Alguém sabe como recuperar dados de USB após a formatação?

Formatei acidentalmente minha unidade USB antes de copiar fotos importantes e arquivos de trabalho, e agora tudo parece ter sumido. Preciso de ajuda para descobrir a melhor maneira de recuperar dados de uma unidade USB formatada sem piorar a situação.

Eu ainda não entraria em pânico. Já vi pendrives apagados devolverem a maioria dos arquivos, mas os próximos minutos importam muito.

Pare de mexer na unidade

A primeira coisa que eu faria, e digo isso para já, é deixar o pendrive em paz.

Não copie nada para ele. Não o formate de novo. Não execute ferramentas aleatórias de correção. Também não deixe o Windows repará-lo. Quando novos dados caem nesses setores antigos, suas chances diminuem.

Um USB formatado não é algo que você reverte como se apertasse Desfazer. O que você espera é mais simples do que isso. Com uma formatação rápida, a lista de arquivos é limpa, mas o conteúdo dos arquivos muitas vezes continua lá até que novos dados o substituam.

Se você executou uma formatação completa, a situação fica difícil. Em muitos casos os dados antigos são sobrescritos durante o processo, então as chances de recuperação caem bastante.

Antes de escanear, verifique o óbvio que as pessoas esquecem

Já vi gente passar uma hora com ferramentas de recuperação e depois encontrar os arquivos em uma pasta na nuvem que tinha esquecido que existia.

Olhe aqui primeiro:

1. OneDrive, Google Drive, Dropbox, iCloud
  2. Histórico de Arquivos do Windows ou qualquer aplicativo de backup que você usava antes
  3. Outra unidade externa
  4. Seu PC, se você arrastou os arquivos para lá em algum momento
  5. Anexos de e-mail, Discord, Telegram, WhatsApp, coisas assim

Essa parte é chata, mas se seus arquivos já estiverem em outro lugar, você economiza tempo e evita piorar a situação do USB.

Se não houver backup, execute um software de recuperação

Se eu não tivesse outra cópia, iria direto para uma varredura de recuperação. Uma ferramenta que as pessoas continuam usando para unidades USB formatadas é o Disk Drill. Ele lida com os sistemas de arquivos que a maioria dos pendrives usa, e o fluxo de trabalho é simples o bastante sem ser simplificado demais.

Aqui está o processo usual:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, não no pendrive formatado
  2. Conecte o USB e selecione-o no aplicativo
  3. Clique em Search for Lost Data e depois use Universal Scan
  4. Deixe a varredura terminar
  5. Visualize o que aparecer
  6. Recupere os arquivos para uma unidade diferente

Não restaure os arquivos de volta no mesmo USB. Essa é uma das formas mais fáceis de sobrescrever o que restou.

Se o pendrive continuar desconectando, ou parecer instável, use primeiro o recurso de backup byte a byte. Eu faria isso antes de varreduras repetidas. Ele cria uma imagem completa do dispositivo, e então você trabalha a partir da imagem em vez de forçar o pendrive original repetidamente.

Se a varredura parecer ruim, ainda não o dê como perdido

Essa parte confunde as pessoas. Um primeiro resultado fraco nem sempre significa que os arquivos sumiram.

O que aparece depende de algumas coisas:

• Formatação rápida ou formatação completa
  • Se algo foi gravado depois da formatação
  • Se os metadados do sistema de arquivos sobreviveram
  • Se o próprio USB está falhando

Às vezes os arquivos voltam com nomes estranhos, sem pastas e sem estrutura. Ainda assim, utilizáveis. Já vi fotos e documentos serem recuperados sem problema mesmo quando a organização original já tinha ido embora.

Quando eu pararia e entregaria a outro

Se a unidade não for detectada corretamente, desconectar o tempo todo, ou o software de recuperação não conseguir lê-la de jeito nenhum, eu não continuaria insistindo. Nesse ponto eu procuraria um serviço profissional de recuperação de dados se os arquivos forem importantes.

Eles têm hardware e métodos que as ferramentas de consumidor não têm. O software ajuda quando os dados ainda podem ser lidos. Ele não conserta um controlador morrendo nem um chip flash fisicamente defeituoso.

Então sim, a recuperação de um USB formatado é possível. Já vi funcionar muitas vezes, principalmente depois de formatações rápidas. Sua melhor jogada é simples: pare de usar a unidade, verifique backups esquecidos e depois faça uma varredura com um software de recuperação assim que puder.

Se foi uma formatação rápida, suas chances são razoáveis. Se foi uma formatação completa, as chances caem bastante. Nas versões mais novas do Windows, a formatação completa geralmente grava zeros, então a recuperação fica complicada muito rápido.

Uma coisinha que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer disse. Verifique o sistema de arquivos do USB antes de escanear. Unidades exFAT e FAT32 frequentemente perdem a estrutura de pastas após a formatação, mas fotos e documentos ainda podem voltar por assinatura de arquivo. O NTFS às vezes preserva mais metadados. Isso muda a aparência dos resultados da recuperação, então não entre em pânico se os nomes dos arquivos desaparecerem.

Minha abordagem:

1. Faça primeiro uma imagem de disco se o pendrive estiver velho ou lento.
  2. Escaneie a imagem, não o USB ativo.
  3. Organize os resultados por tipo de arquivo e data.
  4. Recupere primeiro alguns arquivos de teste.
  5. Abra-os antes de salvar centenas de outros.

Discordo um pouco de partir direto para uma varredura grande em todo pendrive. Pendrives USB baratos falham no meio da varredura o tempo todo. Fazer a imagem primeiro evita dor de cabeça.

O Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de USB formatado porque lida tanto com a varredura do sistema de arquivos quanto com a extração bruta de arquivos em um só lugar. Se suas fotos forem JPG, PNG, RAW, ou seus arquivos de trabalho forem DOCX, XLSX, PDF, você vai querer suporte a visualização prévia antes da recuperação. Isso economiza tempo.

Além disso, se o USB mostrar o tamanho errado, pedir para ser formatado novamente ou desconectar a cada poucos minutos, pare. O software não vai consertar hardware com defeito. Nesse ponto, a recuperação profissional é a opção mais segura.

Se você quiser um guia passo a passo, este tutorial de recuperação de dados de unidade USB para pendrives formatados é fácil de seguir.

Se eu fosse você, não continuaria testando ferramentas diferentes no USB real até saber se a formatação foi rápida ou completa. Essa parte importa mais do que as pessoas pensam.

Discordo um pouco do @mikeappsreviewer sobre partir direto para a recuperação em todos os casos. @espritlibre está mais próximo de como eu lido com isso: se o pendrive está se comportando de forma estranha, faça uma imagem dele primeiro. Unidades flash baratas são instáveis e às vezes morrem bem no meio de uma varredura.

Algumas coisas extras para verificar que não receberam destaque suficiente:

• Olhe no Gerenciamento de Disco e confirme se o USB mostra a capacidade correta
  • Se de repente ele mostrar um tamanho minúsculo, RAW ou ficar reconectando, isso aponta para problema de hardware/controladora
  • Teste outra porta USB e outro PC só para descartar energia ruim ou problema de driver
  • Se suas fotos eram de uma câmera, verifique se elas ainda existem no cartão SD/dispositivo original

Em software, o Disk Drill é uma escolha sólida para recuperação de dados de USB formatado porque ele pode visualizar arquivos recuperáveis antes de você salvá-los em outro lugar. Isso importa, já que alguns arquivos recuperados parecem normais na lista, mas abrem corrompidos. Eu visualizaria primeiro as fotos/documentos mais importantes e depois recuperaria apenas esses para outra unidade.

Uma dica prática: se os nomes de arquivos/pastas sumiram, classifique por assinatura do arquivo, tamanho e data de modificação. Isso normalmente ajuda a reorganizar a bagunça mais rápido do que ficar rolando para sempre.

Se isso for mais do que coisa casual e os arquivos forem críticos para o negócio, não experimente demais. Uma ou duas tentativas cuidadosas no máximo, depois recuperação profissional.

Além disso, se você quiser mais opiniões da comunidade, aqui está um tópico útil sobre melhor software de recuperação para unidades com fotos formatadas acidentalmente.