveis, tenha cuidado. A unidade pode estar morrendo, e varreduras repetidas podem piorar as coisas.
Retire os arquivos antes de consertar qualquer coisa
Esta é a parte em que eu focaria primeiro. Em uma situação semelhante, usei o Disk Drill porque ele me permitiu criar uma imagem completa do HDD antes da varredura. Isso importa porque você pode analisar a imagem em vez de forçar a unidade original repetidamente.
A ordem básica seria:
- Instale o Disk Drill em uma unidade diferente.
- Crie uma imagem do HDD com problema.
- Abra essa imagem no Disk Drill.
- Execute a Varredura Universal.
- Visualize os arquivos encontrados.
- Recupere-os para outra unidade, não para a danificada.
O recurso de visualização é útil porque você pode verificar se os arquivos realmente abrem antes de gastar tempo recuperando tudo. A versão para Windows também oferece até 100 MB de recuperação gratuita, para que você possa testar se ele está encontrando arquivos utilizáveis antes de comprar qualquer coisa.
Depois tente os reparos
Depois que seus dados importantes estiverem seguros, aí faz sentido trabalhar na própria unidade.
No Windows 10, eu geralmente seguiria esta ordem:
- CHKDSK se o Windows ainda mostrar um sistema de arquivos normal. Ele pode corrigir erros do sistema de arquivos, mas, novamente, grava alterações na unidade.
- TestDisk se a partição aparecer como RAW ou se a tabela de partição parecer danificada. Às vezes, ele pode restaurar o acesso sem formatar.
- Formatar a unidade se a recuperação já tiver sido feita e nada mais funcionar. Uma formatação rápida criará um novo sistema de arquivos e pode limpar a corrupção lógica. Se os problemas voltarem depois disso, eu não continuaria confiando no HDD.
Pare se parecer falha de hardware
Eu não continuaria tentando fazer verificações ou reparos por conta própria se a unidade:
- faz cliques ou ruídos de raspagem,
- some do Gerenciamento de Disco,
- mostra a capacidade errada,
- desconecta durante as verificações,
- ou tem muitos avisos de setores defeituosos no SMART.
Nesse ponto, provavelmente é um problema físico. Um laboratório de recuperação é a opção mais segura porque eles podem lidar com eletrônicos danificados ou peças internas, criar uma imagem da unidade com hardware adequado e recuperar os arquivos a partir da cópia em vez do disco com falha.
A recuperação profissional custa mais do que software, claro. Casos de recuperação lógica geralmente começam em torno de US$ 300–600, enquanto unidades com dano físico podem ficar em torno de US$ 800 a mais de US$ 2.000, dependendo do problema. Muitos laboratórios têm uma política de sem dados, sem cobrança, então você normalmente só paga se eles recuperarem arquivos úteis.
Então sim, se o Gerenciamento de Disco ainda vê o HDD e o tamanho está correto, eu consideraria isso um sinal razoável. Verifique o SMART, recupere primeiro os arquivos importantes e só depois tente CHKDSK, TestDisk ou formatação. Essa ordem dá a você a melhor chance de salvar os dados sem piorar a situação.
Não espere que o Windows “repare” uma unidade instável sem algum risco, porque até uma tentativa normal de cópia pode travar a máquina se o disco estiver gerando erros de leitura. Antes de executar ferramentas, eu desligaria e verificaria o básico: tente um cabo SATA/USB diferente, uma porta diferente e evite hubs USB ou gabinetes baratos se esta for uma unidade externa. Um cabo ruim pode se parecer muito com corrupção. Se a unidade se comportar da mesma forma, copie primeiro apenas os arquivos insubstituíveis, não a unidade inteira em um único arrastar e soltar gigante, porque uma pasta com problema pode travar toda a transferência. Depois disso, concordo com @mikeappsreviewer que criar uma imagem ou fazer uma varredura com algo como o Disk Drill faz mais sentido do que deixar o CHKDSK “corrigir” as coisas às cegas. O CHKDSK pode ser útil depois, mas não é uma ferramenta de recuperação. Se os arquivos importam mais do que a unidade, trate a unidade como descartável até que seus dados estejam em outro lugar.
Uma unidade com um sistema de arquivos danificado e uma unidade com hardware morrendo podem se comportar exatamente da mesma forma no Windows por um tempo, mas a decisão segura é diferente. Se isto for apenas um sistema de arquivos corrompido, as ferramentas de reparo podem fazê-lo voltar a ser montável. Se a unidade estiver falhando fisicamente, cada inicialização, verificação, visualização de miniaturas, passagem do antivírus e tentativa de cópia malsucedida pode consumir o tempo restante de leitura.
Concordo em grande parte com o conselho acima de recuperar primeiro e reparar depois, mas eu seria mais rigoroso sobre de onde você executa o trabalho. Se esta unidade problemática for a unidade do sistema Windows, pare de inicializar por ela se puder. Remova-a e conecte-a a outro PC como unidade secundária, ou inicialize a máquina a partir de um SSD/USB diferente. O Windows grava logs constantemente, indexa arquivos, atualiza metadados, acessa o arquivo de paginação e tenta ajudar em segundo plano. Isso não é o que você quer em um disco duvidoso.
Se for uma unidade secundária, eu a desconectaria até você estar pronto para lidar com ela. Não a deixe conectada por dias enquanto o Windows continua travando e tentando reler dados.
Para uma triagem rápida, eu verificaria três coisas básicas antes de fazer qualquer coisa mais elaborada:
- O Gerenciamento de Disco mostra o tamanho correto?
- O SMART mostra setores pendentes, realocados ou irrecuperáveis?
- A unidade faz novos sons de clique, arranhado, aceleração e desaceleração de rotação ou desconexão?
Tamanho correto e sem ruídos feios já é pelo menos algo com que dá para trabalhar. Tamanho incorreto, unidade desaparecendo ou ruídos mecânicos significam parar. É aí que software feito em casa vira aposta.
Uma ressalva sobre SMART: um rótulo Bom não é garantia. Isso apenas significa que a unidade não ultrapassou o limite de aviso da ferramenta. Já vi pessoas tratarem esse status verde como um atestado de saúde, e realmente não é. Veja os atributos brutos reais, especialmente Current Pending Sector Count, Reallocated Sector Count e Uncorrectable Sector Count. Se esses números estiverem aumentando, não perca tempo tentando todos os truques de reparo que encontrar online.
Para copiar arquivos, não use o Windows Explorer se a unidade estiver travando. O Explorer é péssimo com leituras ruins porque pode ficar parado para sempre em um único arquivo e fazer parecer que a máquina inteira morreu. Se os dados não justificam pagar um laboratório, mas você ainda quer uma tentativa prática, use uma ferramenta que ignore arquivos ruins e continue. O robocopy consegue fazer isso melhor do que arrastar e soltar.
Exemplo de ideia, supondo que a unidade com problema seja E: e o destino seguro seja F:\Recovered:
robocopy E:\ F:\Recovered /E /R:1 /W:1 /COPY:DAT /DCOPY:DAT /XJ
Isso diz para copiar pastas, tentar novamente apenas uma vez, esperar um segundo entre as tentativas e evitar loops de junção. Não é uma ferramenta mágica de recuperação e não vai corrigir arquivos danificados, mas é menos irritante que o Explorer quando um único arquivo de vídeo ruim ou um arquivo ZIP antigo congela toda a cópia.
Eu ainda criaria uma imagem do disco primeiro se os arquivos forem realmente importantes. O Disk Drill pode ser útil nisso porque verificar uma imagem é mais seguro do que verificar a unidade original repetidamente. A ressalva honesta é que criar imagem de uma unidade com falha pode levar muito tempo e ainda assim causar estresse nela, então se a unidade estiver apresentando sintomas de falha física, o software já não é mais o caminho seguro.
Sobre o CHKDSK, o comando importa. As pessoas dizem execute o chkdsk como se fosse algo inofensivo, mas chkdsk /f e chkdsk /r são níveis diferentes de invasão. /f tenta corrigir erros do sistema de arquivos. /r verifica setores defeituosos e tenta recuperar dados legíveis deles, o que pode ser brutal para um disco rígido fraco. Eu não executaria /r em um disco que está travando o PC, a menos que eu já tivesse uma cópia dos arquivos importantes ou tivesse aceitado o risco.
Uma ordem de reparo com a qual eu me sentiria confortável seria mais ou menos assim:
Copiar ou criar imagem primeiro.
Depois testar os arquivos recuperados em outra unidade.
Depois executar o CHKDSK somente quando os dados estiverem seguros.
Depois, se a unidade parecer saudável e você só quiser reutilizá-la, apague-a e faça um teste completo de superfície.
Se ela mostrar novos setores defeituosos depois disso, aposente-a.
Não confie em um disco rígido consertado com arquivos importantes só porque o Windows voltou a montá-lo. Corrupção após um desligamento incorreto é uma coisa. Corrupção mais travamentos já é motivo suficiente para tratar a unidade como suspeita. Discos rígidos são baratos comparados a repetir essa bagunça depois.
Uma pequena coisa que as pessoas esquecem: se a unidade estiver criptografada com BitLocker, certifique-se de ter a chave de recuperação antes de movê-la para outro PC ou tentar ferramentas de recuperação. Sem essa chave, você pode tornar o processo de recuperação muito mais difícil mesmo que o hardware ainda esteja legível.
Então, o reparo mais seguro é realmente: estabilizar a situação, parar de gravar no disco, colocar os dados em algo saudável e depois reparar ou substituir. Se você inverter essa ordem, pode acabar com um sistema de arquivos mais limpo e menos arquivos recuperáveis, que é a pior troca.
A sincronização na nuvem pode silenciosamente piorar isso se ainda estiver em execução enquanto a unidade com problema estiver gerando erros. Se seus Documentos, Área de Trabalho, fotos ou pastas de trabalho estiverem dentro do OneDrive, Dropbox, Google Drive etc., pause a sincronização antes de começar a mexer. Um arquivo corrompido, um arquivo copiado pela metade ou uma exclusão acidental podem sincronizar para a nuvem e transformar um problema de unidade local em um problema de “por que meus arquivos na nuvem também estão quebrados?”.
Concordo com o conselho de recuperar antes de reparar, mas eu seria um pouco mais conservador quanto ao primeiro passo: crie um local separado para os dados recuperados antes de fazer qualquer outra coisa. Não outra pasta na mesma unidade. Use uma unidade interna diferente, SSD externo, NAS ou outro PC com espaço livre suficiente. Se você só tem um destino funcionando e ele está quase cheio, pare e resolva isso primeiro. A recuperação fica complicada rapidamente quando você está tentando salvar 900 GB de dados em 300 GB de espaço.
Outra armadilha fácil é classificar e abrir arquivos na unidade com problema “só para ver o que importa”. Isso causa leituras por todo o disco. Se a unidade estiver fraca, navegar por miniaturas, abrir vídeos, pesquisar pastas e visualizar PDFs pode ser mais pesado para ela do que as pessoas imaginam. Eu copiaria primeiro as pastas de maior valor em blocos amplos: impostos, projetos, fotos de família, cofres de senhas, favoritos exportados do navegador, salvamentos de jogos, tudo o que você não pode substituir. Deixe bibliotecas da Steam, instaladores, downloads e mídia que você pode obter novamente para depois.
Depois disso, sim, faça uma imagem se os dados forem importantes. O Disk Drill é uma opção razoável para esse tipo de fluxo de trabalho porque você pode criar uma imagem e escanear a imagem em vez de escanear repetidamente a unidade original. A ressalva é que nenhum aplicativo de recuperação transforma um disco com falha física em um disco saudável. Se a unidade estiver fazendo cliques, desaparecendo, mostrando o tamanho errado ou travando o sistema inteiro durante leituras, eu pararia de tratar isso como um problema de reparo do Windows 10.
Somente quando os arquivos importantes estiverem em outro lugar eu executaria as ferramentas de reparo do Windows. Comece pelo menos destrutivo: verifique os cabos, verifique o SMART, depois talvez chkdsk /f se o disco estiver estável o suficiente e você aceitar que isso alterará o sistema de arquivos. Eu evitaria chkdsk /r até que você não se importe mais com o que acontece com o disco original. Se a unidade funcionar depois do reparo, não comemore demais. Use-a apenas o suficiente para apagá-la, testá-la e decidir se ela deve ir para a pilha de reciclagem. Para qualquer coisa importante, presuma que a unidade perdeu sua confiança.