Alguém sabe como recuperar arquivos de um pen drive corrompido?

Meu pen drive USB parou de abrir de repente depois que eu movi arquivos importantes de trabalho e fotos da família para ele. Meu computador diz que a unidade está corrompida, e eu realmente preciso de ajuda com etapas seguras de recuperação de arquivos antes de perder tudo. Procurando orientações sobre como recuperar arquivos de um pen drive corrompido sem piorar a situação.

Unidade USB corrompida, o que eu faria primeiro

Não entre em pânico ainda. Já vi pen drives aparecerem como mortos quando os arquivos ainda estavam lá. Um sistema de arquivos danificado é comum. O Windows para de lê-lo corretamente, mas os dados às vezes ainda estão intactos.

Minha regra era simples desde o primeiro minuto. Recuperar primeiro. Corrigir depois.

Então eu não a formataria. Eu não executaria o CHKDSK. Eu não clicaria em avisos de reparo. Eu não copiaria coisas novas para ela. Esses passos às vezes fazem a unidade voltar, claro. Mas também reescrevem partes da estrutura de que as ferramentas de recuperação precisam. Aprendi isso da maneira irritante uma vez.

Verifique o que o Windows enxerga

Antes de mexer em qualquer coisa, eu abriria o Gerenciamento de Disco e procuraria três coisas:

• Se a USB aparece de alguma forma
  • Se o tamanho parece correto
  • Se mostra um sistema de arquivos normal, RAW ou espaço não alocado

Se a unidade aparecer com a capacidade correta, eu consideraria isso um sinal razoável. A recuperação por conta própria ainda tem chance.

Se ela não aparecer, desaparecer a cada poucos segundos, informar algum tamanho estranho ou esquentar rápido, eu começaria a pensar em problema de hardware em vez de bagunça no sistema de arquivos.

Além disso, teste outra porta USB. Depois outro PC, se você tiver um. Isso não é uma etapa de reparo. Só ajuda a descartar uma porta com defeito, drivers instáveis ou uma máquina se comportando de forma estranha. Se o mesmo comportamento ruim acompanhar o pen drive em todo lugar, provavelmente o problema é o próprio dispositivo.

Se a unidade for detectada, vá direto para a recuperação

Se o Windows ainda enxergar a USB, eu tentaria um software de recuperação antes de qualquer tentativa de reparo.

Uma opção é Disk Drill. Já vi ele lidar com unidades RAW e corrompidas melhor do que ferramentas que dependem de o sistema de arquivos danificado estar legível. A visualização dos arquivos também ajuda. Você tem uma noção rápida se seus arquivos estão lá antes de fazer uma restauração completa.

O caminho mais seguro, criar uma imagem primeiro

Esta parte importa mais do que as pessoas pensam. Uma USB com falha às vezes piora durante varreduras longas. Eu criaria uma imagem primeiro e depois trabalharia a partir da cópia.

Passos que eu seguiria:

1. Instale o Disk Drill no seu computador, nunca na USB com problema.
  2. Conecte a USB.
  3. Abra o Disk Drill e escolha Backup byte a byte.
  4. Selecione a USB danificada.
  5. Salve a imagem em outra unidade com espaço livre suficiente.
  6. Volte para Dispositivos de Armazenamento depois que a imagem terminar.
  7. Anexe a imagem de disco dentro do Disk Drill.
  8. Faça a varredura da imagem, não da USB original.
  9. Visualize o que ele encontrar.
  10. Recupere os arquivos para outra unidade.

Uma imagem byte por byte congela o estado atual do pen drive. Se a USB se degradar no meio do processo, você ainda terá o instantâneo. Eu preferiria isso a forçar o dispositivo original por uma hora.

Só depois da recuperação, tente tornar a USB utilizável novamente

Depois que seus arquivos estiverem salvos, aí sim eu mexeria com reparos.

Coisas que eu tentaria em ordem:

• No Gerenciamento de Disco, atribuir uma nova letra de unidade se o dispositivo aparecer lá, mas não no Explorador de Arquivos
  • No Gerenciador de Dispositivos, reinstalar os drivers USB se a detecção for inconsistente
  • Executar a Verificação de Erros do Windows ou CHKDSK somente após a recuperação
  • Se nada mudar, formatar a unidade como exFAT ou NTFS
  • Testá-la primeiro com arquivos sem importância, não com algo de que você goste

Quando eu deixaria de confiar na unidade

Eu substituiria a USB se qualquer uma destas coisas continuasse acontecendo após uma formatação:

• a corrupção voltar
  • os arquivos sumirem de novo
  • as cópias falharem
  • desconexões aleatórias continuarem acontecendo
  • a capacidade informada parecer errada

As unidades flash se desgastam. Elas não falham com muita elegância. Quando uma começa a se comportar de forma instável, eu paro de usá-la para qualquer coisa importante. Ponto final.

Quando fazer por conta própria é uma má aposta

Eu pularia a recuperação em casa e procuraria um serviço de recuperação se a USB:

• estiver torta ou fisicamente danificada
  • não for detectada em lugar nenhum
  • esquentar rápido
  • desconectar sem parar
  • armazenar arquivos que você não pode se dar ao luxo de perder

Nesse ponto, varreduras repetidas e tentativas de reparo causam mais dano do que benefício. Se os arquivos importam, eu não abusaria da sorte.

Primeiro, pare de usar o pen drive. Cada nova gravação reduz suas chances.

Concordo com @mikeappsreviewer em um ponto importante: ignore as ferramentas de reparo no começo. Eu acrescentaria mais uma coisa. Verifique o SMART ou as informações de saúde do USB com uma ferramenta como o CrystalDiskInfo, se o dispositivo sequer informar isso. Muitos pen drives baratos não informam. Se aparecerem erros de leitura ou condição ruim, concentre seu esforço na extração, não no reparo.

Minha ordem seria:

1. Teste a unidade em uma porta USB traseira, não em uma porta frontal do gabinete.
  2. Tente um cabo ou adaptador diferente, se ela usar um.
  3. No Gerenciamento de Disco, observe se aparece como RAW, sem letra, ou não alocada.
  4. Se montar nem que seja por 30 segundos, copie primeiro os arquivos mais importantes, fotos, documentos, coisas insubstituíveis.
  5. Se não montar corretamente, faça uma varredura com o Disk Drill a partir da sua unidade principal e recupere para um disco diferente.

Pequena discordância com a recomendação de fazer imagem primeiro. Criar uma imagem é mais seguro em uma unidade que está morrendo, sim. Mas em um pen drive barato e lento com corrupção leve, uma varredura rápida e direcionada no Disk Drill às vezes consegue tirar os arquivos mais cedo e com menos estresse. Depende de quão instável está o dispositivo. Se ele desconectar, faça a imagem primeiro. Se permanecer online, eu testaria primeiro os resultados da visualização.

Além disso, organize os arquivos recuperados por tipo e data. Fotos de família muitas vezes voltam com nomes genéricos. As datas EXIF ajudam muito. Para arquivos de trabalho, pesquise por extensão, xlsx, docx, pdf, psd, o que quer que você tivesse.

Se você quiser uma visão geral rápida dos principais aplicativos de recuperação USB, este é um bom resumo do melhor software de recuperação de dados para 2026, veja o melhor software de recuperação de dados para 2026 em ação.

Se a unidade conecta e desconecta, esquenta ou mostra 0 bytes, pare. Fazer isso por conta própria fica mais arriscado rapidamente. Nesse ponto, a recuperação em laboratório é a opção mais segura.

Não deixe o Windows “corrigir” isso ainda. Essa é a única parte em que eu seria teimoso. @mikeappsreviewer e @codecrafter estão certos em colocar a recuperação antes do reparo, mas eu acrescentaria mais uma coisa que as pessoas costumam ignorar: verifique se os arquivos só estão ocultos ou se a tabela de partição foi corrompida, não necessariamente completamente perdida.

O que eu faria:

• Abra o Gerenciamento de Disco e veja se o volume tem uma partição, mas nenhum sistema de arquivos, ou se aparece como não alocado
  • Abra o Prompt de Comando e execute diskpart, depois list disk e list volume, só para ver se o Windows ainda reconhece o dispositivo de forma consistente
  • Se ele montar por um instante, tente copiar primeiro apenas as pastas mais valiosas, não tudo
  • Se não montar corretamente, use o Disk Drill e recupere os arquivos para sua unidade interna ou outro drive externo, nunca de volta para o USB

Eu discordo um pouco de “copie as coisas imediatamente” se a unidade estiver fazendo cliques, superaquecendo ou desconectando. Nesse caso, cada leitura extra é uma aposta.

Além disso, para fotos, a recuperação por assinatura de arquivo pode funcionar mesmo quando os nomes das pastas já eram. Para documentos de trabalho, preserve os arquivos recuperados por extensão e data de modificação para conseguir organizar a bagunça depois. É irritante, mas ajuda.

Depois que os arquivos estiverem seguros, aí sim teste opções de reparo ou reformate. Se a corrupção aconteceu uma vez do nada, eu não confiaria nesse pendrive de novo.

Para um guia simples de recuperação de USB corrompido, este artigo sobre como corrigir uma unidade USB corrompida antes de apagá-la também vale a pena conferir.

Uma coisa que eu acrescentaria e que @codecrafter, @voyageurdubois e @mikeappsreviewer só mencionaram indiretamente: verifique os logs do Visualizador de Eventos antes de continuar tentando com o pendrive. No Windows, vá em Logs do Windows > Sistema para procurar erros de disco ou ntfs logo depois de conectá-lo. Se você vir erros de E/S repetidos, reinicializações do controlador ou “dispositivo não está pronto”, isso geralmente significa que o problema é mais profundo do que uma simples falha no sistema de arquivos. É uma pista útil, porque mostra se ainda vale a pena tentar por conta própria.

Eu discordo um pouco da abordagem de “testar muitas portas e PCs” se a unidade já estiver instável. Um ou dois testes, tudo bem. Dez reconexões seguidas podem fazer um controlador flash com defeito se comportar ainda pior.

Minha abordagem seria:

• Verificar se o USB mostra o tamanho correto no Gerenciamento de Disco
  • Verificar o Visualizador de Eventos em busca de erros em nível de hardware
  • Se ele permanecer conectado, recuperar imediatamente
  • Se desconectar durante as leituras, parar antes de transformar um caso recuperável em um caso perdido

Quanto ao software, Disk Drill é uma opção razoável aqui.

Prós:

• bom para extrair arquivos de unidades USB corrompidas ou RAW
  • a visualização ajuda você a verificar fotos e documentos antes da recuperação
  • a interface é mais fácil do que a de muitas ferramentas de recuperação antigas

Contras:

• varreduras profundas podem demorar em mídias instáveis
  • os arquivos recuperados podem perder a estrutura original de pastas
  • não faz milagres se o controlador ou a NAND estiverem falhando fisicamente

Mais uma dica que muita gente ignora: depois da recuperação, compare algumas fotos e documentos recuperados abrindo-os de fato, não apenas conferindo os nomes dos arquivos. A corrupção pode sobreviver ao processo de recuperação.

Se o pendrive mostrar 0 bytes, capacidade incorreta ou desaparecer no meio da varredura, eu pararia de tentar por conta própria e consideraria um laboratório. Nesse estágio, ferramentas de reparo geralmente são apenas ilusão.