Apaguei acidentalmente arquivos importantes do meu Mac e esvaziei a Lixeira antes de perceber. Estou tentando encontrar um software confiável de recuperação de arquivos para Mac que realmente funcione e seja seguro de usar, porque preciso recuperar documentos de trabalho e fotos o mais rápido possível.
Já passei por isso em um Mac e, sim, é horrível. Fotos sumidas, pastas de projetos desaparecidas, o drive externo monta mas não mostra nada. A parte que as pessoas deixam passar são os primeiros minutos. Se você fizer a coisa errada logo no começo, a recuperação fica muito mais difícil rapidamente.
O que eu faria primeiro, antes de mexer em qualquer app de recuperação:
- Pare de gravar no drive imediatamente.
- Não mova arquivos novos para ele.
- Deixe o Primeiros Socorros de lado por enquanto. O mesmo vale para apps aleatórios de limpeza.
- Salve os arquivos recuperados em outro drive, nunca de volta no mesmo.
- Se o drive perder a conexão, travar ou apresentar falhas, faça primeiro um backup em imagem, se for possível.
Isso importa ainda mais com SSDs. Nos Macs mais novos, o TRIM apaga os dados excluídos mais rápido do que a maioria das pessoas imagina. Aprendi isso da pior forma uma vez, e a janela para recuperação foi menor do que eu pensava.
Se você quiser um bom resumo, esta discussão cobre algumas ferramentas atuais de recuperação para Mac.
Estas são as que eu consideraria:
- Disk Drill é o que eu recomendaria primeiro para a maioria das pessoas. A interface é simples, o suporte a APFS é bom e ele funciona bem em sistemas Apple Silicon. Já vi fazer um trabalho sólido com arquivos excluídos, armazenamento formatado, cartões SD e SSDs externos. O recurso de visualização ajuda bastante, e a ferramenta de imagem byte a byte é útil quando um drive parece instável.
- PhotoRec é a opção gratuita que eu ainda levo em consideração. É feio, muito baseado em terminal e nada amigável se você quiser algo de apontar e clicar. Mesmo assim, para cartões danificados ou casos mais complicados de recuperação, entrega mais do que parece. O lado ruim é que normalmente você perde os nomes dos arquivos e a estrutura das pastas, o que vira bagunça bem rápido.
- R-Studio é para os trabalhos mais difíceis. RAID, partições quebradas, danos no sistema de arquivos, coisas assim. É um software sério. Eu não indicaria para um usuário iniciante, a menos que ele já saiba o que está vendo, porque a interface parece carregada.
- iBoysoft Data Recovery é uma opção boa se você quiser algo mais simples. O suporte a APFS é decente, e o pequeno limite de recuperação gratuita ajuda quando você só precisa de alguns arquivos em vez de recuperar um drive inteiro.
Se fosse o meu Mac, e o problema fosse algo comum como arquivos excluídos, Lixeira esvaziada, um cartão SD corrompido ou um drive externo se comportando de forma estranha, eu começaria com o Disk Drill. Parece a combinação menos dolorosa entre boa recuperação e facilidade de uso. Se você se vira bem no Terminal e quer uma opção gratuita, o PhotoRec ainda dá resultado, mesmo que depois seja meio chato organizar tudo.
Eu manteria a simplicidade. Se seus arquivos foram excluídos de um SSD interno do Mac, suas chances dependem muito de quanto tempo o Mac continuou sendo usado depois que a Lixeira foi esvaziada. Discordo um pouco do @mikeappsreviewer em um ponto: as pessoas recorrem ao PhotoRec rápido demais. Ele é sólido, mas a perda dos nomes de arquivos e a bagunça nas pastas tornam isso um incômodo para documentos de trabalho.
Minha lista curta:
- Disk Drill para Mac. Melhor primeira escolha para a maioria das pessoas. Interface limpa, bom suporte a APFS, visualizações fortes. Melhor para documentos do que muitas ferramentas gratuitas. Se você precisa de um software de recuperação de arquivos para Mac rapidamente, é este que eu testaria primeiro.
- EaseUS Data Recovery Wizard. Decente para exclusões simples. Mais fácil que o R-Studio, mais fraco em casos mais difíceis.
- R-Studio se a unidade tiver danos no sistema de arquivos ou problemas de partição. Mais preciso, menos amigável.
Mais uma coisa que as pessoas deixam passar: verifique também a lixeira da sincronização em nuvem. iCloud Drive, Dropbox, OneDrive, Google Drive. Já passei por isso uma vez e encontrei o arquivo lá 20 minutos depois. Me senti meio bobo, mas enfim.
Se você quiser um resumo visual rápido das opções de aplicativos de recuperação para Mac, este Reel de comparação de software de recuperação de arquivos para Mac é fácil de analisar rapidamente.
Se for um documento de trabalho excluído hoje, eu começaria com o Disk Drill. Salve os arquivos recuperados em uma unidade externa, não no seu Mac.
Uma coisa que eu acrescentaria ao que @mikeappsreviewer e @stellacadente disseram: antes de gastar tempo com software de recuperação, verifique as coisas chatas específicas do Mac que as pessoas esquecem.
- No Finder, use ‘Arquivo > Reverter para’ se era um documento do Pages, Numbers, Keynote ou de alguns apps de terceiros
- Verifique os snapshots locais do Time Machine, mesmo que sua unidade de backup não estivesse conectada
- Procure em Apagados Recentemente do iCloud Drive na web, não apenas no Finder
- Se estava na sincronização de Mesa/Documentos, às vezes o arquivo sumiu localmente, mas ainda está no iCloud
Se nada disso funcionar, então sim, use um software real de recuperação de arquivos para Mac. Minha opinião é um pouco diferente da deles: eu não começaria com a ferramenta mais poderosa, a menos que a unidade esteja danificada. Para exclusão acidental simples no macOS, o Disk Drill geralmente é a opção menos irritante e a mais rápida para verificar se os arquivos ainda podem ser recuperados. Isso importa porque em SSDs internos, às vezes a resposta honesta é TRIM já destruiu tudo e nenhum app vai consertar isso magicamente.
O R-Studio é ótimo, mas para um caso normal de lixeira esvaziada pode ser exagero. O EaseUS funciona, mas já tive resultados inconsistentes com as visualizações, então não gosto muito dele para documentos de trabalho.
Além disso, se isso foi em um HDD externo em vez do SSD interno do Mac, suas chances são bem melhores.
Se você quiser mais melhores opções de software de recuperação de dados para Mac para arquivos excluídos e recuperação de SSD, vale a pena dar uma olhada rápida nesse tópico também.
Versão curta:
- SSD interno + continuou usando o Mac = chances menores
- Unidade externa ou cartão SD = chances melhores
- Disk Drill primeiro
- Recupere para outra unidade
- Se os arquivos forem super importantes, pare com soluções caseiras antes de piorar a situação
Aprendi isso da maneira cara uma vez. Nada divertido.