Meu disco rígido externo exFAT de repente parou de mostrar meus arquivos depois que o conectei ao meu computador. A unidade é detectada, mas as pastas parecem estar ausentes ou ilegíveis. Estou tentando recuperar fotos e documentos importantes sem piorar a situação. Quais ferramentas ou etapas de recuperação de disco rígido exFAT realmente funcionaram para você?
Se este for um disco externo exFAT e você excluiu a pasta por acidente, pare de usar o disco por enquanto. Isso é o mais importante. Arquivos excluídos normalmente não são apagados imediatamente, então, se você não gravou muitos dados novos no disco desde que isso aconteceu, a recuperação ainda pode ser possível.
Algumas coisas que eu evitaria imediatamente:
- Não copie nada novo para esse disco.
- Não o formate, mesmo que o Windows apareça e sugira isso.
- Não execute o CHKDSK antes de tentar recuperar os arquivos.
- Não instale software de recuperação no mesmo disco externo.
Antes de partir para um software de recuperação, vale a pena verificar primeiro as coisas mais básicas. Às vezes o Windows simplesmente não está mostrando os arquivos corretamente.
- Use a Pesquisa do Windows para procurar os arquivos ou nomes de pastas ausentes.
- Ative Mostrar arquivos ocultos no Explorador de Arquivos.
- Abra o Gerenciamento de Disco e certifique-se de que o disco aparece com o tamanho correto.
Se os arquivos realmente foram excluídos, Disk Drill foi o que funcionou bem para mim quando lidei com uma situação parecida envolvendo fotos de família. Eu o instalei no meu computador, não no disco externo, e depois conectei o disco exFAT.
Como eu não tinha certeza absoluta de que o disco estava em boas condições, primeiro criei uma imagem de disco e fiz a varredura nela em vez de escanear diretamente o disco original. Depois disso, executei a Varredura Universal, esperei terminar, visualizei os arquivos e os recuperei para outro disco.
A versão para Windows oferece 100 MB de recuperação gratuita, então você pode pelo menos confirmar se seus arquivos são recuperáveis antes de pagar por qualquer coisa.
Se os arquivos excluídos forem vídeos de uma câmera ou drone, o Disk Drill também tem Recuperação Avançada de Câmera (ACR). Isso pode ajudar com arquivos de vídeo fragmentados, que as varreduras regulares às vezes não conseguem reconstruir corretamente.
Se o Disk Drill não encontrar nada útil, o TestDisk também vale a pena considerar, especialmente se a própria partição exFAT estiver danificada. Ele é gratuito, mas não é muito amigável para iniciantes, então espere mais trabalho manual.
Um ponto importante: se o disco estiver fazendo cliques, perdendo a conexão, mostrando a capacidade errada ou não sendo detectado em vários computadores, eu pararia de executar ferramentas de recuperação nele. Isso começa a parecer um problema de hardware. Nesse caso, um laboratório profissional de recuperação costuma ser mais seguro. Muitos oferecem avaliações gratuitas, e o custo pode variar de algumas centenas de dólares a mais de US$ 1.000, dependendo do dano. Para fotos insubstituíveis ou documentos importantes, esse pode ser o melhor caminho.
Se este disco foi usado por último em um Mac, câmera ou PC com Windows faz diferença, porque o exFAT pode parecer “vazio” após ser desconectado de forma insegura, mesmo quando a área de dados ainda está em grande parte intacta.
Eu evitaria avisos de “reparo” por enquanto e primeiro copiaria/criaria uma imagem do disco se você puder, depois faria a varredura na cópia. O Disk Drill ou ferramentas semelhantes podem encontrar os arquivos, mas se a árvore de pastas sumiu, espere que os arquivos recuperados voltem com nomes bagunçados em vez das pastas organizadas originais.
Espere que os nomes das pastas sejam a primeira coisa a se perder se o diretório exFAT tiver sido danificado. Os dados reais das fotos e documentos ainda podem estar lá, mas o mapa que diz “este arquivo pertence a esta pasta com este nome” pode ser a parte quebrada. Então sim, a recuperação é possível, mas não presuma que tudo voltará com exatamente a mesma aparência de antes na unidade.
Concordo com o conselho de fazer uma imagem primeiro, mas eu teria cuidado para não gastar tempo demais fuçando no Explorador de Arquivos. Cada montagem, desconexão, tentativa de visualização ou aviso de “deixar o Windows verificar” é uma pequena chance de piorar as coisas se a unidade estiver instável. Se a unidade parece normal e continua conectada, faça uma imagem ou clone para outro disco e então escaneie isso. Se ela desconecta, trava o Explorer ou demora uma eternidade para abrir, pare de tratá-la como um problema normal de software.
O Disk Drill serve bem para uma primeira tentativa se você quiser algo mais fácil de usar, especialmente porque visualizar os resultados mostra se a varredura está encontrando arquivos reais ou apenas lixo. A parte irritante é que recuperações em exFAT muitas vezes geram duplicatas, arquivos parciais e nomes genéricos, então já conte com uma limpeza depois. Para arquivos realmente importantes, não “repare” o volume só para torná-lo legível novamente. Recupere primeiro, repare depois, ou melhor ainda, aposente a unidade depois de tirar os dados dela.
Uma unidade que mostra a capacidade correta e permanece conectada é uma situação muito diferente de uma unidade que aparece, desaparece, congela a janela ou informa algum tamanho sem sentido, como 32 MB. No primeiro caso, sim, a recuperação por software tem uma chance razoável. No segundo caso, o sistema de arquivos pode nem ser o principal problema.
A parte irritante do exFAT é que é bem comum os dados dos arquivos sobreviverem enquanto a estrutura de pastas fica destruída. Então, se você escanear e encontrar milhares de JPGs, DOCXs, PDFs etc. com nomes horríveis, isso não significa que a recuperação falhou. Pode significar que a ferramenta está encontrando o conteúdo bruto dos arquivos em vez das entradas antigas do diretório. Isso ainda é utilizável, só que bagunçado.
Concordo com o conselho de criar uma imagem primeiro, mas antes mesmo de fazer uma varredura longa eu verificaria o caminho chato do hardware. Tente um cabo USB diferente, uma porta USB traseira da placa-mãe se for um desktop, e evite hubs. Se for um disco rígido portátil, energia USB fraca pode fazer parecer corrupção quando na verdade ele só está desconectando. Se a unidade oferecer suporte a SMART pelo adaptador USB, algo como o CrystalDiskInfo pode dar uma dica rápida se ela está apresentando setores realocados, setores pendentes ou erros de desconexão. Não fique testando para sempre, mas isso pode dizer se você está lidando com um disco com defeito ou apenas com um volume exFAT danificado.
O Disk Drill é razoável se você quiser uma varredura guiada e prévias, especialmente para fotos e documentos. A parte da prévia importa mais do que a página de marketing, porque se suas fotos reais abrem na prévia, você sabe que a recuperação não está apenas listando lixo aleatório. Eu ainda assim recuperaria para uma unidade totalmente diferente, nunca de volta para a unidade exFAT. O mesmo vale para qualquer ferramenta, paga ou gratuita.
Pequeno detalhe que as pessoas esquecem: se esta unidade externa for na verdade um SSD ou uma unidade baseada em flash e os arquivos tiverem sido excluídos, o TRIM/coleta de lixo pode reduzir suas chances. Se as pastas só desapareceram porque os metadados do exFAT foram danificados, esse é um cenário melhor. De qualquer forma, não a formate para consertá-la primeiro. As ferramentas de recuperação funcionam melhor com o estado original quebrado do que com uma unidade limpa recém-formatada que já sobrescreveu pistas.